Tempestade de Areia

Tempestade de Areia Karen Soarele

Resenhas - Tempestade de Areia

Luis 20/02/2021

Um mundo em perigo e uma nova heroína
Gostei muito da sequência dde Língua de fogo, o primeiro livro de crônicas de Myríade. Em Tempestade de areia vemos uma Aisling que cresceu e que está, aos poucos, se tornando uma heroína.
Apesar de muito de sua inocência ainda existir nela, isso só a torna uma protagonista ainda mais interessante. Uma guerreira que acredita em sonhos vivendo uma guerra que destrói as esperanças de todos.
Estou ansioso para ler a conclusão desta saga!

Ace Barros 11/09/2013

Tempestade de Areia : (Resenha retirada da sessão Um Toque Masculino do blog Coisas de Meninas)
Tempestade de Areia chegou, e com ele veio a oportunidade de voltar a Myríade e acompanhar as aventuras de Aisling, Dharon e companhia. Para mim essa chance foi dada um pouco antes com o convite fazer parte da equipe de leitura crítica, mas vamos ao que interessa, né...

“O passado é imutável, mas o futuro depende de nossas escolhas.”
Ao pensar que sua jornada chegaria ao fim, Aisling descobre que aquele era apenas o início. Munidos da localização da Fortaleza da Resistência, o exército de Vulcannus avança, ameaçando o sonho de uma Hynneldor livre. Nessa sequência de Línguas de Fogo, Aisling deverá escolher entre voltar para casa com Dharon ou entregar uma importante mensagem à capital de Datillion. Enquanto isso, seus amigos enfrentam antigas lembranças e buscam, uns nos outros, forças para seguir em frente. Muitos perigos e aventura aguardam nessa jornada, que levará o leitor a territórios inexplorados do mundo mágico de Myríade.

Os primeiros capítulos mostraram-me logo de cara uma evolução na escrita e uma mudança na dinâmica da narrativa de Karen Soarele. Isso tornou meu mergulho na trama um pouco mais profundo, como se aquilo tudo fosse um grande jogo e eu apenas um jogador dentro daquele cenário enorme.
Sempre é bom voltarmos a um lugar que gostamos e rever velhos conhecidos. Foi assim que me senti ao rever todos aqueles personagens: Aisiling, agora mais madura, Dharon sempre protetor, Marion e Desmond determinados a salvar a resistência mesmo que seja preciso dissolvê-la. Em um clima de tensão e difíceis decisões se passam as aventuras dessa turma. Claro, sempre com Kendra e o exercito de Vulcannus no encalço dos heróis...
O livro é muito bacana, consegui gostar ainda mais do que anterior, me senti mais próximo, dentro do livro. Embora não pudesse decidir as coisas, eu estava lá junto com os personagens que habitam o mundo e figuram a história mesmo sem ter um nome (e fui incinerado varias vezes por Kendra por estar perto demais observando). Ele é muito divertido, leve mesmo com batalhas, guerras e mortes, não é cheio de pretensões, é gostoso. O principal ponto positivo que posso apontar sem duvida é a evolução de Karen como autora, a leitura ficou ainda mais prazerosa e fluida graças à dinâmica criada na narrativa. O livro avança, avança e avança sem tirar você da imersão, embora ache que esse seja um de seus inimigos também. A velocidade com que as coisas correm às vezes pode fazer tropeçar, não que ache que tenha caído a qualidade. O que tinha me incomodado durante a leitura do livro foi retirado ou modificado na versão final, então não há muito a falar sobre isso.
Toda a parte visual me surpreendeu positivamente e fez com que eu aumentasse minha nota. Tinha lido apenas a versão beta ainda encadernada, e quando tive o livro em mãos vi o quanto ficou bonita. A capa, o mapa e as ilustrações internas todas muito bem feitas, junto com a diagramação, acrescentaram alguns pontos na minha nota para o livro.
Fiquei muito feliz em participar de tudo e ver que minha opinião ajudou o resultado final da obra. Então se você tiver a chance de ter em mãos um exemplar pode olhar na parte dos dados do livro e verá meu nome lá.
Para finalizar deixo a resposta que dei quando perguntado sobre o que diria se fosse indicar o livro para um amigo: Myríade se expandiu, ou melhor, abriu-se ainda mais para o leitor e mostrou porque é um mundo fantástico. Se aventura é o que quer este é o livro certo.

Ace Barros

site: http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

SAMUEL 05/11/2013

Fabuloso!!
“Tempestade de Areia” dá continuidade à fantástica aventura de Aisling, iniciada no ótimo “Línguas de Fogo”. E, dessa vez, Karen Soarele se supera, pois consegue transformar o que já era bom em algo fabuloso.

A história imerge ainda mais no mundo de Myríade, nos mostrando partes inexplorados no primeiro volume da série. Além disso, a leitura é mais ágil e fluída, a trama mais encorpada e os personagens estão mais maduros, mais vividos, dando à toda obra um peso a mais.

Além da jornada da nossa heroína, a apaixonante Aisling, acompanhamos, em paralelo, a trajetória de diversos outros personagens, alguns velhos conhecidos dos leitores, e outros, agradáveis novidades.

A autora criou um belo quebra cabeça que se monta aos poucos e leva o leitor em uma viagem fantástica e inebriante. As pequenas pinceladas ao fim dos capítulos, antecipando o surgimento de Kaled, são um luxo a mais, a cereja do bolo, além de representar um novo povo ao universo criado por Karen.

A relação entre Marian e Desmond também evolui, e conhecemos um pouco mais sobre seu passado, mas sempre guardando um pouco de mistério, sempre aguçando a curiosidade do leitor de forma impressionante.

Os diálogos estão mais dinâmicos e as cenas de ação são de tirar o fôlego, narradas com absoluto primor.

Portanto, não há nada a dizer sobre “Tempestade de Areia”, além de que é um livro fabuloso e de deixar qualquer leitor roendo as unhas na espera do próximo volume.

Karen Soarele se mostra uma grande escritora em franca ascendência. E, sem nenhum traço de exagero, eu digo que Tempestade de Areia deveria – e em breve torço para que esteja – durante semanas e semanas na lista dos mais vendidos na revista veja.

Karen, lance logo Fração de Segundo! Ou o Touro do Deserto vai atrás de você!

site: http://desarranjocerebral.blogspot.com.br/2013/11/resenha-tempestade-de-areia-cronicas-de.html

"Ana Paula" 04/01/2014

“O passado é imutável, mas o futuro depende de nossas escolhas.”

