O Bisturi de Ouro

O Bisturi de Ouro Chaiene Santos




Resenhas - O Bisturi de Ouro


64 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


José 29/03/2014

''Deus não poderia estar em todos os lugares e, pensando assim, fez as mães.''

O livro se passa na década de 80 e conta a história de Eduardo,um garoto de família humilde, mas que sempre lhe deu muito amor a carinho. Seu sonho era o de cursar uma faculdade e se tornar um médico, sonho este que era compartilhado juntamente com sua mãe. Entretanto, eles não tinham capacidade financeira para isso e o pai de Eduardo acreditava que o melhor era o filho começar a trabalhar e esquecer esse sonho. Vendo o sofrimento do filho em relação a seu sonho, a mãe de Eduardo começa a trabalhar costurando e confeccionando roupas.

Eduardo estuda em um colégio que é pago pela fábrica onde seu pai trabalha, e lá todos os alunos são de famílias mais endinheiradas que a dele. Mesmo assim, Eduardo é o aluno mais inteligente de sua sala e também possuí as melhores notas, e assim conquistando a admiração de seus colegas e professores, mas também despertando a inveja em alguns alunos. Glauco é um desses alunos, e sempre implicava com Eduardo, mas depois de um tempo ele pensa que seria melhor para ele começar uma "amizade" com ele.

Um dia eles estavam na casa de Eduardo, e ele pede dinheiro à sua mãe para irem ao cinema, e quando ela vai pegar o dinheiro acaba mostrando onde guarda as economias para a faculdade do filho, e assim desperta a cobiça de Glauco. Glauco então começar a planejar o roubo do dinheiro.

"Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pulá-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de vida, o sonho e a força de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos e a seguir em frente".

O livro é bem interessante, ele conta a trajetória inteira da vida de Eduardo, desde sua infância até o auge de sua carreira. E esta trajetória esteve sempre cheia de desafios por todo o livro. A história também é leve e gostosa de se ler, e com uma pitada de suspense.

A história também se focava algumas vezes na vida amorosa do protagonista, entre suas paixões esteve a bela Helena, que foi seu maior amor, entretanto eles tiveram que se separar por causa de problemas financeiros, mas Helena ainda tem uma participação no final do livro.

O autor não se prendeu em detalhes na história, foi uma leitura bem direta, em partes eu achei isso bom, pois o livro não fica cansativo, em contrapartida, existem partes da história que uma descrição mais profunda ficaria ótimo, por exemplo na descrição de cenários, que acho que deveriam ser uma coisa importante nesse tipo de leitura.

Os personagens são bem construídos, principalmente Eduardo e Glauco, ambos são o oposto um do outro, Enquanto Eduardo é um jovem educado, trabalhador, dedicado, estudioso, e de grande caráter, já Glauco é completamente sem caráter, ele é uma pessoas que passaria por cima de tudo para conseguir o que quer.

Não encontrei muitos erros de ortografia no livro, as folhas são amareladas e a capa é incrível, ela tem tudo a ver com a história.

Em relação ao final do livro: eu sinceramente não gostei muito, tipo, o final feito pelo autor foi bom, mas poderia ter sido bem melhor. O autor poderia ter colocado um pouco mais de ação ou algo assim, teria ficado melhor na minha opinião.

O Bisturi de Ouro é uma história sobre dedicação, trabalho, caráter e acima de tudo, acreditar em você mesmo, sem ter que enganar os outros para conseguir o que deseja.

Bem, minha nota é um 3, por causa de alguns aspetos da história (que não posso falar porque seria spoiler) e pelo final que me desapontou um pouco. Mesmo assim eu recomendo o livro, é uma linda história, pode confiar.

site: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/2014/03/23-resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene.html
comentários(0)comente



