O Começo de Tudo

O Começo de Tudo Robyn Schneider

Resenhas - O Começo de Tudo

Máh 23/03/2014

Em que me transformei em consequência da minha tragédia pessoal?
"Ainda acho que a vida - independentemente do quão comum seja - de qualquer pessoa tem um ponto trágico e único, depois do qual tudo o que realmente importante vai acontecer. Esse momento representa o catalisador, o primeiro passo da equação. Mas conhecê-lo não leva a nada, pois o resultado é determinado por aquilo que vem depois." pág.14

Já me encontrava completamente fisgada, apenas com as citações do início.

Ezra, o melhor jogador de tênis da escola, descobre que sua namorada - Charlotte - o está traindo. Isso já seria um tanto quanto triste mas, a pior parte dessa descoberta, é quando ele sai furioso da festa e é atingido por um carro em alta velocidade. Nesta noite, além de perder sua namorada, Ezra perde outras dezenas de coisas que eram habituais a sua vida - como o tênis.

" Em que me transformei em consequência da minha tragédia pessoal?" pág. 15

Após o acidente, os médicos nem sequer sabiam se Erza - simplesmente adoro esse nome! - voltaria a andar. Bem, ele volta. No entanto, seu joelho foi massacrado e, por consequência, ele terá que andar de muletas - e nunca mais poderá jogar tênis. O esporte era o amor dele - o que não é para menos, já que ele era incrível no tênis.

Quando as férias de verão acabam, Ezra volta para a escola. Lá, percebe que não se enquadra mais nos grupinhos de antes.

Charlotte rapidamente o trocou por seu melhor amigo - que acabou tomado, além de sua namorada, seu posto de capitão do time. Com dificuldade até mesmo para se locomover, Ezra irá reatar uma antiga amizade com Toby.

E, através do amigo, irá se juntar a mesa dos menos populares, onde irá conhecer melhor a misteriosa aluna nova, Cassidy - que usa roupas vintage e é muito culta. Ela, que está sempre citando grandes escritores, filosofos ou usando palavras curiosas de outros idiomas.

É necessário dizer que os dois vão começar um romance?

Bem, você poderia argumentar que, até aqui, este livro não parece um YA muito inovador. É exatamente aí que você se engana.

O começo de tudo entrou para um dos meus favoritos do gênero. Usando elementos já comuns ao gênero, Robyn Schneider inova. Com sua escrita cheia de pequenas referências, reflexões, metáforas e bom humor, ela torna o gênero mais rico - deixando-o ainda mais envolvente. Durante a leitura, você notará uma obra elaborada com mais cuidado e com reviravoltas inesperadas. Isto, sem perder os momentos leves e fofos comuns ao gênero.

Bem estruturado, O começo de tudo foge das mesmices e surpreende. Com referências perfeitas - gente, ela começa o livro citando Hemingway e Fitzgerald, tem como não amar? -: O grande Gatsby, Hamlet, Foulcoult e os mais engraçados verbetes - dos mais variados idiomas.

Tudo isso equilibrado com personagens sagazes, bem humorados, inteligentes, momentos leves - e mesmo assim inúmeras reflexões sobre a vida e a adolescência.

Além de tudo isso, o final me surpreendeu bastante. Foi bem diferente do esperado.

Ah! Amei a capa. A editora Novo Conceito inovou bastante nesse livro - e em alguns outros lançamentos desse mês. A combinação de amarelo, azul e laranja ficou linda! Saiu do padrão costumeiro da editora.

No ponto, com o equilíbrio perfeito. Não há oque reclamar.

Amaria uma continuação.

site: http://stormofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-o-comeco-de-tudo-por-robyn.html

Mac 29/07/2014

O Começo de Tudo
Em meio a várias remessas de livros, das editoras, para leitura e análise crítica, recebi este livro da Novo Conceito. Quando li a sinopse percebi logo que se tratava de mais um livro do gênero "Sick-Lit" (Literatura de Doença).

Um termo muito estranho, mas que justifica muito esta modalidade que, a cada dia que passa, vem conquistando mais e mais os jovens e alguns adultos, no mundo. Um bom exemplo é ganhador de vários prêmios "O lado bom da vida" de Matthew Quick e "A culpa é das estrelas" de John Green. E não poderia deixar de citar um dos percussores deste gênero: "Um Amor para Recordar" de Nicholas Sparks.

