O visconde Partido ao Meio

O visconde Partido ao Meio Italo Calvino

Resenhas - O visconde partido ao meio

Julia 31/10/2023

O Visconde partido ao meio
Eu peguei esse livro em um sebo porque queria mto ler alguma coisa desse autor, não sei se foi a escolha mais sabia porque não aproveitei tanto a leitura como vi muita gente falando, não achei tanta graça mas é uma história legal pra ler em 3/ 4 dias. Acredito que há alguma reflexão por trás, sobre a questão das partes boas e ruins das pessoas, da dualidade do que é considerado bom ou ruim, acho que em uma releitura mais atenta seja possível ver melhor.

Ellen 27/10/2023

O visconde partido ao meio (leitura obrigatória).
CALVINO, Ítalo. Visconde partido ao meio. 6ºed. São Paulo 1990 95p.
Calvino sempre lidou com símbolos e fábulas, e ?O Visconde Partido ao Meio? não é exceção. O autor é comunista há muito tempo, e não é por acaso que a metade direita do Visconde é ruim e a metade esquerda é boa. O autor também descreve cenas muito intuitivas, como quando conta como o pai de Medardo se ofereceu para começar a morar em um viveiro com seus pássaros. Esta passagem em particular poderia facilmente ter aparecido em outros livros fantasiosos.
Não há como negar que Ítalo Calvino é um contador de histórias incrível, mas ?O Visconde Partido ao meio? não é o melhor de sua famosa trilogia. A maldade de Medardo faz você rir da hipérbole, mas este livro, segundo algumas opiniões, não é tão divertido quanto ?O cavaleiro inexistente?. Além disso, a impressão é que algumas situações e personagens interessantes poderiam ter sido melhor desenvolvidos, como os huguenotes e a vila de leprosos conhecida como "Prado do Cogumelo". O final parece simples demais e previsível desde o início.
A leitura pode até valer a pena, mas nunca o teríamos lido este livro em um momento com mais opções. É um livro pequeno então de fácil leitura, a história tem um bom enredo, mas nos dá muita expectativa e um final incrível e não entrega muito isso talvez por não ter muito espaço em um livro tão pequeno para ser melhor desenvolvida.

Gab 02/09/2023

Um livro com um humor pra lá de estranho, algumas partes sombrias e outras engraçadas, não espere lógica nos acontecimentos.

Isabela 30/08/2023

Li esse livro para escola, a ideia da história é muito boa, mas não gostei muito da leitura. Tinha uma linguagem já não tão usada, o que complicou um pouco. Mas a ideia foi bem executada e transmitiu muito bem a mensagem.

Rebeca275 16/08/2023

O visconde partido ao meio
Foi minha primeira experiência com o autor, confesso que não tava com muitas expectativas mas ele é até que bom sim. Porém, achei ele meio confuso e sem sentido, mas é sim, um bom livro.

Ariane.Monteiro 20/07/2023

Fábula essencial em tempos de extremismo exacerbado como os que estamos vivendo. O extremo da maldade, por um lado, e o desejo de ser bom acima de qualquer coisa, por outro, faz com que as duas partes do Visconde sejam igualmente insuportáveis, cada uma à sua maneira, o que nos leva a muitas reflexões. Me surpreendi muito com a leitura desse livro. Super indico!

Ingrid145 04/06/2023

Gostaria de ter gostado
Este livro foi o empréstimo de uma amiga querida que achou que eu daria umas boas risadas com a obra. Chegamos a conclusão de que temos diferentes sensos de humor, pois infelizmente não vi graça no livrinho.

