Aprendiz

Aprendiz Raymond E. Feist

Resenhas - Mago: Aprendiz

julialalli 27/02/2024

Como minha aventura começou
Foi difícil empolgar na leitura desse livro desde o começo. o primeiro da serie de livros que me fez voltar a ler (:
me emocionei com a parte do ****** do ****** dourado. mas demorei pra retomar a leitura, porem assim que acabei o livro (só por acabar) nao consegui abandonar a serie, e fico muito feliz porque essa serie guarda um espaço gigante no meu coração agora.

Lumoon08 20/02/2024

Impressionante
Meu primeiro contato com as obras de Raymond, e particularmente, fiquei impressionado.
A obra me deu uma imersão e a leitura ao decorrer dos dias não me deixava em paz querendo saber o que aconteceria capítulo após capítulo.

Aprendiz sendo o primeiro livro da trilogia, abre as portas pro mundo de Midkemia. De início, não coloquei altas expectativas, mas com certeza o autor soube explorar o mundo vasto muito bem. Seja nas lutas ou viajem entre reinos.

A história me deixou muito entretido, apesar de haver ainda mais para ser descoberto, "a porta de entrada" já me fez querer saber o que me espera nessa grande aventura.

No mais, eu recomendo a leitura, é um bom passa-tempo para os amantes de uma aventura épica.

Rodrigo 12/01/2024

Livro ótimo. Re-li essa obra-prima poder voltar a essa mundo . Para quem gosta desse gênero vai achar um GRANDE (quem ler vai entender der o porque do caps) livro.

Gustavo Rodrigues 04/09/2023

Talvez o título engane um pouco e acabe frustando algumas expectativas, mas é muito bom.

Gosto muito desse tipo de fantasia que é meio ?jornada do herói?. Apresenta o personagem principal na infância, e vai acompanhando o crescimento dele. Quando essa história é dividida em alguns livros, geralmente o primeiro é o mais lento de todos, porque boa parte vai ser voltada a infância/adolescência do dito ?herói?. Aqui acontece um pouco disso, mas encaro essa lentidão com normalidade, considerando que esse é o primeiro de uma série composta por quatro . Além de servir pra apresentar todos os personagens, ainda serve pra mostrar um pouco de como é o mundo, a hierarquia e coisas do tipo.

O que falei no início sobre o título é que dá a impressão que a história é totalmente focada em um jovem aprendiz de mago. Ele de fato existe, é sim o personagem principal, mas o enredo traz muitos outros personagens importantes com histórias que preenchem diversos capítulos. Então, tendo isso em vista, acho que o título leva pra um lado que não retrata bem a história contada no livro.

Dito isso, vou iniciar o segundo imediatamente. Ainda tem muita coisa pra acontecer, e até aqui tá muito bom.
jusousan 04/09/2023minha estante
Lê O aprendiz de assassino da Robin H viu

Gustavo Rodrigues 04/09/2023minha estante
Esse já tá na lista

Marcelo 04/09/2023minha estante
Me interessei por este, vou colocar na lista. Valeu pela resenha, Gustavo.

Pett 27/08/2023

O livro aborda a infância e a adolescência de Pug que vive no interior do castelo de crydee e sonha em ser um guerreiro. O destino porém acaba por levar ele ao domínio da magia mas seus ensinamentos são interrompidos pela iminente ameaça de um povo bélico vindo de outro mundo para conquistar e saquear sua terra.

Não gostei muito da forma infantil e clichê das intrigas amorosas envolvendo Pug, Rolland e Carline e do espaço que o autor deu pra isso na história. Porém acho que isso vai melhorar nos volumes seguintes.

Pug é um aprendiz de mago, porém a história ao contrário do que se deveria esperar não gira apenas em torno disso e apresenta uma trama maior (bem maior), a ponto de o protagonista simplesmente sumir nos últimos capítulos do livro.
Muitas pessoas se desagradaram com essas coisas no livro. Eu particularmente gostei bastante de alguns momentos no livro e ao final o saldo foi positivo.

Jefe 03/08/2023

Raymond E Feist me trouxe para um mundo diferente com os livros da Serva do Império. E felizmente existe a saga do Mago que transporta novamente a este mundo. Agora os personagens principais são do lado "barbaro" dos midkemianos. O legal deste livro é que a gente pode se apaixonar por vários personagens, afinal ele se divide em várias histórias e acontecimentos. Muitas vezes acompanha um personagem só, depois passa para outro e assim vai seguindo a história. Livro fala sobre amizade, amor, honra, respeito e claro: Guerra.

JP Schneider 29/06/2023

Aprendiz de mago, mas sem magia e sem o aprendiz kkkk
Comecei esse livro exclusivamente pela capa bonita e pelo tema título da saga. Porém de magia não tem praticamente nada, só é abordado no começo com a apresentação dos personagens, mas para por aí. É acaba que o personagem que dá título ao livro acaba sendo jogado pra escanteio e nem citado é mais.

O bom é que a escrita é simples e fluída, mas senti que o autor não sabe o que queria. Algumas partes são extremamente lentas, não tendo sentido para tanta ênfase, e outras partes promissoras são corridas.

A intriga entre Pug, Carline e Roland é bem chata, que triângulo amoroso mais sem sentido.

Gostei bastante da parte do livro que é passado nos túneis da montanha, o filler do dragão idoso foi muito boa, bem descritiva e envolvente.

Comecei pela magia e ganhei guerra, a sorte é que gosto deste tema, só que a maior parte foi bem lenta e teve um ênfase sem sentido, mas a batalha final salvou muito essa parte da guerra. Foi muito interessante ver os Tsurani atacando Crydee, as situações defensivas e tal, essa parte foi muito bem elaborada.