Em "O Começo de Tudo", conhecemos Ezra Faulkner, um rapaz de 16 anos, jogador de tênis, representante do grêmio estudantil, muito popular e namora a garota mais bonita da escola, Charlotte. Em suma, Ezra tem a vida perfeita. A vida que muitos, em sua faixa etária, pedem a Deus... até que um acidente muda sua vida para sempre.

Ele vê sua vida ser colocada de "pernas para o ar" e não sabe o que fazer. De popular e futuro astro do tenis ao cara estranho, "com aspecto de vampiro" e que usa uma bengala para se locomover.

Para piorar, ele percebe que aqueles que considerava seus amigos, aos poucos, se transformaram em verdadeiros estranhos. E, no momento em que achava que enfrentaria sozinho este novo desafio, ele conquista novas amizades e um novo amor de pessoas que ele menos esperava.

"O Começo de Tudo" vai além de uma história que envolve típicios adolescentes norteamericanos e suas atitudes tão massivamente retratadas em séries, filmes e livros. Não que isso não seja citado no livro. Na verdade, estas características são fatos secundários na história já que ela aborda a questão da superação, recomeço e tomada de decisões que, não somente muda os rumos da vida de qualquer pessoa, como também a transforma para sempre... e para melhor.

O livro tem uma narrativa despretensiosa e envolvente, instigando a curiosidade do leitor em saber o quê vai acontecer na próxima página. Contudo, ao contrário da maioria dos livros Sick-Lit, "O Começo de Tudo" passa a idéia de "superação" nas entrelinhas, sendo complemente subjetivo Como? Somente lendo o livro para saber!rss. Além disso, ninguém precisa fazer uso de antedepressivos para lê-lo até a última página! O que é muito gratificante!rss. No entanto, recomendo a leitura somente para aqueles que gostam do gênero.

Bjins e inté... Mac Batista.

*InfoAilBook: Este livro entrou para o rank dos 21 melhores livros, na categoria Young Adult, do site BuuzzFeed Books, conquistando o 3º lugar.

site: http://www.apenasimpressoesliterarias.com.br/2014/03/resenha-o-comeco-de-tudo-de-robyn.html

ELB 03/08/2014

Every Little Book
Um dia, li em um blog (que não me recordo mais qual era, desculpe) que julgar um livro pela capa seria praticamente um crime à história. Às vezes pensamos, que capa horrorosa, ou, nossa, que capa mais chatinha não me chama a atenção em nada. Mas aí, ao superarmos o nosso preconceito e enfim lermos a obra, pensamos, nossa! A capa tem absolutamente tudo a ver com o livro e é lindaaaa!

Haha, foi basicamente assim que eu me senti com esse livro. Não achei a capa feia, apenas sem graça. Não teve nada nela que me prendeu a atenção. Em uma livraria lotada, este foi um livro que passou despercebido por mim e, aposto que por vocês também. Maaaas, tenho uma amiga literária que leu esse livro e me falou maravilhas sobre ele, me deixando pensativa. Será? Olhei os comentários no goods e foram bem animadores e então, COMPREI!

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Nathy, postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2014/07/resenha-o-comeco-de-tudo-robyn.html

Quel 21/08/2014

Quando o chão é tirado dos nosso pés nem sempre temos a opção de cair
Primeiramente agradeço a Vanessa Suero pela cortesia em parceria com a Novo Conceito .

Esse livro não estava na minha lista desejados e nem de leitura , mas quando ele chegou começei a ler imediatamente .

Esse livro me agradou e ao mesmo tempo me decepcionou , mas foi uma decepção tão insignificante que nem liguei , e eu recomendo a leitura .

Um romance adolescente , um drama , não sei dizer , talvez ambos .

#Ezro Faulkner tinha tudo para ser o rei do baile , mas isso foi antes - antes de ser traído pela namorada , antes de ser a perna quebrada em um acidente e antes de ser apaixonar por Cassidy Thorpe .

Ezro Faulkner um jovem popular , que faz sucesso por onde passa , não por ser lindo , mas sim por ter talento e um brilho próprio , sempre foi muito bem visto na escola , nossa .. na escola o rei dos bailes , o capitão do time de tênis , o mais paquerado , desejado , falado , em uma escala ele esta no topo . Só que sua vida passa por uma mudança radical ao sofrer um acidente , pouco antes de pegar sua namorada quase fazendo sexo com um colega , as consequências desse acidente são devastados , e para quem estava lá no topo , caiu em direção ao chão . Mais quem disse que a única opção é cair ?

