O Bisturi de Ouro

O Bisturi de Ouro Chaiene Santos

Resenhas - O Bisturi de Ouro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lina DC 21/01/2014

"O Bisturi de Ouro" é narrado em terceira pessoa e conta a história de Eduardo. Eduardo que era criança na década de 70, cresceu em um lar extremamente amoroso, com pais trabalhadores e dois irmãos mais novos. Desde jovem tratou os estudos como algo mais do que uma obrigação e sempre se dedicou, cultivando o sonho de ser médico. O livro narra toda a jornada de Eduardo para alcançar seu sonho. No meio do caminho o leitor vai conhecer seus amores, sua luta e observar de perto a sua garra.
Ser uma pessoa tão emocionalmente amparada e destacar-se em tudo o que faz acabou despertando inveja de certas pessoas no caminho. Entre elas, está Glauco, um rapaz que tem todas as ferramentas para se dar bem na vida, mas que não vê o motivo de precisar se esforçar.
Um dos pontos que ganha destaque na leitura é o núcleo familiar de Eduardo. Nota-se desde o princípio o amor incondicional dessa família, a interação entre eles é linda e o sentimento salta das páginas.
O livro tem uma trama bem elaborada e desenvolvida. O autor descreve em detalhes algumas situações, mas a leitura não se torna pesada em momento algum.
Os personagens são bem construídos, possuem características marcantes que fazem com que o leitor se conecte com cada um deles, de maneira diferente.
Um livro que fala de perdão, de seguir em frente e de se encontrar como pessoa. Sem dúvida o tema principal é perseverança e a lição principal do livro é "nunca desista dos seus sonhos".
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa chama a atenção e está totalmente relacionada com a trama.

"Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pulá-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de vida, o sonho e a força de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos e a seguir em frente". (p.71)

Karen 06/01/2014

O Bisturi de Ouro
Eduardo era um jovem crente de si. Seu sonho, e o sonho de sua mãe, era que ele se tornasse um médico, assim tendo que cursar a faculdade, que lhes parecia um sonho impossível. Era preciso muita luta para que isto um dia acontecesse, então menino, Eduardo estudava com grande gosto, e se envolvia de tal maneira nas matérias da escola que era reconhecido pelos professores, tendo elogios.
Eduardo teve a chance de estudar durante um ano em uma escola particular, no qual ele se dedicou bastante, sendo reconhecido da mesma forma. Mas lá ele conheceu Glauco, filho de um homem rico, um garoto que por sua vez era muito inteligente, mas que por dificuldades nas matérias acabou sendo esquecido pelos professores (digamos assim), até que Eduardo chegou na escola, deixando Glauco com inveja. Ele zombava muito de Eduardo, até que decidiu um dia se "tornar amigo" de Eduardo.
Eduardo cresceu com este sonho de se tornar médico, e sua mãe trabalhava como costureira para guardar renda para pagar sua faculdade e fazer deste sonho uma realidade. Mas algo aconteceu! Dona Catarina, mãe de Eduardo, foi assassinada. Ou melhor, alguém haveria cometido um latrocínio ali, mas quem seria? E as esperanças de Eduardo foram pro saco.
Mesmo com a vida sofrida, com dois irmãos e um pai para ajudar, Eduardo teve de continuar a vida com seu sonho de ser médico apenas para as horas de sono, pois ele teria de trabalhar. Estudando em escola pública de noite, e trabalhando na fábrica de dia, ele manuseava peças com perfeição, aquelas mãos eram de ouro.
Sem esquecer do pequeno romance que Eduardo vivia. Ele, desde o início da adolescência, era apaixonado por Helena, um amor nunca substituído, mas teve de deixa-la ir. Helena teve de deixar seu amor para viver em São Paulo, já que seu pai foi despedido, e aquele bairro era para os trabalhadores de uma fábrica. Mas Eduardo só pensava em Helena, e tentava esquecer-se dela. Mas Eduardo não esquecia.

" A espera será como a de quem morreu naquela rodoviária, sem dar-se conta de sua morte. A paixão viva, vermelha carmim, como algo que pulsa feito sangue num espaço abrangente de seu ser. "

Mas em torno de toda esta estória e o desenrolar, Eduardo nunca desistiu, e teve uma chance. E do bom uso desta chance ele teve de tomar a decisão, "o desejo de vingança ou de perdão".

