O Chamado do Cuco

Robert Galbraith

Resenhas - O Chamado do Cuco

Raquel Moritz 03/09/2013

Mistério e paparazzis em O Chamado do Cuco
Em uma noite de inverno em Londres, um crime deixa todos atônitos: uma supermodelo famosa comete suicídio ao se jogar da própria sacada. Jovem, rica, incrivelmente bonita, Lula Landry (que também é chamada de Cuckoo pelos amigos) foi adotada por uma família abastada quando era pequena. Ela tinha ao seu redor um pai, uma mãe e um irmão para fazê-la feliz. Já na adolescência, ela se envolveu com drogas, fugiu de casa, foi diagnosticada com transtorno bipolar e ainda por cima arranjou um namorado complicado. Tudo o que uma fama precoce pode trazer para uma estrela despreparada. Algumas vezes, as pessoas simplesmente não entendiam as dificuldades dela, por ser uma garota negra criada em uma família branca, e toda a pressão que a adoção dela tinha (ela foi a forma que a família encontrou de substituir um filho que morreu em um acidente).

Três meses após a morte da garota, Cormoran Strike, um detetive particular com um passado sofrido, um vida amorosa arruinada e problemas financeiros preocupantes, é contratado por John Bristow, irmão de Lula, para reabrir o caso. Ele não acredita que a garota tenha cometido suicídio, e tem suspeitas fortes de que a irmã foi assassinada.

Inicialmente Strike não quer pegar o caso, mas ele está tão mal de grana que não pode se dar ao luxo de recusar o trabalho (depois de remover suas coisas do apartamento que dividia com a ex-namorada, Charlotte, Strike passa a dormir em seu escritório). Então ele topa o desafio e conta com a ajuda de Robin Ellacott, sua secretária temporária que sempre quis ser detetive. A amizade entre ele e Robin demora um pouco pra engatar, mas acontece. E é engraçado, pois o temperamento dos dois traz algumas risadas pra história.

O Chamado do Cuco é um romance policial profissional, que tem uma escrita mais avançada e nos leva a refletir sobre como a fama pode mudar as pessoas e destruir vidas (dá pra lembrar da Lady Di diveeersas vezes), pois a pressão é tanta que uma hora a pessoa sucumbe.

Gosto particularmente de um capítulo logo no começo em que Robin está lendo uma matéria sobre Lula Landry que comenta que aparência é tudo, pois o vestido que Lula usava na hora da sua morte teve suas vendas esgotadas 24h após a divulgação de sua morte. Apenas um pequeno trecho que me lembrou tudo o que me chocou em Bling Ring, e que aqui também é abordado (de forma fantasiosa, mas ainda assim, crítica).

Personagens: passado, presente e futuro

Embora seja uma história simples, Rowling conseguiu criar um bom ritmo, e colocou vários suspeitos nos trilhos para nos confundir até o final: a vizinha que muda um detalhe do seu depoimento sobre a noite fatídica pra cada um, o namorado que protagonizou muitas brigas com Lula, o motorista que aparentemente tinha uma queda pela modelo, e até a melhor amiga e companheira de passarela de Lula. As pistas vão se encaixando até que forme um final satisfatório.

Vários personagens são bem trabalhados, mas ainda assim, é Strike que se destaca. Ele é um personagem completo, carismático e inteligente, que cativa o leitor. Ao longo do livro temos várias pistas sobre o seu passado e, apesar de Rowling ter amarrado todas as pontas desta história, restaram ganchos para criar novas situações. O que é bom, já que em 2014, teremos outro livro protagonizado por Cormoran Strike.

Ah, sei que vocês nem esperavam mais isso, mas de qualquer forma, vale dizer que esse livro não tem nada a ver com Harry Potter. Ainda assim, duas coisas traçaram um paralelo aqui na minha cabecinha: (1) a presença de uma criança mestiça adotada como foco da história e (2) a agressividade ao abordar a imprensa, com uma crítica às perseguições e aos artigos sensacionalistas que parecem ter saído da Pena de Repetição Rápida verde ácido da nojenta da Rita Skeeter. Pequenos detalhes que, se a JK me ouvisse falando, provavelmente diria oh, please, get over it, mas eu quis falar.

