Lado A e Lado B

Lado A e Lado B César Costa

Resenhas - Lado A e Lado B - Retalhos de uma História de Amor

Sergio Carmach 31/10/2013

Eu me encantei pela primeira vez com a escrita de César Costa ao ler uma obra premiada do autor, 2 de Julho - Uma História de Liberdade, que levou o primeiro lugar em um concurso literário promovido pelo Governo da Bahia. Ao saber que César havia finalizado seu mais novo projeto – um livro chamado Lado A, Lado B – Retalhos de uma História de Amor – tive a oportunidade de ler a obra sem que ela tenha sido lançada. E, novamente encantado, senti uma imensa necessidade de vir aqui registrar minhas impressões.

Lado A, Lado B é, antes de mais nada, um livro surpreendente, uma das características, aliás, mais desejáveis em uma história. Não há nada pior em qualquer trama que clichês, situações óbvias e ideias (mal) recicladas. Na primeira parte (Lado A), é apresentado Roberto (protagonista e narrador), um garoto de 11 anos que repentinamente se vê apaixonado pela nova vizinha, uma doce menina chamada Jennifer. A narrativa ágil, permeada por situações instigantes, faz o leitor acompanhar curioso a relação cheia de altos e baixos dos dois personagens, da infância à fase adulta. Um romance? Uma história de amor, como faz crer o subtítulo? Talvez, mas os momentos finais de Lado A apresentam situações totalmente inesperadas, culminando com um desfecho espantoso.

Para a maioria dos leitores, o início do Lado B será um baque ainda maior que o final do Lado A. Roberto se vê destronado do posto de narrador e o papel é assumido por outro personagem, cuja profissão talvez não seja conveniente revelar. Conforme a leitura avança, todas as conclusões tiradas pelo leitor na primeira parte são colocadas em xeque, pois a história de Roberto e Jennifer é agora contada sob um prisma totalmente diferente. Ao final, um novo panorama é descortinado; e, para delírio do leitor, abrem-se as portas para um até então impensado lado C.

Com essa obra, César Costa mostra mais uma vez seu talento para contar histórias originais e surpreendentes, sem, no entanto, perder o fio da meada e a coesão. Fica a torcida para que o autor ache, o quanto antes, uma editora capaz de perceber o potencial do livro. O público certamente agradecerá.

RUDY 01/06/2018

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:
RESUMO SINÓPTICO:

LADO A
ROBERTO não foi a criança mais feliz do mundo, porém também não foi a mais triste. Não foi um dos melhores alunos, entretanto não foi dos piores. Começou a falar antes de um ano e em seguida começou a andar. Não teve tudo o que queria na infância e foi criado com o essencial. Nos primeiros dez anos de vida não guardou mágoas ou arrependimentos, e, por suas lembranças, foi um menino feliz. No verão dos seus onze anos, conheceu JENNIFER e começou a achar que a vida valia pena.
JENNIFER se mudou com os pais para o outro lado da rua, onde Roberto morava, em um bairro suburbano de uma cidadezinha do interior. Ela era ruiva e alegre, logo chamou a atenção de Roberto.
A primeira vez que se encontraram mais de perto, foi no dia que D. Cristina, mãe de Roberto, foi se apresentar e dar boas vindas para D. Ruth e Sr. Otávio que preferia ser chamado de Machado. O pai de Roberto, Sr. Mário, não estava presente, viajava muito a trabalho.
Roberto costumava ficar de sua janela, observando todos os passos de Jennifer, até que um dia, quando se encaminhava para o campinho, viu uma linda pipa e resolveu subir na árvore para pegá-la e então, Jennifer chega para salvá-lo, pois não conseguia descer da árvore. A pipa se quebrou, porém a partir desse momento, não se largavam. Surgiu uma amizade natural, não apenas entre eles, mas entre as famílias. Roberto começou a se apaixonar por Jennifer. Fizeram uma viagem juntos, estudavam na mesma escola e classe, até chegar as próximas férias quando Jennifer viajo com os pais e a amizade entre eles acabou esfriando.
No reinício das aulas, Roberto soube que Jennifer estava em outra classe e ficou revoltado. Nesse momento começou os revéses para Roberto. Jennifer se relacionava com outras pessoas, inclusive garotos e Roberto ficava cheio de ciúmes. Muito acontece até o dia em que Jennifer vai morar com um tio em outra cidade distante, retornando apenas já no final da adolescência, quando foi aprovada na universidade local e os pais acabam se mudando para um bairro mais próximo da Faculdade.
Com a ausência de Jennifer, Roberto acaba mudando, se torna um dos melhores alunos, chega até a namorar outra garota, porém com o retorno de Jennifer, resolve prestar vestibular para a mesma faculdade que ela, assim poderiam ficar próximos novamente. Acabam casando e morando juntos, acontece porém um acidente e Jennifer acaba perdendo totalmente a memória.