Primarcolino 30/04/2014

O Bisturi de Ouro
O livro é ótimo, não tenho realmente nada a reclamar, os personagens são bem construídos e estruturados, o livro é fácil e rápido de ler... A capa tem tudo a ver com a história, assim que lerem vão ver que ela é bem elaborada.
A ideia central do livro é a formação acadêmica do Eduardo, o grande sonho dele e de sua mãe são que ele vire um médico, o que hoje em dia já é difícil, imagine pra uma família de classe baixa, a uns 30 anos atras, pois é a época em que se passa a história.
Sem contar que o livro é um romance cheio de altos e baixos, e acabei me apaixonando pelo tipo de relacionamento que é demonstrado no livro, acredito que isso seja mal de mulher, mas é que a relação começa de um jeito tão encantador e com tanto carinho e respeito, que acredito que todos irão gostar.
Com o passar do tempo percebemos que Eduardo não só é um personagem cativante, mas também muito inteligente e que prospera com rapidez, mas que se esforça muito, nada é fácil para ele, mas acaba demonstrando que quando realmente se quer atingir um objetivo tem que se fazer por onde.
Eduardo é cercado de amigos, tem uma namorada linda, mas com o tempo sua vida vira de cabeça para baixo, a namorada se muda, e sua querida mãe é assassinada.
O autor não faz mistério nenhum de quem é o autor dessa maldade, mas igual a história não perde o seu encanto. Faz você torcer cada vez mais pelo sucesso de Eduardo e que ele consiga a justiça tanto desejada.
Um livro cheio de ação, romance, intriga e persistência. Uma combinação maravilhosa...


site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/04/resenha-o-bisturi-de-ouro.html
comentários(0)comente



A Garota do Livro 12/05/2014

A inveja é um crime
Foi uma leitura de semana santa, e adorei, a historia se passa ao redor sempre de um garoto que luta para ter suas conquistas e os sonhos de sua mãe realizadas, conhecemos então as batalhas de Eduardo e vemos que é possivel fazer a diferença, mas como na vida real tem sempre pessoas que desejam que caiamos, e não é diferente com Eduardo, logo a sua capacidade de buscar seus desejos são alvo da inveja de uma é pessoa que você logo saca. Há paixão, há familia e tambem amigos.
Nesse livro os acontecimentos acontecem muito rápido, o que eu acho algo bom porque da maior interesse pela historia. Nos vemos a variância da importância dos detalhes as vezes até demais, tipo tem algo que ele foca demais, cita o caso e então se aprofunda. Mas também possui a utilização sempre de linguagem culta, o que dá um tom meio falso a situação, afinal a gente não fala de forma tão formal, e ainda mais as classes baixas.
Tem em algumas horas o tom de reflexão. E é importante viver sempre ao redor da vida de Eduardo, um acontecimento define tudo que o livro diz e vive..
E outro fator que achei muito legal, que posteriormente vi em outros livros é que o autor demonstra o amplo conhecimento cirúrgico.

Nota:9

site: http://a-garotadolivro.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene-santos.html
comentários(0)comente



LetíciaBaldez 16/06/2014

O Bisturi de Ouro
Eduardo é um garoto de onze anos que tem um sonho: Se tornar médico. Sua mãe Catarina apoia o sonho do filho, mas seu pai Roberto não concordava com o sonho do filho. Dizia que ninguém na família era doutor e que ele deveria se conformar em trabalhar em uma fábrica.

Eduardo não se contentava com pouco, desde novo já sabia a importância dos estudos, influenciado pela mãe que era uma mulher inteligente. Os anos se passaram e Eduardo se apaixona por Helena irmã de seu amigo Ricardo. Logo os dois começam a namorar escondidos por serem muito novos. Tempos depois eles começam a namorar com a permissão dos pais. Quando tudo estava bem o pai de Helena é demitido e recebe a oferta de um emprego em São Paulo. Helena e Eduardo são obrigados a se separar. Mas o destino as vezes nos surpreende.

Eduardo passa a priorizar os estudos e ganha uma bolsa oferecida pelo trabalho do pai, mas apenas até o primeiro ano do ensino médio. Logo depois ele precisou estudar em uma escola pública e seu pai o convenceu a fazer um curso técnico na indústria Svatrulke.

Eduardo conseguiu ganhar a vaga entre nove concorrentes e passou a trabalhar e economizar. Logo comprou uma “cinquentinha”, que usava para ir trabalhar, fazer o estágio e estudar a noite. Seu Roberto preocupado com o filho vendeu a moto do jovem rapaz e lhe deu o dinheiro. A princípio Eduardo ficou bravo mas depois entendeu a atitude do pai.



Enquanto era jovem Eduardo fez “amizade” com Glauco, um rapaz invejoso e maldoso. Tinha inveja da inteligência de Eduardo por isso não gostava do rapaz. Mas o sentimento de raiva só fazia crescer dentro de Glauco que se mostrou capaz de qualquer coisa para prejudicar os planos de Eduardo até cometer um ato imperdoável que mexeu com as estruturas de uma família pobre, mas sólida. A família de Eduardo.

