O Cerne da Matéria

O Cerne da Matéria Rogério Rosenfeld

Resenhas - O Cerne da Matéria

Aguinaldo 20/11/2013

o cerne da matéria
O prêmio Nobel de física de 2013 foi conferido conjuntamente a François Englert e Peter W. Higgs, pelo desenvolvimento teórico do mecanismo que explica a origem da massa das partículas sub-atômicas. A confirmação experimental deste mecanismo foi anunciada em meados de 2012, após a detecção de um bóson de Higgs (cuja energia é de aproximadamente 126 GeV) em experimentos realizados no Grande Colisor de Hádrons (LHC) do CERN (laboratório europeu de pesquisas nucleares). A explicação mais simples e didática que conheço para explicar o significado do campo de Higgs (e do bóson de Higgs) é uma idéia original de um sujeito chamado David J. Miller. "The Higgs Boson Explained", vídeo produzido no CERN também pode ajudar um neófito em ciências a entender a cousa. Mas a idéia aqui não é colecionar links sobre o bóson de Higgs, mas sim registrar a maravilha que é este pequeno livro, "O cerne da matéria", de Rogério Rosenfeld, professor do Instituto de Física Teórica (da UNESP). Rogério passou um ano sabático no CERN, exatamente no período de funcionamento do LHC onde foram feitas as primeiras coletas de dados experimentais que resultaram na observação de um bóson de Higgs. Com o entusiasmo daqueles cientistas que percebem estarem perto de uma grande descoberta ele participou de seminários, palestras e reuniões onde anúncios dos resultados preliminares obtidos eram divulgados. E também estava lá no seminário do dia 4 de julho de 2012, quando foi feito o anúncio oficial da descoberta há tanto esperada. "O cerne da matéria" é um livro realmente bom pois alcança apresentar rapidamente, mas com correção, tanto o básico da teoria da física de partículas elementares quanto a engenharia do processo de construção dos aceleradores de partículas. Rogério consegue juntar admiravelmente bem muitas informações, de diferentes áreas da física e da história da ciência, da história do CERN e dos outros grandes aceleradores de partículas já construídos, da biografia de dezenas de cientistas envolvidos na grande aventura que ele quer descrever. Os capítulos curtos, focados em temas específicos, ajudam o leitor a acompanhar suas reflexões. A sorte de repórter iniciante (ou o tino de cientista bem preparado) o ajudou, pois por acaso ficou hospedado num apartamento cujo proprietário foi o primeiro dos jornalistas dedicados a atividades de relações públicas no CERN, Roger Anthoine, que deve ter ajudado Rogério a entender as implicações políticas dos primeiros anos de construção do laboratório. Ele faz no livro menção às contribuições brasileiras na física de partículas; inclui boas (e atualizadas) notas de referência; um bom número de ilustrações e suas idéias sobre os caminhos que a física de partículas poderá seguir a partir da comprovação experimental do bóson de Higgs. Fiquei realmente impressionado com a qualidade deste livro. Acho que no ano que vem ninguém tira o prêmio Jabuti de Ciências Exatas do Rogério. Evoé Rogério. Evoé!
[início: 12/11/13 - fim: 14/11/13]
"O Cerne da matéria: A aventura científica que levou à descoberta do Bóson de Higgs", Rogério Rosenfeld, São Paulo: editora Companhia das Letras, 1a. edição (2013), brochura 14x21 cm., 212 págs., ISBN: 978-85-359-2346-9

Guilherme.Dall 24/12/2019

Interessante mas poderia ser melhor...
O livro traz o que o título propõe: a história da caminhada dos físicos e dos aceleradores de partículas até chegar ao CERN, LHC e o Bóson de Higgs. É interessante pra conhecer a história mas para o entendimento científico com certeza não é o suficiente. O livro traz uma grande narrativa (as vezes repetitiva) de como os aceleradores construídos foram ficando maiores e maiores, os vários diretores, apoiadores, etc, mas fica faltando a história das partículas em si.. Como se soube que a nova partícula encontrada é realmente a que prova o campo de Higgs, o que é a tal da quebra da simetria do universo, como acontece o ganho de massa (um bóson de higgs tem a massa de 126 prótons apesar de ser fruto da colisão de 2 prótons), como se isola a matéria (e a antimatéria!) utilizada em aceleradores... Recomendo assistir alguns documentários antes e durante a leitura! Ajuda a fazer mais sentido.. Para um livro de divulgação científica poderia ser um pouco melhor, apesar de ainda ser interessante pra quem quer aprender um pouco sobre o assunto!

