O queijo e os vermes

O queijo e os vermes Carlo Ginzburg

Resenhas - O Queijo e os Vermes

bela 25/04/2024

O queijo e os vermes
é um trabalho historiográfico que te prende, da vontade de terminar e saber o desfecho da história. diferente de tudo que já li, nesse livro consegui enxergar os cenários e imaginar Menocchio em seu mundo, como se fosse uma ficção mesmo.
Menocchio é uma exceção em sua aldeia, um homem que lê, reflete, reflete mais e chega a conclusões totalmente foras da caixa. um homem solitário, que só quer expor sua opinião a quem estiver disposto a ouvi-lo.
Ginzburg vai destrinchando os documentos a ponto de, surpreendentemente, chegar aos pensamentos do nosso herói, que tem tanto a nos agregar com suas palavras de tolerância religiosa, questionamentos contra a autoridade dos clérigos, etc?
a bíblia não foi realmente escrita por homens? homens que leram, pensaram, estudaram? o que é Deus, se não simplesmente tudo? somos feitos de água, ar, terra e fogo, se somos a imagem e semelhança de Deus, ele também não seria feito desses elementos? é estranho concordar com Menocchio?
enfim, obra incrível. de um trabalho de formiguinha complexo. uma micro-história sensacional. tomo aqui um trecho do capítulo 61 para terminar essa resenha:
?Muitas vezes vimos aflorar, através das profundíssimas diferenças de linguagem, analogias surpreendentes entre as tendências que norteiam a cultura camponesa que tentamos reconstruir e as de setores mais avançados da cultura quinhentista. Explicar essas semelhanças como mera difusão de cima para baixo significa aderir à tese - insustentável - segundo a qual as ideias nascem exclusivamente no âmbito das classes dominantes. Por outro lado, a recusa dessa tese simplista implica uma hipótese muito mais complexa sobre as relações que permeavam, nesse período, as duas culturas: a das classes dominantes e a das
classes subalternas.?

Hordarok 15/03/2024

Queijo e os Vermes é legal, mas tem problemas
É um bom livro.

Ele usa a figura do Menocchio, exposta em uns autos da inquisição, como uma sinédoque da cultura camponesa medieval.

O chato é que ele força a barra, ao meu ver, para fazer a narrativa caber dentro de uma ótica de puro conflito de classe.

Mas, de qualquer jeito, acho que vale a fama de bom representante dos primórdios da micro-história.

Fora isso, ver a forma do Menocchio ver o mundo é muito divertido: o que era 100% vida loka pra ter coragem ficar de tiração com os inquisidores.

victoria961 01/03/2024

Abandonei kkkkk mas calma ai
Achei o enredo muito inteligente, cheio de informações, um personagem muito bem desenvolvido e cenário detalhadamente descrito. por ser um livro com um contexto histórico muito presente, a escrita ficou bem cansativa (pra mim). mas é isso, arrasa muito menocchio!

Déh 20/02/2024

A leitura é um pouco cansativa em alguns momentos, o que não diminui a qualidade do livro. Ginzburg procura falar de uma cultura camponesa através de um indivíduo que, apesar de camponês, era muito diferente dos demais por saber ler e pensar.

Gaby Lima 31/01/2024

Não supero que ele foi condenado por falar a verdade (tá que né, pra época) mas extrairam todo o conhecimento que ele tinha pra então matar. Nem judas!!!!

Beatryz15 25/01/2024

Menocchio, o terror dos católicos ??
Mds, eu odeio a religiosidade, odeio o feudalismo! Menocchio, eu te amo ??
O cara simplesmente foi condenado a morte, por ler!!!

eeemaria 20/01/2024

Uma grande fofoca histórica
Uma bela fofoca com análise de discurso e fonte.

Ginzburg tem essa de te deixar com muita vontade de terminar o livro o quanto antes?

Menocchio uma grande figura, dei boas risadas.

(e depois eu chorei com a nota do seminário)

Karinne 18/01/2024

A partir dele podemos perceber a ação da Santa Inquisição na história de Menocchio, um moleiro, que lia e questionava o que estava ocorrendo na Europa no século XVI. E que proporciona questionamentos em relação a ação do historiador.

Emilson5 31/12/2023

Surpreendente!
Aí está um livro que eu não guardava expectativas para ele. A premissa foi o que me chamou a atenção, mas, confesso que não sabia o que esperar dessa leitura. E, à medida em que lia, o livro ia crescendo! Carlo Ginzburg faz um trabalho de costura histórica sensacional! Nunca vi um livro historiográfico escrito dessa forma. É uma narrativa que nos cativa enquanto lemos. E está longe de ser um livro chato, muito pelo contrário, Ginzburg nos transporta para perto de Menocchio, nos faz entrar em sua mente. E isso é simplesmente fantástico! Recomendo a leitura e fiquei curioso por ler mais obras de Carlo Ginzburg.

Policaio 28/12/2023

A história de Menocchio
Carlo Ginzburg nos prende com a historiografia da vida do moleiro Menocchio que foi pego pela Inquisição duas vezes por questionar os dogmas da Igreja católica e por expor suas concepções sobre Deus e a criação.

Um ótimo livro para tecer um paralelo entre razão e dogma no início da Idade Moderna e atualidade.

Isabela.Pery 26/11/2023

Assim como eu o Menocchio não sabe quando ficar quieto. Queria bater altos papos sobre teologia com ele

Amanda.hpires 04/11/2023

Relato histórico interessante, mas não consegui ficar focada na leitura. Apesar de não ser uma leitura arrastada tbm.

Thiago.Calvet 03/11/2023

O queijo é os vermes.
É fascinante e triste ao mesmo tempo. Um homem que ousou pensar por si próprio a exemplo de outras exceções. Em uma época onde o controle e a dominação exercida sobre as pessoas e seus pensamentos era explícita. A Igreja, senhora absoluta àquele tempo foi contestada a críticas e reflexões do personagem principal desta estória, Menocchio. Homem profundamente inquieto em seu pensar e que nem a ameaça da vida foi suficiente para refrear suas impressões do mundo, do ser humano e do divino.

Japa 26/10/2023

Muito bom ler os clássicos
Fazia tempo que eu tava pra ler esse livro, que é um clássico da historiografia.

Não achei espetacular, mas minha expectativa estava beeem alta, então com certeza foi um fator determinante pra eu ter considerado o livro bom, mas não incrível.

Mesmo assim, é um livro muito bom, sim. Recomendo aos amantes da história. É sempre importante ler os clássicos pra que a gente tenha noção de onde surgem e surgiram as inspirações da historiografia mais recente.

João 28/09/2023

Do queijo os vermes, destes os homens, dos quais o maior foi Deus
"Como pudera sair da cabeça de Menocchio uma antropologia tão abtrusa e complicada?"

Muito interessante como a história do moleiro é construída. Com fontes e investigação social apurada, um único caso foi capaz de revelar toda uma estrutura antropológica e social.

O trabalho é raro e dispendioso, mas inspira ao sério e curioso.

"A comparação, que salienta o que é divergência e mesmo erro, assim permite entender o erro como ruído; e o ruído, sabemos ouvindo a música mais recente, pode ser também música. O que Menocchio compreende mal é, na verdade, o que ele compreende de outro modo". =)

Joana 28/09/2023minha estante
veio aii