Em Busca do Sentido da Vida

Em Busca do Sentido da Vida Augusto Cury

Resenhas - Em Busca do Sentido da Vida

Leila 10/12/2013

Muito bom. Aborda a construção da pessoa humana,nós adultos somos o reflexo do que aprendemos quando criança. A construção do eu começa pela educação primeiro em casa pelos pais e depois pelos professores.Uma criança criada em um ambiente de preconceitos, tornar-se-a um adulto com preconceitos também, por isso os professores tem um papel muito importante na construção de uma humanidade sadia, quanto mais culta, humilde, solidária for a raça humana menos chances de acontecer a formação de novos Hitlers, que não teve pena nem dó de crianças, mulheres, doentes mentais, judeus, homossexuais entre outros, implantando na mente de seus subordinados que só a raça alemã era perfeita e tinha direito de viver, um psicopata, psicótico, que não aprendeu a amar seu semelhante quando criança. Nos dias de hoje estamos muito perto daquele tempo, hoje os professores não são considerados parte importante da formação das crianças e também muitos não amam a profissão como deveriam. Eles são os construtores do futuro da humanidade por isso deveriam ser melhor treinados e valorizados.

Katia Góes 05/08/2022

Para refletir um pouco...
Neste livro, você acompanha a vida de um homem que aprendeu a superar o desespero e a dor após viver um dos capítulos mais dramáticos da história da humanidade. O professor Júlio Verne, um célebre intelectual de seu tempo, vive asfixiado por rotina, fama e conforto. O Sentido da Vida de Augusto Cury traz lições bem interessantes...

Separei alguns trechos que me chamaram bastante a atenção!!!

?? "As palavras têm o peso do ar, as ações, o peso do corpo, para os frágeis líderes é mais fácil discursar do que agir...?

?? ?...não perca jamais sua fé! Saiba que ainda que nos retirem os olhos, jamais nos impedirão de ver! Ainda que extraiam nossa língua, jamais me impedirão de falar! Ainda que explodam meu coração e me matem, jamais deixarei de te amar!"

?? ?...a maior loucura é viver sem um sentido existencial. Sem sentido vivemos por viver, a vida não tem brilho, o caos não nos amadurece, a cultura não nos remete à sabedoria. Sem propósito, a mesa, por mais farta que seja, nutre o corpo, mas deixa faminta a alma. Sem propósito, vivemos num campo de concentração mental, ainda que rodeado por jardins...?

?? ?...a humanidade não precisa de heróis, mas de seres humanos conscientes de suas limitações..."

?? ?- Eu sempre acreditei que quem vence sem riscos, sobe no pódio sem glórias."

?? "- O dinheiro mal usado forma servos, a educação os emancipa. As armas eliminam a vida, a educação as preserva. É por isso que sou um professor, o mais humilde e revolucionário dos profissionais. E, como professor, acredito na educação, e por vivê-la tenho um poder que dinheiro nenhum pode comprar e arma nenhuma pode propiciar. O poder de formar mentes livres..."

?? "Precisava lhes ensinar as últimas lições, em especial que os fortes abraçam, mas os fracos condenam, que os fortes apostam tudo o que têm naqueles que pouco têm, mas os frágeis só apostam em quem lhes dá retorno."

É sempre bom pensa um pouco, por conta própria, né?! ?
Até a próxima... ?
Robison 05/08/2022minha estante
Eu tenho esse livro. Futuramente pretendo lê-lo. Obrigado pela resenha!!!

lunnar 25/08/2021

O livro aborda diversos temas importantes e contém um acervo de informações sobre a segunda guerra mundial e a psicologia nela envolvida, bastante notável. O que me incomodou foi a parte de ficção do livro, que ao meu ver foi mal executada. O final contém uma boa mensagem, onde a educação sempre foi a chave de tudo. Mesmo assim, o final parece ser improvável e algo feito com o fim de somente terminar o livro, sem um fundamento nas ações dos personagens.