Ele não é mais o rei dos bailes , não mais popular , seu joelho foi masacrado no acidente , ou seja , ex melhor jogador de tênis , ex capitão , e os únicos olhares que dão a ele é de pena .

Mas a situação é amenizada quando Cassidy Thorpe é apresentada como a mais nova aluna , e os boatos são redirecionados a ela , o que uma das melhores esgrimitas mais jovens estaria fazendo em uma escola como Westlake Middler ?

Ninguém consegue entender , nem mesmo Ezra .

Cassidy e Ezra ficam amigos , mais tipo muito amigos , passam a fazer parte da mesma turma , a turma dos nerds em depates , - é realmente Ezra passa por uma mudança interessante .

O romance surge , apesar deles serem diferentes , Cassidy não se encomoda em ter amigos não populares , já Ezra sim , mas o romance entre eles é bem quente .

Creio que os desastre perseguem Ezra , do dia para a noite Cassidy muda totalmente , da um fora nele no dia do tão esperado baile , e ao se verem ele leva uns tapas de realidade , Cassidy o havia enganado , o usado ?

Ezra fica arrazado , ainda mais quando descobre que mesmo sem estar presente , mesmo ele não sendo o melhor em tudo , foi eleito o rei do baile . Parece que sua vida estava de novo indo para os trilhos já conhecidos , mas será que ele quer mesmo ser o melhor ? Depois do acidente , sua vida mudou e sua visão foi lhe dada de volta , o destino decidiu dar lhe um chute em direção ao caminho certo , Cassidy foi um anjo da guarda , como aquelas pessoas quem surgem em nossas vidas para nos indicar o caminho certo , e logo vão embora quando a missão esta cumprida .

Fiquei triste com o final , mas esse livro foi incrível , a mensagem oculta nele é ótima , é uma lição de vida !

Natty 18/12/2015

“Às vezes acho que uma tragédia vive à espreita de todo mundo”. Era assim que Ezra Faulkner pensava, quando viu a tragédia que aconteceu com seu amigo Toby, no dia do seu aniversário de 12 anos (na já desgastada magia da Disney!). Mesmo estando presente quando tudo aconteceu, Ezra não se abateu diante do que acontecera. Anos depois ele se tornou aquilo que muitos adolescentes gostariam de ser: ele era popular. Ezra era capitão da equipe de tênis, namorava uma líder de torcida, e era representante de classe e futuro rei do baile, mas sua tragédia já estava a sua espera e na noite anterior ao baile, todo seu mundinho perfeito veio a ruir.
Após flagrar sua namorada com outro cara durante uma festa na casa de um amigo, Ezra resolve ir embora e encontra sua tragédia o esperando em um sinal vermelho: um SUV preto e um joelho irrecuperável. Tudo o que ele tinha lhe foi tirado e ele precisava encontrar uma maneira de se levantar e encontrar o seu verdadeiro eu, com um velho e outros novos amigos, um time de debate sem moral algum e uma garota que guarda um segredo e que vai virar sua vida de ponta cabeça.
O Começo de Tudo é um livro que tem a leitura leve, dá para ler bem rapidinho,não cansa, tem algumas piadas nas entrelinhas o que particularmente acho divertido. Fala sobre conflitos adolescentes, paixões, escolha da faculdade e amizades.

site: https://www.instagram.com/xicaradelivros/

Jully.Suarez @jullysbookland 30/01/2019

Ezra é um menino confuso. Muito confuso. Tão confuso que às vezes te faz querer desistir do livro. Mas se você resiste um pouco, vale a pena. Cassidy é a típica mocinha de livro adolescente. Diferente, com estilo próprio é impopular, que o mocinho certinho acaba se apaixonando. Apesar de ser um livro bem previsível, tem passagens bem legais e diálogos divertidos. A mensagem do livro é bonita e deixa a gente com um pouquinho mais de esperança que tudo sempre da certo no final 😌💙

site: https://www.instagram.com/p/BaNPUjlH8sl/

Mirela 29/01/2019

O livro fala sobre Ezra, um adolescente que após sofrer um acidente ve sua vida mudar completamente.
Traz o tipo de história que te faz tentar descobrir um porque diferente a cada novo capítulo.
Os últimos capítulos são impressionantes e com grandes revelações.

