MONTANHISMO BRASILEIRO

MONTANHISMO BRASILEIRO Manoel de Souza Lordeiro

Resenhas - MONTANHISMO BRASILEIRO

Zi 18/10/2013

Para os que são do ramo e os que não são
Obra póstuma do meu amigo Lordeiro (misto de lobo com cordeiro, como ele gostava de dizer) de grande interesse para os membros da seita dos Adoradores das Montanhas, assim como eu. Mas, dada a natureza narrativa do livro, constitui também boa leitura e entretenimento para os não montanhistas.
O livro é uma breve história do montanhismo desde o seu surgimento, mas logo voltado para o montanhismo brasileiro, do qual o Lordeiro foi um apaixonado praticante e historiador, tendo sido um dos fundadores do PREMON (Programa de Preservação da Memória do Montanhismo Brasileiro).
Lembro que em outubro de 1999 ao atingirmos o cume do Pico do Alcobaça (1.812m), uma das montanhas emblemáticas de Petrópolis, eu disse ao Lordeiro que era a primeira vez que eu subia aquela montanha, e ele não soube me dizer quantas vezes já a subira, pois sua primeira ascensão fora em 1944, portanto há 55 anos antes!
Leitura das mais prazerosas, vejam só estas citações do livro: "A intensidade da experiência constitui uma das maiores atrações do montanhismo. Duas horas de escalada contém mais experiência do que uma semana em qualquer outro lugar. As pessoas não praticam a escalada para expor a vida ao perigo, mas para provar a si mesmas que ainda estão vivas".