Em Tempestade de Areia, continuamos acompanhando Aisling em suas aventuras. Depois que o exército de Vulcannus descobriu o local da Resistência, ataques frequentes acontecem, e a única maneira de conseguir sobreviver, é fugindo de lá e guardar as forças para a próxima batalha. Marian divide o povo e libera-os para que partam rumo a um novo destino. Aisling e Dharon, vão juntamente com dois soldados da Resistência em busca de sua avó. Mas no meio do caminho, um dos soldados que levava uma mensagem importante a Resistência do Sul é morto, e Aisling promete ao mesmo que entregará a mensagem.

"Por mais que sua essência permanecesse a mesma, Aisling mudara muito depois de tudo o que passou. Por mais que Dharon insistisse em protegê-la, sabia que ela se tornava a cada dia mais forte e independente. Ao mesmo tempo, sua coragem era inabalável, e ela esquecia completamente de suas próprias fraquezas no momento em que optava por defender seus princípios."

Marian e Desmond vão ao encontro dos grandes lobos, mas eles não sabem o que os esperam, pois, até algum tempo atrás, os lobos das montanhas eram somente lendas, e agora, toda a ajuda é necessária para derrotar Vulcannus.
Em sua jornada até A'hassunah, a Resistência do Sul, Aisling se separa de Dharon e é capturada pela temível Coronela Kendra, mas consegue escapar, agora, além de entregar a mensagem, Aisling tem que encontrar Dharon, e Dharon não pensa em outra coisa, a não ser encontrar sua amiga.

Foi com muito prazer que recebi o convite da autora para participar deste book tour. Já li e resenhei Línguas de Fogo aqui no blog e gostei muito do livro. Tempestade de Areia veio somente para comprovar o que eu já sabia: MAGNÍFICO!
Com uma escrita marcante e uma história que, juro, não se compara a nenhuma outra, Karen te leva a um mundo criado para encantar os leitores. Myríade é fantástica! Os personagens também não ficam para trás, todos sem exceção exercem um papel fundamental na história e até mesmo os vilões são encantadores!

Além de vermos o crescimento de Aisling, também conhecemos mais sobre outros personagens marcantes do livro. Marian e Desmond por exemplo. Adorei saber mais sobre essa dupla. E também derramei algumas lágrimas com alguns acontecimentos (obrigada por isso Karen ¬¬). Novos personagens surgem para enriquecer mais a trama e nos conquistam com pequenos gestos e ações. Estou perdidamente apaixonada por Kaled, um guerreiro forte e destemido que vê em Aisling a chance de ter finalmente sua vingança contra aqueles que o tirou de suas terras.

"... Um mago e um guerreiro, lutando lado a lado. Uma combinação poderosíssima. Há muito tempo Marian não reunia forças com alguém para enfrentar Furiosos. Desejou, de corpo e alma, que este embate não terminasse como o outro. Mas confessou, para si mesma, que seu coração batia contente outra vez."

A narrativa continua em terceira pessoa, e eu adoro isso, porque como os personagens estão viajando separadamente, podemos acompanhar os acontecimentos que ocorrem com os mesmos. A capa é linda, e a diagramação esta perfeita! Quando digo perfeita, não é só perfeita, é PERFEITA mesmo! Neste volume, contamos com algumas ilustrações que estão incríveis! A editora caprichou muito no livro e eu, como leitora e blogueira, não consigo deixar de parabenizá-la por isso. Em Línguas de Fogo, eu cheguei a comentar que no início do livro, encontramos o mapa de Myríade. Neste também tem, mas o mais maravilhoso de tudo, é que além do mapa no livro, um mapa em tamanho maior veio separado do livro, então, enquanto vc lê, pode ter o mapa ao lado e se locomover com os personagens!!!!! Maravilhoso! Sem mais u.u

Se vc ainda não leu essa série, não perca tempo! Eu particularmente, adorei a narrativa da autora, além de ter criado um mundo incrível, Karen nos chama a atenção em diversos momentos da leitura. Com pequenas frases construtivas, ou ações impensadas, a autora nos passa incentivo e amor. Não somente amor entre homem e mulher, um amor universal, amor pelo próximo, por um reino, por um povo, por liberdade.... Uma história que realmente vale a pena ser lida e contada. Um mundo totalmente diferente de tudo o que você já leu ou assistiu. Uma narrativa que não poupa detalhes, com personagens maravilhosos que farão você enxergar a vida de diferentes ângulos. O que você faria para proteger o futuro daqueles que você ama? Você é leal a seus amigos? Descubra como Aisling superará esses obstáculos e embarque nessa aventura maravilhosa!

"São muitas as pessoas que se arrependem dos erros que cometem, mas são poucas aquelas que se aventuram a corrigi-los. E estas merecem a nossa admiração."

site: www.livrosdeelite.blogspot.com

SahRosa 30/01/2014

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita. Plágio é crime!
Meses após o fim de sua missão para salvar seu melhor amigo, Asling percebe que sua jornada ainda não acabou. Disposta a lutar pelo ideal da Resistência, a jovem se arriscará para levar uma importante mensagem aos aliados do Sul. Caminhos torturantes e provações inimagináveis tomam conta do destino da jovem, que enfrentara tudo com coragem e força, a qual faz parte de seu espírito.

Muitos mistérios e batalhas se encontram nas terras de Myríade. Uma luta em prol da liberdade e esperança.

Concluindo a leitura de Tempestade de Areia, segundo livro das Crônicas de Myríde, que começou com Línguas de Fogo, refleti tudo que vi por suas 307 páginas, 34 capítulos, prologo, epílogo e dejavú. Eu não encontro palavras certas para compor esta resenha. A autora ousou, evoluiu em sua escrita e trouxe para seus leitores, uma história intensa e significativa.

Tempestade de Areia é uma obra madura, diferente de seu antecessor, onde os eventos surpreendem e as conclusões são de tirar o folego. Eu achei que ao iniciar esta leitura, ficaria perdida durante um bom tempo, já que faz mais de um ano que li Línguas de Fogo, mas não, Tempestade de Areia tem seu próprio encantamento, flui com facilidade e ao terminar de fecha-lo, fiquei com aquela sensação de satisfação, alegria e dor.

Não vou-me alongar em falar de sua história (tanto que o resumo desta resenha é pequeno), afinal de contas, há muitas coisas que marcam nesse livro. Cabem a você conhecer e se surpreender sem qualquer tipo de spoiler; Saiba que ao ir para Myríade, não terá mais volta, você não conseguirá desgrudar dessa história e ansiara pela volta de Asling e seus amigos.

