De Volta aos Quinze

De Volta aos Quinze Bruna Vieira

Resenhas - De Volta aos Quinze

Sofia 15/04/2024

Bom, mas deixa a desejar
Se assim como eu, você foi adolescente nos anos 2010, você certamente sabe quem é Bruna Vieira. A blogueira ficou famosa por falar de temas como moda, beleza e comportamento no seu blog ‘Depois dos Quinze’ de maneira sensível e em meio a crônicas, bem diferente das outras blogueiras da sua geração. Se você acompanhou a vida da Bruna nos últimos 15 anos, certamente vai ver várias semelhanças entre ela e a Anita, protagonista do livro ‘De Volta Aos Quinze’ - e não, isso não é uma crítica.

O livro, lançado em 2013 e que se tornou ainda mais popular com a adaptação para série da Netflix em 2022, conta a história de Anita, que, aos 30 anos, tem uma vida muito diferente do que sonhou. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando ela tinha 15 anos, ela tem a possibilidade de voltar no tempo e viver tudo novamente.

A premissa da história é bem fofinha, daquelas farofinhas que todo mundo gosta, no entanto, a execução é um pouco questionável - especialmente se você já assistiu a série da Netflix. Fique completamente ciente de que a série é MUITO diferente do livro, especialmente na storyline dos personagens, e infelizmente, preciso admitir, que a série melhorou muita coisa.

Eu entendo que o livro é fruto do seu tempo e que na década de 2010 uma narrativa mais lenta e detalhista era moda nas fanfics, mas no livro o excesso de detalhes que não acrescenta em nada deixa o leitor entediado. O livro me pareceu uma grande fanfic da vida da Bruna, o que é muito fofo para quem acompanha a carreira dela, mas como livro não se sustenta. Mesmo a protagonista é extremamente rasa (as longas descrições de todos os passos da Anita não serviram nem para isso). Eu entendo que o livro seja focado para adolescentes, mas tem livros adolescentes muito mais bem escritos.

Eu gosto muito da série e estou super animada para a próxima temporada e talvez seja pela série ser tão diferente do livro que eu fiquei tão decepcionada. Eu estou com o segundo volume da série para ler, o ‘De Volta Aos Sonhos' e estou curiosa para saber se melhora. Estou na torcida para que sim!

Maria Duda 27/03/2024

Quero um Henrique pra mim
Friends to lovers. Depois dela ferrar com o futuro, ela volta no tempo e ferra mais ainda com o passado, sem perceber que o melhor amigo dela já demonstrava sentimentos por ela. Tem uma coisa que aprendi com esse livro é que mesmo se você voltar no tempo para corrigir seu passado seu futuro vai mudar e pode não ser o que você espera que seja.

vi_ds 25/03/2024

30 anos com mente de 15
Um romance clichê, te prende em vários momentos e traz muita identificação por se passar no Brasil, essas são as únicas coisas boas desse livro.
Me incomodou bastante as atitudes da Anita, sempre se metendo na vida dos outros em vez de cuidar da própria bagunça, que é a vida dela, não parece nem de longe atitudes de alguém de 30 anos, mas sim atitudes de uma adolescente.
O livro tem uma ótima narrativa, mas como não esperava nada dele, então não me surpreendi por ser ruim. Não recomendo esse livro, mas é uma leitura fácil se você está retornando ao hábito da leitura.

Pitada 23/03/2024

De Volta aos Quinze
Nesse livro, vamos conhecer Anita, uma mulher de 30 anos que tem uma família que simplesmente não dá a mínima pra ela. Após voltar a sua cidade natal para o casamento da irmã e fazer um escândalo pela prima, só resulta em sua família a achando ainda mais louca do que aparenta ser.

Quando tudo parece perdido, ela recebe um e-mail de sua melhor amiga, dizendo que achou um blog antigo, de quando Anita tinha quinze anos.

A partir daquele dia, nada mais foi igual. Toda vez que ela abria a página do blog, era levada para sua época de quinze anos. Ela só não esperava que grandes mudanças no passado causasse tantas reviravoltas no presente.

Pensa em um livro gostosinho de ler! Você se prende muito a protagonista, que nesse caso me identifiquei bastante, que também é super realista. Simplesmente amei! Fora esse final, que foi 10.

E eu fico por aqui com mais uma resenha pra vocês! Se você gostou, não esquece de curtir. Vou ficar muito feliz ??

Beijinhos mágicos e até a próxima ??

Anabookn 23/03/2024

O que você faria se pudesse voltar no tempo?
Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos fa- miliares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.

Kiss.marques 07/03/2024

Minha honesta reação
Encontrei essa história pela nova série que a Maísa protagonizou, e achei muito divertida e engraçada. Abordavam temas diferentes e tinha muito mais personagens envolvidos na história (entendo que toda série é assim). Não estava procurando o livro para ler, mas quando achei em um sebo o preço dos dois livros por um, tive que comprar.

E logo de começo falo,não gostei da protagonista, mesmo ela tendo 30 anos, ela agia como uma menina de 15 anos. Mesmo desempregada, passava muito tempo da vida na internet, o tempo todo em redes sociais. Um adulto não estaria preocupado com coisas desse tipo.

a autora tentou fazer uma menina fora dos padrões.
O tipo, "ela é totalmente diferente das outras" mas achei meio forçado isso também.

Muito impulsiva!

Ela voltou no tempo e foi em outra cidade conhecer o menino, coisas que só uma adolescente faria. Ela ficou desesperada ao perceber que o Henrique amava ela e havia a superado, que estava disposta a voltar quantas vezes fosse possível, mesmo sabendo que poderia afetar as coisas ainda mais.

