Entre a Cruz e o Arco-Íris

Entre a Cruz e o Arco-Íris Marília de Camargo César

Resenhas - Entre a Cruz e o Arco-Íris

Fabio.Miranda 18/11/2015

Pretensioso, superficial e preconceituoso
Pretensioso em sua proposta, a verdade é que a leitura revela um texto raso, superficial e repleto de ideias pré-concebidas (preconceitos). Sob a falsa roupagem de objetividade e amor ao próximo, constitui um emaranhado de recortes que reforçam clichês e parecem querer catequizar o leitor a todo custo.
Lira 18/01/2016minha estante
Verdade, o melhor mesmo só são o relatos das pessoas, isso ate ela começar a argumentar sobre.

And 25/12/2020minha estante
Também finalizei a leitura com essa mesma sensação.

\mit/ 07/07/2017

Uma redação do enem de 200pgns, ainda sim uma boa redação.
Quando me deparo com um livro que aborda esse tipo de temática fico esperançoso e ao mesmo tempo com um pé atrás. É verdade que poucos livros se prestam a formular uma resposta decisiva diante do assunto religião e homossexualidade e esse é mais um.
Mesmo com uma premissa de chegar a uma análise clara e imparcial, o livro fica na ideia o tempo todo do "não sei a que vim". A sensação é de que você está lendo uma longa matéria jornalística que visa a voz da comunidade cristã (receptiva e não receptiva), alguns membros e ex-mebros dessas comunidades.
O lugar que esse livro se coloca é muito perigoso. Fica fácil pro leitor se perder no meio das afirmações e não saber ao certo qual é a posição que a autora se coloca e duvidar das intenções do livro. Às vezes temos tambem a sensação que a própria autora não sabe em que caminho está indo.
Mesmo que a construção seja um pouco confusa, acredito que o livro seja necessário pois da uma noção panoramica interessante sobre essa questão, principalmente em território nacional (coisa difícil de se achar)
O livro tenta se manter imparcial e tirando os comentários da autora no meio da leitura, consegue e tenta abrir espaço para novas perguntas e não simplesmente responde-las facilmente.
Ao meu ver, o livro não é escrito com a função de encerrar discussões. Muito menos de julgar a um lado ou a outro. O livro respeita os direitos de voz de ambos os lados.
Se você está esperando um livro que condene a homossexualidade e aceite a religião como unica verdade ou condene a igreja e abrace a bandeira homossexual, não leia.
A maior questão que o livro deixa ao final é sobre o julgamente moral em volta do tema.
Mesmo que questionemos a situação e tenhamos opiniões e crenças sobre Fé e opiniões sobre sexualidade formadas (algumas vezes na mesma direção e em outras contraditórias), qual o limite que temos que ter nas nossas atitudes?
Uma leitura talvez não necessariamente precisa, mas ao menos uma leitura que pode possibilitar um diálogo sem pisar em um tema e evidênciar apenas o outro.

alissonferreira.c1 02/03/2017

De 0 a 5: 1 - Poderia ter utilizado meu tempo lendo outra coisa
Bom, a tempos que tive contato com esse livro e ele sempre esteve de lado em minha estante, esperando o dia em que eu tivesse disposição emocional suficiente para mergulhar em um mar de questionamentos, reflexões e auto-conhecimento. Acho que superestimei um livro por causa da sua capa e sinopse.
O fato é que essa obra é rasa e um tanto tendenciosa. Claro, o que me é agradável ao intelecto, pode não agradar ao meu próximo. Porém posso afirmar que, apesar de supostamente propor um debate aberto sobre o posicionamento entre igreja versus homoafetividade, o livro tende a trabalhar em cima de pressupostos que contribuem para promover ainda mais a personificação da pessoa homossexual em um ser libidinoso. A impressão que dá, é de que o indivíduo que possui uma inclinação sexual diferente dos héteros é definido totalmente através da sexualidade. Não se fala em amor e comunhão entre homens e homens ou mulheres e mulheres. A todo instante é abordada a sexualidade dessas pessoas, como se essas não tivessem personalidade ou afetividade, sendo definidas mais como um órgão sexual ambulante.
Dentre todas as críticas que possuo, talvez a mais ferrenha seja ao fato de que em todo o decorrer da leitura, me parece que os representantes teológicos obtiveram um espaço de fala que não se pode comparar aos ativistas LGBTQI. Pra mim, esse livro não expressa uma luta pelos reconhecimentos dos direitos dessas pessoas; ele apenas trás o embate ideológico a respeito dos dogmas que abrangem nossa existência. E fortalece ainda mais a premissa de que as pessoas só podem viver em plenitude se estiverem diretamente conectadas a uma doutrina religiosa.
Thiago.Catrinque 02/01/2021minha estante
Olá! Dei uma lida no teu comentário e vi que o livro não conseguiu satisfazer as tuas expectativas. Procurei esse livro em várias plataformas e não o encontro disponível. Gostaria de pedir a você que me vendesse o teu explicar, pois esse livro possui um valor sentimental para um amigo e infelizmente ele foi furtado. Ficarei muito agradecido se me responder! Meu contato: catrinquethiago@gmail.com

Thamine 31/12/2022

Um abraço, um alento, uma certeza
Esse livro me fez refletir grandemente sobre o tema, pontuando varias idéias que já tinha ouvido anteriormente e rebatendo amorosamente, não foi um discurso de ódio e sim, de amor e um estudo muito bem feito sobre o assunto, entendi perfeitamente tantas questões de forma simples e descomplicada e esse ultimo livro de 2022 só me trouxe paz, que Deus nos abençoe grandemente nessa jornada de aprendizado rumo ao céu. Ainda mais convicta do que creio, amarei ardentemente aqueles pelos quais são iguais ou diferentes de mim, o amor que não recebi.

Nallanda 15/09/2023

Aqueles que buscam uma resposta definitiva certamente irão se frustrar, o livro traz a reflexão e diversos casos distintos sobre a homossexualidade no meio cristão, para que cada um possa tomar sua própria conclusão

Patt 10/10/2021

Não entendi
Então, eu li, li, li e até agora não entendi aonde a autora quer chegar. De qualquer forma, acho que valeu a leitura. Descobri outros títulos que irei ler depois.

Naiara58 19/03/2023

No começo você acha bem informativo, nada imparcial, fica claro o jeito como o autor desmerece o homossexual. Apela para a conversão ao cristianismo

Maro.Paula 04/04/2018

Me ajudou com algumas questões que eu tinha!

Morningstar 27/04/2021

O caminho do inferno é pavimentado por boa intenção.
Talvez essa seja uma boa frase para descrever o livro.
Eu li em 2018 e me lembro de achar uma leitura até que boa. Dá para notar que a autora tem suas crenças e que tenta fazer um trabalho mais puxado para o lado imparcial das coisas.
É um livro voltado para as pessoas hetero que tentam "abrir o pensamento" ou que estão procurando novos argumentos para debates.