ZANONI

ZANONI SIR EDWARD BULWER LYTTON

Resenhas - ZANONI

kleberaugusto 19/11/2017

Uma grande lição
Este livro caiu em minhas mãos há alguns anos, e reconheço que seu tamanho (cerca de 700 páginas) me assustou. Ao começar a lê-lo, percebi ser essa uma enorme bobagem.

A leitura que no início me pareceu difícil, já no segundo capítulo nos acostuma, e flui sem maiores dificuldades. E aí mergulhamos na história, e que história!

O exoterismo não nos é dado de bandeja, ele é permeado no romance, entre as histórias e decisões dos personagens, ele é revelado no perfil e no que acontece com cada um, em cada situação. Mesmo as descrições de seus sentimentos, de locais como o UMBRAL e de sensações não têm muitos detalhes, deixando ao leitor apenas a curiosidade e a enorme vontade de pesquisar ainda mais sobre o assunto.

Em minha opinião o livro perde sua força quando deixa de ser um romance e passa a ser um livro histórico, descrevendo (entre outros fatos da época) a Revolução Francesa e seus principais personagens. É claro que ao final isso se justifica, pois nossos personagens (todos muito humanos, cheios de virtudes e enganos, pelos quais passamos a torcer) se envolvem nesses fatos.

Vale muito a pena ler.