Curiosidade: Rowling diz que escolheu o nome Robert em homenagem ao seu herói Robert F. Kennedy, mas que não há razão específica para o nome Galbraith. Coincidência ou não, um economista e escritor americano compartilhava das mesmas iniciais que ela: JK Galbraith. O pseudônimo foi uma tentativa de JK de trabalhar sem exageros ou expectativas para receber um retorno totalmente verdadeiro em relação ao trabalho. E parece que o retorno foi bem positivo.

Espero que tenham curtido a resenha. Ela foi postada originalmente no blog Pipoca Musical.

site: http://pipocamusical.com.br/2013/09/03/resenha-livro-chamado-do-cuco-the-cuckoos-calling-robert-galbraith-jk-rowling/
sandy 12/10/2013minha estante
me lembrei do gilderoy hahaha

Samantha 19/11/2013minha estante
Eu gostei do livro, mas achei algumas partes meio "enroladas". Achei a história (enredo) muito bom, mas achei que podia ser mais bem conduzido. Pra quem leu todos os Harry Potters e Morte Súbita, sente uma certo tédio em algumas partes do livro. As vantagens são os personagens apaixonantes e o desfecho do mistério.

Raquel Moritz 09/01/2014minha estante
Samantha, concordo com a parte da enrolação. Realmente poderia ser MENOR o livro, considerando o desfecho. Mas que desfecho, né? :)

Sol 05/03/2014minha estante
A história é cansativa,porque não dizer entediante.
Tenho paixão por livros e afirmo foi um exercício de disciplina e tortura, terminara leitura desse livro.

Grazi Sindel 25/05/2014minha estante

Grazi Sindel 25/05/2014minha estante
Concordo com a galera quanto a leitura cansativa e enrolada, eu mesmo não estava na vibe do livro quando comecei a ler, li 100 páginas em 2 meses me esforçando muito; dei uma pausa de uns dois meses até que um amigo que leu e gostou muito, me animou a retomar a leitura, aí meu humor já era outro e consegui terminar em 3 dias lendo no meu tempo vago no meu trabalho. Eu achei que o desfecho final fez valer a pena o resto do livro, achei muito interessante! E Robin dá um toque todo especial ao livro, adorei ela!

Carol 20/08/2014minha estante
Nossa eu amo leitura e pra ser bem sincera eu não suportei esse livro. Meu Deus que enrolação...Li até a página 146 em quase 3 meses, pra quem lê 500 paginas em até 2 semanas to bem...rsrs. Enfim, livro ruim, os personagens não convence, não emociona e eu não tenho a menor vontade de saber o final.

Dani 07/12/2015minha estante
Livro chato demais!!

Carina 13/01/2016minha estante
A história realmente é cansativa, tem muita enrolação, e sem contar que dá pra descobrir o assassino ainda no início da narrativa. No geral a história é boa, porém, poderia ter sido conduzida de uma forma mais interessante.

Aohna 21/05/2019minha estante
Gente pelo amor de Deus. Tudo o que essa mulher escreve, é pra disseminar o ódio dentro do nosso país. O Brasil, ela é obcecada por nós.

Albieri 28/12/2021

Esforçado
25?Livro do ano
??????
O Chamado Do Cuco - Robert Galbraith

Gostei do desfecho final do enredo, porém é uma leitura arrastada no começo, não senti um bom desenvolvimento do personagem principal nesse primeiro livro.
Para um livro policial que eu particularmente adoro o tema, esse foi fraquinho, espero que os próximos sejam melhores.

#livro #book #literaturainglesa #Ochamadodocuco #editorarocco #thecuckooscalling #cabeceira #skoob #amoler #leitura #biblioteca

Andressa1296 27/10/2023

????
Esse livro foi difícil de terminar, acho que esperava mais, a história foi muito enrolanda com muita informação desnecessária. O polt até que foi surpreendente porém até chegar nele cansou, foi uma leitura arrastada...
CPF1964 27/10/2023minha estante
Eu tenho esse livro....Ainda não li...?????