Elis 23/04/2014

Ezra Faulkner é um adolescente popular, namora Charlotte uma das belezas da escola Eastwood High e cree que sua vida não poderia ser melhor, mas ele pensa que todos nós passaremos por uma tragédia na vida, que será o ponto onde tudo mudará em nosso destino. Afinal seu amigo Toby, ao completar 12 anos teve a sua, em uma montanha russa na Disney e após esse acontecimento a amizade deles, deixou de ser a mesma, pelo menos até o último ano do ensino médio.

Ezra é como qualquer ser humano, tira conclusões precipitadas e se engana. Isso vai custar belos anos de amizade com o seu melhor amigo. No entanto quando temos amigos de verdade, mesmo que os afastemos por um período, eles voltam na hora certa para mostrar o seu valor. Faulkner sofre um acidente quando descobre que sua namorada o traí em um festa, por esse motivo ele não poderá mais jogar tênis, o esporte que tanto ama e perderá o "status" social que ele pensa ser importante.

Quando volta as aulas no início do último ano do ensino médio ele se sente deslocado e por isso ele passa a fazer parte da mesa de Toby, junto com Cassidy a aluna nova que está dando o que falar, Phoebe e Luke que são um casal e Austin um tremendo jogador. Todos CDFs de primeira, que participam de debates ou já participaram de campeonatos assim, ou seja, a mesa dos nerds, dotados de inteligência e simpatia. Quem disse que eles não são bonitos ou divertidos? Eles são tremendamente demais. É aí que Ezra começa a notar que de repente ele vivia em companhia das pessoas erradas.

Agora ele pode mostrar sua inteligência sem medo de o acharem estranho, no entanto notamos o quão difícil é ele deixar de lado o grupo dos atletas, mas cada um aprende o que é bom pra si, a sua própria maneira. Me apaixonei pelo rapaz que ele se tornou, sem o acidente acredito que ele não teria sido esse personagem admirável, mesmo que tivesse coração pra isso. Foi o novo ponto de vista que me fez ficar caidinha por ele.

A amizade entre Ezra e Toby, não acontece na vida de todo mundo e muito menos vão da infância a adolescência, sem sofrer impactos que a transformam, na verdade não conheço nenhuma amizade que tenham se formado na infância e continue até a vida adulta. Claro, estou falando de amigos e não de família. E sempre que leio histórias assim, penso que teria gostado de algo assim, na minha vida. Alguém que nos conhece mais que a própria família e nos ama tanto quanto a mesma. Uma pessoa que puxa a orelha, mas que também sabe levantar nosso ego e nossa moral, nos tornando corajosos para enfrentar o que vier pela frente.

"- Vai dar tudo certo - Toby disse, batendo nas minhas costas. - Nós somos péssimos, lembra? Vai lá perder uma pelo time." (pg. 127)

Torcemos pelo romance entre Faulkner e Cassidy, dois jovens que parecem ter tanto em comum e serem tão perfeitos juntos. Ter quem ilumine a noite e nos divirta é sempre fantástico. Então você deve estar achando tudo belo demais e aí eu falo, há um segredo que se torna previsível perto do final e que dará uma volta de 180 graus no desfecho. Mesmo entendendo eu não concordo, mas o que está feito não pode ser mudado.

A leitura flui fácil e se torna viciante, pois queremos saber qual o segredo que Cassidy está escondendo, já que ela é a personagem misteriosa na obra. Dentro dessas páginas também conhecemos Cooper o cachorro companheiro do Ezra, ele não aparece muito, mas foi importante suas poucas aparições.

Feliz em ter conhecido a obra e pela escritora que soube conduzir essa história de uma maneira que não pude largar antes de chegar ao final.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/

Dayenne Machado 16/02/2017

Maravilhoso
É uma história que conta a vida de um jovem que tinha tudo para se o rei do baile até ser traído pela sua namorada e sofrer um acidente de carro, tendo sua perna quebrada. Ezra terá que se descobri novamente. Acaba se apaixonando por Cassidy uma garota que irá ajudar na sua nova vida fazendo com que ela fique marcada na sua vida.
A história começa com um trágico acidente. No decorre do livro acompanhei a nova vida de Ezra, vendo o quanto estava se esforçando para se adaptar a tudo. O livro tem um pequeno romance que nós faz suspirar.
Comprei o livro as cegas e me apaixonei perdidamente pela história, vale apena conhecer Ezra e sua história.

site: https://palavrasseletas3.blogspot.com.br/

Tiago sem H - @brigadaparalela 19/12/2016

O Começo de Tudo é o livro de estreia da autora Robyn Schneider (que tem um canal de humor no Youtube) e por se tratar de um livro YA (young adult), irá abordar temas que para muitos podem ser considerados clichês, mas que possui uma profundidade única. Com tiradas de humor, referências a outros livros, filmes e seriados de TV (surtei ao ver uma referência a The OC), o livro irá tratar sobre o recomeço que somos muitas vezes forçados a fazer na vida, mas que são necessários.

