Iracema

Iracema José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Iracema


1337 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Juh 09/04/2024

Cânone da literatura nacional...

O que não se relaciona diretamente à qualidade do texto, que se estrutura como uma escrita simples e previsível, mas, olhando o contexto de publicação, há inovação em dois sentidos: na temática indígena e no formato romance. Tirando esses dois aspectos, a história é morna, um Romeu e Julieta brasileiro chato.
comentários(0)comente



Waleska5 07/04/2024

A história de uma Índia
Martim um homem português responsável por defender o povo brasileiro perde-se em meio ao mato e, encontra Iracema que o acera com uma flecha para se defender do invasor.
Iracema leva Martim para sua tribo para cura-lo e acaba se apaixonando por ele.
Porém Irapuã índio da tribo que é apaixonado por Iracema não concorda com a vinda do português.
Ocorrem guerras entre tribos e a virgindade de Iracema é posta em prova.
Refugiados à uma ilha Martim e Iracema acabam gerando um filho. Iracema tem seu filho sozinha pois Martim precisou partir, após o retorno de Martim se dá o desfecho da história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



eve 06/04/2024

Iracema, obra clássica da literatura escrita por José de Alencar traz uma história de amor cativante entre Martin e a jovem índia da tribo Tabajara além retratar a relação entre os povos indígenas e os colonizadores europeus.
Alencar, considerado o principal romancista brasileiro, traz uma linguagem poética e arcaica o que faz com que a leitura seja complexa e desafiadora. Apesar dessa dificuldade, a obra é rica e envolvente.
comentários(0)comente



sarah 05/04/2024

Iracema e Cinco Minutos: dois ótimos livros
Iracema
Clássico obrigatório, mas que estou lendo só agora e não pensava que iria gostar tanto. Muitas pessoas falam que a linguagem desse texto é difícil por isso a leitura não rende, mas sinceramente, eu pensava que seria mais complicada, mas acabou não sendo. Já a história é um ponto a parte, José de Alencar faz uma analogia a colonização do Brasil e a forma brutal que isso aconteceu. Iracema retratando os indígenas que aqui estavam, chega o homem branco (Martin) e acaba com a vida dela e aí nasce o filho do sofrimento (Moacir, o brasileiro) isso é tão poético, mas ao mesmo tempo tão revoltante, mas sabemos que não teria como ter outro final.

Cinco minutos
Que grata surpresa, não fazia ideia da existência desse conto de José de Alencar mas adorei lê-lo. Um romance tão divertido e acalentador. Os dois personagens principais são muito cativantes e bem escritos que faz a gente torcer para eles a todo mundo mesmo nessas circunstâncias absurdas.

Ps: Essa edição da Martin Claret é absurda de linda e muito bem feita, apresenta para a gente primeiramente todo o contexto histórico para a gente se situar. Acredito que a leitura fica muito mais clara o entendimento por esse motivo.
comentários(0)comente



Caroline1356 02/04/2024

Resenha IRACEMA
O livro é o que a professora de português indicou para fazermos um filme dele, li e adorei, primeiro desses antigos que eu gostei de ler e li rapidinho em torno de 2 dias, livro explendido!
comentários(0)comente



Felipe1503 01/04/2024

Um dos clássicos
Um dos grandes clássicos de José de Alencar. Se você quer conhecer a obra desse grande autor tem que visitar pelo menos um livro indianista dele.
comentários(0)comente



Carolina2335 01/04/2024

Por ser uma leitura clássica é muito diferente dos livros que eu costumo ler, mas não foi a pior experiência de leitura, é uma escrita muito diferente por isso tem que ler com bastante atenção, só que eu nunca imaginei que o final do livro era triste.
comentários(0)comente



Amante de livros 31/03/2024

Iracema
Iracema.

Que triste historia.

Primeira vez que li esse livro, mesmo a escola nos obrigando a ler, nunca sentir vontade.
comentários(0)comente



Juliaa13 30/03/2024

Não gostei muito do livro, achei meio paia como a Iracema é tratada. Mas, de modo geral, é uma obra bem feita, pq é de acordo com a cultura dos indígenas.
Olhando por esse âmbito, não há oq reclamar.
comentários(0)comente



Sra. Star Wars 25/03/2024

Desafio concluído com sucesso
De forma geral, Iracema é uma história interessante. Contém algumas 'decisões' que não muito bem vistas hoje, mas que podem ser relevadas por conta da época do lançamento (pelo menos do que entendi).

Porém, o maior problema do livro foi a escrita... de início lia tudo 5 a 6 vezes, depois foram 2 a 3 no máximo e deixei pra lá o que consegui entender, beleza, o que não tchau, porque acabaria abandonando o livro se não fosse isso.

Acredito que isso aconteceu porque não estou habituada com esse estilo de leitura, ou porque ela é realmente difícil.

Por isso é um clássico que recomendo somente se você quiser um desafio para aprimorar sua leitura ou se já estiver acostumado com esse tipo de escrita.
comentários(0)comente



Ludmila Santos 25/03/2024

O livro em si apresenta uma boa história e uma ótima evolução ao decorrer das páginas. O contexto histórico torna esse livro ainda mais interessante,a única dificuldade que tive foi a linguagem apresentada no livro.
comentários(0)comente



carolbws 25/03/2024

"Iracema, a virgem dos lábios de mel"
Confesso que no inicio eu me perdi, achei que não ia entender, e no final deu tudo certo.
É claro que é desafiador ler um livro de 1865, que tem uma linguagem diferente comparado aos dias de hoje. Mas não é impossível.
Muito ricas as descrições sobre a beleza natural do Brasil.
A história é bonita, o romance entre Iracema e Martim é bem interessante de acompanhar. É tocante que mesmo com todas as dificuldades e diferenças (que são várias) eles ficam juntos.
Infelizmente Iracema morre ao dar a luz ao seu filho Moacir, que pelo que entendi seria o primeiro luso-brasileiro.
A única coisa que eu mudaria seria as descrições sobre os personagens que eu particularmente achei confusas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alina.Cassotto 21/03/2024

"Iracema" é inegavelmente uma obra de suma importo para a literatura brasileira. Classificada no período do romantismo, José de Alencar tenta descrever de uma forma vivida a experiência de um homem branco que conhece uma índia e, mais tarde, começam um relacionamento amoroso.
A trama se arrasta em uma narrativa densa e repleta de descrições exaustivas da natureza, o que pode alienar aqueles que buscam uma história mais dinâmica e envolvente. Além disso, o romance é permeado por um estilo linguístico arcaico e poético, o que pode dificultar a compreensão e tornar a leitura ainda mais cansativa para alguns.
Apesar de seu valor histórico e cultural, para quem que não consegue se envolver com os personagens ou se interessar pela trama, "Iracema" pode parecer uma obra datada e difícil de ser apreciada. A falta de desenvolvimento dos personagens e a ausência de um enredo cativante podem deixar os leitores desinteressados e frustrados ao longo da leitura.
comentários(0)comente



1337 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR