O Bisturi de Ouro Chaiene Santos

Resenhas - O Bisturi de Ouro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Silva 14/09/2016

O livro relata a história de Eduardo, um garoto de família humilde, que tinha o sonho de cursar medicina, mas todos achavam que esse sonho seria impossível, por não ter condições financeiras para se manter como universitário. Porém a mãe do garoto acreditava com convicção que Eduardo conseguiria o tão sonhado diploma de medicina. Sempre que podia, guardava um pouco do dinheiro que ganhava para ajudar o filho na conquista deste sonho.
Na infância Eduardo era vítima de bullying por ser um dos garotos que tinham mais problemas econômicos na escola onde estudava, e o menino que mais implicava com ele era o Glauco, magro, alto e de família rica, que mais tarde se tornaria “amigo” dele.
A adolescência de Eduardo foi marcada por popularidade, empregos e o primeiro amor, Helena, como ambos eram muito jovens começaram a namorar escondido de seus pais, e só depois de algum tempo assumiram o relacionamento, os dois eram muito felizes, se divertiam como duas crianças, com as coisas mais simples do mundo, a única coisa que importava era estarem juntos, e para sempre, porém algo inesperado aconteceu, o pai de Helena teve que se mudar para São Paulo por motivos de emprego, assim separando o jovem casal.

Sem Helena por perto, a foco de Edu voltou para os estudos, e com o incentivo de sua mãe pensa em cada vez mais em realizar seu sonho de ser médico. No entanto, uma tragédia acontece em sua família, e é onde a trama começa, Edu promete se formar em medicina e descobrir o autor do ato que destruiu sua família.

Vamos lá, o livro traz uma história de superação, procura mostrar que por mais dificulta que pareça ser, realizar nosso sonhos sempre é possível, só precisa de foco e dedicação.

Ele também relata a força do amor que quando é verdadeiro, nada nem ninguém consegue separar.

O livro também possui um pouco de mistério, e foi ai que minha nota não foi cinco, acho que o autor foi muito rápido nos acontecimentos, não deixou aquele ar de suspense, se ele tivesse se aprofundado mais no mistério teria ficado ótimo, mesmo este não sendo o foco principal da obra.

Mas fora isso, o livro é excelente. A leitura é muito leve, li apenas em um dia, acho ótimo para ler no verão por não ser aquela coisa maçante. Então indico a todos a leitura, pois as mensagens que esta obra passa são perfeitas.

E sobre o final? No que li a última frase fui correndo ao autor perguntar se haveria continuação, e ele disse que pretende continuar, e como não sou nada ansiosa já fiquei com vontade de ler.

site: http://emily-mimizinha.blogspot.com.br/

Dani_LJI 07/03/2014

O Bisturi de ouro
Eduardo era criança que desde pequeno sabia o que queria para sua vida, ele morava com seus pais e irmãos em uma vila operária onde seu pai dava duro na fabrica antiga da cidade, para sustentar a casa humilde em que eles viviam.

Monte Belo era o nome da cidade que ficava no Estado do Rio de Janeiro, Eduardo estudava no colégio próximo de sua casa e como toda criança adorava brincar nas rua e jogar futebol. Mas no colégio haviam crianças de várias classes sociais que tinham tudo do bom e do melhor, Eduardo observava tudo, mas nunca se revoltou por ser de família simples.

Ele era muito empenhado nos estudos e seu maior desejo era se tornar um grande médico, mesmo que seus pais dissessem que não havia alguém na família que tivesse conseguido tal exito, ele lutava contra todos os obstáculos, tornando-se determinado a superar esse fato.

Seu primeiro amor de infância foi Helena uma garota muito bonita e inteligente, os dois eram inseparáveis e passaram um bom tempo juntos, até chegar o momento em que a família dela teria que se mudar de Monte Belo pois seu pai recebe uma proposta de emprego e a situação deles não era das melhores.

Eles são obrigados a se separar, e prometem um ao outro que jamais esqueceriam o que viveram e que um dia se reencontrariam. Mas os anos passam a comunicação entre eles diminuí e ele parece resignado e segue em frente com seus estudos.