Embora as partes ruins, o livro faz você imergir numa realidade que é difícil acreditar que realmente existiu: o holocausto. Todas as reflexões causadas junto com a psicologia apresentada de Hitler, dos seus aliados, da sociedade alemã e dos judeus, fazem com que valha a pena ler o romance de Augusto Cury.

Greicy.Marlys 10/10/2021

Em Busca do Sentido da Vida
Simplesmente a apresentação de um romance X atrocidades da humanidade durante a segunda guerra. Nos faz pensar em tudo, refletir sobre como Verne utilizará do que tem para salvar as pessoas, emocionar com muitas perdas, e nunca esquecer de ter esperança.

Hermany.Klaus 11/01/2022

Surpreendente
Caraaaaaa

O homem viaja no tempo, impede Hitler de fazer a segunda guerra mundial acontecer !!!!!

Eu terminei apaixonado por esse livro

Cury é um gênio

Cecília 08/03/2022

que livro incrível!!!! no início não me prendeu tanto a atenção, porém com o passar das páginas fui ficando cada vez mais presa e envolvida com a história.

nai_mendess 05/04/2021

Transformação
Há várias maneiras de mudar um fato, de evitar que algo aconteça.
Mas é preciso ser coerente consigo mesmo, ser fiel a seus valores.
É preciso força e persistência.
??????

Well 08/04/2021

O final me decepcionou!!
?Em busca de sentido? se trata de um livro escrito por um psiquiatra sobrevivente aos piores campos de concentração de judeus durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Para tanto, o autor realizou os primeiros registros abordados em seu livro ainda sendo prisioneiro, além de apresentar diversas situações a que ele e outros judeus foram expostos.
A análise sobre a vida realizada nesta obra literária possibilita a compreensão, por meio da visão psicológica do autor e de situações-exemplos, acerca do comportamento da mente humana sob a influência das mais diversas circunstâncias, sobretudo no sofrimento e na desesperança. A busca por sentido à vida é um processo coerente ao desenvolvimento humano, pelo qual todos nós passamos e que pode nos surpreender. Nas palavras de Viktor E. Frankl: ?? nunca e jamais importa o que nós ainda temos a esperar da vida, mas sim exclusivamente o que a vida espera de nós.?.
Uma excelente sequência, tão incrível e perfeito como o seu antecessor. Porém eu achei o final muito corrido. É como se o autor estivesse idéia para escrever mais 40 páginas, só que cortou com uma tesoura e transformou as 40 páginas em apenas 10 páginas.
Eu esperava um final mais bruto como havia sido no decorrer da história. O final para mim, deixou a desejar.

Leituras da Beck 24/03/2021

Recomendo!
Em Busca do Sentido da Vida, é um romance fictício sobre a Segunda Guerra Mundial. Conta a história do professor Júlio Verne, um historiador e célebre intelectual, que aceita participar de um incrível projeto tecnológico, de viajar numa máquina do tempo para impedir a Segunda Guerra Mundial e varrer da história da humanidade as piores atrocidades já cometidas pelo homem.

Ao ler este livro você vai se EMOCIONAR com as pessoas que Verne vai salvar, e outras que morreram para salvar a vida dele; vai RIR com as loucuras do seu amigo Rodolfo e derramar várias LÁGRIMAS; vai ter RAIVA dos saldados SS e vai GOSTAR de alguns; vai se encher de DESESPERO e ESPERANÇA quando Verne estiver no Campo de Concentração em Auschwitz; vai entender um pouco da MENTE DOENTIA de Adolf Hitler, que AMA sua cadela e mata milhões de inocentes, vai também saber como ele se tornou um homem FRIO e CRUEL. A narrativa é de uma LINGUAGEM SIMPLESMENTE EMOCIONANTE.

Este livro é a continuação de, O Colecionador de Lágrimas, que se transforma no Colecionador de Esperança.