LADO B
JONATAS é jornalista e resolve escrever um livro sobre a verdadeira história de amor entre ROBERTO E JENNIFER, após a grande tragédia...

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Serei bem sincera, como sempre faço em minhas análises. Confesso que apesar de ao ler, ter gostado da primeira parte do livro, fiquei achando que era um romance infantil que se desenvolveu até a fase adulta, sem grandes rompantes, apesar dos desencontros e de todo sofrimento passado. Desconfiei de algumas coisas, mas achei até um romance ‘bobinho’, comum para dizer a verdade e ficava pensando: não acredito que o livro seja apenas isso... porém, quando a segunda parte do livro chega, fiquei completamente chocada com tantas reviravoltas e surpresas, como as histórias tem dois lados e podem ser lados totalmente enganosos...
Gente, não posso falar muito para não entregar a surpresa para quem for ler, entretanto, posso dizer que o autor foi exímio em deixar as expectativas bem baixas no início do livro e depois, trazer uma reviravolta total e um final, totalmente surpreendente e satisfatório.
As personagens são muito bem construídas, inclusive as personagens secundárias e todos tem uma participação essencial para todo enredo.
Nenhuma situação fica pendente de resolução e explicação. Tudo tem um significado que a priori podemos não entender, contudo lá na frente, ficará completamente esclarecida e de forma a causar surpresa e choque.
Acabei a leitura estarrecida, ao mesmo tempo, feliz e orgulhosa por ver mais um autor nacional, saber escrever um livro ótimo que envolve o leitor e o surpreende. E não é isso que desejamos em um livro?
Mais que recomendada a leitura.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2018/05/resenha-29-lado-e-lado-b-retalhos-de.html
Michelle 24/01/2022minha estante
que interessante, Rudy

Angela Cunha 27/09/2022minha estante
Eu não me canso nunca de enaltecer nossa literatura nacional e olha aí a prova disso.
Um livro já mais "antigo",mas que com toda certeza do mundo, senti muita vontade ler!!!
Beijo

Nicole Siebel 03/02/2015

Nada me deixa mais feliz do que começar a ler um livro sobre o qual não tinha tido nenhuma indicação até então e me surpreender positivamente. Foi o caso de Lado A, Lado B, que li graças à apresentação do livro feita pelo autor em sinopse.

O livro é quase todo narrado em primeira pessoa, por Roberto, o personagem central. Através da visão dele, o leitor conhece Jennifer, uma garota ruiva que se mudou para a casa vizinha à dele, despertando sua curiosidade. Os dois tornam-se amigos, mas não demora para Roberto se apaixonar pela garota e passar muitos tormentos enquanto pensa sobre seus sentimentos e sobre como revelá-los a sua amada.

O relato do personagem segue nessa linha, mostrando os encontros e desencontros desse casal e deixando quem lê ansioso para saber se Roberto conseguirá conquistar Jennifer e se o amor deles resistirá ao tempo.

Quando comecei a ler, parecia que esse livro seria uma história de amor bonita e singela. Logo percebi que ela traria encontros e desencontros, e mais ou menos na metade do livro, comecei a perceber que alguns pequenos indícios dados ao longo do livro convergiam para um desfecho bem diferente do que eu esperava. Assim, não diria que esse é um típico romance romântico.

O resultado foi que, apesar de tê-lo lido em formato digital (que pra mim sempre é mais demorada), essa foi uma leitura super rápida! Li o livro em praticamente uma tarde, e não conseguia mais parar, porque a curiosidade não deixava. Sabe quando você pensa “ta, agora vou ler só mais um capítulo…” e não consegue cumprir a promessa? Foi assim.

A forma como o texto foi organizado foi bem importante para causar esse efeito, pois na primeira metade da narrativa (Lado A), tem-se uma ideia de que a narrativa seguirá para um final até mesmo previsível, porém a partir da segunda metade (Lado B), ocorre uma grande reviravolta.

Só por isso o livro já merece a leitura, porque não tem nada melhor do que ser surpreendido por uma história que parecia seguir um caminho convencional e de repente muda o seu curso!