Sua mãe sempre acreditou que ele poderia vencer e conseguir concretizar o seu objetivo em ser médico, por isso ela começa a trabalhar na vila como costureira e todas as economias eram guardadas para quando esse dia chegasse.

Mas nesse vida nem tudo são flores, Eduardo além de um rapaz inteligente e bonito chamava atenção dos alunos onde estudava, especialmente de Glauco um rapaz extremamente arrogante e filhinho de papai, Eduardo nunca ligava para as provocações em que Glauco investia contra ele, e isso o irritava ainda mais.

Mas com o passar do tempo Glauco começa a se aproximar de Eduardo e frequentar a casa de sua família como seu melhor amigo, mas pior ainda estava por vir, por que ele jamais deixou de nutrir por Eduardo a inveja e cobiça que tinha por seu "amigo".

O Bisturi de ouro é um livro de muito suspense que envolve a leitura a todo momento, o autor escreve o livro em terceira pessoa e relata todos os altos e baixos que Eduardo é obrigado a passar e a superar para chegar ao seu objetivo, Glauco um psicopata de carterinha faz da vida de Eduardo o inferno na terra, mas tudo isso serviu de incentivo para sempre estar um passo a frente do sucesso e vitória.

Ele nunca desistiu de seu grande amor Helena, mesmo por todos os relacionamentos em que se envolveu, fez grandes amigos e um desafeto que queria a todo custo ter a simplicidade que Eduardo tinha em seu espírito.

Adorei ler esse livro, publicado pela editora Novo Século a capa é bem elaborada e a diagramação muito bem feita, recomendo a leitura de olhos fechados! Surpreendam-se com o desfecho desta história!

Lina DC 21/01/2014

"O Bisturi de Ouro" é narrado em terceira pessoa e conta a história de Eduardo. Eduardo que era criança na década de 70, cresceu em um lar extremamente amoroso, com pais trabalhadores e dois irmãos mais novos. Desde jovem tratou os estudos como algo mais do que uma obrigação e sempre se dedicou, cultivando o sonho de ser médico. O livro narra toda a jornada de Eduardo para alcançar seu sonho. No meio do caminho o leitor vai conhecer seus amores, sua luta e observar de perto a sua garra.
Ser uma pessoa tão emocionalmente amparada e destacar-se em tudo o que faz acabou despertando inveja de certas pessoas no caminho. Entre elas, está Glauco, um rapaz que tem todas as ferramentas para se dar bem na vida, mas que não vê o motivo de precisar se esforçar.
Um dos pontos que ganha destaque na leitura é o núcleo familiar de Eduardo. Nota-se desde o princípio o amor incondicional dessa família, a interação entre eles é linda e o sentimento salta das páginas.
O livro tem uma trama bem elaborada e desenvolvida. O autor descreve em detalhes algumas situações, mas a leitura não se torna pesada em momento algum.
Os personagens são bem construídos, possuem características marcantes que fazem com que o leitor se conecte com cada um deles, de maneira diferente.
Um livro que fala de perdão, de seguir em frente e de se encontrar como pessoa. Sem dúvida o tema principal é perseverança e a lição principal do livro é "nunca desista dos seus sonhos".
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa chama a atenção e está totalmente relacionada com a trama.

"Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pulá-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de vida, o sonho e a força de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos e a seguir em frente". (p.71)

Taty 11/04/2015

O Bisturi de Ouro | Blog Coleções Literárias
Um Sonho, Muita Dificuldade... Um Assassino

Eduardo desde muito pequeno sempre teve um sonho quase impossível de realizar pelo fato de pertencer a uma classe social muito pobre... Ele queria ser médico. Sua mãe sempre o apoiou e juntava dinheiro para ajudar a pagar a faculdade do filho.
Edu sempre foi um garoto inteligente que se destacava facilmente na escola, tinha facilidade em aprender qualquer matéria, mas acima de tudo era um garoto esforçado.
Na adolescência Edu também conheceu Helena, uma linda garota, eles começaram um namoro, o destino os separou, mas ambos não se esqueceram.

