O visconde Partido ao Meio

O visconde Partido ao Meio Italo Calvino

Resenhas - O visconde partido ao meio

Veri 01/04/2024

O Bom e o Mau e o Mal
Contado pelo narrador adolescente, sobrinho do Visconde que se partiu ao meio, acompanhamos o drama da comunidade que tem que lidar com as duas metades do Visconde, uma excessivamente má e uma excessivamente boa.

Mas, nesta dicotomia entre o bem e o mal, as coisas não são exatamente como as idealizamos, e os homens são bem mais cinzas?

Mari Marinho 18/03/2024

Tirei do meu diário de leitura
Mari de 2010 disse:
"Um visconde foi para uma guerra e um canhão acertou ele e ficou partido ao meio. Uma metade era boa, a outra era má. E isso resultou em uma grande confusão."

Acho que o livro era tão chato quanto eu nessa descrição kkkkkkkk credo

Cristiane.Bonelli 10/03/2024

"Eu era inteiro e não entendia"
O Visconde Partido ao meio retrata a dualidade da existência: ora bom, ora mal, o ying e o yang, o sim e o não. E no fim quem você é? Qual partido você escolhe? Qual dos dois você quer ser?
Ele trata de uma história tão antiga, como ser totalmente bom ou totalmente ruim são assuntos problemáticos, como tratar a vida como binária só complica as coisas, já que somos seres complexos e multifacetados.
"Eu era inteiro e não entendia", será que é preciso se partir para entender? Quantas partes de você você já foi e deixou de ser? Será que são todas essas partes que te tornar inteiro ou será que ser inteiro é simplesmente deixar de ser?

bruno 14/02/2024

O Bom e o Mesquinho (ou o Mal), as duas metades contraditórias de Medardo di Terralba, um equilíbrio perfeito de duas partes que se complementam, uma analogia fantástica de Italo Calvino.

Vivi 11/02/2024

Lido: O Visconde Partido ao meio - Ítalo Calvino

Temos aqui a história de um homem dividido ao meio em uma batalha.
A metade que as pessoas encontram é costurada no campo por cirurgiões de batalha e volta para casa, mas acaba sendo bastante desagradável e malvada. Mais tarde, a outra metade, que é boa, mas em alguns aspectos igualmente problemática, aparece também, tendo sobrevivido, afinal. Podemos ter a partir daí uma reflexão divertida sobre os diferentes lados de cada um de nós e como seria se algum deles existisse, desequilibrado e sozinha.
Ambos se apaixonam pela mesma mulher. É uma história sombria e cômica sobre como é desumano ser completamente bom ou completamente mau.
O caos da maldade excessiva com a bondade excessiva. Eu achei realmente brilhante a escrita do autor e claro já vou procurar alguma outra obra dele.
O livro é bemmm curtinho dá pra ler em uma sentada só mas minha vida corrida não permitiu

Mateus 02/02/2024

Equilíbrio
Não podemos ser apenas bom ou mau, a verdade é que somos igualmente tóxicos e nocivos dentro do seio social quando não possuímos em nosso ser ainda que não de forma harmônica a bondade e maldade, pois a ausência de qualquer um dos dois nos torna monstros, perversos pelo excesso...

Mateus 30/01/2024

O jovem Medardo di Terralba
Conheço parte da obra do grande Italo Calvino, e sempre sinto como uma leitura muito agradável, e dessa vez não foi diferente.

No início do livro já fui conquistado com a frase de que a literatura deve ser feita para divertimento e que isso é coisa séria, o autor se propõe a criar um conto fantasioso e com alguns ensinamentos, onde o herdeiro a visconde vai ingenuamente para guerra e volta partido exatamente ao meio, e você deve se perguntar como isso é possível, sobreviver apenas com metade de si, também não consigo te explicar, mas deixe a imaginação trabalhar e embarque nisso.

Amei esse livro curto, foi uma história sobre bem e mal, coisas que permeiam a história da humanidade, e o final foi muito legal. Indico essa leitura.
Flávia Menezes 30/01/2024minha estante
Sua resenha me deixou curiosa sobre esse livro. Steinbeck traz bem isso do bem e o mal em ?A Leste do Eden?. Quando lemos algo, é impressionante como outros livros sobre o assunto vão surgindo também.

Ale 30/01/2024

Achei genial. Mora da história: é impossível ser 100% ruim e mais impossível ainda ser 100% bom, todo mundo tem essas duas partes. Elas separadas são igualmente ruins, é preciso haver um equilíbrio.

Faluz 05/01/2024

O Visconde Partido ao Meio. - Italo Calvino
Esse escritor instigante nos brinda com uma história deliciosa sobre um Visconde partido ao meio numa guerra. Ele fica dividido em uma parte boa e uma má, mas ninguém parece muito satisfeito com essa divisão.
Nos mostra como a dualidade não representa um ideal de pensamento. Divertido.

arslais 04/01/2024

Leitura que você faz facilmente em 1 ou 2 dias. Foi meu primeiro do Calvino e não pretendo parar por aqui. Leitura reflexiva e alguns momentos divertidos.

EduardoCDias 31/12/2023

O bem e o mal
Um visconde recebe um golpe na guerra que divide seu corpo ao meio verticalmente. Volta pela metade à sua aldeia, mas com uma mente maligna e traiçoeira. Após algum tempo sua outra metade aparece na aldeia e, ao contrário da primeira, só tem sentimentos bons e humanitários.

Júlia 25/12/2023

O Visconde Partido ao Meio
O livro ilustra muito bem a dualidade e a briga que existe dentro de todos nós, se fôssemos partidos ao meio, nossa história também seria parecida com essa. Personagens caricatas que conseguem ilustrar a disputa entre bem e mal que acontece dentro de nós.

moacircaetano 10/12/2023

Belo exemplar de realismo fantástico, o meu primeiro do Calvino.
Com certeza irei em busca dos próximos.
Ariane.Monteiro 10/12/2023minha estante
Eu também gostei demais dessa leitura!

Caroline457 09/12/2023

Bem X Mal
O livro é um romance bem curtinho escrito por um dos mais renomados escritores europeus, sendo o primeiro da trilogia "Os Nossos Antepassados". "O Visconde Partido ao Meio" conta com uma escrita bem leve, divertida, metafórica e reflexiva.

Inicialmente, somos apresentados à figura de Medrado de Terralba que, ao travar uma guerra, acaba tendo seu corpo separado em duas metades em batalha. A partir deste momento, a narrativa nos introduz, aos poucos, às duas personalidades características de cada uma das metades.

A primeira metade é a má, a qual passa a aterrorizar a comunidade local com suas atitudes agressivas e mal intencionadas. Por outro lado, há outra metade, extremamente boa, gentil e solícita com a população. No entanto, logo podemos observar que, por mais que as intenções do lado bom sejam as melhores, elas sempre acabam ocasionando mais conflitos e problemas.

Ao meu ver, o livro é uma reflexão tanto acerca da construção da personalidade humana, quanto de qualquer forma de polarização de ideias. É uma bela comprovação do fato de que extremismos são pensamentos equívocos e que sempre devemos agir com equilíbrio ao tomarmos decisões.