Tramas do Destino

Tramas do Destino Patricia Ryan, P.B. Ryan, Pamela Burford

Resenhas - Tramas do Destino

Cris Paiva 03/12/2009

Gente como a gente
A Patricia Ryan é uma autora que realmente pega o espírito da época na qual ela esta escrevendo, os livros são realistas, as vezes meio duros, mas porque a época Medieval era assim, mas ela não pega pesado e nem fica espremendo o sangue no livro. Diria que escreve no ritmo certo.

Tipo, quando você pega um livro da época medieval pra ler, logo pensa em castelos, cavalheiros de armadura e mocinhas inocentes e protegidas. Ninguém pensa nas cidades, nos comerciantes e nas pessoas do “povo”. O livro pega bem esse aspecto da idade média: as cidades, os comerciantes e povo.

O mocinho é um soldado sem terras, ele tem de resgatar a filha de senhor poderoso, casada com um comerciante inescrupuloso, para poder receber a sua recompensa, mas ele é atacado, tem a perna quebrada e enquanto se recupera ele fica na casa de uma comerciante. A mocinha, comerciante, é viúva, o marido dela (que não prestava) era mercador de seda, mas como é mulher, ela não pode seguir o ofício, e tem de se contentar com serviços menores e se virar para sobreviver.

Todos os vizinhos dela são comerciantes, tem a boticária, o comerciante de tecidos, a prostituta que passa todo dia pela porta, o leproso que vem pedir comida... Toda uma leva de personagens “reais”, que faz o livro ter um gostinho especial, a gente sente como se realmente estivesse vendo as ruas e o que está acontecendo, tem um gostinho bem vívido de como era a vida nas cidades medievais. Diferente e realmente delicioso!
Deca363 03/12/2009minha estante
Eu já li...mas vou ler de novo...pois sua resenha me fez ficar com vontade. Bjussss

Cristine 04/12/2009minha estante
é praticamente um Manuel Carlos de época (com gente pobre é claro)

rsrs

Cris Paiva 13/02/2012minha estante

Drica Bitarello 01/11/2009

Boa surpresa! (CUIDADO; contém spoillers)
Confesso que quando comecei a ler este livro, não esperava muito. Ando com os dois pés atrás com a NC faz muito tempo. E depois da malfadada entrevista que a "Pompom" deu para a tese da Simone (história longa)... Enfim.

O livro foi uma boa surpresa. Não conhecia esta autora, portanto, não tinha nenhum parâmetro para seber se a história valeria a pena. Uma das coisas que achei interessante foi o fato de a trama se desenvolver em várias direções, fugindo do casal central e envolvendo os personagens secundários de maneira mais aprofundada - coisa rara no gênero chick lit.

Depois, vieram as reviravoltas. Não só uma, mas várias. Há muito tempo um romance do gênero não me surpreendia como este me surpreendeu. H

á também o fato de o "investimento" nas cenas tórridas não terem ocupado páginas e páginas. Na verdade, o primeiro beijo trocado entre os protagonistas só acontece depois da metade do livro mas, nem por isso, o clima não seja quente, muito pelo contrário. As insinuações veladas, os diálogos contidos e a "leitura" dos pensamentos e desejos do casal central deixaram entrever que, quando viesse a "faísca", nada deteria o incêndio entre os dois (e foi ótimo, lindo, quente e romântico. Sem muitas firulas, natural, sem ser vulgar).

Meu único "porém" fica para o final. A autora não conseguiu escapar do clichê "mocinho pobre que fica rico no final". Ela conseguiu dar coerência sim, à situação. Mas acho que preferia os dois nas condições em que estavam durante todo o livro. Na verdade, só vi um livro que escapou dessa "maldição" até hoje. Foi um da Claire Delacroix, chamado "Insensatez", onde (MAIS SPOILLER!!!!) o protagonista abre mão do título e das terras para ficar com Adela, a tecelã.

Bem, mas nem tudo é perfeito, né?

No fim, o saldo é positivo e eu recomendo muito a história. Agora vou partir para o segundo livro da Patricia Ryan, que conta a história de Hugh, o irmão da protagonista de "Tramas do Destino".

Tomara que seja bom.

Ana Lidia 01/11/2009minha estante
Amei sua resenha, deu vontade de ler...Esse que vc falou da Claire Delacroix, vc sabe se tem em ebook?