Piteco: Ingá

Sabrina 08/01/2023

02/01/2023
Piteco - ingá 4,0
Resenha
Até agora não tenho nenhuma reclamação as MSPs e acredito que não vou ter pq cada uma é tão única e do seu jeitinho são perfeitas (estou lendo na cronologia que foram publicadas)

Thiago662 10/11/2022

As ilustrações são sensacionais, a estória nem tanto! Interessante para começar a tratar a pre-história com os alunos do sexto ano!

Giulli Patoléia 03/09/2022

Adorei!!!
Nunca fui muito fã dos quadrinhos do Piteco e Tuga nos Gibis, mas me surpreendi com a Graphic.
Desde os traços a história, vale muito a pena a leitura.

Tico Menezes 26/07/2022

Uma Pré-História com a nossa cara!
Brasileiríssimo, esse trabalho de Shiko resgata um Brasil que valoriza suas raízes, seu pensamento comunitário, a valorização de sua própria cultura. Nessa Pré-História árida, mas de um povo guerreiro e verdadeiramente inteligente com suas emoções, somos apresentados à dinâmica dicotômica do relacionamento de Piteco e Thuga.

Enquanto ela entende o valor das raízes, do cuidado, da germinação e do todo, ele ainda dá voz a uma revolta meio sem causa, busca adrenalina e confronto. Ambos com suas qualidades únicas, só funcionam porque são diferentes. É realmente belo como uma trama aventuresca tão rápida pode ter tantas camadas.

Camadas essas acentuadas pela aquarela de Shiko, que confere realismo num mundo em que lendas são vivas e mosntros gigantes existem. Muito além da arte estética - belíssima, diga-se de passagem - o autor homenageia a cultura tupi, nossos antepassados, de forma orgânica e didática.

Uma emocionante história sobre um povo de garra que planta, aguarda e colhe consciente de sua grandeza.
Katia Rodrigues 26/07/2022minha estante
Uma das minhas preferidas da coleção MSP.

Maria Júlia 18/07/2022

A hq é de 2013, mas quando saiu não me interessei muito em comprar pq eu não curto muito as histórias do Piteco, e na época eu não estava tão ligada assim em quadrinhos - embora gostasse muito, estava numa pegada bem diferente de hoje. Mas no curso do Sidney Gusman ele falou sobre esse quadrinho, e aí eu precisei ler! A história é maravilhosa, uma releitura muito interessante, adorei a Thuga, a Ogra... E a arte do Shiko é belíssima. Ele pintou tudo com aquarela, é impressionante.

Se você não leu, leia que vale muitíssimo a pena.

Rafa569 17/07/2022

Ingá
Na sequência das Graphic MSP que tenho lido esses dias, essa foi melhor que a última, do Papa-capim. Eu já tinha lido "Três Buracos", do Shiko. Aqui as páginas são coloridas em aquarela e a qualidade dos desenhos são um show. A releitura inclui elementos do folclore brasileiro como Caipora/Curupira, Boi-tatá, além de um ser mitológico dos Andes, e a própria Pedra do Ingá, localizada na Paraíba, estado natal de Shiko, e que nomeia a HQ. Um trabalho sensacional de reencontro com o querido homem pré-histórico das histórias do Maurício!

Tinúviel 10/07/2022

Até que gostei de graphic novel. Uma surpresa, já que não gosto das histórias do Piteco. Os traços dos desenhos ficaram show.