Andressa1296 27/10/2023minha estante
Ainnn boa sorte... pra mim não funcionou, mais não quer dizer que pra vc não vai ser uma experiência melhor...

Josiastds 27/10/2023minha estante
Livros assim da raiva mesmo

Morgoth Bauglir 27/10/2023minha estante
Comprei vários anos atrás, abandonei após 80 páginas.

Andre.28 15/04/2020

Encontrando Entretenimento Na Costumeira Trama Policial Investigativa
Expressões de arquétipos de uma narrativa policial. Uma morte suspeita de uma supermodelo e apartamento luxuoso, vários suspeitos e uma dupla de investigadores cativantes numa Londres contemporânea. Esses são os elementos de “O Chamado do Cuco”, história escrita pelo Robert Galbraith (pseudônimo da famosa e conhecidíssima escritora britânica J. K. Rowling) e publicado em 2013. Honestamente prefiro tratar do nome do pseudônimo por motivos óbvios. (Quem escreveu aparentemente quis que as coisas fossem tratadas assim). Os abundantes elementos que frequentemente aparecem nos romances policiais aliados a construções de arquétipos contemporâneos e referencias presentes no mundo atual compõem essa trama de investigação instigante e de suspense.

A história do livro se passa na Inglaterra contemporânea e aborda a investigação da morte suspeita de Lula Lundry, uma supermodelo que foi “caiu “do alto da sacada do seu apartamento luxuoso em Londres. Os principais investigadores do caso são o detetive particular Comoran Strike e sua atraente e inteligente secretária Robin Ellacott. Strike é um ex militar falido, de seus 35 anos de idade, com problemas com sua via amorosa, abandonado pela mãe e filho de um astro de rock dos anos 70 que não liga para ele. Resumindo: o detetive Strike está numa pior. Sua salvação financeira vem quando John Brishow (o irmão de Lula Lundry) vem ao seu encontro pedindo para que Strike ele investigue corretamente um suposto assassinato no caso da morte da irmã.

A sacada do autor está elaborar uma narrativa que foca no trabalho de investigação do dia da morte de Lula Lundry, o percurso de sua vida como filha adotiva de uma família rica de Londres, as contradições e as suspeitas dos parentes, amigos e pessoas próximas da vítima. Esse apelo narrativo que se volta para uma grande lista de suspeitos, aliada a personalidade de “tiozinho meia-idade” do detetive Strike são coisas que nos prendem na leitura. Robin aparece como uma inteligente investigadora e auxilia Strike na busca de resposta dessa investigação, na mesma medida que complementa o “caráter empático” da “dupla”. O suspense paira por quase todos os suspeitos, desde a família, amigos, e pessoas próximas à cena do crime. Para isso, o detetive Strike e a secretaria Robin precisam farejar muito bem os rastros de um suposto assassino.

As situações do livro são muitas, tendo várias referências à cultura britânica, aos arquétipos criados no mundo das celebridades, perseguição dos tabloides e dos paparazzi’s, o circuito da moda e da arte, vida no mundo das drogas, traumas de infância e de vida, mortes estranhas, negligência em inquéritos policiais, descrição da vida diária, a criação de álibis e suspeitos, e principalmente da manutenção do suspense e da curiosidade nos leitores. Particularmente eu achei o desenvolvimento um pouco lento, mas compensou com um final surpreendente. As justificativas dos fatos e a articulação das ideias do assassinato de Lula Lundry são plausíveis, muito embora esperasse um pouquinho mais de ação. É no componente ação que o autor economiza. No mais, o livro traz um entretenimento interessante. Esse livro é um bom divertimento, cumpre um papel, e é um tremendo chamariz para quem adora o gênero.