Sandro 23/07/2015

Uma viagem pela física de partículas
A obra tem um caráter de divulgação científica, em nenhum momento detalhes ou termos muito técnicos são apresentados. O autor tem uma grande preocupação em tornar a leitura fácil e acessível à todos, usando analogias simples e claras. Além de abordar muitos dos aspectos políticos, sociais, financeiros e conflitos envolvidos na construção do LHC, elucida de forma prática como a ciência evolui de forma custosa, cautelosa, com muito trabalho e dedicação exaustiva. Possibilita também uma reflexão de como muitas vezes o caminho da pesquisa se dá através de objetivos externos (uso militar) em paralelo ao fim principal, a busca do conhecimento. O autor é um pouco vago e superficial em alguns momentos, mas nada que impeça o entendimento do contexto. Leitura recomendada pra quem gosta e se interessa por ciência, principalmente por ser obra de uma grande e importante pesquisador Brasileiro.

Airon.Herbert 01/04/2018

Aceleradores e a física de partículas
Em “O Cerne da Matéria”, o físico brasileiro Rogerio Rosenfeld conta a história dos aceleradores de partículas, fala sobre as partículas elementares como os elétrons e os quarks e introduz aos mais leigos as descobertas de muitas outras partículas. Ele também fala sobre a mais nova sensação das partículas, o bóson de Higgs. Quais são as implicações dessa descoberta? Será um início para novas buscas na física quântica ou tudo acaba com a descoberta da chamada “partícula de Deus”?

O livro é estruturado em 28 capítulos pequenos, possui uma linguagem fácil e é recheado de informações interessantes do mundo quântico. Possui muitas siglas de laboratórios de pesquisa e aceleradores, nomes de estudiosos e de partículas, porém é possível acompanhar a leitura sem a necessidade de decorar cada detalhe.

O autor repassa todo o histórico dos maiores aceleradores de partículas. Ele também cita as evoluções nas tecnologias dos aceleradores e explica brevemente o funcionamento deles. A cada avanço dos aceleradores mais partículas iam sendo descobertas. Rosenfeld conta como a competição dos aceleradores para alcançar as mais altas energias de partículas culminou na construção do maior acelerador de partículas do mundo, o LHC. Ele também faz um breve resumo teórico das partículas mais importantes, suas características e suas categorias, tornando o assunto muito mais simples.

Até o momento todas as descobertas nos aceleradores corroboram com uma teoria, o Modelo Padrão. Porém, esse modelo não explica tudo, como Rosenfeld diz no livro, assim é esperado que uma teoria mais completa surja a partir dos novos resultados que poderão surgir no LHC para explicar essas lacunas deixadas pelo Modelo Padrão. Ele discuti brevemente sobre esses novos modelos conhecidos como teorias Além do Modelo Padrão.

Recomendo para todos os que quiserem saber um pouco mais sobre o mundo quântico, sobre as partículas e como foram suas descobertas.

Patricia Salcides 23/12/2021

A busca incansável pelo Bóson de Higgs
O livro é bem importante para a divulgação científica, já que ao explicar melhor como funciona o CERN e o LHC, podemos ter uma visão geral de como é a pesquisa em física de partículas e o quão importante e impactante essas pesquisas são para a evolução do conhecimento humano e suas aplicações tecnológicas.
Também é bem importante e interessante na questão histórica por parte da ciência, como o fato da descoberta do Bóson de Higgs.
Além disso, faz um pequeno apanhado da ciência brasileira em colaboração com as pesquisas mundias. Já que é muito importante para nossa população saber que temos bons cientistas e ótimos laboratórios de pesquisa no Brasil.
Quanto as perspectivas para o futuro das pesquisas físicas, o livro também mostra muito bem como a área depende de incentivo dos governos para existir, além de abordar os futuros desafios e possíveis rumos da pesquisa na área.
Recomendo a todos a leitura.