O Sal da Vida

O Sal da Vida
3.97059 272

Resenhas - O Sal da Vida

Leitora Voraz 07/06/2014

RESENHA DO LIVRO O SAL DA VIDA- O QUE FAZ A VIDA..... VALER A PENA!!!!!
De uma forma muito criativa a autora conseguiu em um livro super simples, bem fininho (tem apenas 100 folhas) colocar todos os momentos da minha vida e também, todos os momentos de qualquer leitor que o abra.

Qual foi a mágica???? Ela tem a bolsinha da Hermione (protagonista da série Harry Potter)???

Eu queria muito essa bolsinha, risos... Mas não foi isso.

Aí reside a criatividade dessa antropóloga. Ela não precisou escrever uma palavra sobre mim, ou sobre você. Somos nós mesmos, que através de suas linhas, vamos criando o filme de nossas vidas.

Como???

Em um cartão postal, que recebeu, ela encontrou um desabafo que a incomodou: “Uma semana de férias roubada na Escócia”.

Confesso que também fiquei incomodada. Quem estava vivendo a vida dele, no lugar dele, a ponto de ele ter que pegá-la de volta? Pasmem, ele mesmo, só que não o “eu” verdadeiro dele. E sim o “eu” dele, produto da sociedade moderna.

O “eu” jovem, idealista, cheios de sonhos, se transforma no percurso da vida. Mas em essência, ele ainda continua lá, só precisa ser resgatado às vezes. E foi o que o dono desse cartão fez: ele resgatou a si, mesmo que por uma semana.

Por isso, entendi que a autora propôs um Desafio: se você fosse marcar um encontro com o seu “eu”, quem você encontraria???

E vai além: Qual é o tempero que faz o seu “eu” ser diferente do meu “eu”? Qual é o Sal que você usa para dar gosto na panela da sua Vida??? Que ingredientes você escolhe para tornar sua Vida mais apetitosa???

O livro é só isso e tudo isso:

É só isso....
Poderia ser simplista dizendo que o livro consiste apenas em uma lista de lugares, livros, filmes, séries, pessoas, lembranças, experiências, que a autora considera o SAL DA VIDA dela. De fato é só isso.

É tudo isso....
O genial é que a autora conseguiu com “só isso”, fazer o leitor se esquecer dos itens dessa lista e imaginar a sua própria. O livro é um mergulho na nossa existência. Isso se o leitor aceitar o convite da autora.

Quanto a parte física do livro: A capa é linda demais. O título do livro é todo branco e possui um relevo: a sensação é a mesma de estar passando os dedos sobre o sal colado em um papel. No final, temos uma surpresa, a autora reservou páginas em branco com linhas, para fazermos a nossa própria lista.

Ponto Alto do Livro:

A Princesa Branca de Neve precisou ser beijada pelo Príncipe Encantado, para ser despertada de seu sono amaldiçoado, e, desde, então, sua vida recuperou a cor e os pássaros voltaram a cantar.

Já a autora precisou receber um cartão postal, de uma pessoa que gosta muito, para se questionar: o que dá sabor aos meus dias? O que faz minha existência valer a pena? Qual é o plus que me faz olhar para trás e ver sentido no caminho que vou trilhar a frente?

Eu precisei ler esse livro para entender que estamos todos adormecidos, tão ocupados em viver, que efetivamente esquecemos que já estamos vivendo. Como dizia Renato Russo: “È preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há”.

Por isso, o ponto alto do livro, para mim, não é o livro em si, e sim o que ele provoca em você: a descoberta do SAL DA SUA VIDA!!!!!!!!

Percebam que usei a palavra “descoberta”, propositalmente, pois já temperamos nossa vida a cada sorriso, a cada gesto de carinho, a cada palavra generosa, a cada abraço apertado, a cada lágrima derramada, a cada amigo encontrado, a cada perda que sofremos, a cada sonho conquistado, a cada lição que aprendemos.

Só nos falta lembrar o gosto que essa jornada tem antes que ela acabe, pois todos disputam por um pedaço dela!!!!!!!!!

Assim, inspirada no filme: “Simplesmente Amor” (quem ainda não viu corre, pois é lindo demais!!!!!!!), que no final colocou várias cenas de demonstração de amor, vou deixar aqui para vocês o que é o sal da vida, nas palavras de pessoas muito queridas. Obrigada a todos vocês!!!!!!!!!

O que é o Sal da Vida para você?????