Uma leitura obrigatória para os faz de fantasia e para todos aqueles que buscam um livro inovador, com personagens carismáticos e muita aventura. Surpreenda-se, viva a intensidade de Tempestade de Areia! Antes de concluir esta resenha, tenho que parabenizar a editora; O livro está maravilhoso, com uma revisão impecável e ilustrações incríveis. Meus parabéns também ao ilustrador, que tornou essa leitura ainda mais mágica. E claro, minhas felicitações a escritora Karen Soarele, que inovou com sua obra, um livro que se destaca por sua ação, mistérios e personagens! Que venha Fração de Segundo, eu estou ansiosa pelos demais livros!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/

Arca Literária 27/02/2014

Para tudo!

Agora eu estou com mais dúvidas ainda.

Entrar para resistência seria tudo que eu acredito. Liberdade de uma terra independente de onde ela esteja independente de que as pessoas pensam ou falam.

O livro começa no ponto em que Línguas de Fogo terminou, ou seja, a fortaleza da resistência sendo atacada pelo exercito de Vulcanos.

Aparentemente derrotados, Aisling, Dharon, Desmond e Marian partem a procura de ajuda. Os dois primeiros em missão para o sul, enquanto os outros dois para as montanhas.

Tantos lugares legais. Nossa, a cidade-ponte!!!

Riverlyen, deve ser o máximo! Eu fiquei imaginando um lugar como esse.

“Aisling já ouvira falar dela muitas vezes. Imaginava que fosse uma cidade cortada pelo rio, ou que possuísse uma ponte ao centro. Mas estava enganada. A cidade era, de fato, a própria ponte.” Página 51

A sequencia eletrizante que acontece nessa cidade é merecedora de um filme.

Definitivamente preciso fazer um curso de roteirista de filmes, será que isso existe?

E a parte onde ela mostra toda a movimentação de Desmond e Marian nas Montanhas...

Bem, vou dar minha opinião.

Dos dois livros da série que eu li esse é mais detalhista.

As cenas são delicadamente descritas, realmente parece que estamos no lugar, observando tudo de perto.

Obrigada Karen, por nos proporcionar horas de aventura, deliciosos momentos junto com Aisling, Dharon, Desmond, Marian e Kaled ( que é apaixonante).

A única pessoa que ainda não me desce é Kendra; mas duvido alguém que goste dela. (risos)

Situação no momento: Em cólicas esperando o próximo!

____________

Resenha desenvolvida por Danielle Cabral, resenhista do Arca Literária e do Blog Estante do Manuel

site: estantedomanuel.blogspot.com.br

Rose 28/03/2014

Começamos o livro justamente do ponto em que paramos com o livro Línguas de Fogo. Nossos personagens acabam se separando, após o exército de Vulcannus descobrir o local da Fortaleza da Resistência e iniciar um grande confronto. Aisling e Dharon vão em missão para o sul. Enquanto Desmond e Marian seguem para as montanhas em busca de ajuda.
Aisling acaba tomando para si a responsabilidade de levar uma importante mensagem para a Resistência do sul, separando-se então de Dharon. Com isso acaba sendo capturada.
Neste meio tempo, Desmond e Marian procuram pelos grandes lobos, que pelo visto não são apenas lendas.
A estória é muito bem detalhada e nos leva junto com os personagens as batalhas travadas e emboscadas encontradas. Com uma riqueza de detalhes, percebemos o nítido crescimento dos personagens, principalmente de Aisling. Também conhecemos melhor os outros personagens, que ao lado de Aisling tornam-se parte importante do enredo.
Para vocês terem uma ideia, junto do livro veio um mapa colorido, onde podemos nos localizar durante a sequência da trama. Achei o detalhe bem legal, pois dá ainda mais realidade a esta fantástica estória.
O livro é um convite a uma aventura sem igual por um mundo que clama por liberdade. Myríade é incrível e apaixonante, com personagens fortes e marcantes, onde mocinhos e vilões conseguem conquistar os leitores em igual proporção.
Eu sei que falei muito pouco do livro, mas foram tantos acontecimentos que eu com certeza iria estragar a leitura de vocês. Para quem gosta de um bom livro de fantasia e aventura, este com certeza é um prato cheio!

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br/

Liachristo 08/04/2014

[RESENHAS] Book Tour - Tempestade de Areia - Série Crônicas de Myríade - Karen Soarele - Clube Mágico
Neste segundo livro da série, nosso jovens personagens, estão enganjados em novas missões e aventuras.
No começo da história, Aislin e Dharon estão na Fortaleza da Resistência, onde uma nova e perigosa jornada irá começar para eles. Nossos heróis encontram-se em apuros, pois o exército de Vulcanos, que são os inimigos, pretende invadir a fortaleza e sendo assim uma guerra irá se instaurar.
Algumas decisões deverão ser tomadas pelos jovens. Aislin e Dharon decidem ficar e lutar junto aos sobreviventes da Fortaleza, que no momento está bastante prejudicada, pois sofreu muitas perdas.
Enquanto isso Marian e Desmond vão em busca de reforços para ajudá-los nesta grande batalha. E é muito bonito o relacionamento dos dois. A amizade e a confiança que há entre eles.

A partir daí, toda a aventura e adrenalina começam. Mesmo querendo ficar para ajudar seus amigos da Fortaleza, Aislin receberá uma missão que mudará tudo. Ela terá que levar um pergaminho muito importante, até a cidade de Datillion, e Dharon resolve ir com ela para mais uma vez protegê-la. Só que as coisas acabam não saindo como esperavam e os dois jovens acabam tendo que se separar, e isto fará com que algumas mudanças aconteçam com eles.

Teremos a adição de alguns personagens, e dentre eles o personagem Kaled, um guia do deserto, que ficará encantado por Aislin ao encontrá-la e salvá-la de uma situação perigosa. Kaled conseguiu ofuscar um pouco o brilho de Dharon perante Aislin. Ele vai ajudar Aislin em boa parte de sua jornada e os dois nos proporcionam momentos muito fofos. Fiquei curiosa para saber como Dharon irá reagir sobre isso.

Nõ posso deixar de falar de Kendra, a vilã destes dois primeiros livos, mesmo alguns fatos desagradáveis acontecendo com ela, e passando por algun momentos bem ruins, nem assim ela consegue se humanizar um pouco. Uma personagem maligna, que gosta do perigo e que gosta de atormentar os outros. Ela é uma guerreira e tem no sangue a vontade de ferir e de lutar sempre.

Os personagens se desenvolveram e amadureceram um pouco mais nesta segunda jornada. Podemos acompanhar o seu crescimento, e isto foi uma das partes interessantes do livro.

O livro tem uma bela capa, uma revisão e uma diagramação boa, a cor das páginas aliada a fonte escolhida, proporciona uma leitura leve, rápida e que flui muito bem. No livro temos algumas gravuras muito lindas, que o fazem ficar ainda mais gostoso de ler.