Nosso personagem principal, Erza após presenciar um acidente em um parque de diversões tem para si, e assume a filosofia de que a vida é uma grande tragédia e numa dessas grandes tragédias da vida, muitos anos depois desse acidente no parque, ele sofre um acidente de carro e tem sua vida de tenista profissional interrompida devido a uma sequela em sua perna.

Contudo, Erza que era o aluno mais popular da escola e propenso aluno a ser coroado rei do baile, vê toda sua popularidade ir por água abaixo após seu acidente. Seus amigos se afastam, seu namoro termina e ele cai em uma fase de provável decadência. No meio dessa solidão, ele encontra Cassidy, uma garota que tem um viés totalmente diferente e encantador das garotas da escola, ela é praticamente a Rainha dos Nerds, grupo esse, ridicularizado pelos outros alunos, inclusive Erza em sua fase popular. Agora, por influência dela, ele se aproxima desse grupo e sua vida passa a ter um novo sentido.

Esse foco da narrativa é muito inspirador. Temos um personagem que antes agia por expectativa dos outros e que agora passa a fazer coisas tão naturais e que o torna tão mais feliz, que antes por estar sufocado ele nem sonhava.

A autora, por ser uma nerd convicta, trás para a narrativa muitas referências da cultura pop em geral e faz com que o grupo de amigos de Erza, seja um grupo de nerds que dá vontade de ter por perto. Esse grupo é formado por personagens reais, palpáveis, que todo mundo que frequentou um ensino médio que tinha um grupo de nerds isolado, irá recordar.

As ações desses personagens condiz com a idade deles (cerca de 17 anos) e a autora não se aprofunda em muitos pormenores, mas também não te deixa solto, perdido, sabe? A escrita da autora é fluida a tal ponto, que quando você percebe já leu 100 páginas, seja culta realmente da escrita, ou do "buscar referências" ou até mesmo dos personagens que como disse são cativantes.

O final do livro (sem spoilers, claro) é no mínimo surpreendente. A autora te carrega para uma narrativa crescente e quando você está bem confortado, com seus personagens, com sua história já estabelecida, ela solta um plot twist que deixa o leitor estarrecido, é uma verdadeira montanha russa literária, e foi esse mais um dos pontos em que achei que a autora acertou a mão na escrita, afinal, personagens reais, acontecimentos reais, não é mesmo? E sabemos que a vida não é sempre um mar de rosas.

Se você quer se aventurar em um livro leve e muito gostoso de ser lido, O Começo de Tudo é um excelente livro para sair de uma ressaca literária, ou então embarcar em uma leitura com um senso de humor na medida certa, mas também que não deve ser subestimado e que nos mostra que apesar das tragédias, dependendo do ponto de vista, o fim pode ser apenas o começo...

site: http://brigadaparalela.blogspot.com.br/2014/06/bora-ler-01-o-comeco-de-tudo-robyn.html

Karen Silva 11/12/2016

“Diga, o que quer fazer com essa sua única vida vibrante e preciosa?”
O Começo de Tudo conta a história de Ezra Falkner, um adolescente considerado o garoto de ouro da escola. Astro do time da Westlake Middle School, bonito, descolado e namorando a garota mais popular da escola. Ezra cumpre bem o papel que lhe é esperado. Ele acredita que todo mundo tem uma tragédia pessoal à espreita – um encontro fatal após o qual tudo que realmente importa vai acontecer, e vê a sua própria cumprir-se em uma noite inesperada. Ao flagrar a namorada o traindo, Ezra se envolve em um acidente de carro causado por um motorista imprudente, têm sua perna quebrada e vê sua carreira no esporte e sua vida social irem para o espaço. A partir daí ele começa a andar com os “perdedores” do colégio e vai descobrir que talvez, aquele tenha sido seu lugar desde sempre.

