Círculo

Círculo Mats Strandberg

Resenhas - Círculo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Joy 20/03/2016

O livro é legal, porém mediano e não irei levar nada dele para minha vida, além de não ser do meu feitio. Comprei-o na Bienal somente pela capa, sem ler a sinopse. Quando o li, de início não sabia o que esperar, por isso minha expectativa não era muito alta.

O começo é confuso porque são seis personagens principais femininas, e eu sou péssima com nomes, então tive que voltar várias vezes para a orelha do livro só para ler a descrição de cada uma. As personagens têm características bem normais de qualquer adolescente, mas todas com personalidades bem distintas.

O círculo é um grupo de seis meninas: Minoo, Vanessa, Linnéa, Rebecka, Anna-Karin e Ida. Elas são reunidas por uma força sobrenatural em uma noite de lua cheia, pois são as escolhidas para lutar contra um mal. Nenhuma delas eram amigas antes disso, mesmo todas estudando na mesma escola. O mal ao qual elas lutam não é bem descrito no livro, além do porquê elas foram escolhidas para tal missão. Há um vilão, mas o objetivo dele e o porquê de suas ações também não é muito esclarecido.

A Minoo é uma das personagens que mais gostei; ela é insegura como qualquer adolescente, mas sempre tenta apaziguar as brigas entre as meninas. A Vanessa é uma garota popular na escola, porém não é metida e é neutra entre os conflitos. A Linnéa é muito impulsiva, é a primeira que julga todas as outras e sempre arranja uma forma de despedaçá-las com palavras. A Rebecka é melhor do que a Minoo, mesmo sofrendo de um distúrbio alimentar tenta ao máximo uni-las, pois não tem problemas com nenhuma das cinco. A Anna-Karin sofreu muito bullying no passado e é a mais quieta e recolhida do grupo, porém sua autopiedade e auto-depreciação atrapalha as meninas em vários momentos da trama. A Ida é desagradável do inicio ao fim, parece que está em sua natureza ser desprezível e pensar somente em si mesma, além de ser a principal pessoa que praticou bullying contra Anna-Karin.

Este livro é o primeiro da trilogia Engelsfors, porém as continuações ainda não foram publicadas no Brasil. O desfecho é bem aberto, mas não me trouxe a vontade de ler a continuação. Parece-me que esse livro é somente uma apresentação para o universo da trama, mas os autores não nos deram informações suficientes para querermos continuar. A história ficou muito aberta, o que me desanimou, pois gosto que me expliquem o porquê de tais poderes, ações etc.

Bom, o Círculo é um livro com uma premissa boa, que não foi muito bem utilizada. Tive a impressão de que os autores não souberam misturar a realidade com o sobrenatural. A diagramação e edição são lindas, realmente o comprei porque fiquei apaixonada pelos detalhes. Pretendo procurar o e-book em inglês do segundo livro, Fire para tirar minhas dúvidas sobre a história.

Espero que vocês tenham gostado da resenha, ficou pequena porque achei o enredo muito vago.
Visite meu blog ;)

