Eve & Adam

K. A. Applegate
Adam Grant

Resenhas - Eve e Adam

Luke.Szeivier 17/11/2022

A eterna busca pela perfeição e suas consequências.
O q vc faria se tivesse a chance de criar ou se tornar um humano perfeito?

[A HISTÓRIA]
Em "EV? & A?AM" acompanhamos a história de Evening (Eve para uns, E.V. para outros), uma adolescente de 17 anos q após sofrer um grave acidente q por pouco não ceifa sua vida, é retirada as pressas de um hospital e levada para o complexo farmacêutico comandado por sua mãe geneticista, a terrível, temida e poderosa Terra Spiker.
Lá, enquanto cura sob os cuidados de uma excelente equipe de médicos, Eve (ou E.V. como prefere ser chamada), se envolve a pedido da mãe em um projeto onde ela poderá brincar de Deus e construir o ser humano perfeito, construindo cada célula, cada habilidade, sentimentos e partes do corpo, apenas mexendo com os genes.
Entediada, Eve começa a construir o ser perfeito e o nomeia Adam, mas com o passar do tempo, ela percebe q tem coisas estranhas acontecendo ali. começando com a velocidade em q seus machucados, incluindo uma perna amputada é 100% curada a ponto parecer q nada aconteceu, seguido de Solo, um charmoso rapaz q trabalha na corporação e está sobre os cuidados de Terra, mas q parece estar buscando a ruína da companhia e da própria tutora.
Junto com Solo, por quem começa a sentir algo a mais e as trapalhadas de sua amiga Aislin, Eve aos poucos vai descobrindo os mistérios e segredos por trás da poderosa da unidade de pesquisa comandada por sua mãe, q ao mesmo tempo trás a cura de diversas doenças, influênciando na vida milhões de pessoas, incluindo a da própria filha, está bastante interessada na manipulação de genes humanos, adaptando-os, melhorando-os, e inclusive criando seres humanos modificados em pele e osso.

[SOBRE O LIVRO]
"EV? & A?AM" é um YA (Young Adult) cheio de ação, mistério, ciências, romance, tecnología q pode até ser considerada uma ficção científica bíblica, já q foi realmente inspirada na história de Adão e Eva, só que trazida para uma realidade mais possível, real e atual. A história se passa numa pseudo-futuristica São Francisco, nos EUA, com lugares reais q podem até serem consultadas pelo Google Maps.
O Livro é contado em primeira pessoa, com capítulos curtos protagonizados por Eve, Solo e no final por Adam. Ao mesmo tempo q a leitura é rápida, bem escrita e fluída, ela peca MUITO no quesito profundidade e desenvolvimento dos personagens, já q a gente só tem o ponto de vista narrado pelos próprios personagens, q também deixam muito a desejar. Solo é de longe o melhor, seguido de Eve q embora inteligente é mais levada pelo coração, e sua mãe q é totalmente o inverso beirando a vilã. Enquanto os piores são Aislin, a amiga q tem um namorado problemático e é bem manipuladora, e Adam, a criação de ego inflado e cheia de si q beira um ser primata.
Outro ponto desnecessário é o subplot envolvendo Aislin e o namorado traficante q não agrega nada a história. Além de Eve e Aislin estarem mais focadas em romance, corpos perfeitos e beijos do q se preocuparem com a situação q vivem.

A tema principal e a premissa são muito boas e muito criativa, embora pra quem ñ gosta de ciência possa parecer maçante e confuso. Aqui vemos a construção e a busca da perfeição e do ser humano perfeito, em inteligência, atitudes e beleza. A apresentação da genética mostra como "brincar de Deus" e mexer com coisas complexas ñ é fácil como na bíblia. Um gene modifica tudo, constrói algo e destrói outro, cria uma personalidade dócil e gentil, ou forte e psicótica, tudo modificável com um simples toque e arrasta, q pode levar a consequências inimagináveis.

Enfim, "EV? & A?AM" é até interessante, mas pra realmente funcionar deveria ter mais páginas ou um segundo volume, além de uma bela reedição para melhorar diversos pontos, inclusive os plot twists (reviravoltas) e final corridos e bem mal feitos e sem emoção surpreendente - embora fechado.

Quanto a edição da editora Novo Conceito, ela tem páginas amarelas, ótima fonte e 267 páginas de história + agradecimento + folha em branco.

Ps. Esse livro tem uma prequela chamada "Love Sucks and Then You Die" q adiciona quase nada ao livro (minha resenha tá lá também).
Nota final: 3 de 5 (ou 4,5 de 10)

"? Bem, talvez tanta perfeição não é para mim..." ("EV? & A?AM")

llouise 16/01/2023

curto e divertido
nunca ouvi falar desse livro, porém gostei bastante dele.
é rápido e fácil de ler, com um pouco de ficção científica. bem gostosinho.