Bom bibouss não posso falar mais se não vou dar spoiler. O livro é gostoso de ler, a leitura flui naturalmente, o personagem principal é realmente dedicado e esforçado. Deu valor aos estudos desde cedo e trilhou os degraus rumo a um futuro incerto, porém brilhante.

A capa é muito interessante tem um ar de mistério, o que atiçou minha curiosidade. A diagramação é simples e sofisticada, o livro é narrado em terceira pessoa e os fatos foram se desencadeando e dando novos rumos aos personagens.

O que aprendi com esse livro é que a força de vontade combinado com a perseverança pode ser de grande valia para o ser o humano. Não viver no comodismo e acreditar e batalhar pelos seus objetivos independente de sua classe social, lute e conquiste seus sonhos, assim como O bisturi de ouro.

site: http://sobangulos.blogspot.com.br/2014/06/o-bisturi-de-ouro.html
comentários(0)comente



Danielle 15/10/2013

Resenha – O bisturi de ouro – Chaiene Santos
O bisturi de ouro é um romance policial e o segundo livro publicado do autor Chaiene Santos.
O protagonista da trama chama-se Eduardo, um rapaz de origem humilde muito estudioso e inteligente que tem o sonho de ser médico. A mãe de Eduardo é a única que acredita e apóia o sonho de Eduardo guardando todo seu dinheiro para investir no futuro do filho.
Eduardo é um personagem muito carismático, nos pegamos torcendo por ele a cada conquista e sofrendo junto com as dificuldades que ele passa ao longo da trama.
A inveja e a cobiça é o sentimento central da trama levando a assassinatos que não são desvendados pela polícia por falta de provas, a justiça tarda, mas não falha e o destino se encarregará de colocar a decisão nas mãos de Eduardo, e será que ele conseguirá decidir pela escolha correta?
Uma trama bem amarrada, personagens bens constituídos e uma narrativa que tem um ótimo ritmo levando o leitor a devorar as 206 páginas rapidamente.
Recomendo a trama para todos amantes de romances policiais.


site: www.facebook.com/minhasresenhasdp
comentários(0)comente



Thunder Wave 09/08/2014

Dois fatos me desagradaram nessa obra. O primeiro, e mais fatal, foi a narrativa. O Bisturi de Ouro é praticamente uma dissertação, o que torna a leitura lenta e até um pouco cansativa. Contar detalhadamente o caminho que um rapaz percorreu para ser médico também não ajudou muito a dinâmica da leitura.
O segundo fato é o famoso spoiler na sinopse. Veja a sinopse oficial: “Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe que era muito inteligente e conseguia enxergar o futuro com os olhos da sabedoria. No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía. O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade e, depois de descobrir a culpa do “amigo”, terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão.”

site: http://thunderwave.com.br/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene-santos/
comentários(0)comente



Daniela 12/08/2014

Dois fatos me desagradaram nessa obra. O primeiro, e mais fatal, foi a narrativa. O Bisturi de Ouro é praticamente uma dissertação, o que torna a leitura lenta e até um pouco cansativa. Contar detalhadamente o caminho que um rapaz percorreu para ser médico também não ajudou muito a dinâmica da leitura.
O segundo fato é o famoso spoiler na sinopse. Veja a sinopse oficial: “Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe que era muito inteligente e conseguia enxergar o futuro com os olhos da sabedoria. No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía. O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade e, depois de descobrir a culpa do “amigo”, terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão.”


site: http://thunderwave.com.br/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene-santos/
comentários(0)comente



Vinicius Teodósio 15/08/2014

[RESENHA] O BISTURI DE OURO - CHAIENE SANTOS
No início da obra encontramos um epílogo simples e direto nos deixando a par de tudo que encontraremos nas páginas seguintes, que conta a toda história, do Eduardo Balavante Penedo, desde sua infância difícil, com grandes dificuldades econômicas, até o seu sucesso profissional, que não foi nada fácil.

"Eduardo não desistia de seus sonhos, apesar do mundo dizer não, seu coração dizia sim. E assim, caminhava em direção ao que acreditava."

Ele partilhava com sua mãe o sonho de ser um grande médico, mesmo com todas as dificuldades, pobre, filho de um operário que morava com sua família em uma vila que pertencia a fábrica que seu pai trabalhava. Sempre foi um bom aluno, e isso lhe rendia amigos e também inimigos, como o Glauco, filho de pais com boa situação econômica, que não aceitava o sucesso do "amigo" e passou a oportuna-lo.

“Ser um vencedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar as atitudes que ninguém tomou.”