site: http://choqueliterario.blogspot.com.br/

Fabricio~Raito 31/01/2014

Suecos, vocês são incríveis.
Quando vi a capa de Circulo foi tiro e queda. Me apaixonei. E ter lido a sinopse, me arrebatou. Mas muita gente se queixa: Qual a razão de uma sinopse tão pequena, sem muitas informações? A resposta é: o mistério já começa por ai, e se sua curiosidade não foi atiçada, talvez este livro não seja para você.
7 adolescentes, de uma pequena cidade na suécia. 7 universos diferentes, de roupas e cabelos diferentes, de gostos e complexos diferentes, com apenas uma coisa em comum: estudam na mesma escola. Quando uma série de suicídios começa a acontecer, e uma misteriosa lua vermelho-sangue surge no céu, estes 7 se descobrem que mais do que apenas adolescentes normais e juntos, terão que descobrir e desvendar o mistério que paira sobre a sua cidade.
Os autores possuem uma narrativa intrigante. Nada complexa, flui de forma natural e não é cansativa. Os personagens são cuidadosamente construídos e apesar de serem muitos, estão presentes o tempo todo durante a leitura. A maneira como os atritos entre o novo grupo que precisa se unir também é natural, crível, e todos se identificarão com um dos 7. Tudo é construido de forma muito sucinta, o desenvolvido é perceptível assim como a história em si. E não é por serem protagonistas que estão isentos da morte. Os autores não poupam mortes, mesmo dos mais importantes.
Apesar do tema central ser bruxaria, o universo criado por Mats Strandberg e Sara B. Elfgren é diferente de tudo aquilo que já havia lido sobre. Parece que houve pouca ação neste primeiro livro, mas levando em conta que é uma trilogia, é completamente normal este processo, onde o primeiro livro se preocupa mais com a apresentação dos personagens e construção de um enredo forte e de conteúdo. Suecos possuem uma visão única na construção de obras fantasiosas. É meu quarto contato com autores suecos e cada vez mais me vejo envolvido neste incrível jeito impar de escrever.
A Intrínseca novamente apresentou um trabalho eficiente, de qualidade, sem qualquer ponto negativo (apenas quatro ou cinco erros de digitação). A capa se manteve como a original, com o título deslocado para a parte superior da mesma. É um excelente livro, repleto de mistérios.

Gislaine 22/01/2022

Uma sessão da tarde com morte e poderes
Eu tinha uma grande curiosidade de ler esse livro a muito tempo, mas sempre deixei pra lá por conta de ser uma série que não teve seus outros livros lançando no Brasil. Mas no final das contas até que dá pra ser lido como um único, apesar de que eu gostaria de saber o q acontece em seguida.
Gostei dessa leitura, foi bem vibe sessão da tarde com uns pontos diferenciados, do tipo bruxas procurando o assassino delas. A trama te prende e as personagens são interessante e diferentes entre si, vc entende cada uma delas e vê suas falhas e qualidades. Enfim eu curti bastante, foi uma leitura gostasinha de fazer, amo quando o livro tem essa vibe meio de suspense com poderes.
Não é o Gabriel 21/02/2022minha estante
Amg foi essa vibe msm, sessão da tarde kk mas divertido

Gislaine 21/02/2022minha estante
Sobre isso kkk foi divertido

Leo 14/07/2017

Comprei este título na Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2016, e foi 100% pela capa. Quase um ano após a compra, decidi lê-lo.
Bom, primeiro é necessário que saibam que este livro é o primeiro de uma trilogia cancelada no Brasil pela editora Intrínseca. Então caso, você não saiba inglês, ficará preso no começo.
Apesar de a história se fechar, a trama maior que move a trilogia apenas é introduzida.
Se American Horror Story Coven, The Secret Circle, Life is Strange e 13 Reasons Why se unissem em uma história, seria este livro.

Nathi 05/09/2020

Muito legal.
História bem escrita e dinâmica. Personagens bem construídos e, mesmo sendo uma fantasia, consegue tocar em pontos muito delicados, como bullying, suicídio, solidão e outros temas fortes.

Mas, a leitura não é pesada nem sombia e a autora (e quem traduziu!!!!) foi bem cuidadosa com os gatilhos. Claro que, se você é uma pessoa com transtorno de ansiedade e depressão, eu recomendo cautela com qualquer obra que toque em assuntos difíceis como esses.

Livro show de bola, que vale cada centavo :)

Mayhara5 09/10/2020

Tem a quantidade exata de suspense, consegue te prender a cada folha...recomendo a leitura.

Letícia 11/04/2024

O livro tem uma leitura muito fácil e viciante, você quer saber o por que dos acontecimentos e quem está por trás de tudo. No começo são muitos personagens e demora um pouco para lembrar quem é quem (fiquei consultando toda hora a aba do livro - contém a descrição de cada personagem principal), você acaba se apega aos personagens e mostra o desenvolvimento de alguns deles, porém, como são muitos teve alguns que não foram tão abordados. Contudo, o livro é bom e teve um plot legal. O único porém desse livro é que não possui a trilogia completa disponível para leitura (português ou inglês), dessa forma, há alguns arcos que ficaram em aberto e nunca vou saber o desfecho...