Mas não foi só isso que me agradou na leitura. A construção dos personagens, em especial do Roberto, foi muito interessante. A narrativa passa por várias fases da vida dele e dá pra acompanhar as mudanças na personalidade do garoto, especialmente no período que conta sua adolescência, no qual não poderia faltar o drama e as preocupações típicos.

"A noite foi um inferno. Além do forte calor do verão, ainda fiquei rolando de um lado para o outro, esperando a hora passar na companhia dos pernilongos que insistiam em me azucrinar. A angústia sugava-me as forças, o sofrimento sugava-me a sanidade e os malditos mosquitos sugavam-me o sangue. Foi mesmo uma noite daquelas. Consegui adormecer com muito custo, quando já eram cinco da manhã." PÁGINA 53.

Como a história é bem contaminada pela visão de Roberto, já que ele é quem a conta, dá pra notar que o personagem tenta abafar seus defeitos, sempre culpando os outros por coisas que não dão certo entre ele e Jennifer. E isso faz parte da composição dele, pois se mostra um detalhe importante para o desenrolar da trama.

Mas, como nem tudo são flores, preciso comentar que encontrei alguns trechos em que a pontuação ou a construção do texto poderiam ter sido mais trabalhadas, para ficarem mais “redondinhos”. Não significa que a escrita do livro esteja ruim, longe disso, mas em alguns pontos a construção dos parágrafos poderia ter sido melhor elaborada com uso de articuladores e pronomes, e em outros considerei algumas vírgulas estranhas. No entanto, não achei nenhum erro de concordância ou ortografia e esses pequenos pontos que poderiam ter sido melhorados não tiram o mérito da leitura.

Algo que me incomodou um pouco, também, foi o uso de diminutivos, especialmente para se referir à Jennifer. Por várias vezes, Roberto se referia à ela como menininha e usava outros diminutivos para descrevê-la, mesmo que ela já fosse adolescente ou adulta e isso me incomodava, por parecer que ele se referia a uma criança, não a garota de quem gostava.

"Simplesmente perfeita, usava um vestidinho rosa indefectível, lindos sapatinhos brancos com desenhos de florezinhas e um lencinho rosa sobre a cabeça com os cabelinhos ainda recém-nascidos. Se fadas existissem, ela seria uma personificação perfeita." PÁGINA 57.

Lado A, Lado B é muito mais do que uma história sobre amor, tempo e consequências das ações que realizamos, é um livro sobre a humanidade, sobre anseios e sobre os limites que devemos ter para conseguir realizar os nossos sonhos. Por tudo isso, vale muito a pena ler essa livro, curtinho, mas que certamente vai te surpreender! Indico para leitores que gostem de histórias de amor que fujam dos clichês e para quem gosta de um pouco de mistério também, afinal, as reviravoltas da história devem agradar.

*Resenha publicada originalmente no Portal 42.

site: http://www.portal42.com.br

Cassia 09/09/2015

Neste livro, somos apresentados a Roberto, um menino de onze anos que se apaixona perdidamente por Jennifer, a nova vizinha que se muda para a casa ao lado da sua – e à intensidade desse amor, que a cada dia que passa cresce mais, tornando-se uma verdadeira obsessão para ele. À medida de a história avança, um grave incidente acontece, mostrando que essa aparentemente inocente narrativa de amor tem um lado B oculto, pesado e sinistro.

A história é muito bem contada. O escritor tem um estilo fluido e interessante, que prende a sua atenção e convence. Embora eu não seja uma pessoa particularmente romântica, durante o “lado A” comovi-me em vários momentos com a dedicação de Roberto e a intensidade de seus sentimentos, embora, por vezes, a obsessão por vezes exagerava um pouco na dose.

A segunda parte, o “lado B”, mostra-se surpreendente em vários aspectos, e demonstra que realmente nem tudo que reluz é outro, e que por trás de muitas situações aparentemente cor-de-rosa, escondem-se escuridões profundas. Mas não vou dizer que essa segunda parte é perfeita, muito pelo contrário. Apesar de tão bem escrita quanto a primeira, e estar repleta de reviravoltas e surpresas, para mim apresentou algumas situações e soluções um tanto quanto forçadas (principalmente no gran finale), e que quebraram um pouco a harmonia da obra.

Nada, contudo, que prejudique a leitura. Lado A, Lado B é uma excelente história, cativante e interessante, que rende uma leitura divertida e instigante. Recomendo.

