Four

Four Veronica Roth

Resenhas - Four

Bia 09/07/2023

Não sabia o que ler e vi esse parado. Eu nem terminei de ler divergente ainda mas eu gosto muito do Four ent pensei, pq não??
O livro é gostosinho e foi bem legal ver as coisas no ponto de vista dele.

Amanda 24/08/2015

Four
Essa resenha pode ter spoilers da trilogia Divergente.

Neste livro Veronica Roth nos leva pela última vez à futurística cidade de Chicago, mas, dessa vez, através dos olhos de Quatro.

São quatro contos (eu vi o que você fez ai, autora) contados pelo ponto de vista de Tobias. Sendo três de antes dele conhecer Tris, e o último quando ele já a conhece.

Eu amei esse livro, e triolgia Divergente devia ter sido toda contada pelo Quatro, na minha opinião. Mas já é sabido que eu tenho um problema com a Tris... Em Convergente, como pode ser visto aqui na resenha, eu disse que ficou confuso a narração dos dois personagens, não dando para saber quem estava narrando quando, porque a autora não soube separar muito bem o tom. Neste livro ela já soube. Vemos a personalidade forte e verdadeira de Tobias em cada palavra.

Nos contos é descrito o dia da Escolha de Quatro, o porquê dele ter escolhido a Audácia, seu primeiro pulo e o começo da rivalidade com Erick e o desprezo por Jeanine. E, principalmente, quando ele descobre ser Divergente.

Não é uma leitura obrigatória, mas é legal se aprofundar um pouco nesse personagem e descobrir o porquê de sua personalidade, escolhas e inseguranças. Depois de ter lido, eu achei mais ainda que o Theo James foi uma ótima escolha para interpretá-lo no cinema.

E quero agradecer à minha sorte danada de achar esse livro em capa dura em uma Saraiva. Achei que teria que esperar até viajar para os EUA no final do ano para conseguir comprá-lo.

site: http://escritoseestorias.blogspot.com.br/2015/08/resenha-102-quatro.html

Marjorie.Baldovinotti 24/04/2023

Amo
Amo essa trilogia e o universo dela.
Adorei ver a perspectiva do Quatro e saber mais sobre a vida dele antes da audácia.

maly 10/05/2021

?Do I look like I?ve been crying??
The question seems almost funny to me. Her tears vanished almost as quickly as they came, and now her face is fair again, her eyes dry, her hair smooth. Like nothing ever happened?like she didn?t just spend three minutes overwhelmed by terror. She?s stronger than I was.
?Hmm.? I lean in closer, making a joke of examining her, but then it?s not a joke, and I?m just close, and we?re sharing a breath.
?No, Tris,? I say ?You look...? I try a Dauntless expression. ?Though as nails.?
She smiles a little. So do I.?

paginas.de.livros 14/11/2022

Dor e depressão
Ver tudo do ponto de vista do Tobias é como um soco no estômago e uma facada no coração, pq você sabe como tudo começa... E sabe como tudo acaba.
Esse livro sempre me deixa incrivelmente triste, pq ele é a história do garoto de quatro medos e que mesmo assim se sentia um covarde, mas se esforçou a cada dia para não ser um. Amo vc, Tobias!

Sofia.Pereira 25/07/2022

Boa leitura.
O livro me ajudou a gostar mais do Tobias, já que nunca fui uma fã dele. Perceber as coisas com seus olhos torna algumas de suas ações mais claras, mesmo ele sendo um tanto quanto irritante.

Yumi 31/05/2022

Sou um pouco suspeita para opinar sobre esse livro pois amo o Tobias com todo o meu coração. Ter a possibilidade de saber um pouco mais sobre a história dele e a sua perspetiva sobre algumas cenas com a Tris é sensacional.
Acho que vale a pena a leitura sim mesmo que não acrescente muito para o todo da história da saga.

Sofia 29/05/2022

The story of Veronica Roth's dystopian Chicago told by the point of view of a beloved character; "Four" is a wonderful book that narrates Tobias Eaton's experience in Dauntless life, as well as some scenes of "Divergent" told by his perspective and his struggles with his Abnegation past.

I really enjoyed this extra book of the Divergent trilogy, and I think it wrapped up pretty well the unknown parts of Tobias' life. Recommend it to all this collection's lovers!