lili 25/06/2021

pesado e bom
o livro é muito bom. eu li quando era mais nova por ter achado a capa bonita, como eu era muito nova, fiquei muito chocada e não gostei muito. agora, mais velha, reli e amei. continuo achando muito pesado, pois retrata de temas como drogas, transtorno alimentar, bullying, suicídio, assassinato e contém cenas consideravelmentes hot
é uma trilogia, infelizmente só o primeiro está traduzido (chorando). queria muito ler os outros dois livros, espero que traduzem logo
tem um filme baseado nesse livro também, chama-se cirkeln, mas não está disponível em lugar nenhum e eu nunca consegui assistir (chorando de novo)
mas, enfim, o livro é muito bom, mas não leia se vc for muito novinhe, é bem pesado

Giovanni.Partezani 01/05/2023

Acontecimentos lentos, mas interessantes, você termina um capítulo ansioso para começar o próximo, a amizade das bruxas principais funciona muito bem, mesmo que de forma lenta.

Abrobra.q.le 23/04/2024

O final valeu a pena
Começou como qualquer livro de adolescentes com magia e continuou assim por uma boa parte do livro. Tem várias partes sem noção e a maioria dos problemas são picuinha de adolescente, mas tudo vai ganhando seriedade e as partes sem noção são bem resolvidas no final.
A escrita é bem mais ou menos, mas o desenvolvimento das personagens compensa bastante, acabei achando esse desenvolvimento o ponto mais alto do livro todo.
O livro é escrito alternando o ponto de vista das personagens, mas estranhei que uma delas em específico não teve nenhum capítulo, isso me decepcionou um pouco.
A magia do livro também é interessante, mas não tem nenhuma regra muito extraordinária.
No fim fiquei me questionando se iria querer ler os outros livros (se eles existirem) e só pelo final eu até que me interessei um pouco por uma possível sequência.

Moonlight Books 30/03/2014

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Eu gosto muito de livros de bruxas e fiquei bem contente quando vi Círculo, primeiro livro da Trilogia Engelfors de Mats Strandberg e Sara B. Elfgren sendo publicado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca e o ponto que mais despertou meu interesse foi ser uma obra sueca, todas as obras do gênero que li eram americanas e britânicas, é bom fugir dos padrões.

Já li livros policiais suecos e sempre tenho dificuldades com os nomes dos personagens, além de demorar para saber se é um nome masculino ou feminino, eu não consigo guardar, muito menos pronunciar, mas até que em Círculo os autores foram bonzinhos, usando nomes mais simples.

A história começa com um jovem saindo da sala da diretora, após levar aquele sermão e nos corredores do colégio ele começa a ouvir vozes. Apavorado corre para esconder-se em um banheiro, porém não há fuga para aquilo que o persegue, e logo algo bem ruim acontece. Seu corpo é encontrado por sua melhor amiga e uma outra garota, fica evidente para todos que foi suicídio, tanto pelas condições em que foi encontrado, quanto por seu histórico problemático, mas nós sabemos o que aconteceu antes, vimos que naquele colégio na cidade de Engelfors, existe algo maligno e perigoso, então surge a pergunta… Quem está por trás deste crime?

Enquanto o suspense relacionado à esta morte vai tomando conta da história, uma série de fatos estranhos passa a ser parte da vida de seis garotas Linnéa, Ida, Vanessa, Minoo, Rebecka e Anna-Karin, elas descobrem possuir habilidades fora do comum, como o controle da mente e a invisibilidade e têm pesadelos com acontecimentos típicos da Inquisição. Em uma noite, a lua fica vermelho-sangue e todas elas são atraídas para um velho parque abandonado, lá encontram o zelador da escola Nicolaus, tão desorientado quanto elas, mas que sabe que todos estão ali para cumprir uma profecia, ele precisa orientar a Escolhida, o problema é que ele não sabe qual delas é, assim para proteger todo mundo de uma grande perigo, este pessoal vai ter que trabalhar junto e desvendar a magia que possuem. Complicado demais, levando em conta que as meninas não gostam nenhum um pouco uma da outra.

A história é narrada em terceira pessoa, tendo como cenário a cidade de Engelsfors e mais especificamente o colégio, então podem esperar pelo clima high school em toda a narrativa, o que eu gostei muito, dificilmente histórias passadas em ambiente escolar me desagradam.

site: Leia o restante da resenha http://www.moonlightbooks.net/2014/03/resenha-circulo.html

Hugo 08/03/2015

O clima sombrio, do início, toma conta de quase toda a história
O Círculo é a resposta. O Círculo é a arma.