Tive uma boa experiência com O Bisturi de Ouro. A escrita do autor é boa e leve, e como o livro não é tão grande, a leitura flui rápida e não nos cansa. O livro é escrito em terceira pessoa, e normalmente entre alguns capítulos vemos a escrita na visão de uma outra pessoa (sem ser Eduardo), mas ainda deixa um mistério da estória no ar, algumas dúvidas, e outras apostas em personagens (se vocês são como eu).
Em algumas partes do livro encontramos versículos bíblicos, mas não atrapalha a leitura, e normalmente são incentivos que eram dados por Dona Catarina para Eduardo. Além disto o livro contém trechos maravilhosos de incentivo e tudo mais.
Adorei como o título foi posto no livro, é algo bem interessante, e antes de eu saber o motivo do título do livro ter aquele nome eu ficava "mas por que bisturi...?".
O livro com a sinopse nos engana. Pensei que poderia contar a estória de um médico e sua esposa (pois bisbilhotei páginas antes de ler, mas não conta pra ninguém). Mas nas páginas encontramos uma pessoa que ainda está formando sua vida, de criança, até velha.
O livro começa em 1975, com Eduardo com 11 anos. Então vemos a preocupação do autor em fazer um diálogo coerente ao tempo que estão passando. No início, quando cheguei ao diálogo, achei muito formal para com quem ele estava falando, mas me lembrei de quando o livro se passava, oque não tem lá diferenças, mas o dialogo foi uma preocupação á mais.
O livro está bem bonito, no começo achei que a capa não teria muita relação com o livro em si, mas me enganei, e já que ela está bem bonita, vale a pena. A diagramação está super fofa, e apesar de simples, eu gostei bastante dos inícios de capítulo.
A revisão está boa, não encontrei erros, pelo que me lembro, e me deu até gosto de ver, pois o máximo foi algum erro de espaçamento ou uma letra trocada (digo, creio que só encontrei isto uma vez, não se preocupem).

Como eu coloquei no histórico de leitura, "acompanhamos um romance adolescente que prevaleceu quando adultos, um caso policial se resolvendo e um suspense no ar envolvendo Eduardo, Glauco e alguns mascarados perseguidores", fica no ar aí.

site: http://palavras-digitadas.blogspot.com.br/2014/01/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene-santos.html
LIA 08/01/2014minha estante
PARTICIPANDO EU QUERO...

Nany 24/11/2013

Perseverar, focar e arriscar.
--> Opinião geral
É uma leitura muito simples, com descrições bem fáceis e linguagem atual. O livro não é grosso, o que facilita ainda mais a leitura, as páginas são "amareladas" (que eu amo) que não deixa a vista cansar fácil.

--> Um pouco da história
O livro fala sobre a vida de um jovem que não tinha nada para ser alguém um dia. Eduardo seria apenas um operário e só. Isso era o que bastava para praticamente todos os personagens do livro, tirando Dnª Catarina, mãe do garoto. Ela era a única que acreditava que um dia seu filho seria um doutor. Mas, a família era de classe baixa. O pouco que tinham mal dava para as despesas da casa, como pagariam uma faculdade para Eduardo?
Dnª Catarina, mesmo com as dificuldades, acreditava no seu sonho e do seu filho. Ela então começou a juntar dinheiro trabalhando com costura. Era pouco, mas era um começo.
Eduardo fazia por merecer todo o esforço da mãe, era um menino dedicado nos estudos, sempre o primeiro da turma, muito inteligente. Quando prestasse vestibular na certa passaria.
Porém, como na vida real, somos cercados por pessoas invejosas que, até mesmo, dizem ser nossos amigos. Não poderia ser diferente com Edu. Durante sua trajetória de sucessos, conquistas e lutas, muitas lutas, Eduardo se depara com muitos obstáculos perturbadores.
A vida que começava a se abrir, dá uma reviravolta e o filho tão querido de Dona Catarina aprenderá a seguir seu caminho sozinho bem cedo.
No começo de suas conquistas Eduardo descobre o pior: o nome do assassino de sua mãe, que por "coincidência" é um dos seus amigos de infância.

--> O que eu aprendi com o livro
Acho que peguei esse livro na hora certa. Eu durmo e acordo pensando no que será na faculdade, se tudo dará certo e se terei coragem de encarar esse "mundão". E Eduardo me mostrou que somos capazes. Ele venceu a vida mesmo não tendo nada e perdido a mãe. Ele perseguiu seu objetivo e alcançou. Mesmo com as negatividades e invejas, ele só olhou para frente e foi. Edu não conhecia o caminho que estava trilhando e mesmo assim arriscou tudo. Ele teve coragem e ousadia na vida. Chaiene mostrou que mesmo com as dificuldades que aparecerem e mesmo as que já existem somos capazes de chegar onde quisermos. Basta perseverar, focar e arriscar.

site: http://maniasdeleitores.blogspot.com.br/2013/11/resenha-8.html

Danielle 15/10/2013

Resenha – O bisturi de ouro – Chaiene Santos
O bisturi de ouro é um romance policial e o segundo livro publicado do autor Chaiene Santos.
O protagonista da trama chama-se Eduardo, um rapaz de origem humilde muito estudioso e inteligente que tem o sonho de ser médico. A mãe de Eduardo é a única que acredita e apóia o sonho de Eduardo guardando todo seu dinheiro para investir no futuro do filho.
Eduardo é um personagem muito carismático, nos pegamos torcendo por ele a cada conquista e sofrendo junto com as dificuldades que ele passa ao longo da trama.
A inveja e a cobiça é o sentimento central da trama levando a assassinatos que não são desvendados pela polícia por falta de provas, a justiça tarda, mas não falha e o destino se encarregará de colocar a decisão nas mãos de Eduardo, e será que ele conseguirá decidir pela escolha correta?
Uma trama bem amarrada, personagens bens constituídos e uma narrativa que tem um ótimo ritmo levando o leitor a devorar as 206 páginas rapidamente.
Recomendo a trama para todos amantes de romances policiais.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

1 | 2 | 3 | 4 | 5