Claudinei 23/06/2022

Graphic MSP me apresentando mais um excelente autor
Mais um grande artista brasileiro que conheço graças ao projeto MSP, falo do Paraibano Shiko, que cumpriu muito bem a missão de dar uma nova perspectiva ao personagem Piteco do Mauricio de Sousa.
Ambientado na própria Paraíba, vemos o primitivo povo de Lem interpretando as inscrições gravadas nas pedras indicando que chegou o momento do povo imigrar para outra região, visto que a atual em breve enfrentará o problema da seca, ficando sem o rio, necessário para o povo agricultor plantar e colher os suprimentos da aldeia, o povo é liderado por Thuga, que é a xamã da aldeia, descendendo diretamente da linhagem das xamãs anteriores. Thuga que assim como nas histórias de Maurício de Sousa, mantém uma paixão por Piteco e na noite anterior a mudança do grupo tem uma conversa com o mesmo sobre plantar sementes e colher frutos, distraído o destemido caçador da aldeia não entende o que ela quer dizer e se preocupa somente em como conseguir caça pra ajudar seu povo. Tudo seria simples, não fosse outro povo, também interpretando mensagens de seu deus, precisar levar a Xamã de Lem para aplacar a fúria da divindade, então homens tigre sequestram Thuga ao cair da noite, e no outro dia, se dando conta do quão importante e talvez mais que amiga Thuga seja, Piteco decide ir ao resgate da xamã, prometendo se encontrar com os demais a caminho do novo lar trazendo-a à salvo, e assim com ajuda do amigo Beleléu e depois da guerreira Ogra, parte e se joga numa aventura cheia de mistério, perigos e uma possível vingança.
Com um texto leve, mas carregado de emoções, Shiko criou uma belissima história ao fundir elementos da cultura nordestina e até mesmo a pedra do Ingá, que realmente existe e é patrimônio cultural na Paraíba com suas inscrições misteriosas, ao personagem Piteco. Fora a arte linda e aquarelada que tornam ainda mais sutil essa leveza da história. Gostei muito do que li e ja quero mais do autor.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

Ricardo.Barroso 07/05/2022

Uma grande aventura da idade da pedra
Em mais uma grande obra da coleção graphic MSP, essa edição traz uma releitura do Piteco, num clima de aventura, remetendo a mitologia indígena e uma jornada heroica do personagem. As mulheres ganham um papel de destaque, não sendo apenas damas em apuros ou coadjuvantes. Thuga mostra um lado xamanico e Ogra é mais forte e corajosa que qualquer guerreiro. Temos também Beleleu, que além de grande parceiro do Piteco é um grande inventor. Ainda assim é possível notar, de forma sutil, o desejo da Thuga em "domar" o Piteco para casar com ele, marcante na frase do último quadro.

xblacky 28/04/2022

mais um graphic msp e mais um personagem que eu nunca cheguei a ler.
a arte é maravilhosa e a história consegui capturar minha atenção até o fim. divertido!

Fabiano 10/04/2022

Maravilhoso!
História encantadora se valendo de mitos brasileiros revisitados e adicionados ao passado em que vive o personagem. Misto de folclore e idade da pedra, a HQ tem uma história de busca e caça belamente desenhada pelo Shiko. Supreendi-me! Inclusive quero ler outras coisas dele correndo!

Beatriz Reis 08/04/2022

Ingá
Amei a releitura dos personagens pré-históricos de Maurício de Sousa, Shiko trás também elementos do estado da Paraíba (a própria Pedra do Ingá se localiza lá) que enriquecem demaaais a história. Eu leria toda uma saga com esses personagens, gostei pra caramba!

Henry 23/02/2022

Shiko é um gênio!
Começo essa resenha já adiantando que Shiko é um mestre absoluto do traço. Essa precisava ser minha primeira crítica, os desenhos são surreais.

Passando rapidamente sobre a história: Na aldeia de Lem, Thuga é a xamã e acaba por ser sequestrada por homens-tigre (componentes de uma tribo vizinha). Cabe a Piteco, Ogra e Beleléu resgata-la. Parece um clichê de filme de aventura, né? Pois é, SERIA, se não fosse sob o incrível roteiro de Shiko.

Misturando desenhos vívidos, estilizados, sensuais (sem vulgaridade), grotescos (pois há um pé no terror leve) e realistas com um roteiro que busca representar a importância em construir laços, explora de forma magistral o folclore brasileiro e construiu os personagens na mesma essência dos gibis, porém dando um ar adulto à obra.

Piteco: Ingá foi uma grata surpresa, pois apresentou temáticas que eu não esperava ver numa MSP. O clima que varia entre aventura, ação, terror e suspense me agradaram bastante, contribuíram na minha imersão.

Super recomendo!!

Rodrigo.Macedo 17/02/2022

Arte top, só.
A narrativa não cativou. Os traços são legais, mas em 80 páginas as coisas aconteceram muito rápido pra causar empatia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5