Irei ler a continuação, mas agora com um pé atrás, pois esperava bem mais deste livro. Espero que tenha mais magia e que os personagens principais não sejam jogados para escanteio.

Wendy 01/06/2023

Não é o que parece
A expectativa que tive quando vi a capa e li a sinopse era de que seria uma jornada de um aprendiz de mago com seu melhor amigo mas não foi nada disso. Bem, até teve, mas foi tudo muito lento, arrastado até. Com detalhes irrelevantes no meio do caminho que as vezes ficava até confusa para saber o porquê daquilo. O final do livro foi "ué, acabou?". Mas... o capítulo extra prometeu um segundo livro mais envolvente. Agora que a gente sabe que os personagens "chaves" (?) demorarão a se ver de novo, e que vai rolar muita guerra no meio caminho, fica a curiosidade: o que acontecerá com Pug, Thomas e com os moradores de Crydee?

Emilly 01/06/2023

O livro é infanto juvenil, claramente irá agradar um público jovem que está iniciando na leitura de fantasía, ou um livro para passar o tempo de uma ressaca, por ser simples e não ter um enredo muito incentivo com mitologia 100% criativa e inovadora.
Indico para leitores iniciantes.

Flavia638 09/04/2023

Bom achei o livro bom, não costumo ler livros onde abordam guerras e tals mas continuei pelo universo q o livro se encontra mas o autor não deu muito ênfase nisso. O livro é aquele coisa entre acontece as coisas rápido demais e coisa lentas demais ao mesmo tempo sabe?? Tipo tem parte q simplesmente não entendo do porquê ter tanta ênfase.
Sobre o trama do Pug, Carline, e Roland achei extremamente chato e desinteressante e olha q amo migalhas de romance.
Enfim a história tem um tema legal e interessante mas se eu soubesse q era uma saga nem começava.

Bianca 28/03/2023

531 (releitura) | Eu gosto desse livro. Lembro de ter gostado da primeira vez que li e a opinião permaneceu. Eu só acho que ele tem um aspecto muito curioso de estar sendo lento e corrido ao mesmo tempo. Fica claro que o autor passa o tempo inteiro do primeiro livro querendo chegar no ponto que ele realmente quer narrar, mas, ao mesmo tempo, tem partes extremamente longas e exaustivas em alguns lugares no meio que me dão uma sensação de "sério? Precisava de toda essa cena e dessa descrição enorme aqui? Mesmo?". Enfim, agora finalmente vou poder ler a série inteira, depois de anos, ansiosa pelos próximos.

Guilherme.Banalett 27/03/2023

O mago de Taubaté
Gostaria de poder ser mais positivo com relação a esse livro, mas em partes a culpa é minha já que criei uma certa expectativa sobre ele.

Inicialmente achei a apresentação dos personagens muito interessante, logo de cara gostei do Tomas, achei o Pug um protagonista promissor e fiquei muito curioso com relação ao Kulgan, mas ao longo do livro esses personagens foram sendo esquecidos, já que o desfecho do livro nem cita eles.

E sim, como algumas pessoas já citaram em suas resenhas, o título do livro é "Mago", porém o Mago é bem cansado durante a história toda e não faz praticamente nada de útil, e seu aprendiz apenas aprende alguma coisa lendo livros por conta própria, e isso é tudo que temos na história relacionado ao título.

Mas tenho que confessar que a parte final, onde estavam defendendo o castelo, apesar de não ser o conteúdo que eu esperava, foi uma das partes mais legais da história. Eu não sou um grande fã de histórias de guerra, e sinceramente nem costumo ir atrás desse tipo de conteúdo, mas me prendeu bastante.

Vou continuar e ler o próximo livro porque realmente quero saber mais do plot do Macros, que pra mim foi uma das partes mais legais, juntamente com a história do dragão. E esses são os pontos altos do livro.

Em resumo, temos uma história simples, sem nada muito marcante e que possamos distinguir de outros universos de fantasia comuns e genéricos, mas pela prévia do livro 2, senti um pouco de esperança de que as coisas possam melhorar.

PS: Os plots envolvendo o dilema da Carline com Pug e Roland são bem chatos e forçados, nem precisava ter, apesar do Roland ser um personagem interessante e promissor.

Dendê 04/03/2023

Uma saga chamada MAGO sem magia
O autor escreve fluidamente bem, mas na minha opinião, perde muito tempo tentando dar uma urgência desnecessária para a trama.

Depois de dar atenção ao desenvolvimento da infância e juventude de Pug, o personagem que dá título ao livro, pula de repente para um problema que envolve toda a nação. Com intrigas políticas e sociais, tenta dar seriedade a trama, mas esquece até mesmo de desenvolver o seu universo.

Esse é o problema dos escritores de fantasia da atualidade, estão muito preocupados em estender seus livros. As tramas podiam ser histórias simples com uma abordagem mais aprofundada ao tema principal, O Aprendiz. Então preferem alongar as suas histórias para dar sustento a uma saga que se extende por quatro livros.

A trama do livro é fraca, massante, sem graça e nada original, e peca não abordando o tema principal que dá título ao livro, a magia.

Leandro Souza 26/02/2023

Não esperava muito dessa primeira parte, mas foi um livro que acabou me surpreendendo positivamente.
Gostei da forma como o autor apresenta a narrativa, e como conduz os personagens, dando chance de conhecer um pouco das perspectivas de cada um.
Espero que a segunda parte seja tão boa quanto.