Renato 29/05/2023

Bizarrices e outras fantasias
Italo Calvino é o mestre da fantasia e das fábulas aparentemente sem mensagens morais. Sua narrativa é pura diversão para o autor que não se importa em montar frases pungentes ou conclusivas que contrariam qualquer lógica ou racionalidade. A bizarrice de seus personagens leva o leitor em busca de mensagens ocultas ou associações com a realidade, nem sempre com sucesso. Parece exigente mas é instigante e agradável graças à narrativa fluída e criativa e aos personagens de uma humanidade entre o virtuoso ao cruel. Ambientada num feudo medieval a história, contada por uma criança, mostra a mudança ocorrida no visconde, seu tio, após o fracasso de sua investida contra os turcos e seu retorno mutilado (partido ao meio). Sua volta torna-se um tormento ao feudo com castigos sem motivo algum, crueldades gratuitas e outras maldades. A esse meio visconde se contrapõe sua outra metade que retorna tempos depois cheio de bondade e compaixão. Eis a moral da história. Somos todos seres incompletos e contraditórios.

Marruda 27/05/2023

Bom mas não o melhor
Eu até que gostei do livro, porém achei ele confuso e um pouco cansativo de ler, a história não faz muito sentido mas quando você entende fica bom, principalmente quando se sabe a história por trás do livro!

Rute.Severo 14/05/2023

Não é meu estilo, mas valeu a pena
?O livro é uma sátira inteligente e divertida sobre a dualidade do ser humano, que oscila entre o bem e o mal, a razão e a emoção, a ordem e o caos

?Calvino usa um estilo leve e irônico para narrar as aventuras e desventuras do visconde partido ao meio, criando situações absurdas e cômicas

?O livro também é uma reflexão sobre a identidade, a moral e a ética, questionando o que define um indivíduo e o que o torna inteiro

? O visconde partido ao meio é uma obra-prima da literatura fantástica, que encanta e surpreende o leitor com a sua imaginação e criatividade

? É um livro que vale a pena ler e reler, pois oferece múltiplas interpretações e significados.

cadelinha.Aelin 07/04/2023

Surpreendente
A escrita de Calvino tem muitos traços de suas vivências, principalmente em relação as guerras, acho isso importante de ser ressaltado. Então eu achei essa leitura muito interessante, principalmente pela personificação envolvida.
A crítica de torna interessante em meio da leitura.
A única parte ruim é por ser um livros escrito a muito tempo, a escrita é carregada e muitas vezes me forcei a continuar (não vou negar, da um puta sono) mas deu pra terminar ??

Ayumi12 01/02/2023

O visconde partido ao meio
Não gostei muito do livro, a narrativa não me prendeu e em minha opinião só ficou boa no final. Os problemas que são gerados ao logo do livro foram bem sem graça e apenas nos últimos capítulos que me interessei pela leitura.

Jardim de histórias 13/01/2023

Italo Calvino ?? sensacional!!!!
Um conflito de dualidades com um contexto alegórico e irônico, que nos apresenta metaforicamente uma síntese do homem contemporâneo, mutilado inimigo de si mesmo. Quando me referi a uma história metafórica, fiz, devido à impressão que tive, de um diálogo interno, conflituoso. A narrativa excelente, traz uma história aparentemente simples, porém, repleta de um viés psicológico e filosófico muito bem delineado e intensamente perceptível.
Na história, conhecemos o visconde de Medardo Di Terralba, um homem cheio de conflitos, que ferido gravemente por uma bala de canhão durante a guerra entre cristãos e turcos, ele é partido ao meio. Por um milagre da literatura, o visconde sobrevive. Ao retornar somente com sua metade direita, logo se percebe que algo mudou. Perverso, egoísta, assim se apresenta sua metade considerada o lado mau. Porém, logo que surge na história sua outra metade, o seu lado esquerdo. Altruísta, benévolo, o que era para ser o lado bom, logo, se apresenta excessivamente bom, e ao invés de ajudar, acaba atrapalhando e causando grandes confusões. A forma criativa e divertida que Italo Calvino nos envolve nesse tema é impressionante, ele nos transporta para grandes reflexões em um conceito literário totalmente atemporal de um contexto polarizado, indicando seus extremos e a importância de que nada pode se contrapor a razão. Ah! Sobre o conflito de dualidades, a história mostra que mesmo sendo partes de nós mesmo, somos nossos erros e acertos, estamos sempre em conflito, nos descobrindo sempre buscando um equilíbrio.

mari:) 29/12/2022

Li pela escola, mas na verdade foi legal. A história é como uma metáfora e achei muito interessante/inteligente