A Karen soube dosar muito bem a fantasia, a aventura e a magia em seu livro. Podemos passar algumas horas em uma viagem agradável e surpreendente. Ela também consegue colocar noções do que é bom, do certo, e de justiça em sua história.

Eu recomendo esta série, para todos aqueles que gostam do genêro fantasia. E que busquem bastante emoção em sua leituras.
Bjus

site: http://www.docesletras.com.br

Sâmella Raissa 18/05/2014

Resenha original para o blog SammySacional

Rola meio que um medo quando se vai ler a sequência daquele livro que você leu e gostou tanto que acabou se apaixonando por ele depois. Você fica com receio de que, na sequência, a história perca aquele ritmo de antes, que perca a garra dos personagens, que o autor "encha muita linguiça" e só enrole o livro todo... Então, é sempre ótimo quando você lê a tal sequência e vê que ela está fazendo jus ao anterior! Mas e quando ela consegue ser ainda melhor que o primeiro livro?

“- Padrinho, por que os sem-magia atacaram o rei?
- Eles pensavam estar descontentes com a morte, Kaled. Pobres homens... eles sequer compreendem os próprios sentimentos. A verdadeira revolta não foi contra a morte. Mas contra a vida.”
- Página 30 -

Depois da longa e perigosa jornada de Aisling e Dharon através de uma parte de Myríade para chegar em Hynneldor, à tempo de achar a cura para o veneno que consumia Dharon após a mordida de uma salamandra de fogo, eis que nossos já queridos personagens estão de volta, dessa vez convivendo na Fortaleza da Resistência, e antevendo o auxilio de aliados para uma grande guerra que se aproxima por parte do reino de Vulcannus. Então, na tentativa de driblar a situação até conseguir mais aliados, o grupo da resistência acaba por se dispersar por todo o território de Myríade, alguns especificamente com uma missão. Mas os inimigos estão à espreita, e tanto Desmond e Marian, como Aisling e Dharon, em suas respectivas jornadas, terão de ficar sob alerta, principalmente quando Kendra, a poderosa pistiro real de Vulcannus, está atravessando o território, e não mede esforços para causar a maior destruição que suas chamas alcançam, onde quer que passe. Mas, com Vulcannus na frente dessa disputa, imprevistos e intervenções acontecem até que eles se veem com cada vez mais obstáculos para completar suas missões. Os tempos são difíceis, mas o sonho por uma Hynneldor livre lhes manterá determinados. Mas a questão é: até que ponto eles serão capazes de suportar o que lhes aguarda?

“- A Resistência não vai morrer. Ela vai viver como uma brisa suave no coração de cada um de nós. Viverá para germinar novamente em um poderoso furacão futuro.” - Marian
- Página 33 -

Se o primeiro livro já havia conseguido me conquistar totalmente e me abrir para o mundo da literatura fantástica, Tempestade de Areia foi além das expectativas e brilhou intensamente com uma narrativa ainda mais elaborada por parte da autora, personagens cada vez mais ágeis e determinados, e muita, muita ação ao longo de suas 308 páginas. É ainda mais visível, nesse livro, o talento e a vocação de Karen Soarele para a fantasia, e ao longo de sua narrativa precisa, mas fluída, nos aprofundamos, cada vez mais, sobre a terra de Myríade, seus territórios e respectivos povos, perigos e histórias, ao passo que vemos o desenvolvimento dos personagens, dentre os quais Aisling se destacou; a garota que outrora vivia sob a proteção de seu fiel amigo Dharon e tinha a ingenuidade estampada em seu semblante, agora encontra-se mais madura, determinada a lutar por aquilo em que acredita, ao lado de seus amigos, e que não mede esforços para ajudar o quanto puder, mas, claro, mantendo a mesma doçura, compaixão e inocência comuns da protagonista, deixando-a ainda mais encantadora e forte. Dharon, por sua vez, continua com suas velhas habilidades como guerreiro, embora visivelmente mais maduro e se mostrando cada vez mais preparado para enfrentar os obstáculos à sua frente, principalmente quando perde Aisling de vista e tem de se virar por conta própria.

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2014/05/resenha-tempestade-de-areia-de-karen.html

Francine 07/08/2014

Equilíbrio entre aventura, ação, drama e romance com uma boa dose de fantasia!
Eu tive acesso a este livro por meio do Book Tour organizado pela querida Lia, do blog Doces Letras. Eu agradeço pela oportunidade, porque ameeeei a leitura!

Tempestade de Areia teve tu-do o que gosto! Equilibrou aventura, ação, drama e romance com uma boa dose de fantasia. A autora, Karen Soarele, me presenteou com as suas palavras e me vi completamente envolvida na história! Valeu muito a pena conhecer este talento nacional, gente!

Se em Línguas de Fogo, primeiro volume da série Crônicas de Myríade [resenha aqui], tiveram momentos nos quais senti que "nada acontecia", em Tempestade de Areia tudo acontecia ao mesmo tempo e numa velocidade emocionante! Eu me sentia ansiosa a cada vez que precisei interromper a leitura, porque queria saber o que aconteceria com os personagens na sequência (rs). Adoro quando isso acontece!

Narrado em terceira pessoa, neste volume vemos que Vulcannus está conquistando ainda mais terras de Myríade. Suas tropas são violentas e matam quaisquer pobres aldeões, disseminando o sofrimento. Quem sobrevive precisa pagar altos impostos sem nada usufruir, o que aumenta a pobreza e a injustiça. A Resistência está decaindo e cresce a necessidade de recuar. Por isso, Marian, a líder da Resistência (e minha personagem favorita!), decide que todos devem se separar. Antes de partirem, uma importante mensagem é enviada para a capital de Datillion e nela havia a última esperança contra o exército de Vulcannus!

Mas, no trajeto, o mensageiro morre e nossa protagonista, Aisling, se torna a única pessoa capaz de levar a mensagem ao seu destino. Logo no início dessa missão, ela se separa de seu fiel amigo Dharon e precisa ser forte para sobreviver aos obstáculos sozinha! E a autora não cansa de colocar cada vez mais desafios à personagem (rs). Por vezes senti uma grande tensão e simpatia por Aisling. Mas a garota é forte, gente! Seu coração é nobre e nada poderia fazê-la desistir de seguir em frente. Eu gostei muito disso nela!

Vale dizer que os capítulos alternam seu foco sobre cada personagem, o que deixou o enredo ainda mais dinâmico! Todos eles enfrentavam suas próprias dificuldades para chegarem ao mesmo destino: a capital de Datillion. Mesmo separada e quase sem forças, a Resistência sabia que as tropas de Vulcannus logo atacariam aquele reino. Eles precisavam defendê-lo, pois, se essa guerra fosse perdida, Myríade finalmente sucumbiria ao poder de Vulcannus. Enquanto todos eles estão dispostos a defender a capital, a nossa perigosa vilã, Kendra, é enviada justamente para a missão de comandar Vulcannus neste embate! É claro que este é um grande duelo esperado pelo leitor a cada página.