“É o combustível que necessito para caminhar junto com o Senhor”. (Rita)

“É a minha família!!! É o carinho do meu marido e o olhar puro e cheio de curiosidades do meu filho. É a alegria de todos os momentos em que estamos juntos e o amor que se transforma em combustível nos dando força para lutarmos uns pelos outros sempre!!!” (Lilliane)

“É a minha família, pois se não fosse por ela eu não teria motivos para lutar e sonhar todos os dias. Além disso, quando eu estou triste eles temperam a minha vida com força e perseverança. São nos momentos felizes, que eles engrandecem o sabor da minha felicidade”. (Gisele)

“É acordar com saúde e saber que tenho mais um dia para evoluir. É aquilo que não é em excesso, é a dose que não aumenta a pressão.” (Adriana)

“É poder acordar no amanhã e agradecer a Deus por mais um dia. É saber superar as adversidades da vida, sem pisar nos semelhantes. É agradecer ao Divino Espírito Santo, por não ficarmos em um leito de hospital. É pedir a Deus que nos proteja de todos os males.” (Paulo)

“É nossa saúde, alegria, amarmos uns aos outros. É o açúcar e o mel, que adoçam a nossa alma. O Sal da Vida JÁ É!!!!!!!!” (Paulo)

“É ver a minha família com saúde e em harmonia, estar sempre em contato com os meus amigos e viver todo dia um novo jeito de amar o mesmo amor”. (Vanessa leal)

“(....) ver, ouvir, observar, entender, tocar, admirar, acariciar, sentir, cheirar, saborear, ter “gosto” por tudo, por todos, pelo próximo, enfim, pela VIDA”.
(Françoise Héritier- a autora)

site: http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2014/06/resenha-do-livro-o-sal-da-vida-o-que.html

Fer Kaczynski 19/12/2014

Delicioso
Tateando livros pela livraria Saraiva de um grande shopping da minha cidade, eis que me deparo com esta preciosidade! Que livro mais gracioso, uma leitura reflexiva, dessas que precisamos ler de vez em sempre para nos dar ânimo à vida.
Este é meu terceiro livro da Maratona Literária #EuTôDeFérias.

Leia mais em:

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/12/o-sal-da-vida-francoise-heritier.html

Christiane 10/06/2014

Temperando a vida
Não poderia ter havido melhor escolha para começar um novo ano do que este saboroso livro de Héritier.

O que é viver afinal? o que faz a vida valer a pena? como é que percebemos que estamos vivos? o que é existir afinal?

Não se trata de nossas realizações pessoais, profissionais, intelectuais, mas do simples sabor de viver, aquelas pequenas coisas, aquele momento, aquele instante que nos emociona a não poder mais, que nos faz rir, que nos deixa com raiva, que provoca ódio, que nos enoja, que causa medo, fascínio, pavor.

É impossível colocar sal na boca e não ter uma reação. Pode ser agradável para alguns como desagradável para outros, mas este sentir, esta percepção é que nos mostra que existimos, estamos vivos!

E este existir está ao alcance de todos, sem exceção.
Héritier se lança nesta aventura da escrita ao receber uma carta de um professor que ela admira muito e que pede desculpas por estar de férias, mas que na verdade estava se desculpando por roubar sua própria vida, não aceitando que se pode e se deve viver sem ser engolido pelo dia a dia, pelos compromissos assumidos, pelas aparências, pelas obrigações, pelo dever, pelo trabalho, pela obsessão de ser perfeito e atender a tudo e a todos. Temos nossa vida a qual respondemos da melhor forma que podemos, seja em nossos relacionamentos, trabalho, amizades, engajamentos, mas temos que viver também, e não se deixar sufocar por tudo isto que também é importante, mas não menos ou mais que este tempero que encontramos nas pequenas coisas do dia a dia em toda nossa vida.

Debyh 25/07/2015

Neste livro temos uma ‘resposta’ a uma pessoa que está tirando umas férias merecida depois de um longo tempo.
É uma espécie de carta, mas ao mesmo tempo não é, por todas as páginas há memórias de pequenas (às vezes grandes) coisas vividas ou desejadas pela autora, como se fosse uma recomendação sobre a vida.
Não esperem encontrar uma narração com começo, meio e fim. O Sal da Vida, assim como o nome diz, nos entrega o tempero do porque viver.

(completo no link)

site: http://euinsisto.com.br/o-sal-da-vida-o-que-faz-a-vida-valer-a-pena-francoise-heritier/

logo skoob
"Skoob é uma rede colaborativa brasuca que eu acabei de conhecer e estou fascinada"

Blog - Sedentário & Hiperativo