Marezinha 05/11/2013

Quem não ama essa tal de Rowling?
O que posso dizer quando fui surpreendida? Rowling me deu todas as pistas e eu acreditei que tivesse descoberto o assassino. Mas a genialidade digna de Agatha Christie é um dom dado para poucos. Com clímax realmente tensos e reviravoltas emocionantes, não quis largar o livro. Estive errada, porque o sangue de Agatha não corre por minhas veias, mas certamente corre nas de Rowling, que se mostra cada vez mais brilhante.

Com pensamentos claros sobre a mídia e a imprensa, mais uma vez somos banhados com a realidade. Diferente do Morte Súbita, uma realidade que provavelmente não fala a respeito de você, apesar de ser possível enquadrar alguns que conhecemos dentro deste universo. Ela nos mostra o poder do dinheiro e os frutos dos paparazzi de forma genuína, brilhante e com uma escrita invejável.

Agradeço todos os dias pela Rowling existir e escrever. Certamente torna o meu mundo mais completo.

A.Paula.Sz 27/05/2023

Não me decidi ainda sobre o q pensar desse livro; não posso dizer q gostei, mas tb não achei ruim.
Tem uma boa trama, mas o desenvolvimento é arrastado demais e eu confesso que fiquei bem confusa sobre o final, acabei não entendendo o porquê de um acontecimento bem importante para a história.
Mas apesar de todos os pontos negativos, fiquei curiosa o bastante pra ja iniciar o segundo, q espero ser bem melhor do que esse.
CPF1964 28/05/2023minha estante
Resumindo: Sei lá entende.....

A.Paula.Sz 28/05/2023minha estante
Tipo isso, ta lgd ??

CPF1964 28/05/2023minha estante
??

Beatriz2766 10/07/2023minha estante
Tô igualzinha

Via 01/02/2021

Achei bem legal. É um livro mais leve pro gênero, ideal pra quem quer ler um suspense sem ficar angustiado com a história. O final é bastante previsível, mas os personagens são muito cativantes, e a narrativa fluiu muito bem.
ghost cookies 01/02/2021minha estante
nossa livia do ceu lembro de 2017 (ou por ai) e vc me recomendando esse livro; nao suporteeei kkkkkk mas ?lembranças?

Via 04/02/2021minha estante
KKKKK eu era uma leitora bem inexperiente, mas na época eu lembro de ter gostado demais

Matheus 19/05/2014

O Chamado Do Cuco é um livro que tinha tudo para dar certo, uma boa trama, personagens fortíssimos e uma boa autora. Contudo, a mistura de tudo isso gerou um livro muito detalhista, monótono e que só surpreende o leitor nas últimas 100 páginas. A trama é muito bem bolada e, a forma como a autora guia até seu fim é de tirar o chapéu, porém, esse livro não é apenas a história de um mistério e uma morte, mas sim, a história particular de todos os personagens, trazendo coisas que eu não estava interessado de saber. A prolixidade em detalhes faz com que as partes em que Strike vai atrás do assassino ficasse salteada em meio a um drama exacerbado do protagonista e todos a sua volta. Os personagens são bem fiéis e, realmente, o final é muito inteligente. É um livro cansativo, mas muito bem bolado.
Arielle 20/05/2014minha estante
Você descreveu exatamente o que eu senti lendo este livro.

Lucas 17/10/2015minha estante
EXATAMENTE!!

Amanda Medeiros 30/08/2016minha estante
CONCORDO!!!

s 03/09/2016minha estante
Verdade, prolixo. A impressão que tive quando e' falado sobre a infância do Strike e a morte da mãe etc, foi de que era pra emocionar, ou no mínimo ficarmos curiosos, mas sinceramente? Não estava nem aí. Muitos detalhes desnecessários, e um pouco de exagero. Me peguei em várias partes do livro revirando os olhos e outras lendo muito rápido, no automático mesmo, só ver se chegava logo em alguma mais interessante. Não gostei e não pretendo ler esse outro que já tem, com o mesmo personagem, e que esqueci o nome.