Edu teve uma infância feliz no amar amável, mas sofria muito na escola por ser sempre o queridinho dos professores, isso despertou inveja em Glauco, um colega da sua turma que se aproximou de Edu com uma falsa amizade. Quando Glauco soube que Dona Catarina (mãe de Edu) estava juntando dinheiro para ajudar o filho a realizar o sonho de ser médico, Glauco planejou roubar o dinheiro, mesmo sendo de uma boa vida financeira. As coisas não saíram como planejado e ele acabou matando a sangue frio a mãe do "amigo".

Edu descobriu que Glauco era o assassino de sua mãe. mas não tinha provas o suficiente para coloca-lo atrás das grades e assim decidiu prosseguir com a vida e sozinho realizar o seu sonho e o da sua mãe, mas sempre tinha alguém o acompanhando, um homem mascarado que tentou mata-lo por diversas vezes.

Ele consegue realizar seu sonho se tornando o melhor médico cirurgião e recebendo o apelido de "O bisturi de Ouro", mas ainda tinha algo a fazer, colocar o assassino de sua mãe atras das grades e faze-lo pagar por tirar do mundo a pessoa que mais amou.

A história começa em 1975 e o autor soube perfeitamente ir mudando a maneira que as pessoas falavam nessa época até chegar no ano 2000, achei isso muito legal.
O autor no incio era bem detalhista, mas isso foi se perdendo no decorrer da história e as coisas ficaram meio rápidas e lentas ao mesmo tempo, não sei como explicar.
Achei os diálogos artificiais, mas na reta final melhorou bastante.
Quando recebi o livro, fiquei mega curiosa e obviamente achei que seria um livro repleto de suspense, até porque a capa indica isso, mas infelizmente tudo é muito previsível, logo no inicio já é deduzível o fim. O perseguidor de Edu só poderia ser duas pessoas e o livro deixa claro isso, então não teve como me surpreender.

Acho que vi o livro mais como uma "biografia" (ou algo parecido), pois o leitor vai acompanhar Edu realizar o sonho de ser médico, todos os concursos e provas, todos trabalhos até ele chegar onde realmente queria chegar e chegou. Acompanhamos Edu da infância ao envelhecer, sabe? Então o que eu realmente gostei muito foi a determinação dele, nunca desistiu, se matava estudando, deixou a diversão de lado para realizar seu sonho e ajudar o pai e os dois irmãos menores. Edu é um exemplo de vida, deixando claro que quando queremos somos capazes.

Eu gostei do finalzinho do livro, que deixou um ar de continuação e algo realmente misterioso, pois já havia sido revelado tudo e no finalzinho fica aquela coisa tipo "O que está acontecendo?" e realmente deu a entender que aquilo era coisa sobrenatural (Vocês vão entender quando ler).

Quando comecei a ler o livro eu quase desisti, pois o inicio é triste. Edu quando criança via seus coleguinhas comerem lanches delicioso e ele não tinha condição alguma de comprar. O pai que trabalhava em uma fabrica trazia pedaços de carnes ou sobremesas que deixava de comer no serviço para levar para os filhos que o esperavam ansiosos para saber o que o pai trazia daquela vez. Então isso me deixou reflexiva sabe? Temos tudo nas mãos e não corremos atras dos nossos sonhos por achar que é muito difícil. (Digo isso por mim) e Edu que não tinha condição e a única que acreditava em seu sonho foi tirada dele por um homem que se dizia "amigo"
Outro fato incrivel e reflexivo e quando Edu decide mostrar a Glauco o quanto seu coração é de ouro (Não vou contar o que ele fez, porque seria spoiler), mas foi algo que me deixou pensando (Será que eu seria capaz?). Edu é um homem de ouro.
Bom gente, leia o livro, pois a lição de vida é incrível e o exemplo de Edu é ainda mais maravilhoso.
QUOTES
Ele não poderia esquecê-la... Era uma força estranha; uma busca desesperada por algo que tinha cheiro de... Vida... Helena.

É imprescindível o amor e a paixão para que qualquer aprendizado seja uma prática virtuosa, sem que esta perca o sentido e se transforme apenas em meras crendices.

Ser um vendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história.