“Ainda acho que a vida – independentemente do quão comum seja – de qualquer pessoa tem um ponto trágico e único, depois de qual tudo que é realmente importante vai acontecer. Esse momento representa o catalisador, o primeiro passo da equação. Mas, conhece-lo não leva a nada, pois o resultado é determinado por aquilo que vem depois.

Ezra é um menino inteligente e espirituoso, que aparenta se encaixar perfeitamente no grupo dos fúteis populares. Mas, intimamente, ele se sente inquieto sobre sua escolha de companhias e as ações que se sente inclinado a tomar quando está na presença dos mesmos. Após o acidente, quando nenhum de seus amigos vai visitá-lo no hospital, ele se exclui automaticamente do grupo e decide que é a hora para uma mudança. Na mesa dos perdedores, ele encontra personalidades fortes, as quais se identifica e parece se encaixar. Mas ainda se sente inquieto com uma sensação de perda ao deixar o antigo grupo.

Alguns pontos na personalidade do Ezra me incomodaram, como o fato de, após deixar os amigos populares, ele se sente na posição de julgar ações que não muito antes ele era, se não conivente, indiferente. Também incomoda a maneira como ele se coloca como vítima, secretamente culpando a ex namorada pelo acidente e esperando, a todo momento, que os amigos o excluam por sua nova condição. Contudo, a forma como o crescimento pessoal dele é descrito é bem trabalhada, com leveza e humor, introduz uma nova perspectiva quanto a seu comportamento. Além disso, ele é um garoto comum do ensino médio, engraçado e com umas sacadas muito boas – faz as melhores piadas, com certeza – que o tornam encantador.

“O mundo quebra todo mundo, e, posteriormente, alguns ficam mais fortes nos lugares quebrados.”

Entre as novas amizades, Ezra conhece Cassidy Thorpe. Uma garota linda, profunda e misteriosa. E aí começam os problemas. O fato de a Cassidy ter esse segredo que a torna arredia e a impede de se dar completamente, ao contrário do que se espera, faz o livro perder um pouco do seu brilho. Toda a aura de garota misteriosa e aventureira, que supõe-se encantar a muitos, faz com que a personagem perca sua riqueza. E isso refletiu no desenvolvimento de um romance fraco.

Os personagens secundários cumprem muito bem seu papel na trama. São típicas personalidades do ensino médio e fica claro que a autora quis construir personagens reais com os quais os leitores pudessem se identificar – todos eles refletem adversidades da adolescências que nós reconhecemos, se não em nós mesmo, em pessoas próximas. Referências como Harry Potter, Scott Fitzgerald, Oscar Wild e outros clássicos do mundo nerd contribuíram para esse sentimento de identificação.

O livro me cativou logo no início, com seus personagens espirituosos e particulares e suas referências à literatura tanto moderna quanto clássica. Mas a trama certamente tem seus pontos negativos. A autora tinha a sua disposição vários aspectos para explorar, como a deficiência do Ezra, sua relação tanto com os antigos amigos quanto com os novos e com o grupo de debates – que foi, sem dúvidas, a parte mais humorística da história. Porém, decidiu dar prioridade ao romance entre Ezra e Cassidy que teria sido muito mais interessante se deixado em segundo plano, como uma consequência. Isso interferiu diretamente na história que, após o meio, quando o romance ganha maior intensidade, perdeu o ritmo e a personalidade que tanto me encantaram no início. Contudo, foi surpreendente a forma como a Robyn conseguiu transformar uma tragédia em um novo começo, mostrando que tragédias nem sempre vêm para tirar algo.

O Começo de Tudo é um livro engraçado, com referências impressionantes , repleto de humor negro e agradavelmente inteligente. Sua leitura é fluida e divertida com um final inesperado e original que, para mim, foi o primor da história. É um livro que, a princípio, é mais para entreter do que para ensinar, mas, se prestarmos atenção, bem que se pode aprender alguma coisa.