Anna Vitória 07/02/2023

Outro q entra pra lista dos q deveriam ser mais reconhecidos
Embora tenha uma maçã na capa e o nome que se dar por entender que se referem a Adão e Eva. Pros que pensaram nisso... não tem nada a ver ( tirando o fato da criação de uma pessoa do ZERO).
Um livro muito bom! No qual super indico. E que as pessoas realmente deveriam ler. Muito intrigante e que quando comecei a ler estava com 0 expectativas, porém valeu muito a pena.
Adam é um cara cuja Eve cria ( e não, ele não é um robô), por conta de sua mãe q designa isso para ela, pois devido alguns acontecimentos ela não podia sair e para passar o tédio a mãe dela resolve que isso seria uma ótima ideia. AH! e uma observação, o livro tem ação/suspense tbm. Ele é maravilhoso. Leem.

Maria 05/05/2023

Eve e adam
Maravilhoso.
O romance é bem escrito, apesar de eu achar que faltaram mais cenas.
Apesar do nome ser eve e adam, eles não combinam juntos.
Ouvi muitas pessoas falarem sobre as problematicas do livro, em minha opinião isso é a realidade.
Os plot twists são muito bons e são muitos, minha cabeça explodiu.
Os capítulos são curtos e tem três pontos de vista diferentes (eve, adam e solo)
A evolução dos personagens é boa e o livro retrata a idade deles de uma maneira ideal, nem tão madura mas também nem tão infantil
Uma leitura fácil e rápida
Os autores souberam desenvolver a história de uma maneira que não é chata.
O livro não entrega o que ele promete na sinopse, entrega algo muito diferente e muito melhor.
Os traumas são retratados com muito respeito, os personagens também, de maneira com que você não identifique imediatamente se o personagem é um vilão ou não
Um livro apaixonante com viradas incríveis.

Marciele Silva 04/07/2023

Juvenil
Só quem me conhece pra saber o tanto que eu amo leitura infanto-juvenil, o livro é ótimo, as vezes da umas perdidas na leitura. Mas é um livro diferente

Vivi Martins 26/08/2023

Um livro diferente e com ideias que envolvem muitos conceitos morais e éticos. Tem momentos surpreendentes e uma boa reviravolta inesperada.

Bea 13/01/2024

Interessante
Acho que assim como vários leitores, não imaginei que o livro seria assim. Não digo isso de um jeito negativo, nada disso! Mas pela sinopse, pensei que se tratava de algo no estilo daquele filme "Como criar o garoto perfeito" hehehe.
É uma história bem bacana, repleta de reviravoltas mas que às vezes se torna um pouco cansativa. Como falei no título, é bem interessante.

Haha 12/04/2024

Eva
De personalidade forte e difícil, Eve viu-se presa às amarras do laboratório da própria mãe, quando praticamente perdeu a perna. Praticamente. Não fosse por um milagre, A Perna, como gostava de enfatizar, seria decepada. Porém, o descobrimento dessa ação sobrenatural acarretaria a destruição da carreira de Terra Spiker ? Terror Spiker, para os funcionários.
Lutando contra o tédio, Eve recebe a ordem de projetar, somente simular ? a princípio ? um modelo de ser humano perfeito. A ela foi dada a chance de conseguir o namorado dos sonhos. Ela podia adicionar quantos e quais ingredientes quisesse para a receita ficar da forma como ela queria. Porém, entre criar um humano com a tecnologia e descobrir o motivo pelo qual A Perna havia curado tão rapidamente, a garota encontra O Garoto. O Garoto que odiava Terra Spiker. O Garoto que odiava aquele laboratório. O Garoto que sabia o que se passava lá. O Garoto que era obcecado pela garota. E isso mudou tudo.

Ruan Mattia 05/05/2024

O que foi isso que eu li?
Eu achei que seria um livro ruim, mas ele superou minhas expectativas.

Não vejo nada positivo além de ser um livro. A história é boba, infantil, estranha e sem nexo. Parece um filme sessão da tarde escrito por uma garotinha de 10 anos. Personagens péssimos, diálogos piores ainda, situações forçadas, frases esquisitas e um desenvolvimento horroroso. É um livro ou uma sátira / paródia?

Perdi tempo e dinheiro (literalmente). E ainda tive uma ressaca literária de quase 3 meses, mesmo sendo uma história curta.

Recomendo "Eve & Adam" apenas aos meus inimigos.

06/2024