O que me deixou mais curiosa durante a leitura, no entanto, foi o Prólogo. A autora começou o livro apresentando-nos um novo personagem, que habitava no deserto: Kaled. Parecia uma história completamente à parte, porque ao longo do livro, no início de cada novo capítulo, havia uma frase que nos lembrava de Kaled. E eu fiquei um bom tempo imaginando como a autora relacionaria a história de Aisling e da Resistência com o povo do deserto! Foi muito legal o jeito como ela o fez. Uma criatividade sem limites, amei!

Em Tempestade de Areia, há mortes e várias cenas imprevisíveis. O desfecho foi ótimo, porque deixou aquele sabor de "quero mais" para os próximos volumes! Não vejo a hora de colocar minhas mãos sobre ele (haha). A diagramação está linda e há várias imagens ao longo do livro que enriquecem a imaginação. Na capa temos vários personagens e ao fim da leitura flagrei-me olhando-os com saudade (rs). Só posso agradecer pela oportunidade de ler este livro. Com certeza, recomendadíssimo!

Uma observação: Eu preciso declarar que estou apaixonada pelo casal: Marian e Desmond! Sabe aquele tipo de amor que coloca o outro acima de si mesmo? Que só quer protegê-lo? Eu me vi loucamente envolvida pelos dois. Eu me tornei uma verdadeira fangirl deles!

Confira os meus quotes favoritos em:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2014/08/resenha-38-tempestade-de-areia.html

Letícia 07/02/2015

Tempestade de Areia foi superior!
Bom, como todos sabem Tempestade de Areia é o volume 2 da série Crônicas de Myríade, o mundo mágico criado pela talentosa escritora paranaense Karen Soarele! Eu já entrevistei a Karen e ela sempre foi muito gentil conosco aqui do blog e por isso, tive todo um preparatório para ler Tempestade de Areia, então mergulhei de cabeça, esperando pelas aventuras que esperavam os meus já conhecidos personagens.
Se você não leu o volume um, aconselho-te a não ler essa resenha, pode conter algumas informações consideradas spoilers, mas se você não liga, então vamos em frente!
O livro dois começa exatamente com todo o pessoal da Resistência que sobreviveu tendo que dar no pé para não ser literalmente massacrado pelos soldados de Vulcannos e claro que estes guerreiros não iriam deixar a causa para trás, né? Assim, a valente Marian incumbe um grupo de pessoas a levar uma mensagem para a Resistência do sul, uma mensagem que poderia salvá-los da dominação total do reino do fogo.
Aisling está neste grupo de pessoas, ela e Dharon que, na verdade, precisam ir a busca da avó de Aisling na capital de Vulcannus, Maerodrath.
Enquanto eles partem com bons suprimentos para as terras ermas de Hynneldor com destino a Datillion, Marian e o mago do fogo e do vento, Desmond partem para as montanhas geladas em busca dos lobos que os ajudaram na reviravolta contra os soldados de Vulcannos.
Até ai o livro segue um ritmo bem panorâmico, mostrando-nos um pouco mais sobre a cruel Kendra e o seu caso com o rei de Vulcannus. O que aconteceu com Hart, o que aconteceu com todo mundo na verdade e eu achei isso muito legal, para fugir um pouco do foco somente em Aisling. Gostei também que em cada capítulo novo tínhamos uma alusão a um povo misterioso que vivia no deserto... E em consequência, devorávamos mais e mais rápido para descobrir logo de quem se tratavam!
Enfim, Aisling e Dharon encontram dificuldades quando chegam em Riverlyn a cidade ponte, pois o chefe da guarda descobre uma flor de neve na carruagem deles e tudo dá uma reviravolta tremenda nessa parte. O verdadeiro portador da mensagem da Resistência é morto e Dharon entra numa luta de espadas com o pessoal da guarda enquanto manda Aisling correr. A garota não sabe o que fazer e para completar, a bolsinha com a mensagem é roubada por um garotinho.
Aisling não pensa duas vezes para sair correndo atrás do garoto e como se não bastasse, até cair no rio Cerúleo, essa maluca caiu, mas graças a ajuda do ladrãzinho, ela não sofreu danos maiores (ô aflição!). Por fim, Aisling consegue recuperar a mensagem, mas adivinhem? Como se não fosse o bastante, ela é capturada pela coronela Kendra que a trata tão bem que tem direito a gaiola e tudo! Para seu espanto, Aisling reencontra Hart, o seu amigo cartonista que conheceu a bordo do Elo. Ele parece encarregado de cuidar do filhotinho de Kendra... Oi? É isso mesmo pessoal, mas não vamos adentrar mais a isso!
Enquanto isso nas montanhas... Marian e Desmond conseguem achar a matilha dos lobos da neve, mas ao invés de serem recebidos com aplausos e músicas felizes, esses dois passam por maus bocados nas mãos desses lobos doentios e que não querem cooperar com nada. Exceto por Doulce a doppelganger da Aisling! (ok, esse termo sou eu quem estou usando, tá gente?) Doulce é a loba que os ajudou na batalha na resistência e correndo todos os riscos, ela ajuda Marian e Desmond a irem embora de lá com vida. Esses dois estão determinados a encontrarem uma saída, principalmente após Marian Cabeça Dura, deixar-se encantar pelo meu lindo Desmond! Finalmente hein dona Marian? Mas alegria de pobre dura pouco... Os pobres coitados são presos e levados até a rainha de Hynneldor que para Marian não é realmente a rainha já que não veio da dinastia da rainha da primavera.
Dharon, que ficou para trás, vai em busca de Aisling, mas a amiga parece ter desaparecido do mapa e ele não descansará até que possa botar suas mãos nela. Mas pobre moço, trilha os piores caminhos possíveis... Vou te falar, se tiver gente azarada... Esse cara é o Dharon! Mas também não vou falar nada a respeito!
Só quero deixar claro aqui que o personagem que me fez suspirar desde o momento que apareceu foi o senhor Kaled... Aisling sua boba! Agarra logo esse cara, porque igual não tem! Acho até que o livro fluiu mais desde que ele entrou em cena, gente... O que é aqueles braços fortes e jeitinho irritado empunhando uma espada curvada? Ah, eu amei *--*
Não irei falar mais nada sobre o enredo em si, apenas quero destacar que o livro dois da série está superior ao primeiro em todos os sentidos! Tudo o que eu havia observado no volume um foi visivelmente diferente no volume dois e até que foi bom esperar um pouco mais, porque agora a Karen já publicou o três que eu quero muito \0/
O enredo está de tirar o fôlego, o ritmo da história é alucinante e você vai na onda sem pensar! A magia e a fantasia já nem causam mais estranhezas, pois você já se sente em casa. Myríade é muito mais explorada nesse volume. Não ficamos só em Vulcannus e Hynneldor, não! Nós vamos além e as descrições da Karen estão fantásticas! Sério, quando ela descreve a cidade Ponte, eu me imaginei lá, é como se as gotículas de água estivessem caindo na minha face e engana-se quem pensa que foi de maneira superdescritiva! De jeito nem um! Os personagens também ganharam mais uma camada. Como assim? Para quem se lembra, um dos pontos negativos que eu encontrara no livro foi que os personagens eram muito rasos, eles não eram aprofundados, mas neste livro, podemos perceber que Karen colocou-os em 3D literário! (aeeee!!!) Desta vez, percebemos personagens mais maduros, cheios de contradições, como pessoas de verdade, eles tem medo, tem seus problemas e arranjam seu jeito para sair deles. Claro que alguns personagens foram mais bem explorados nessa questão da profundidade e dou destaque a Kaled que desde o início foi completo! Mal posso esperar para poder conhecê-lo melhor! O tempo do livro é realmente excelente. Nada fora do lugar, tudo perfeito e casando de maneira harmônica com o espaço que, como já disse antes, é bastante amplo, explorando novos cantos de Myríade.
O narrador do livro continua a ser o onisciente seletivo neutro e eu acho que funciona bem para esse tipo de história, pois não mantém um foco apenas, mas alguns focos que nos ajuda a ter uma visão mais ampla sobre a história.
Neste volume, tivemos um amadurecimento, não somente da escrita, mas também da história em si e eu nem consigo imaginar como será o próximo livro, por isso preciso dele logo! Alguns acontecimentos me emocionaram de verdade, não posso dizer, mas cheguei ao fim do livro com uma bola na garganta, como se eu tivesse comido argamassa! Que maldade viu, Karen?! Por isso, algumas com as quais fiquei chocada não me fizeram (ainda) dar as 5 estrelas ao livro. Não que não mereça, mas quem ler, vai entender do que estou falando. Porém, de verdade, essa série está a me surpreender, mesmo! Porque em um universo onde tudo o que é criado nos termos de inventar um novo mundo é comparado a Tolkin e Martin, é difícil ser tão original quanto Karen foi e está sendo. Por isso, parabéns a essa incrível escritora da nossa Literatura Fantástica!
Sendo assim, recomendo demais essa série! Não apenas para adolescentes, mas para todas as pessoas que adoram viajar ao ler um livro e serem tragados por vidas que não são nossas, mas passam a fazer parte de nós de maneira imprescindível!
Tempestade de Areia foi uma surpresa e tanto! Foi um amadurecimento, uma conquista e com certeza continuarei a acompanhar essa série, e vocês leitores vão acompanhar todas as minhas impressões aqui, no nosso cantinho!
Um grande beijo pessoal e até a próxima!

