A Coesão Textual

A Coesão Textual Ingedore Villaça Koch

Resenhas - A Coesão Textual

EvaíOliveira 12/01/2023

Este livro identifica os mecanismos constitutivos do texto e examina, a partir deles, as classes de palavras e de sentenças, os conectivos, os processos de ordenação e de retomada do tema, os tempos verbais, entre outros fenômenos.

vanessaxclementino 18/03/2020

ok
Simples e conciso, como exemplos uteis para melhor compreensão

Line 04/02/2021

Coesão de maneira sucinta
Koch trabalha bem e sucintamente, em suas quase 80 páginas, o tema "coesão textual". Em alguns pontos, chega a enfatizar que o livro é apenas a superfície do assunto, e que tem como objetivo instigar o leitor a pesquisar mais a fundo sobre Coesão.
Acredito que tenha cumprido sua função de exemplificar ideias sobre os elementos coesivos, as diversas denominações e os grupos a que pertencem dentro da análise textual.
Para quem não tem dimensão da profundidade a que o tema pode chegar, é um ótimo livro para iniciar na busca pelo conhecimento a respeito do assunto.

Nadjini 11/09/2022

Obra introdutória aos estudos de linguística textual e aspectos da coesão. Esse livro aborda alguns conceitos básicos, elementos que constroem as relações dentro do texto e seu funcionamento, tudo com muitos exemplos.
A bibliografia ao final do livro é comentada pela autora, o que facilita a seleção dos títulos, orientando o estudante.

Adla Kellen 09/03/2020

Esperava um livro um pouco mais didático. Apesar disso traz algumas exemplos bem claros, que facilita o entendimento.

Clara 17/07/2022

Achei bem interessante, muito didático e explicativo, consegui filtrar bastante do livro e ainda me ajudou a entender um pouco mais sobre o gerativismo. Porém, o livro é muito rápido, então precisa ser uma leitura devagar, sempre voltando, pra conseguir entender tudo. Além disso, não é uma leitura fácil, você precisa ter algumas noções básicas de coesão textual, sintaxe e linguística (gerativismo e talvez estruturalismo).

Cassi 09/02/2020

Básico manual de coesão textual
Nesse livro, Koch classifica, define e exemplifica os mecanismos coesivos que constroem o texto, ressaltando efeitos linguísticos.

Recomendo o livro como introdução ao estudo da coesão textual.

George Luiz 27/01/2021

Um livro para pessoas ou estudantes interessados nos mecanismos de conexão textual. A obra apresenta diferentes formas de como devem ser feitas as retomas e os progressos textuais em textos de natureza formal ou informal

Kamilla :) 09/11/2021

Simples e perfeito para quem quer estudar sobre coesão e conhecer os seus tipos.

Achei ótimo que a autora ressalta que existe muito mais para se pesquisar e aprender sobre coesão. :)

Léo 19/03/2024

Estudos
Bom livro para estudos sobre a linguística textual e como foi o desenvolvimento histórico desta area
da linguística