Várias mulheres passam por sua vida, mas ele não consegue esquecer sua primeira namorada, a irmã de seu amigo Ricardo, a belíssima Helena. Assim como ele, ela não consegue esquecer seu primeiro amor, que tiveram que se separar, pois ela teve que mudar-se para São Paulo.

As inúmeras noites mal dormidas por Eduardo com certeza valeram a pena, mesmo com a triste perda da sua mãe, que foi assassinada.

Todos os personagens são bem construídos, o autor soube muito bem dosar um pouco de tudo na obra, a leitura flui rapidamente, a história é cheia de altos e baixos, como momentos que te deixam de boca aberta e em outros você já sentia que iria acontecer, mesmo com todo o mistério que o livro traz, também á um exemplo de valores e o que nos mostra que devemos percerverá naquilo que queremos. O final é espetacular, eu simplesmente amei. A única coisa que me irritou foi o spoiler na sinopse, se pudesse mudar algo, trocaria essa sinopse.

site: http://marcasliterarias.blogspot.com.br/2014/08/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene-santos.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bia 22/08/2014

Resenha: Posso definir o livro como emocionante, assustador e com muito suspense.
Eduardo é um menino sonhador com um passado traumatizante e uma história de superação exemplar. Morava com seus pais e seus irmãos, sua família era muito simples e não tinham muitas condições.

Sua mãe queria que ele se formasse em medicina, com isso, foi pagando escola particulares e juntando tudo que conseguia, para que um dia pudesse pagar uma faculdade para o filho. Na infância era vítima de bullying por ser um dos garotos que tinham mais problemas econômicos na escola onde estudava, e o menino que mais implicava com ele era o Glauco, magro, alto e assustador para uma criança. Os anos foram se passando até que chega a adolescência, que pode ser resumido por popularidade e primeiro amor. Eduardo conhece Helena e por serem novos demais, namoraram escondidos, enquanto isso, Glauco, que notou a popularidade dele, se aproximou como “amigo” (que logo de inicio já foi dando em cima de Helena). O pai de Helena teve que se mudar para São Paulo contra vontade dela, trazendo a tristeza e sofrimento para ambos os lados.


Com o fim do namoro, a vida de Eduardo voltou a ser focada mais para os estudos, enquanto sua mãe continuava juntando as economias com o trabalho duro, e aquele “amigo” ficou cada vez mais próximo e cada vez mais invejoso, observando cada detalhe do dinheiro economizado por Dona Catarina. Até que um dia, Glauco comete um crime, rouba todo o dinheiro guardado e mata a dona Catarina.
E é ai onde tudo começa, Eduardo promete pra si mesmo que vai passar em medicina em nome de sua mãe deixando seu desejo de vingança de lado (mesmo sabendo quem foi o assassino), e dito e feito, ele consegue passar em medicina, e quanto mais sucesso ele conquista mais criminoso Glauco vai ficando.
comentários(0)comente



Elileudo 26/08/2014

Fantástico
Chaiene nos apresenta a família, amigos e tudo que acontece em volta de Eduardo. O jovem desde pequeno teve que um grande laço afetivo com sua família, onde seu pai é um operário de uma fabrica e sua mãe é uma dona de casa que faz bico de costureira. O garoto sempre teve o sonho de ser médico, porém, sempre foi desacreditado por seu pai, pois a renda da família era gasta com as despesas da casa, porém, sua mãe sempre o incentivou nesse sonho.
Ao longo da estória, diversos acontecimentos aparecem e transformam a vida do garoto, tais como o assassinato de sua mãe, onde o garoto passa por mais dificuldades ainda.
A estória conta a trajetória de Edu até seu triunfo. Achei Eduardo um grande personagem, onde o mesmo nos mostra que não devemos desacreditar de nossos sonhos e sempre devemos correr atrás daquilo que queremos.
Além de seu trabalho, conhecemos a vida amorosa do jovem Eduardo, onde a mesma também passa por vários altos e baixos, desde a ida de sua primeira namorada para São Paulo, como os problemas amorosos com as outras namoradas que o jovem arranja.
Além disso, acontece outras coisas que só você lendo para descobrir.
O livro fala muito sobre sonho e força de vontade, de dedicação e de acreditar em si mesmo e sempre se esforçar o máximo e correr atrás daquilo que acredita, mesmo que haja altos e baixos, a determinação deve ser maior. A capa é maravilhosa e a diagramação muito bem feita.

"Ser um vencedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar as atitudes que ninguém tomou.”

"Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pula-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de vida, o sonho e a força de vontade nos ajudam s enfrentar obstáculos e seguir a diante!"

site: http://interessantedeler.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruna Costenaro 05/10/2014

Uma história de Vida
Os livros que eu leio em geral são fantasias, ficções que fogem bastante da realidade tangível aos olhos. Estou acostumada a ler histórias que não são passíveis do crivo da razão, assim quando quando me deparo com romances policiais eu demoro a engrenar e não esperar por um fantasma ou vampiro! O Bisturi de Ouro, do autor Chaiene Santos, publicado pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira é um desses livros tão reais que quase podem ser tocados.

Eduardo é um jovem carioca pobre com apenas um sonho em sua vida: se tornar médico. Para tanto desde pequeno sua mãe o incentiva e faz economias para pagar sua faculdade com o suado dinheiro ganho com suas costuras. Dedicado aos estudos, não mede esforços para alcançar seu objetivo, mesmo que isso signifique se privar dos prazeres da vida ou da companhia de quem ama.

Mas os talentos de Eduardo não passam desapercebidos para um amigo próximo e durante sua jornada a inveja dest cresce, e um inimigo surge, persistente fará de tudo para que sua vida não siga, e seu maior desejo seja realizado. Um crime fará com que Eduardo reveja seus valores e repense se deve seguir com a sua vida ou buscar por vingança.

O livro é sobre a história de vida de Eduardo, acompanhamos sua saga para tornar-se médico desde sua infância até o desfecho do crime que se dá já com seus filhos adultos. Com isso em mente as passagens de tempo são inúmeras, e foi onde encontrei o problema do livro. Primeiro quando as cenas mudam não há mudança de parágrafo, em uma mesmo parágrafo estamos em um lugar e tempo, e no seguinte já em outro. Isso não permite um respiro e assimilação das informações. Segundo as transições de anos também não são delimitadas, pequenos cabeçalhos indicando esta passagem ou mudança de lugar auxiliariam na trama, perdendo a sensação de mistura que tive.

Santos tem uma narrativa em terceira pessoa rápida e pontual, o que nos permite uma leitura breve e sem enrolação. As cenas são rápidas e breves, intercaladas com poucas cenas detalhadas ou com reflexões. O autor soube prender a atenção mesmo diante dos spoilers citados na sinopse da obra (ela já nos conta que ele consegue se tornar médico, tem um inimigo e etc) visto que não sabemos como diante de tantas adversidades ele consegue alcançar seu objetivo.



Eduardo é o protagonista e acompanhamos de perto todas suas persistentes tentativas de chegar a faculdade de medicina. Devo dizer que ele é um exemplo de persistência e dedicação! O menino que toda mãe gostaria de ter em casa, bom moço, não se permite corromper mesmo diante das coisas que lhe fazem. Senti falta de seus pensamentos e sentimentos mais explorados, já que depois de tudo que ele passou e sofreu ele deveria ter uma carga emocional maior e mais explícita. Ele muitas vezes soava frio e superficial.

Glauco, o amigo da onça, é um típico mocinho revoltado que não aceita a vida que lhe foi imposta, e não contente quer pisar no brinquedo do outro. É passional, cruel e incapaz de se colocar no lugar do outro. Consegue colocar em palavras seus maiores conflitos e os jogo na mão dos que o cercam como se alguém e não ele devesse resolver.

Helena é a mocinha da história, mas tem participações breves. Aparece mais tempo como uma boa memória do que como uma personagem, assim como os demais flertes de Eduardo. O moço é tão dedicado a medicina que nenhuma mulher chega agarrar o seu coração até quase o fim do livro!

O desfecho do livro é bom, não era bem o esperado e isso que o torna bom. Mas uma pulga ficou atrás da minha orelha quanto a um crime, entretanto não posso tecer maiores comentários pois seriam spoilers, talvez eu esteja vendo muito csi na televisão!

O Bisturi de Ouro é um livro de ficção que pode ser encontrado e comparado a muitas histórias verídicas de pessoas ao nosso redor, que não se deixam levar pelas pedras da vida. Nascer pobre não é permanecer pobre, porque pior do que não ter dinheiro é ter a ignorância como companheira. O saber muda tudo, atrai tudo e é através dele que podemos crescer, mudar e acontecer, e é sobre isso que o livro trabalha!

Publicada em

site: http://www.houseofchick.com/2014/10/o-bisturi-de-ouro-chaiene-santos.html
comentários(0)comente



64 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5