Fabrizio Fasano

Fabrizio Fasano Ignácio de Loyola Brandão

Resenhas - Fabrizio Fasano

Antonio Maluco 19/11/2022

Restaurante
O livro conta histórias de vários personagens da sociedade paulistana e brasileira que fundou uns dos melhores restaurantes do Brasil

Leonardo.H.Lopes 21/01/2018

O típico livro de ônibus
Nesse livro, Loyola Brandão nos apresenta a ascensão, a queda e a ressurreição de Fabrizio Fasano e, de certa forma, da história dos empreendimentos dos Fasano. Praticamente quatro gerações de empreendimentos é detalhada nesse livro, mesclando a vida da família que, por sua vez, se funde com o modo de viver da elite paulistana na segunda metade do século passado.

É muito interessante o diálogo que o autor faz com a história. A ambientação histórica feita é crucial para entendermos o desenvolvimento da família. Quando o primeiro restaurante Fasano foi aberto na década de 1950, o Brasil viveu o desenvolvimento do governo de Juscelino Kubitschek, os "cinquenta anos em cinco"; algumas décadas depois, a falência da família causada pelo erro na fórmula de um whisky coincide com a crise perpetrada pela ditadura.

A escrita de Brandão faz com que a biografia de uma pessoa que nem é tão "importante" se torne interessante e deliciosa. Praticamente devorei o livro lendo-o como se quase fosse um romance. É realmente deliciosa a escrita, as curiosidades da elite, o dia a dia de um empreendedor, de um restaurante, das peripécias de Fabricio e das diferenças entre aqueles anos e os dias de hoje. Senti meio que uma nostalgia de uma época que não vivi, de um lugar que nem conheço. Me senti íntimo da cidade de São Paulo e dos Fasano.

É um típico livro que deve ser lido despretensiosamente, uma leitura de ônibus: leve, bom, não requer esforço ou concentração exacerbada e, de certo modo, é meio que "descartável".

Mota 29/03/2023

A ORIGEM
A trajetória de um descendente de Italianos no Brasil, uma história marcante cheio de visões empreendedores, vitórias e fracassos, e muita resiliência, muito bom o livro!