Mari 13/12/2014

"Não sou Tobias Eaton, não mais, nunca mais. Sou um membro da Audácia."
Em maio deste ano comprei na Amazon The Transfer (A Transferência), primeiro conto do livro Quatro, que traria quatro contos narrados na perspectiva de Tobias Eaton sobre sua vida antes e durante sua vida na Audácia. Quando esse conto foi liberado eles não tinham a ideia de uni-lo a outros escritos pela Veronica em um livro, o que, em parte, foi sorte nossa por nos permitir ter um gostinho do que viria por aí e, por outro lado, fez a espera ficar torturante. Os outros contos acabaram ficando disponíveis para compra na Amazon em Julho e, em Setembro, a Editora Rocco publicou Quatro - Histórias da Série Divergente, livro impresso com os quatro contos e mais três cenas inéditas de Divergente narradas por Tobias.

A narrativa de Veronica Roth é sempre maravilhosa. Os acontecimentos não são narrados de forma muito rápida nem muito lenta. Tudo tem seu tempo, as revelações são feitas em momentos que deixam o leitor ainda mais ansioso e a narrativa em primeira pessoa de Quatro nos aproxima ainda mais do cara forte e misterioso que conhecemos. Nesse livro teremos as respostas para perguntas sobre ele em Divergente, Insurgente e Convergente, mas, o melhor de tudo, é poder matar a saudade desse personagem que tanto amamos.

"Eu preferia qualquer outra facção. Qualquer outra facção que não fosse a minha, em que todos já decidiram que não sou digno de atenção."

Em A Transferência é meu conto favorito. Vamos conhecer um pouco sobre a vida de Quatro antes de sua decisão de se tornar membro da Audácia. Nós podemos saber um pouco da sua relação com o pai, como foi a perda de sua mãe e como foi lidar com as agressões do pai a perda. Como li o conto em maio, acabei fazendo uma resenha do mesmo e vocês podem conferir clicando aqui: http://www.magialiteraria.net/2014/05/resenha-transfer-divergent-story.html

"Eu posso ter escolhido a Audácia como um refúgio, mas não estou apenas sobrevivendo aqui, estou me destacando."

A Iniciação vai nos mostrar os primeiros desafios de Tobias em sua nova facção: o conhecimento de seus medos, as lutas, a relação com pessoas novas e etc. Vamos conhecendo mais de seus amigos e de seus pensamentos sobre cada um deles. Tori, Uriah e Shauna são personagens que gosto muito e foi bem legal saber mais sobre a relação deles com Quatro. Vamos saber um pouco mais sobre Amah também, que é quem deu o apelido "Quatro" para Tobias e quem tem grande importância para ele. Vamos descobrir, também, o que o fez tomar certa decisão (que ficamos sabendo em Convergente) e qual foi a reação de Quatro quando soube sobre tal acontecimento.

[...] Confira a resenha completa em: http://www.magialiteraria.net/2014/12/resenha-quatro-historias-da-serie.html

"Pessoas que não sabem o significado do meu nome gostam de rir dele, e não gosto que riam de mim, especialmente um grupo de iniciandos recém-saídos da Escolha que não tem a menor ideia de onde estão se metendo."

Veronica disse uma vez que “Primeira a saltar: Tris” é sobe a primeira vez que Quatro coloca os olhos sobre ela, “Cuidado, Tris” é sobre a primeira vez que Tris o desafia "mas certamente não a última!" e “Você está bonita, Tris.” é sobre a primeira vez que ele baixa sua guarda. Acho que as palavras da autora são perfeitas para descrever as cenas e, com certeza, todos vão suspirar ao relê-las na visão de Quatro.

Quatro - Histórias da Série Divergente é realmente um presentão de Veronica para os leitores. Nesse livro conheceremos realmente mais de Tobias e de Quatro (sim, separadamente) pois veremos como as mudanças na vida dele aconteceram até que ele se tornasse uma pessoa no passado e outra no presente/futuro. Veronica Roth nos faz matar a saudade de personagens que aprendemos a gostar e nos faz terminar a leitura com ainda mais saudade. A minha maior vontade, agora que terminei a resenha, é de sentar no sofá e começar a reler o livro.