Tetralogia Monstro

Tetralogia Monstro Enki Bilal

Resenhas - Tetralogia Monstro

Robremir 07/03/2024

Subverta tuas ideias
Ao ler está obra você deve ter em mente que o autor está falando de um futuro (que cronologicamente não é tão futuro assim) para discutir o passado (bem presente por causa das atuais guerras que vivemos).

É uma obra que alardeia a inutilidade das guerras e de seus motivos e faz isso de uma maneira muito perspicaz mostrando que por mais que pensemos sobre as coisas estamos longe de entender.

Em todo o texto, há informações demais e a sensação de que você está deixando algo escapar é clara. E é exatamente o que o autor quer. Como um filme de Nolan onde você não vai conseguir descender todos os mistérios, pois há mistérios que estão ali simplesmente para que você sinta que existe mistério. (Enki também é cineasta, não tão famoso quanto Nolan, mas que me deixou interessado).

Em resumo, a história trata do reencontro de Nike, Leyla e Amir, que nasceram durante a guerra da Sérvia, e que mais velhos se envolverão, cada qual a sua maneira com Warhole ( um vilão superpoderoso que sintétiza toda a sua raiva contra as crendices da humanidade). Ele tem a sua disposição tecnologias replicantes, exércitos e poder de fogo, além de moscas biônicas capazes de tudo. O poder do vilão revela-se cada vez maior durante as história, assim como sua insanidade. E é a loucura das tramas envolvendo o vilão e os três órfãos de Sarajevo que humaniza a ficção.

São 3 gibis reunidos,um tanto quanto independentes. O terceiro vale por dois, e tem o grande poder de sintetizar a obra, como a fé do autor na humanidade mesmo com as guerras.

Enfim... É uma experiência de leitura que recomendo.

Pisi14 23/08/2023

HQ de qualidade
Futurismo, guerra e fantasia se misturam numa história em quadrinhos com desenhos fascinantes e uma narrativa na qual o leitor viaja pelo mundo junto com os personagens.

É uma distopia onde a crueldade dos conflitos apresentados convive com a poesia dos desenhos e traçados do autor