Link: http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene.html

site: colecoes-literarias.blogspot.com.br

Faces EM Livros 07/04/2015

Eduardo é um menino sonhador, mora em um pequeno vilarejo na cidade de Monte Belo, no Rio de Janeiro. Como todo garoto que sonha, ele quer ser médico e não pensava em desistir tão cedo do seu sonho. Sua mãe o apoiava, guardava o pouco dinheiro para auxiliar no futuro do seu filho. Seu pai tinha os pés no chão, aconselhava o seu menino a uma profissão mais adequada a sua realidade, mesmo assim seu pai o apoiava para realizar o seu grande sonho.

''A adolescência é a fase mais ''estranha'' da vida. Nela as emoções são intensas - tantas dúvidas e ao mesmo tempo certezas. É nessa fase que se pergunta: '' O que é realmente o amor?'' (...) Não se sabe! Não se sabe se é isso, se é só isso, se é tudo isso, se é tudo isso e muito mais ou se não é nada disso. Não se sabe a correta definição do amor e se ela sequer existe. Eles sabem que se amam, independentemente do que seja isso... ''

O garoto vive seu primeiro amor, e encontra forças para alcançar o seu objetivo. Eduardo ganha um inimigo, Glauco, que tenta fazer de tudo para destruir a felicidade do garoto. Para tristeza de Eduardo a sua mãe é assassinada e o dinheiro reserva fora roubado. As esperanças e sonhos do menino são destruídos. Agora, seu único objetivo é descobrir pistas sobre o assassinato de sua mãe e tem sérias dúvidas quanto ao seu inimigo Glauco. Com uma narrativa fascinante O bisturi de ouro guarda surpresas inesperadas. Eduardo conseguirá realizar o seu sonho? Descobrirá o assassino de sua mãe?

O autor Chaiene Santos, desenvolve um enredo leve e misterioso. O diferencial está no criminoso, a todo o momento o leitor tenta descobrir quem é, cria hipóteses e no final temos uma grande surpresa. A narrativa é em terceira pessoa, e o narrador é onisciente. Os dois primeiros capítulos são lentos, pois descrevem os locais e deixam claros muitas cenas que aconteceram em seguida. Em menos de um dia terminei o livro, acredito que não há linguagem e escrita melhor para essa narrativa.

''Ele sempre soube que o amor é como uma semente que cresce, se torna uma planta que precisa de luz e cuidados; que o ouro e o diamante precisam ser trabalhados e lapidados, para manter o brilho por toda a sua existência.''

Quanto à trama o autor soube desenrolar bem o crime, o romance e o mistério em meio a um passado e presente tão turbulento quanto a vida do protagonista. Os anos se passam, e notamos um crescimento e amadurecimento de personalidade. Recomendo o livro para os leitores que apreciam uma trama com crime, romance e drama.

Em nome do blog, agradeço ao autor por ter cedido o livro e ter nos dado tamanha confiança.

''Ser um vencedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo força. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem gloria. É não esperar a herança, mas construir uma história... Quantos projetos são deixados para trás, por medo de que eles se realizem? Quantas vezes os temores bloquearam os sonhos? Ser um vencedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.''

site: http://www.vicioemlivros.com/2014/12/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene.html

Luiz Henrique 03/02/2015

O Bisturi de Ouro
O Bisturi de Ouro conta a história de Eduardo, uma criança pobre, filho de operário que sonha em ser médico.

Sinceramente fiquei em dúvida entre dar 4 ou 5 para o livro. A história parece mais infanto-juvenil, não há clímax e é bem linear.

Apesar de não ser surpreendente, é uma leitura rápida e gostosa. Sou um grande admirador de histórias que não enrolam e aí se justifica minha nota. O final também não deixa a desejar. Gosto de personagens inteligentes e esse é outro ponto positivo.

A capa me agradou muito, a história é bem redigida e não é repetitiva. Esse é mais uma prova de que a literatura contemporânea brasileira tem bons títulos a oferecer.

"Quem vence sem obstáculos triunfa sem glória" - Chaiene Santos.

