A mente suja de Robert Crumb

A mente suja de Robert Crumb Robert Crumb

Resenhas - A Mente Suja de Robert Crumb

Senhor Aragorn 06/11/2021

Resenha de "A Mente Suja de Robert Crumb" editora Veneta

Sem vergonha alguma, Robert Crumb exibe suas ideias lascivas e sacoleja o leitor a pensar: eu também sou um tarado! Reunindo várias tirinhas de Crumb em um encadernado bem luxuoso pelo cuidado primoroso da Veneta, temos uma coleção de fantasias sexuais e depravações de uma mente sedenta pelo erotismo, que muitos sentem o desejo, mas jamais se adimite possuir tais pensamentos. Tendo uma mão pesada em um humor obsceno e um sarcasmo que apavora os deleitadores do conservadorismo, Crumb derruba as "etiquetas" do sexo, as preliminares da relação e nos fala: Homem, você tem um pênis querendo penetrar. Mulher, você tem uma vagina querendo ser penetrada. Se DEVOREM!
Inteiramente vulgar, Crumb não teme ser apedrejado pelas críticas feministas (na verdade ele até mesmo incentiva os ataques) e de bispos idosos que julgam suas obras como objetos de corrupção da juventude. Ele se nutre dessa revolta de palestrantes pela moral e bons costumes, dos sermões religiosos pela dignidade do casamento e as empoderadas para recompensá-los com suas distorções que eu poderia imaginar como: o "oral" de uma protestante no megafone; uma esposa entre couros e fivelas e o marido na bronha ou brochura; e uma marcha de uma poderosa e seu traseiro volumoso sobre pernas grossas em botas.
Não se deixando prender pelos tabus sociais, Crumb satiriza o padrão de beleza feito pelos cosméticos, do uso excessivo da maquiagem e a busca pelo que se acredita ser a estética perfeita. Mulheres maduras e jovens grandes, recheiam os quadros que Crumb ilustra. Suas feições tem os lábios gulosos e os olhos pintados de charme para os machos, não se vê a beleza natural tão camuflada pela pintura de palhaça, já que o atrativo sensual promovido pelo capital não tolera as normalidades faciais. Crumb também expõe uma peculiaridade do racismo: O Homem Branco é um grande consumidor da Carne Negra. Ele a degusta de muitas maneiras como a força braçal que a elite de olhos azuis pensa que lhe pertence por algum dito direito dos pais de suas fundações. O corpo físico das negras que não se vê nas esposas brancas cristãs de direita, e a ignorância de acreditar que os negros são ignorantes. A Mente Suja de Robert Crumb nos vem para mostrar o quão todos nós podemos ser profundamente sujos.

Juliana Cohen 04/11/2017

Esse cara é muito misógino, doentio e racista. Ah, e as vezes até pedófilo. Que livro mais bizarro.

Larissa 30/01/2018

Péssimo
Talvez minha mente seja muito pequena pra não entender o humor inserido nas histórias. Eu sóconsegui achar perturbador mesmo, racista, machista e por aí vai...