Monyque 25/07/2023

Qual sentido da vida pra você?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖Julio Verne é doutor em história e apresenta várias informações sobre a Segunda Guerra Mundial, além disso ele expõe como iria agir em vários momentos do ocorrido e até supõe que com algumas atitudes conseguiria impedir o massacre;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖Nessa história o protagonista terá uma chance de vivenciar o passado e tentar colocar em prática todas as suas teorias, por meio de uma máquina do tempo;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖As viagens feitas por Julio traz muitas descobertas surpreendentes e inacreditáveis, a ponto de tirar e que convivem com ele acreditar que ele está sofrendo algum transtorno;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 É uma aventura instigante, de forma muito fluida vamos conhecer todo cenário da guerra, de maneira realista que possibilita um olhar crítico sobre os acontecimentos. Nos permite compreender cada atitude e assim expressar nosso sentimentos;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖Para Verne o sentido da vida era entender o motivo de cada conflito e tentar solucioná-los através do gerenciamento das emoções!
N.I.X. 25/07/2023minha estante
Achei esse bem fraco comparado ao primeiro livro

Leticia | @lehbooks 02/04/2020

É um livro de muita reflexão, pois nos mostra que a educação é um dos fatores mais importantes que a sociedade pode ter. Indico demais!

emmanuelle.pitanga 28/06/2020

Sequência
Livro que da sequência ao Colecionador de lágrimas, não me entusiasmou nada.
História distinta do primeiro livro, que por sinal eu amei. Muita repetição e uma busca ilusória por mudar a história da civilização. Decepção é o que temos!
Junior 28/06/2020minha estante
Tem como me enviar?

Andressa 01/05/2021

Incrível!
Quem nunca sonhou poder voltar no tempo e mudar algas coisas? Ainda mais algo que mudaria a história da humanidade. Utópico, eu sei, mas é incrível imaginar que seria possível. Esse livro me fez viajar demais e sentir como se estivesse no meio da história. Sofri junto com Júlio Verne cada vez que suas tentativas em cumprir a missão de mudar a história falhava, mas o final foi reconfortante e lindo.
Recomendo demais!

Grazi 21/01/2014

o livro é bom, dependendo da perspectiva,
é bom no sentido do ponto de vista, de ensinar algo no sentido psicológico e emocional, já na ficção, não é tããão bom assim, mesmo assim, nos faz sentir, é, sentir uma realidade amarga, e encrustada na história da humanidade...
continuação do "Colecionador de Lágrimas", Julio Verne inicia a sua viagem no tempo, a fim de "tentar" mudar os fatos... vai a vários momentos marcantes para tentar alterar o percurso, contudo estas viagens "erradas" servem para mostrar e demonstrar ao protagonista (e principalmente ao leitor) momentos, sentimentos e emoções que apenas experimentando é que se pode amadurecer.

Enfim, há várias formas de mudar a história da humanidade, mudando apenas um ser humano, fazendo a diferença para apenas UM, é por este viés que o autor apresenta e constata que a educação desde a mais tenra idade é que mostra e demonstra que é o melhor caminho para contribuir com a história individual e consequentemente coletiva, e que esta ferramenta está a mão de todos... enfim, pra encurtar a história, o protagonista consegue seu feito, mas de uma forma diferente do que foi proposta no começo... é um livro interessante e envolvente, apresenta mta pesquisa por parte do autor, o que dá mta verossimilhança em vários pontos... há a parte ficcional que é o pano de fundo do enredo, mas o interessante também é a análise psicológica e comportamental de Hitler.

Vale a pena ler, vale a pena instigar e nos leva a refletir e a indagar-nos se realmente estamos fazendo a parte correta aos que nos acompanham no dia-a-dia, aos nossos filhos, aos nossos alunos... às pessoas que nos rodeiam..."uma pessoa só é feliz quando procura irrigar a felicidade dos outros e promover seu bem-estar"

afinal... "não há mentes impenetráveis...apenas chaves erradas"