Amanda's Tale 08/11/2014

O Bisturi de Ouro
Olá pessoal, tudo bem? Então, venho trazer mais uma resenha de um autor parceiro do blog, eu achei a leitura um pouco diferente do que estou acostumada a ler, e gostei bastante, então vamos conhecer a estória do livro e depois saber a minha opinião.
Nesse livro conhecemos Eduardo um menino que veio de uma família pobre, que luta para realizar seu maior sonho que é ser médico. Por viver em uma época que filho de operário é operário - muitos não acreditam que Edu vai conseguir chegar tão longe.
Mesmo com todas as dificuldades, sua mãe lhe deu muito apoio e sempre acreditou na capacidade de seu filho, por vê-lo sendo esforçado, enquanto seu pai não acreditava, queria que Edu fosse mais pé no chão, porém, aos poucos o pai de Eduardo vê a capacidade dele e começa a incentivá-lo.
Mas, para chegar ao tão almejado sonho, Eduardo vai passar por grandes provações e também por tropeções, e claro, vai ter que se desvencilhar daqueles que querem lhe fazer mal, como é o caso do invejo Glauco, que veio de berço de ouro, porém, não deu valor e morre de inveja de Eduardo, e vai fazer de tudo para atrapalhar os planos do mesmo.
Porém, Edu não é de desiste facilmente, ele luta e consegue chegar a seu tão almejado sonho, porém, descobre coisas do passado que faz ele ficar em dois dilemas: perdoar ou se vingar. Como será que Edu vai agir?
Bom, eu gostei bastante do livro, que trás uma mensagem bonita, que é a superação, pois Eduardo consegue superar todos os empecilhos e ser tornar um grande cirurgião, e naquela época, isso era bem complicado, pois ele era pobre e tinha tudo para fracassar, mas não, ele decidiu que ele era capaz.
E por ser tão capaz que ele aos poucos percebe a inveja de seu amigo Glauco e assim ele começa, a saber, com quem ele está lidando.
O livro tem a capa haver com a estória, porém, demora um pouquinho para sabermos o motivo, as folhas são amarelas e a diagramação é simples, mas elegante, as numeração são embaixo à direita, o livro é de fácil entendimento e de leitura rápida.
Eu recomendo o livro para todos aqueles que gostam de um livro com um toque de drama, policial e claro com superação e mostrando que mesmo com tudo que houver em sua vida, você pode continuar com um coração puro assim conseguirá alcançar até mesmo o céu.
Espero que vocês tenham gostado que estejam sempre acompanhando o blog. Beijos, até o próximo post.

Título: O Bisturi de Ouro
ISBN: 978-85-428-0056-2

site: http://amandastale.blogspot.com

Emerson 07/11/2014

Resenha O bisturi de ouro Chaiene Santos
Tudo começa em ordem cronológica. Eduardo é um garoto de família humilde que vive em um pequeno vilarejo da cidade de Monte Belo no Rio de Janeiro e tinha um grande sonho: Ser médico. Apesar de todas as dificuldades em que viviam sua mãe sempre o apoiou e juntava seu pouco dinheiro suado para ajudar o filho a realizar o seu sonho, seu pai, apesar de acreditar que o filho deveria procurar algo mais próximo de sua realidade aos poucos cedeu ao imenso desejo do filho e passou a sonhar junto com ele.

Somos apresentados a sua família, amigos, inimigos e seu primeiro grande amor.

Sua inteligência fazia com que muitas pessoas o admirassem e também com que alguém em especial o invejasse. Glauco sempre fora um menino rude, era cria de um pai que o cobrava muito, queria tudo o que Eduardo tinha... Inclusive sua namorada na época que se chamava Helena.

O tempo foi passando e com ele, a inveja de Glauco aumentando. Até que um dia Dona Catarina - mãe de Eduardo - foi assassinada misteriosamente. Logo os irmãos de Eduardo, seu pai e o mesmo descobriram que o assassino queria era o baú de Dona Catarina, recheado de dinheiro para realizar o sonho de ver o filho formado em medicina.

Sem provas concretas, os policiais decidiram deixar o caso de Dona Catarina de lado. Assim, Eduardo e sua família tiveram de continuar sua vida... Como sempre foram muito pobres e agora com o dinheiro que lhes foi roubado, Eduardo tinha quase desistido da careira de médico. O menino nunca parava de lutar por aquilo que era seu sonho, trabalhou muito, estudou muito e enfim estava pronto para o tão esperado vestibular para Medicina.

Nesse livro temos um forte mocinho e um forte vilão. Vejo eles como os grandes principais do livro, protagonista e antagonista, lado a lado.