Ana Karolina 02/09/2016

Com uma narrativa leve, e ao mesmo tempo profunda, Ribyn Schneider nos apresenta a vida e dilemas de Ezra Faulkner, um garoto considerado de ouro que vive com conflitos, principalmente, interior.
Ezra acredita que todos tendemos a sofrer alguma tragédia, a qual será o marco entre nossa vida comum e nossa vida extraordinária, onde tudo incrível irá acontecer.
Ele já presenciou algumas dessas tragédias, e logo a dele chega, aos dezessete anos. A namorada o traí, e ele sofre um acidente de carro logo em seguida, o que deixa nele uma sequela : um problema em sua perna. Para um atleta esse era o fim da sua chance nos esportes, mas logo ele é despertado para outro interesse, apesar de inicialmente parecer "obrigação" , a competição de debates. Nessa competição e aula ele reencontra e se reaproxima de seu ex-melhor amigo Toby, e Cassidy a garota que ninguém conhece de verdade. É através disso que Ezra tem a oportunidade de se reencontrar e descobrir quem realmente ele é, e quem quer ser.
Ao longo das descobertas ele é levado a aceitar que nós podemos escolher como queremos que as pessoas nos vejam, e que às vezes é necessário, ou somos obrigados, a lutarmos para nos libertar da imaginação (falha) das pessoas, e , em alguns casos, de nós mesmos.
Ezra nos ensina muitas coisas que podemos levar para nossas vidas, mas para mim talvez o mais importante seja que sempre aprendemos coisas novas , mas que devemos sempre a fazermos nossas escolhas de acordo com o que acreditamos, sem preocuparmos tanto com o que os outros irão pensar, e que a cada dia possamos melhorar como ser humano.
Quem sabe um dia conseguiremos os libertar desse panópticos, criado mais por nós mesmo do que pelos outros.

"O mundo quebra todo mundo, e, posteriormente , alguns ficam mais fortes nos lugares quebrados." - Ernest Hemingway

Marianne 23/04/2014

O começo de tudo (Robyn Schneider)
Sabe quando você termina um livro e fica com saudade dos personagens, considera imediatamente ler mais uma vez só pra fazer parte daquela história de novo? Ou então fica abrindo em páginas aleatórias e lendo uns trechos lembrando com saudade daqueles momentos como se estivesse olhando um álbum de fotos? (Espero de coração que eu não seja a louca e alguém comente “Ah eu também sempre faço isso! :D”). Pois bem, O começo de tudo é esse livro.

Ezra Faulkner é o típico garoto-perfeito-americano-do-colegial-clichê-dos-clichês, capitão do time de tênis, namorado da garota popular, favorito pro rei do baile e por ai vai. Mas calma! Não desistam da resenha nem do livro antes de ler tudo. Numa dessas festas típicas de high school americana Ezra pega na lata a namorada Charlotte pulando a cerca sem vergonha na cara. Com o saco cheio de tudo Ezra vai embora da festa e logo depois de sair com o carro é atingido por um motorista desatento que nem para pra ver o que aconteceu.

Com o pulso e o joelho fraturado Ezra recebe as péssimas notícias: não vai mais poder jogar tênis, vai ter que fazer fisioterapia pra se recuperar e vai precisar usar uma bengala pra andar. Ou seja, o combo do bullying e chamariz do desprezo das típicas escolas americanas.
Voltando pra escola Ezra tem que lidar com o fato de que seus amigos não se mostraram tão amigos assim quando ele sofreu o acidente (NINGUÉM foi visitá-lo no hospital, ou telefonou pra saber dele) e com os olhares curiosos voltados pra ele.

É meio perdido e sem companhia que Ezra se reaproxima do seu amigo de infância, Tobby. Tobby e Ezra eram melhores amigos até que um dia, num passeio pra Disney, um acidente bizarro foi divisor de águas na vida de Tobby, que virou o cara estranho e nerd do acidente enquanto Ezra caminhou rumo ao posto de garoto perfeito.

"— Isso — disse ela, convencida, pois a minha expressão devia ter mudado. — Percebe? Você está entendendo agora, mas eu descobri há muito tempo que, quanto mais inteligente se é, mais tentado se fica a deixar as pessoas imaginarem você. Nós entramos um na vida do outro como fantasmas, deixando pra trás lembranças assombradas de pessoas que nunca existiram. O atleta popular. A nova garota misteriosa. Mas somos nós que escolhemos, no final, como as pessoas nos veem."

E é assim que Ezra se junta a turma dos nerds, entra no grupo de debate e conhece a garota nova, Cassydy, que veio de outra escola e é bem esquiva em relação a perguntas sobre sua vida (e com quem ele obviamente vai ter um romance no decorrer do livro). Cassidy é um caso a ser analisado a parte. Típica personagem que vai dividir corações, uns vão amar e outros odiar. Eu gostei da moça, mas acredito que muita gente vá achá-la pedante e pretensiosa. Depois ter terminar o livro fiquei pensando se Cassidy poderia ser associada ao estereótipo de maniac pixiel dream girl —personagens femininos idealizados pelos homens e comuns em filmes e livros, que transformam os protagonistas levando-os pra uma vida de aventuras e apreciação da vida sem se preocupar com os problemas — mas a própria Cassidy diz no livro que a transformação de Ezra surgiu de sua própria vontade de se livrar de um padrão de vida onde ele não se encaixava.