site: http://eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br/

@biaentreleituras 14/07/2015

Muitas aventuras, batalhas sangrentas e muitas surpresas
Tempestade de Areia é o segundo livro da série Crônicas de Myríade, o primeiro é Línguas de Fogo. O livro começa com a fortaleza da Resistência sendo atacada pelo exército de Vulcannus e os guerreiros se vêem sem saída, a única maneira de conseguir escapar e ter alguma esperança é partir em retirada e abandonar a fortaleza, uma estratégia arriscada mas que nas atuais condições é a melhor. Recheado com boas aventuras e batalhas sangrentas Tempestade de Areia é uma história para quem procura um livro incapaz de soltar até terminar a leitura, apesar de ter 308 páginas você consegue ler bem rapidinho instigado pelo desejo de saber o que vem adiante. Embarque comigo e viaje pelas terras de Myríade.

Devastados pelo ataque de Vulcannus a resistência opta por abandonar a fortaleza e se separam com a promessa de se reencontrarem, Marian e Desmond saem em busca de aliados enquanto Asling (minha personagem preferida) e Dharon seguem em busca da avó de Asling que lhes enviou uma mensagem, os demais integrantes da resistência partem em pequenos grupos (para não chamar atenção) por diferentes caminhos.

Asling e Dharon vão acompanhar dois soldados e um deles está encarregado de entregar um importante pergaminho que contém algo que pode mudar o rumo da guerra, porém nenhum deles sabe o seu conteúdo, depois de um certo tempo de viagem eles acabam chegando na chamada Cidade Ponte onde enfrentam o primeiro imprevisto da jornada, com trágico acontecimento Asling e Dharaon se separam e a jovem se vê responsável por entregar o pergaminho, Asling é uma jovenzinha muito determinada e corajosa, sabendo que o destino de toda a Hynneldor pode estar no pergaminho ela não mede esforços para entregá-lo. Porém o destino não está em seu favor e muitos imprevistos acontecem durante o caminho.

Enquanto Asling e Dharon estão separados e em sua própria missão, Marian e Desmond estão enfrentando todo o frio das montanhas em busca de uma ajuda que para muitos não passa de uma lenda, os Grandes Lobos da Montanha, Marian é uma líder destemida e não se deixa abater, sempre carrega em eu peito a resistência e é capaz de dar a própria vida pelos seus ideais e amigos, ao se depararem com uma jovem exatamente igual a Asling Desmond deixa Maria alguns metros atrás e começa a seguir a garota ( um tremendo erro), agora separados Desmond está diante dos Grandes Lobos e eles não são nada amigáveis, mas o forte Mago do Fogo e do Vento (assim que ele é conhecido) apesar ter se enfiado em uma baita enrascada vai contar com a ajuda de uma pessoa que não posso revelar quem é, mas quando acontecer fiquem de olho nela poisa personagem promete!

Enquanto a história dos heróis é revelada aos poucos podemos acompanhar também a terrível vilã Kendra, uma pistro cruel que não tem quaisquer sentimentos bons e se mostra cada vez mais desalmada, a tal megera é capaz de abandonar seu filho recém nascido para atender aos caprichos do rei de Vulcannos (o menino é filho do rei que desde que soube de sua existência exigiu que Kendra se livrasse da criança). Por todo caminho que a vilã percorre acompanhamos desgraças e mortes, onde quer que ela chegue sua simples presença é capaz de provocar tumulto e ela faz questão de mostrar quem está no poder. Mas até a coronela tem seus próprios sofrimentos (não que isso a faça boazinha ou digna de pena), durante a trama ela precisará se livrar de um imprevisto no seu caminho e arquiteta um plano aparentemente infalível.