Santos tem uma narrativa em terceira pessoa rápida e pontual, o que nos permite uma leitura breve e sem enrolação. As cenas são rápidas e breves, intercaladas com poucas cenas detalhadas ou com reflexões. O autor soube prender a atenção mesmo.

site: http://estanteliterarianews.blogspot.com.br/

Três Leitoras 12/10/2014

Resenha: O Bisturi de Ouro
Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe que era muito inteligente e conseguia, enxergar o futuro com os olhos da sabedoria.

No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía.

O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade e, depois de descobrir a culpa do amigo, terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão.

Com a história do bisturi tecida nas linhas deste livro, Chaiene Santos levou-me a recordar a sensação que tenho sempre que leio Edgar Alan Poe. A história sobre Eduardo possui um Q de realismo fantástico, mas vale ressaltar que o fantástico está na narrativa, na construção do mistério e criação do suspense. Nada é abrupto, tudo é revelado aos poucos como num filme de Hitchcock. Prenda a respiração e surpreenda-se.

Continue lendo no link

site: http://tresleitoras.blogspot.com.br/2014/10/resenha-o-bisturi-de-ouro.html

LetíciaBaldez 16/06/2014

O Bisturi de Ouro
Eduardo é um garoto de onze anos que tem um sonho: Se tornar médico. Sua mãe Catarina apoia o sonho do filho, mas seu pai Roberto não concordava com o sonho do filho. Dizia que ninguém na família era doutor e que ele deveria se conformar em trabalhar em uma fábrica.

Eduardo não se contentava com pouco, desde novo já sabia a importância dos estudos, influenciado pela mãe que era uma mulher inteligente. Os anos se passaram e Eduardo se apaixona por Helena irmã de seu amigo Ricardo. Logo os dois começam a namorar escondidos por serem muito novos. Tempos depois eles começam a namorar com a permissão dos pais. Quando tudo estava bem o pai de Helena é demitido e recebe a oferta de um emprego em São Paulo. Helena e Eduardo são obrigados a se separar. Mas o destino as vezes nos surpreende.

Eduardo passa a priorizar os estudos e ganha uma bolsa oferecida pelo trabalho do pai, mas apenas até o primeiro ano do ensino médio. Logo depois ele precisou estudar em uma escola pública e seu pai o convenceu a fazer um curso técnico na indústria Svatrulke.

Eduardo conseguiu ganhar a vaga entre nove concorrentes e passou a trabalhar e economizar. Logo comprou uma “cinquentinha”, que usava para ir trabalhar, fazer o estágio e estudar a noite. Seu Roberto preocupado com o filho vendeu a moto do jovem rapaz e lhe deu o dinheiro. A princípio Eduardo ficou bravo mas depois entendeu a atitude do pai.

Enquanto era jovem Eduardo fez “amizade” com Glauco, um rapaz invejoso e maldoso. Tinha inveja da inteligência de Eduardo por isso não gostava do rapaz. Mas o sentimento de raiva só fazia crescer dentro de Glauco que se mostrou capaz de qualquer coisa para prejudicar os planos de Eduardo até cometer um ato imperdoável que mexeu com as estruturas de uma família pobre, mas sólida. A família de Eduardo.

Bom bibouss não posso falar mais se não vou dar spoiler. O livro é gostoso de ler, a leitura flui naturalmente, o personagem principal é realmente dedicado e esforçado. Deu valor aos estudos desde cedo e trilhou os degraus rumo a um futuro incerto, porém brilhante.

A capa é muito interessante tem um ar de mistério, o que atiçou minha curiosidade. A diagramação é simples e sofisticada, o livro é narrado em terceira pessoa e os fatos foram se desencadeando e dando novos rumos aos personagens.

O que aprendi com esse livro é que a força de vontade combinado com a perseverança pode ser de grande valia para o ser o humano. Não viver no comodismo e acreditar e batalhar pelos seus objetivos independente de sua classe social, lute e conquiste seus sonhos, assim como O bisturi de ouro.

site: http://sobangulos.blogspot.com.br/2014/06/o-bisturi-de-ouro.html

José 29/03/2014

''Deus não poderia estar em todos os lugares e, pensando assim, fez as mães.''