O romance não me cativou e a história parecia só abordar o quanto ela amava Henrique.

Era Henrique pra cá, Henrique pra lá,
Agindo como uma adolescente apaixonada.

Demorei muito para terminar esse livro e não estou com muita vontade de ler, o outro não.
FreitasAna 12/03/2024minha estante
Eu li a um tempo, e só agora vou ler o 2 e ver a continuação da série. Você sabe me dizer se a Luiza tá mal no livro como na série? E também me lembrar sobre o que rolou pra Anita não ser amiga do Henrique no passado e na verdade ir atrás dele na internet?

Larissa 28/02/2024

A primeira vez que tentei ler, desisti. Dessa vez me forcei por ter gostado tanto do seriado, mas a história é chata. O seriado foi mil vezes melhor.

lice 18/02/2024

Uma leitura cativante, que te faz ter várias crises existenciais (principalmente na fase q eu to agora), com personagens bem distantes da vida real, ou seja, legais, mas achei o final meio forçado para uma continuação

Malu 13/02/2024

Tão fofo, só comecei a assistir o livro pela série, mas genuinamente me interessei pelo livro e pela protagonista. Eu senti que parece que às vezes a gente sente que precisa mudar o passado para o nosso futuro ser melhor, só que na verdade tudo o que nós vivemos, quem conhecemos e o que somos é por causa do que passamos.
Gloria Herondale 10/03/2024minha estante
Ai também fiquei curiosa por conta da série. Sabe dizer se é fiel?

Gloria Herondale 10/03/2024minha estante
A série é fiel ao livro? ou os dois são completamente diferentes kkkk

FreitasAna 12/03/2024minha estante
Não é fiel não, porém a essência é a mesma

Malu 12/03/2024minha estante
Fiel não é, pra ser sincera prefiro MUITO mais a série

Thais Lima 31/01/2024

Como eu assisti a série antes de ler o livro, vai ser impossível fazer essa resenha sem fazer comparações entre as duas mídias, visto que a série me fez sentir muitas coisas, e o livro não me fez sentir absolutamente... nada.

Não me entendam mal. Não é um livro ruim, muito pelo contrário, se você ler esse livro entre a faixa dos 11e 17 anos, pode ser que goste bastante da leitura. Nitidamente esse livro é isso; um livro para adolescentes. E de modo algum isso é demérito, não entendam como uma crítica, mas eu como uma mulher de 29 anos, já passei muito da época de ler um livro desses e curtir como eu certamente curtiria aos 13 anos.

A série, mesmo com a temática teen que atrai o público adolescente, também conversa muito com adultos da minha idade justamente por ela ser extremamente nostálgica pra gente, porque mostra as coisas da época da nossa adolescência, coisas que a gente curtia, redes sociais que a gente utilizava... enfim! Pra quem já tá na faixa dos 30, a série é maravilhosa. Agora, o livro não se aprofunda muito nessa parte nostálgica. pelo contrário, a Anita vai poucas vezes pro passado e não faz praticamente nada de interessante lá. Personagens que são marcantes na série, aparecem uma única vez no livro e são superficiais. Sem contar que a série trabalhou muito melhor questões de representatividade, como a Camila ser transgênero e o Henrique ser um homem negro.

E não dá pra se identificar com a Anita de 30 anos, porque simplesmente ela não parece ter essa idade. Várias vezes eu revirei os olhos com atitudes dela que foram extremamente infantis.

Isso significa que eu não gostei do livro? Não. Eu gostei de ler (ou ouvir no caso, já que ouvi a maior parte por audiobook), é um livro gostoso de relaxante pra passar o tempo, curtinho e sem muitas complicações, tipo uma comédia romântica adolescente na Sessão da Tarde, sabe? Mas pra mim foi só isso, já que passei muito da idade de ler esse livro.

anatms 31/01/2024

De volta aos quinze
O livro é legal, mas muito apressado, os acontecimentos ocorrem rapidamente e não fazem muito sentido, achei a adaptação bem melhor...

Maria 25/01/2024

Gostei bastante do livro, uma leitura bem leve, apesar de adulta a Anita as vzs ser muito criança, umas atitudes que qualquer percebe que vai dar errado.

Mayara 18/01/2024

Nostalgia
Quem nunca se viu pensando em querer voltar no tempo e refazer algo que se arrependeu? Reviver um momento incrível? Ou até mesmo rever uma pessoa que partiu? Acho que todo mundo já imaginou isso. Nesse livro Anita vive essa experiência.
Anita é uma mulher de 30 anos vivendo uma vida adulta normal com emprego mediano que só serve para pagar contas, sem namorado e sem perspectiva de mudança.
Ao retornar pra sua cidade no interior, depois de uma situações complicadas, ela encontra seu blog da adolescência e volta pro dia da única postagem do blog.
Anita vai e volta várias vezes tentando consertar coisas que aconteceram e melhorar as coisas na vida do presente. Envolvendo reviver momentos bons e ruins.
O livro me ganhou pela nostalgia, a Bruna foi a primeira blogueira que acompanhei e gostava das coisas que ela escrevia e sempre quis ler os livros dela. Atualmente, não é uma leitura que eu escolheria caso não tivesse esse sentimentalismo envolvido, mas é um bom livro, leve e divertido.

Suh 15/01/2024

De volta aos 15 - Bruna Vieira
De volta aos 15 é um livro que ficou anos encalhado na minha estante, e confesso que amei!
A história é sobre a Anita, que está passando por momentos ruins e ao entrar em um blog antigo, consegue viajar no tempo e fazer tudo diferente, só que algumas escolhas mudam totalmente o rumo da sua vida atual.
Leitura muito fluída, me conectei muito com cada um dos personagens.