Contos Novos

Contos Novos Mário de Andrade

Resenhas - Contos Novos

victor.victor.victor 12/08/2022

Contos bons
Os meus contos preferidos são "Peru de Natal" e o "O Poço".
"Frederico Paciencia" em seguida.

Alguns são razoaveis, a maioria é agradável. "Vestida de Preto" e "Por tras da Capela de Ruão" também são bons.

Os piores para mim foram "O Ladrao" e "Nelson".

Rachel Bgs 27/07/2022

Assim como outros contos modernistas, estes aqui são surreais, simples, cômicos, subversivos, sem perder o fundo crítico. Mas eu não gostei nem um pouco, não entendi muita coisa e definitivamente o problema não foi a linguagem, que era clara e moderna.

Maria3427 04/01/2024

Me peguei lendo as resenhas desse livro e o que me parece é uma dicotomia muito grande de gostos. O que acontece com a obra Contos Novos de Mário de Andrade é que são contos, em sua maioria, recortes, fragmentos de vida desses personagens, e muita das vezes nada de muito especial acontece na vida deles (assim como nas nossas). Daí advém a sensação de proximidade e identificação que muitos leitores podem sentir. Nos enxergamos em alguns momentos, sentimentos, emoções, ações...
Para mim foi o conto Peru de Natal. Me vi inteiramente naquele personagem principal e se perguntarem o que ele tem de especial? Nada. E ao mesmo tempo, tudo.
Alguns contos eu sofri para terminar, outros foram mais fluidos. Irei destacar um que para mim foi uma obra prima: Frederico Paciência. Deveriam fazer um filme unicamente desse conto. Amei do início ao fim.

Lore.dossn 16/02/2022

? Pisaram na minha caneta! brutos...
Jogou tudo no lixo. Tirou da gaveta de baixo uma caixinha que abriu. Havia
nela várias lapiseiras e três canetas-tinteiro. Uma era de ouro.

pedrosg 01/05/2022

Não prometeu nada e entregou o que prometeu ?
Li o livro apenas por causa do vestibular, e tem alguns contos que são bons e apresentam algumas críticas pertinentes, mas nada muito bom ou revolucionário. Daria 3,5 mas tem um conto que apresenta uma cena muito bizarra, perdeu meia estrela.

_maricobucci_ 23/03/2021

Confesso que de início não botei muita fé, até planejava me desfazer do livro depois da leitura. Pra minha surpresa, é em ?Contos Novos? que Mario de Andrade mostra maturidade artística, competência que não senti em ?Amar, Verbo Intransitivo?.

Em qualidade, os contos são comparáveis a Clarisse Lispector e a Guimarães Rosa - mas, é claro, com o estilo próprio do autor. E até tem algumas narrativas que se entrelaçam de um jeito sutil e muito inteligente.

Ana 01/04/2021

Finalmente li Mário de Andrade e confesso ter me surpreendido bastante!
O livro exige certa atenção e compreensão a fim de que se possa absorver o que está acontecendo e o porquê de isso ser relevante (não se pode ler um conto x sem que se tenha em mente que a atitude de determinada personagem representa uma crítica ou simbologia brasileira muito forte, sabe?), por isso me custou um pouquinho mais.
No entanto, as histórias, tanto as em primeira pessoa quanto as em terceira, por possuírem linguagem livre, me permitiram ter maior conexão com o que se passava, de certo modo, principalmente por envolverem questões sentimentais profundas, como é o caso dos relatos de Juca.
Com certeza, irei em busca de outros livros do Modernismo e até do Expressionismo.

lili 10/11/2022

li por causa de vestibular kk
então, confesso que pensei que esse livro ia ser um porre de ler mas até que não?. Tem alguns contos que são bem legais e fiquei bastante interessada principalmente no frederico paciência rsrs mas com certeza não leria se não tivesse sido obrigada porque não é muito meu estilo de leitura, mas até que não foi tão ruim kk

@adriana_ lerlivros 29/07/2021

Amei muito os noves contos mas o último, tempo da camisolinha é o meu preferido. Os são assuntos aleatórios bem divertidos. Eu demorei a ler por falta de tempo. Mas a leitura é fluida e leve.
Excelente posfácio de Ivone Daré Rabello

Gabriella.Davet 30/08/2021

Li para a lista de leituras obrigatórias de um vestibular, agora não lembro qual foi, mas eu simplesmente não gostei!

Gi Gotardo 01/03/2023

No geral gostei do que cada conto representa, as críticas, a ideia geral e tudo mais. Porém enquanto estava lendo me perdi várias vezes, viajei horrores e se não fosse o posfácio teriam uns que até agora não teria entendido.

carol couto 03/03/2023

Leitura que leva à reflexão!
Nesse livro, Mário de Andrade explora diversos temas que nos levam a pensar criticamente sobre a sociedade. por isso, mesmo que escrita no século passado, a obra ainda se torna muito atual, pois vemos que o filtro do nosso olhar como comunidade ainda não evoluiu tanto...
o conto que mais me tocou foi O Poço. também li por conta do vestibular e vou guardar as reflexões que fiz durante a leitura para a vida!

clara 09/02/2022

maravilhoso
é único como mário consegue tornar relatos cotidianos em contos marcantes, curiosos. tb é sublime como as histórias nos fazem querer mais e levam a gente numa viagem pelo psicológico ingênuo (e complexo, ao mesmo tempo) dos personagens. as frases mais simples, os trejeitos mais toscos e as atitudes mais rotineiras viram uma preciosidade. tudibão

Sabrina 13/07/2021

li pelo vestibular
Bom como comecei a ler como um estudo pro vestibular não tinha expectativas, mas não odiei até achei interessante

Isa 31/08/2021

Contos novos
Trata-se de nove contos escritos por Mário de Andrade, escritor modernista que tinha como objetivo abordar novas temáticas nacionais e cotidianas, fugindo da literatura culta e se aproximando da literatura popular.