Tempestade de Areia ainda nos apresenta Kaled que se tornará um verdadeiro aliado para Asling e a protegerá de tudo o que a possa colocar em perigo. O novo personagem ganhou meu respeito e digo que merece uma atenção especial, Kaled prova que é um guerreiro sábio e no momento em que seus amigos mais precisam dele a decisão que toma é extremamente importante para o rumo em que a guerra vai tomar.

Karen conseguiu escrever o segundo livro das Crônicas com maestria e muitos detalhes, inclusive existem algumas ilustrações pelas páginas que nos permite adentrar ainda mais em Myríade e a imaginação voa livremente. São muitas aventuras e detalhes que seria impossível falar mais sem spoiler, mas posso alertar de coração partido que em meio a muitas tragédias, uma se sobressai, uma terrível baixa vai abalar não somente o coração dos personagens mas também do leitor, fiquei chocada com a autora por ter tido tamanha insensibilidade para com seus leitores ( rs mas faz parte kkkk karen brincadeirinha!).

" O passado é imutável, mas o futuro depende de nossas escolhas."

site: vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

Rox 17/07/2015

Opinião do blog Doce Sonho Alado!
Tempestade de Areia tem um clima bastante diferente do anterior, desta vez somos levados de forma mais profunda na guerra que ameaça o povo de Myríade e podemos entender mais a influência e poderio de Vulcannus. Após sucessivos ataques, os integrantes da Resistência se veem obrigados a abandonar a Fortaleza para tentar a sorte nos cantos remotos onde ainda existem aliados. Embora esta não fosse a missão inicial, Aisling e Dharon logo acabam sendo incumbidos de levar uma misteriosa mensagem a Datillion, cujo conteúdo pode ser crucial no desenrolar da guerra.
O livro está repleto de emoções fortes, coisas que nos levam a praticamente sentir na pele o que está acontecendo com os personagens. Gostei bastante da forma como a autora conseguiu expressar a diferença entre aqueles que baixam a cabeça e se contentam com a situação desigual, contanto que continuem com as suas vidas simplórias; e aqueles que realmente lutam por um ideal, pensando no que seria o melhor para todos. Nós vamos aprendendo lições valiosas no decorrer do enredo, e no fim acabamos enfrentando algumas perdas dolorosas, que por sua vez aconteceram por um motivo maior.
Somos apresentados também a novos cenários e personagens. Dou destaque principalmente aos lugares mais criativos como Riverlyn, a cidade-ponte, e a floresta de Datillion, pois ambas tem um apelo "visual" que chama atenção de todos os leitores que tem boa imaginação e conseguem montar os lugares na própria mente enquanto leem (sou assim também, aliás... hehe).

Para mais informações, acesse:

site: http://www.docesonhoalado.com/2015/07/livro-tempestade-de-areia-edicao-kindle.html

Caverna 29/11/2015

Após sermos apresentados a ótimos personagens e aventuras intensas em Línguas de Fogo, Tempestade de Areia chega já com muita aventura logo nas primeiras páginas. Para quem leu minha resenha do primeiro livro, vai ver aqui que eu mordi minha língua ao reclamar do desenvolvimento e da melhor exploração do universo e reinos criados: no segundo livro, Karen nos joga de cabeça no mundo de Myríade.

A Resistência está sendo fortemente atacada pelo exército de Vulcannus, e a melhor opção deles é se dissipar para se reencontrar em breve, reunindo forças. Sendo assim, Marian e Desmond saem atrás de aliados para aumentar suas forças, enquanto Aisling e Dharon ficam com a missão mais importante: entregar uma mensagem super importante da Resistência aos aliados de Datillion, uma mensagem que pode definir o destino não apenas da Resistência, como de Myríade, visto que o exército de Vulcannus está cada vez mais forte e conquistando mais e mais terreno.

Nessa aventura, Aisling e Dharon têm que passar pela Cidade Ponte, onde são separados ao serem descobertos, e Aisling têm que seguir seu caminho sozinha, se tornando cada vez mais e mais independente e madura. Enquanto no primeiro livro tínhamos o foco na amizade dos dois, nesse segundo somos apresentados a um pouco mais de romance entre Marian e Desmond, mas na medida certa, o que faz a coisa toda muito mais real.

A narrativa é em terceira pessoa, variando o foco entre os personagens: desde Aisling, até Kendra, a pisto vilã-malvada-que-solta-fogo. Isso é muito bom, porque nos dá uma ideia verdadeira do que está acontecendo com cada personagem, e tudo faz mais sentido quando as histórias se cruzam. Inclusive, uma coisa que eu gostei muito, foram os capítulos que mostravam Kendra, porque, afinal, ninguém é 100% mau (acho), e foi muito legal ver algumas vulnerabilidades dela, "sua" visão de mundo e porque ela faz o que faz.

Enquanto Aisling percorre Myríade para entregar a mensagem e conhecendo muitos personagens novos e lugares diferentes, Marian e Desmond enfrentam o frio absurdo das montanhas (era um deserto?) procurando aliados, mais especificamente: os Grandes Lobos da Montanha, que, na verdade, são apenas uma lenda. Mas uma lenda que vale a pena arriscar para ver se é real ou não. Marian, como uma líder extremamente corajosa, mesmo com todos os obstáculos que encontra, deposita sua fé em Aisling e continua a dar a cara a tapa pela resistência, sua crença e seus amigos.

Como nem tudo é um mar de rosas, todos os obstáculos possíveis parecem entrar no caminho de nossos 4 personagens principais, enquanto para Kendra parece que tudo simplesmente flui (aquele momento de desespero que o vilão tá conseguindo tudo e os heróis não). E isso não é uma crítica, porque Kendra consegue o que quer, sendo quem ela é: realmente má. E realmente soltando muito, muito, muito fogo.

Buscando aliados e percorrendo caminhos difíceis, a Resistência, no meio de tudo isso, ainda tem que chegar à capital de Datillion, o próximo local que Vulcannus atacará, o que poderá definir o resultado da guerra e o destino de Myríade. E claro que para uma batalha tão importante, no comando está Kendra e seu corpo vermelho-fogo, com todo seu ódio para destruir tudo em seu caminho. E uma batalha tão importante nunca vem antes de muita coisa e um leitor muito ansioso!