O livro se passa na década de 80 e conta a história de Eduardo,um garoto de família humilde, mas que sempre lhe deu muito amor a carinho. Seu sonho era o de cursar uma faculdade e se tornar um médico, sonho este que era compartilhado juntamente com sua mãe. Entretanto, eles não tinham capacidade financeira para isso e o pai de Eduardo acreditava que o melhor era o filho começar a trabalhar e esquecer esse sonho. Vendo o sofrimento do filho em relação a seu sonho, a mãe de Eduardo começa a trabalhar costurando e confeccionando roupas.

Eduardo estuda em um colégio que é pago pela fábrica onde seu pai trabalha, e lá todos os alunos são de famílias mais endinheiradas que a dele. Mesmo assim, Eduardo é o aluno mais inteligente de sua sala e também possuí as melhores notas, e assim conquistando a admiração de seus colegas e professores, mas também despertando a inveja em alguns alunos. Glauco é um desses alunos, e sempre implicava com Eduardo, mas depois de um tempo ele pensa que seria melhor para ele começar uma "amizade" com ele.

Um dia eles estavam na casa de Eduardo, e ele pede dinheiro à sua mãe para irem ao cinema, e quando ela vai pegar o dinheiro acaba mostrando onde guarda as economias para a faculdade do filho, e assim desperta a cobiça de Glauco. Glauco então começar a planejar o roubo do dinheiro.

O livro é bem interessante, ele conta a trajetória inteira da vida de Eduardo, desde sua infância até o auge de sua carreira. E esta trajetória esteve sempre cheia de desafios por todo o livro. A história também é leve e gostosa de se ler, e com uma pitada de suspense.

A história também se focava algumas vezes na vida amorosa do protagonista, entre suas paixões esteve a bela Helena, que foi seu maior amor, entretanto eles tiveram que se separar por causa de problemas financeiros, mas Helena ainda tem uma participação no final do livro.

O autor não se prendeu em detalhes na história, foi uma leitura bem direta, em partes eu achei isso bom, pois o livro não fica cansativo, em contrapartida, existem partes da história que uma descrição mais profunda ficaria ótimo, por exemplo na descrição de cenários, que acho que deveriam ser uma coisa importante nesse tipo de leitura.

Os personagens são bem construídos, principalmente Eduardo e Glauco, ambos são o oposto um do outro, Enquanto Eduardo é um jovem educado, trabalhador, dedicado, estudioso, e de grande caráter, já Glauco é completamente sem caráter, ele é uma pessoas que passaria por cima de tudo para conseguir o que quer.

Não encontrei muitos erros de ortografia no livro, as folhas são amareladas e a capa é incrível, ela tem tudo a ver com a história.

Em relação ao final do livro: eu sinceramente não gostei muito, tipo, o final feito pelo autor foi bom, mas poderia ter sido bem melhor. O autor poderia ter colocado um pouco mais de ação ou algo assim, teria ficado melhor na minha opinião.

O Bisturi de Ouro é uma história sobre dedicação, trabalho, caráter e acima de tudo, acreditar em você mesmo, sem ter que enganar os outros para conseguir o que deseja.

Bem, minha nota é um 3, por causa de alguns aspetos da história (que não posso falar porque seria spoiler) e pelo final que me desapontou um pouco. Mesmo assim eu recomendo o livro, é uma linda história, pode confiar.

site: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/2014/03/23-resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene.html