Victor 09/06/2021

Bem mais ou menos
O livro ele começa muito bem a introdução da história e do clima de mistério e dos personagens legais .
Mas na hora que começa de verdade a parte de investigação eu já achei ele um pouco decepcionante. Bem massante e arrastado com poucas reviravoltas.
Pode ser um livro decepcionante até porque foi escrito pela J.K. Rowling o que eleva um pouco as expectativas de algumas pessoas.
Existem coisas boas nele como os dois protagonistas e alguns momentos legais mas bem poucos... Faltou ousadia.
Luan 19/03/2023minha estante
Achei de um cansaaaaaco, um final que todo mundo já imaginava, enfim ..

Caio 18/03/2023

Achei muito arrastado.
É preciso dizer que a J.K sabe como ninguém escrever um livro. Os personagens são bem feitos e reais. A trama é interessante e tem um certo aprofundamento. Só resta ressaltar que o livro poderia ter metade das páginas. Tive a impressão que se a pessoa que estiver lendo resolver pular um ou dois capítulos ela voltaria pro mesmo lugar onde parou e não perderia nada substancial. Enfim, gostei do livro apesar de ser muito arrastado e enrolado. O plot do livro não me pegou, mas foi bem feito.

Fabricio268 02/08/2023

Objetivo proposto atingido.
Um romance policial que entrega o que promete, horas saudáveis do bom e leve entretenimento.
Leitura agradável.
Michela Wakami 04/08/2023minha estante
Você vai ler os outros dessa série, amigo?

Fabricio268 04/08/2023minha estante
Como já tenho eles, menos o último, acho que vou ler. Só não sei quando.

Letycia30 07/05/2020

Ficção policial é um dos meus gêneros favoritos, mas esse livro não me ganhou. Metade do livro foi super arrastada. Teve um momento de suspense e drama muito gostosinho depois disso, mas com o final não muito surpreendente nem com muita ação. Terminou com duas pessoas sentadas falando, falando, falando para explicar para o leitor tudo e foi só isso.

Gisela.Luckmann 24/01/2021

Muito bom! Adoro um romance policial desde sempre então sou suspeita.... E o final realmente me surpreendeu! Adorei!
Anne Balbueno 24/01/2021minha estante
Amei todos os livros da saga! A série é super boa tb

Bart 07/06/2020

O Chamado do Cuco
*Robert Galbraith*
Editora Rocco
448 pág, 2013.
Prestem atenção no nome desse autor, prq na vida real, ele é ela, e o nome verdadeiro é ??*J.K. Rowling*??, exatamente, a autora de Harry Potter.
Acredito que ela criou esse pseudônimo p/fugir um pouco da pressão de ter que escrever um livro à altura da série do bruxo.
Esse é o 1° livro de uma trilogia, e conta as histórias do detetive particular Cormoran Strike, o cara tá ferrado, com problemas no relacionamento, cheio de dívidas, com um trauma físico de guerra. Aliando-se à ele temos Robin Ellacott, recém noiva, mandada por uma agência de empregos, Robin e Strike não demoram p/receber o pedido de investigação do "suicídio" de uma modelo muito famosa logo depois de fechar um contrato milionário. O irmão, contratante do serviço acredita que ela foi assassinada, mas a polícia descarta essa possibilidade.
O livro é bom... pronto! O legal é q o protsgonista é um cara cheio de defeitos, e muito bem contados, aliás, todas as personagens tem suas características bem definidas.
Acredito q se a autora colocasse o nome dela logo de cara, iriam comparar ao sucesso (até hoje) de Harry Potter.
É um bom livro, ninguém tem varinha ou poderes! No meio do livro, eu tive que voltar algumas vezes p/manter a linha do raciocínio da investigação.
Lerei outros livros, p/depois voltar p/essa trilogia (na expectativa de que sejam melhores).
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!
brunadafonseca19 07/06/2020minha estante
Na verdade não é uma trilogia. Já tem 4 livros lançados e o 5° a caminho. E, na minha opinião, as sequências são cada vez melhores, vale a pena seguir lendo. ?

Bart 07/06/2020minha estante
Opaaaaa!! Mt bom saber disso!! Obg!!