Há uma personagem muito intrigante junto aos Lobos das Montanhas, que eu realmente tô curiosa pra entender mais sobre... Como aquilo aconteceu? (é spoiler dizer que ela é IDÊNTICA a Aisling?) Outro personagem, é o que eu esqueci o nome (não me batam), mas que está sempre com a Kendra. Ele acompanha toda a história dela com a criança, filho dela, e é realmente um personagem que eu gosto muito. E tenho pena, porque deve ser literalmente infernal estar sempre ao redor de Kendra.

Ainda há outro personagem que preciso citar: Kaled. Ele aparece logo no começo do livro, e depois seus capítulos parecem ser totalmente desconexos com o restante da história, até que... Bom, até que não é. Kaled é um guerreiro do povo do deserto e se torna um verdadeiro aliado. Adorei o modo como ele entra no restante da história, e quero muito mesmo saber o que acontece a seguir com eles.

Em Tempestade de Areia há muito mais sobre os Reinos, lendas e mitos, muito mais da história de Myríade, exatamente como eu disse que queria no primeiro livro! A única coisa é que como o livro começa com tudo e fazia muuuuito tempo que eu tinha lido o primeiro, no começo eu fiquei bem confusa até lembrar quem era quem, onde eu estava, etc (porque eu sou perdida, gente, juro). Acho que se eu pegasse todos os livros da série para ler de uma vez, ia mergulhar de verdade e acabar ficando de Ressaca Literária, porque até mesmo a história da Rainha da Primavera parece ter alguma ligação com tudo (leiam o e-book!).

Foi difícil no começo eu entrar de cabeça no livro por me sentir meio perdida, depois de tanto tempo, senti um pouco de falta daquilo que algumas séries fazem de reforçar alguns conceitos (que quando você lê tudo seguido parece forçado, mas depois de tanto tempo sem ler, faz falta), mas valeu a pena me forçar. Vale a pena entrar em Myríade e conhecer tantos personagens maravilhosos, porque todos são humanos (até a Kendra, acreditem) e nesse segundo livro vemos muito mais a relação com outros personagens, há amizade, amor, perdas (sério, POR-QUE), superação de medos... Tudo em suas poucas 300 páginas, que nos levam a um universo completamente diferente que nos prende de verdade.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/11/tempestade-de-areia.html

Marcos Pinto 03/12/2015

Excelente fantasia nacional
A melhor sensação literária que existe é a surpresa. Sabe quando você imagina que encontrará um bom livro e ele é ainda melhor? Foi exatamente o que aconteceu quando li Tempestade de Areia. Como essa é a terceiro obra que leio da autora – o segundo da presente série –, já sabia mais ou menos o que esperar. Minha felicidade foi imensa ao perceber que esse livro supera em todos os aspectos o seu anterior.

A guerra continua solta em Myríade. Vulcannus, o reino do fogo, não pretende parar até que tenha todos diante dos seus pés, implorando pela vida, de preferência. Desta maneira, o exército de Vulcannus, sob o comando da Coronela Kendra, continua avançando sobre os inimigos. Com sua ira inacabável e sua ambição ainda maior, Kendra promete não deixar pedra sobre pedra.

Do outro lado, a jovem heroína Aisling enfrenta seus próprios demônios. Seu coração está dividido entre voltar para casa ou entregar uma importante mensagem que tem como destino um reino aliado. Além disso, ela começa a controlar melhor seus poderes sobre o ar, o que lhe torna mais forte. Porém, com esses poderes virão grandes responsabilidades.

“O tempo voava mais rápido do que o vento da montanha, e enfrentar os momentos difíceis lhe era retribuído em forma de maturidade. Seu olhar já não era de uma menininha perdida. Ela sabia o que precisava fazer, e o faria. Estava pronta para ajudar na defesa da Resistência” (p. 24).

Como já disse, Karen conseguiu criar um segundo livro ainda melhor do que o primeiro. O principal motivo para que isso acontecesse foi a sua escrita. Na resenha anterior, eu comentei que ela era leve e direta. Esses aspectos permanecem, felizmente; além disso, é notável um amadurecimento enorme da escrita, o que deixa o enredo mais coeso e a narração melhor.

Contudo, não foi apenas a escrita da autora que se tornou mais madura; os personagens seguem o mesmo caminho. Assim como no livro anterior, Kendra foi a minha favorita. Sim, eu sei que ela é a vilã, que não presta, que ela é ambiciosa, cruel, destruidora e sem coração. Porém, sabe aquela aura atrativa que apenas alguns vilões conseguem ter? Então, ela tem muito disso! A cada página eu gostava mais da Coronela.

Do lado dos mocinhos, Aisling foi a que mais me chamou a atenção nessa obra. O seu crescimento foi notável, tanto psicologicamente como fisicamente. Ela se mostra mais madura e um pouco mais racional, apesar de ainda continuar um tanto impulsiva. Além disso, mostra-se mais forte e mais poderosa. Esse crescimento a deixa com menos cara de criança e com mais cara de uma possível grande heroína da série.

“Apenas quero que saiba que o passado é imutável, mas o futuro depende de nossas escolhas” (p. 47).

Outros bons personagens continuam aparecendo, como Marian e Desmond. Aliás, os dois também possuem uma ótima evolução, o que deixa todo o contexto mais brilhante. Dharon também aparece nessa obra; apesar de ser importante na construção do enredo, não recebe tão foco como no livro anterior. Não obstante, ainda temos a entrada de um novo personagem que promete ser importante dessa obra em diante: Kaled. Tenho certeza que ele ainda vai me impressionar nos livros seguintes.

Outro ponto me fez gostar ainda mais desse livro: mortes. Sim, temos algumas. Gosto de reviravoltas em obras e alguns personagens encontrarem a morte sempre é um recurso interessante. A autora, percebendo isso, mostrou inteligência ao utilizar esse recurso. Ao matar alguns personagens, tocou o lado mais emotivo do leitor e deixou todo o enredo muito mais envolvente.

Não bastando apenas excelente construção do enredo e dos personagens, o livro ainda ganha o leitor pela parte física. A capa é muito bonita, apresentando os personagens da obra. Além disso, temos uma ótima diagramação que conta espaçamento confortável, letras grandes e ilustrações. A revisão também ficou muito boa. Ou seja: tudo contribui para uma boa leitura.

“O pior inimigo é aquele que não se vê” (p. 237).

Tempestade de Areia, segundo volume da série Crônicas de Myríade, é uma fantasia juvenil muito boa e que ganha o leitor com facilidade. Além disso, conta com narração inteligente, um universo coerente e bem desenvolvido e que supera, em alguns aspectos, até obras de autores consagrados do mesmo gênero, como algumas do Rick Riordan. Ainda há espaço para evolução dentro do universo, mas, no momento, só tenho a bater palmas para a autora. O livro é, sem dúvidas, mais do que recomendado.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2015/09/resenha-tempestade-de-areia.html