O primeiro volume da trilogia Engelsfors é o Círculo.

O livro começa de maneira bem sombria, com o assassinato de Elias. Uma voz que estava dentro dele dizia o que ele tinha que fazer e era obrigado a fazer, não conseguia resistir. Dessa forma, Elias tem sua morte no primeiro capítulo da trama.

O Círculo é formado por seis garotas.

Minoo é a garota inteligente que sempre sabe o que responder para o professor e nas aulas, mas seu único problema é fazer amizades. Minoo não consegue ter facilidade para fazer amigos, não sabe o que dizer para a pessoa.

Vanessa é a garota popular do colégio, a típica loira bonita. Namora um cara chamado Wille que é bem mais velho que ela, mas acha que a vida com ele seria mais legal.

Línnea não tem mãe e seu pai mora na rua e é um alcoólatra. Vive sozinha e correm vários boatos sofre ela, dentre eles: drogada, lésbica.

Rebecka é uma garota que vive bem a vida, tem um namorado, Gustaf, que é astro do futebol. Seu único problema é aquele que abala várias meninas de sua idade, o distúrbio alimentar. Mesmo sabendo que tem e não contando para ninguém, nem para o namorado, correm boatos por todo o colégio.

Anna-Karin é a garota-alvo das pessoas, está sempre sofrendo no colégio. Pessoas passam por ela, a insultam, a envergonham e destroem sua vida. Por sorte, pode contar com seu gato, Pimenta, que é o amigo dela e ela o leva todos os dias para o colégio.

Ida é a garota insuportável do colégio, fala mal de todos, envergonha todos e faz da vida deles um inferno. Todos a odeiam e nem quando finge ter boas intenções, acreditam nela.

Todas elas têm apresentado umas sensações estranhas e alguns poderes que não conseguem explicar.

Certa noite, a lua está vermelha, e uma força misteriosa invisível transporta as seis para um parque de diversões abandonado. Lá descobrem que além delas, o zelador do colégio também está presente.

Ida é erguida ao ar e supostamente uma entidade entra em seu corpo e fala por ela. As garotas descobrem que são as Escolhidas, que juntas formam o círculo e que existe uma profecia por de trás do círculo e o zelador é o guia delas nessa missão.

As personagens são bem intensas, estão sempre passando por vários sentimentos e a maioria das vezes vários sentimentos juntos.

Descobrem que o suposto “suicídio” de Elias, não era tão suicídio assim, e cabe a elas, descobrir a verdade por detrás desse mistério. Descobrem também que cada uma tem um tipo de poder e ele está ligado com o tipo de elemento que cada uma delas está ligada.

Porém com personalidades diferentes, nem todas concordam com opiniões de outras, porém foi dado a elas que precisam trabalhar em equipe para conseguirem derrotar o mal que está se aproximando.

Com tantas características diferentes e opiniões divergentes, elas tem que trabalhar em equipe, pois uma depende da outra. Será que conseguiram se unir para vencer a batalha?

Durante todo o livro, é um turbilhão de sentimentos de uma vez. Não há um momento de sossego, sempre tem algo acontecendo.

Os autores relatam vários problemas que estão presentes no cotidiano de todos, sendo assim, tendo a fácil identificação com o livro e deixando-o mais real.

Além do desenvolvimento da história do livro, existe a história de cada menina que vai se desenvolvendo também. Ao mesmo tempo em que você quer saber o que vai acontecer no final do livro, também quer saber qual é o final da vida pessoal de cada uma das meninas.

O clima sombrio, do início, toma conta de quase toda a história com questões do tipo: “Quem está fazendo isso?”, “Por que estão fazendo isso?”.

Os autores usam a artimanha de acabar com as suas esperanças. Quando a história a história está começando a tomar um rumo e tudo está indo bem, eles te surpreendem e estragam todas as possibilidades existentes.

Depois de muitas emoções e descobertas, chega o fim de Círculo. O que será que está por vir?

site: www.dreamdropdistance.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6