"Mas eu não fiz nada disso — Cassydi insistiu — Ezra, essa garota que você está perseguindo não existe. Eu não sou uma aventura boemia que leva você a caça ao tesouro e lhe envia mensagens secretas. Sou esta confusão, triste, sozinha, que estuda muito e afasta as pessoas e se esconde numa casa assombrada. E você ainda continua querendo me dar créditos porque você finalmente decidiu que não se sentia contente espremido no corredor estreito das expectativas de todo mundo."

E sabemos que é verdade, não só Cassidy mas sua relação com Tobby foi mais que fundamental pra Ezra compreender o quão superficial eram suas amizades anteriores.
O relacionamento de todos os personagens faz a gente se apaixonar por eles a cada página. Tudo é descrito de modo extremamente sincero pela autora através da narrativa de Ezra.

O livro cita um milhão de referências que a cada momento que eram mencionadas eu ficava ♥ in love ♥. Bob Dylan, Dr. Who, Bansky e Harry Potter e muita zoação envolvendo vampiros (não sou fã do gênero, portanto amei rs) são só algumas delas.
E pra arrematar o final é surpreendente, emocionante e coerente com a maturidade dos personagens.
Eu amei, eu me apeguei, até agora to sofrendo que eles não existem de verdade pra sermos todos amigos.

site: http://www.dear-book.net

Pah 04/05/2015

Ezra Faulkner, personagem principal deste livro, era até então o típico garoto americano no colegial, capitão da equipe de tênis da escola, popular, namorado da garota mais popular do colégio, e claro indicado a rei do baile. Porém, um certo dia, saindo de uma das festas em que costumava frequentar, meio atordoado pois, acabará de ver sua namorada traindo-o. Dentro de seu carro, Ezra é atingido por um motorista, que foge logo após o acidente.

Ezra acaba com o pulso quebrado e o joelho faturado, e também com a notícia de que não poderia mais jogar tênis.
E aí que o mundo gira.
O ex- capitão do time de tênis, tem de voltar pra escola, depois de tempos no hospital, e outros tantos se recuperando em casa. Sem a visita daqueles que se diziam seus amigos ele é obrigado a enfrentar sua nova realidade. É obrigado a descobrir quem na verdade ele era, já que agora tudo o que lhe definiu, não pode mais fazer parte dele.

E é assim, meio confuso, meio perdido, que Ezra se reaproxima de seu melhor amigo de infância, Toby, entrando assim em mundos muitos diferentes do que ele costumava frequentar. Na mesa dos nerds, Ezra acaba fazendo parte da aula de debates, e entrando em aulas avançadas, já que não podia praticar nenhum esporte. E nessa mesa Ezra conhece Cassidy Thorpe. Garota que Ezra se dá muito bem, por sinal.

Cassidy e seu lado misterioso, o jeito de garota perfeita que com certeza esconde um grande drama, remete muito a Alasca, (do Quem é você, Alasca de Jonh Green). Inteligente, e com ar de aventureira, fica impossível não se interessar por ela.

Ezra realmente cresce neste livro, onde ele tem de lidar com sua frustração de não poder jogar mais, e buscar em si mesmo, seu próprio eu. A busca de ser não o que queriam que ele fosse, mas sim, o que ele era de verdade.

O grande fato é, este é um livro que sem dúvidas eu recomendo. Algumas coisas nele, eu achei que não foram tão desenvolvidas, como o romance que acontece. Mas fora isso, considero este livro, um bom livro. Gostei muito dos personagens,(até mesmo de Cooper o cachorrinho de Ezra, que é um poodle velhinho, e que claro ganhou um grande espaço no meu coração), principalmente do Toby, que mesmo depois de tanto tempo sem que Ezra e ele se falassem, recebeu Ezra de braços abertos. E claro foi impossível não gostar das metáforas, e as várias referências no livro, que são bem bacanas. Vale à pena ler.

site: http://surewehaveablog.blogspot.com.br/