Elileudo 26/08/2014

Fantástico
Chaiene nos apresenta a família, amigos e tudo que acontece em volta de Eduardo. O jovem desde pequeno teve que um grande laço afetivo com sua família, onde seu pai é um operário de uma fabrica e sua mãe é uma dona de casa que faz bico de costureira. O garoto sempre teve o sonho de ser médico, porém, sempre foi desacreditado por seu pai, pois a renda da família era gasta com as despesas da casa, porém, sua mãe sempre o incentivou nesse sonho.
Ao longo da estória, diversos acontecimentos aparecem e transformam a vida do garoto, tais como o assassinato de sua mãe, onde o garoto passa por mais dificuldades ainda.
A estória conta a trajetória de Edu até seu triunfo. Achei Eduardo um grande personagem, onde o mesmo nos mostra que não devemos desacreditar de nossos sonhos e sempre devemos correr atrás daquilo que queremos.
Além de seu trabalho, conhecemos a vida amorosa do jovem Eduardo, onde a mesma também passa por vários altos e baixos, desde a ida de sua primeira namorada para São Paulo, como os problemas amorosos com as outras namoradas que o jovem arranja.
Além disso, acontece outras coisas que só você lendo para descobrir.
O livro fala muito sobre sonho e força de vontade, de dedicação e de acreditar em si mesmo e sempre se esforçar o máximo e correr atrás daquilo que acredita, mesmo que haja altos e baixos, a determinação deve ser maior. A capa é maravilhosa e a diagramação muito bem feita.

"Ser um vencedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar as atitudes que ninguém tomou.”

"Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pula-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de vida, o sonho e a força de vontade nos ajudam s enfrentar obstáculos e seguir a diante!"

site: http://interessantedeler.blogspot.com.br/

Bia 22/08/2014

Resenha: Posso definir o livro como emocionante, assustador e com muito suspense.
Eduardo é um menino sonhador com um passado traumatizante e uma história de superação exemplar. Morava com seus pais e seus irmãos, sua família era muito simples e não tinham muitas condições.

Sua mãe queria que ele se formasse em medicina, com isso, foi pagando escola particulares e juntando tudo que conseguia, para que um dia pudesse pagar uma faculdade para o filho. Na infância era vítima de bullying por ser um dos garotos que tinham mais problemas econômicos na escola onde estudava, e o menino que mais implicava com ele era o Glauco, magro, alto e assustador para uma criança. Os anos foram se passando até que chega a adolescência, que pode ser resumido por popularidade e primeiro amor. Eduardo conhece Helena e por serem novos demais, namoraram escondidos, enquanto isso, Glauco, que notou a popularidade dele, se aproximou como “amigo” (que logo de inicio já foi dando em cima de Helena). O pai de Helena teve que se mudar para São Paulo contra vontade dela, trazendo a tristeza e sofrimento para ambos os lados.

Com o fim do namoro, a vida de Eduardo voltou a ser focada mais para os estudos, enquanto sua mãe continuava juntando as economias com o trabalho duro, e aquele “amigo” ficou cada vez mais próximo e cada vez mais invejoso, observando cada detalhe do dinheiro economizado por Dona Catarina. Até que um dia, Glauco comete um crime, rouba todo o dinheiro guardado e mata a dona Catarina.
E é ai onde tudo começa, Eduardo promete pra si mesmo que vai passar em medicina em nome de sua mãe deixando seu desejo de vingança de lado (mesmo sabendo quem foi o assassino), e dito e feito, ele consegue passar em medicina, e quanto mais sucesso ele conquista mais criminoso Glauco vai ficando.

A Garota do Livro 12/05/2014

A inveja é um crime
Foi uma leitura de semana santa, e adorei, a historia se passa ao redor sempre de um garoto que luta para ter suas conquistas e os sonhos de sua mãe realizadas, conhecemos então as batalhas de Eduardo e vemos que é possivel fazer a diferença, mas como na vida real tem sempre pessoas que desejam que caiamos, e não é diferente com Eduardo, logo a sua capacidade de buscar seus desejos são alvo da inveja de uma é pessoa que você logo saca. Há paixão, há familia e tambem amigos.
Nesse livro os acontecimentos acontecem muito rápido, o que eu acho algo bom porque da maior interesse pela historia. Nos vemos a variância da importância dos detalhes as vezes até demais, tipo tem algo que ele foca demais, cita o caso e então se aprofunda. Mas também possui a utilização sempre de linguagem culta, o que dá um tom meio falso a situação, afinal a gente não fala de forma tão formal, e ainda mais as classes baixas.
Tem em algumas horas o tom de reflexão. E é importante viver sempre ao redor da vida de Eduardo, um acontecimento define tudo que o livro diz e vive..
E outro fator que achei muito legal, que posteriormente vi em outros livros é que o autor demonstra o amplo conhecimento cirúrgico.

Nota:9

site: http://a-garotadolivro.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene-santos.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5