Marcia Lopes 29/06/2018

Impactante
Eu comecei a leitura de Lado A e Lado B - Retalhos de uma história de amor com a expectativa de ler um romance romântico, mesmo a sinopse dizer se tratar de um drama, o que não esperava é que fosse tão surpreendente, empolgante e realmente com reviravoltas inesperadas e interessantes.
Na verdade a sinopse não revela o quanto o enredo é impactante. César Costa consegue nos surpreender de várias formas durante a leitura e principalmente nas páginas finais.

Lado A
A história começa com Roberto nos contando sua infância e principalmente quando conheceu a menina ruivinha que passou a ser sua vizinha.
Roberto então contava com onze anos quando conheceu Jennifer e passou a nutrir pela garota um amor sem medidas no decorrer dos anos.

Durante a narrativa de Roberto percebe-se que Jennifer não retribuía na mesma proporção esse amor e talvez o leitor tente justificar o ciúmes exagerado que ele sente por ela. ( eu fiz isso) e durante a narrativa cheguei a suspeitar de Roberto, sei lá… que ele pudesse causar algum tipo de mal e como protagonista ele as vezes não convencia, seu relacionamento com Jennifer embora trágico era perfeito demais.

No entanto a história segue e esse amor mostra superar o ciúmes, doença e a distância. Tudo caminha para um final feliz depois de tanta angúria.
você chega ao final do Lado A imaginando um desfecho tragicamente comovente e já maravilhada com as surpresas que teve (afinal você está quase nas últimas páginas) mas eis, que tudo muda de “figura”! E damos início ao lado B…

Lado B
O lado B é narrado na terceira pessoa onde Roberto conta sua história sob um novo ponto de vista dos acontecimentos, revelando fatos horripilantes e dando-nos uma visão sombria de um amor doentio.
Posso dizer que o destino fora bastante irônico com Roberto e tenho um prazer imenso de saber de fatos que ele NUNCA irá saber. (Fiquem curiosos) rá!

Nesta parte do livro, perguntas que você se fez durante toda a narrativa de Roberto no Lado A, é respondida e mesmo assim o autor consegue te surpreender mais ainda do que o esperado revelando “peças” que serve para coser uma colcha de retalhos estabelecendo em nossa mente um Lado C. Efeito que me deixa a pensar constantemente no livro.

Contudo o final é bem fechado, não há margem para dúvidas ou insatisfação. Vocês tem que ler para entender do que estou falando, é claro que se eu explicar vai ser um tremendo Spoiler!
Eu fiquei muito feliz com a leitura e espero muito que vocês leiam, pois é um livro bem bacana pra se trocar ideias.

site: http://www.mundoliterando.com.br/

Guaraciara.Souza 25/07/2018

Lado A e Lado B tem um enredo espetacular,com uma escrita envolvente e gostosa de ler.Inteligente o autor te surpreende com algumas reviravoltas e nem tudo é o que parece ser...fique atento a pequenos detalhes. Está na lista dos meus favoritos com toda certeza.

Cibele @subsolodamente_ 06/11/2018

Lado A e Lado B - Retalhos de uma história de amor.
Lado A e Lado B é dividido em duas partes. No primeiro lado conhecemos Roberto e Jennifer e vemos o romance deles surgir, com muitas idas e vindas.. Com tantas afirmações do Roberto, acabamos ficando do seu lado, pois ele nos convence que Jennifer toma atitudes erradas e que não leva em conta seus sentimentos.. Mas será que tudo o que Roberto diz é verdade? Ou ele omite muitas informações para ficar como bom menino?
Quando chegamos no lado B descobrimos coisas apavorantes e que deixaria qualquer um boquiaberto. Enquanto lia, percebia que tinha sido enganada em muitas páginas, e quando achava que sabia de tudo aparecia uma nova surpresa. Esse livro é uma prova real de que toda história tem dois lados e que para não ser enganada precisamos saber das duas.
Nesse livro percebemos como a mente humana é complexa e que as pessoas são capazes de fazer loucuras para defender seu ''amor''. Ao longo da leitura percebemos o quanto as aparências enganam.
No começo da leitura já fiquei bastante envolvida,mas de repente tudo vira de cabeça para baixo. Uma trama muito bem escrita e pensada.
Se você ler esse livro já adianto: não acredite em tudo que está escrito, você vai se surpreender!
Esse é um ótimo livro, recomendo muito!! Me arrependo de não ter lido antes.

site: https://subsolodamente15.blogspot.com/2018/08/resenha-lado-e-lado-b-retalhos-de-uma.html