A Arte da Guerra

A Arte da Guerra Sun Tzu

Resenhas - A Arte da Guerra - Sun Pin & Sun Tzu

beatriz3513 05/10/2021

não é um livro que eu leria mais vezes, eu só li por causa de um desafio e pq meu pai tem em casa. O livro é bom, e traz muitos ensinamentos. eu gostei da leitura, acho que valeu a pena :)

Anderson 07/09/2014

A Arte da Guerra
Sinopse

O maior tratado de guerra de todos os tempos em sua versão completa em português. "A Arte da Guerra" é sem dúvida a Bíblia da estratégia, sendo hoje utilizada amplamente no mundo dos negócios, conquistando pessoas e mercados. Não nos surpreende vê-la citada em filmes como Wall Street (Oliver Stone, 1990) e constantemente aplicada para solucionar os mais recentes conflitos do nosso dia-a-dia. Conheça um dos maiores ícones da estratégia dos últimos 2500 anos.

A Arte da Guerra, foi escrita por Sun Tzu, por volta do séc. IV a.C., durante o turbulento período dos Estados Guerreiros da China . Seus ensinamento, contudo, não perderam o brilho, nem deixaram de ser atuais.
A obra é dividida em treze capítulos, cada um deles fala sobre um aspecto da estratégia militar. Juntos, eles formam um cenário composto por eventos e estratégias que devem ser utilizado durante a batalha. De uma forma inteligente e com argumentos bem definidos, o autor expõe a importância de temas como motivação, disciplina e obediência.
Apesar de ter uma caráter puramente militar, a obra de Sun Tzu, deixou os campos de batalhas e ganhos destaque na guerra dos negócios. Considerando a concorrência como a força inimiga e o campo de batalha como o mercado, temos conceitos facilmente aplicáveis ao mundo dos negócios.
Como sou estudante de administração de empresas, esse livro é sempre indicado para leitura, mas nunca me animei para lê-lo, inclusive o abandonei umas três vezes, aproveitei o desafio literário para finalmente concluir o livro.
A leitura, para mim, foi um pouco difícil, primeiro porque não é o tipo de leitura que gosto de ler, além disso, os capítulos são formados por versos, e sempre com comentários, sem a continuidade que estamos acostumados. Mas nem isso tirou o brilhantismo da obra que alcançou milênios.
A Arte da Guerra, é uma obra de imenso valor, grandes estrategistas ao longo da histórias se utilizaram de seus ensinamentos. Gregos e romanos em suas batalhas deixaram registrados suas estratégias, contudo, nenhum o superou em fidelidade no que ser refere ao campo de batalha. Sun Tzu, não se preocupou em estudar uma situação singular, como estudaram os espartanos, por exemplo, mas sim todas as situações e eventos, independentes da época, território, cultura.
Uma lição importante que podemos destacar da obra é que vencer a vaidade, a ira, a arrogância constitui uma importante fórmula para a vitória. Na batalha (nos Negócios) devemos conduzir os adversários a agirem de acordo com nossas necessidades, transformando seus atos em vantagem estratégica, sempre agindo em conjunto e tendo completa ciência do território e obstáculos a vencer. Um manual (milenar) de estratégias, que pode ser usado ainda nos dias de hoje...
O que está escrito nesse livro pode ser usado em qualquer aspecto da vida, muitos descobriram isso e escreveram livros à respeito.

Trocando as palavras Guerra, Batalha, Operação Militar por qualquer outra como Empresa, Concorrência, Mercado, conseguimos obter do texto o mesmo ensinamento, é bem interessante.

Não vejo violência no livro de Sun Tzu. Os tempos eram outros e bem violentos só que esse tipo de texto precisa ser adaptado para nossa realidade e nossa época onde já estamos cansados de ver que violência só gera mais violência e não resolve problema algum.

site: comandoliterario1.blogspot.com

Leandro.Nascimento 23/03/2023

Interessante
Li ?A Arte da Guerra? em meus tempos de faculdade, confesso que não me lembrava mais de seus ensinamentos, confesso que achei muito diferente do que eu tinha lido, porém acho que isso se deve ao fato de eu ter entendido que ele tem algumas variações, vou procurar ler o mesmo que li anteriormente para ver se é o mesmo.

Jaqueline 23/02/2020

Muito válido para os dias atuais
Um daqueles livros que devemos ler antes de morrer. Não só por obrigação, mas porque é realmente bom.

Sgt_Pm_Jamis 31/03/2024

O Livro
Uma edição que uni conhecimento de Sun Tzu e Sun Pin. Leitura muito interessante e proveitosa em todas as áreas da vida.

Rick Muniz 29/09/2015

Queres a paz? Prepara-te para a Guerra!
Excelente versão do clássico militar " A arte da Guerra" de Sun Tzu, nessa versão, da editora Martins Fontes, são adicionados comentários após os capítulos, além de contar com "Métodos Militares" de Sun Pin, reunindo dessa formas duas grandes obras.
A arte da Guerra certamente é um dos meus livros favoritos, ajuda a entender um pouco a questão da preparação prévia, pois a vitória é alcançada muitos antes da batalha ser travada, tudo é uma questão de cálculos e probabilidades.
A arte da Guerra surpreende pois ela pode ser entendida de várias maneiras, num caráter prático, ela ensina técnicas militares que auxiliam na vitória; porém, num nível mais sutil, a arte da Guerra é um verdadeiro tratado psicológico, pois a maestria da guerra consiste em dominar a si mesmo, aquilo que Sun Tzu denomina de "autocontrole" .... "conheça a ti mesmo e ao teu inimigo, e não temerá mal algum."
Outro ponto de destaque da obra é ênfase que Sun Tzu dá ao General em Comando, cuja função deve ser desempenhada por quem possui qualidades especiais, como: astúcia, leal, retidão/sabedoria e principalmente a capacidade de ocultar as reais intenções.
A essência da Guerra, de acordo com Sun Tzu é o logro, ou seja, a capacidade de enganar o inimigo, empregado táticas militares flexíveis aliadas ao esforço de criar falsas aparências para o inimigo.
Um livro certamente inspirador, que faz compreender o sucesso que possui entre as classes políticas e empresariais. Embora diferentemente do mundo corporativo e político, a verdadeira inspiração para a Guerra é a Paz, pois por meio da defesa e unidade, se põe a salvo o Estado, preservando vidas.
Um clássico imperdível!

Michele9 07/03/2021

SUN-TZU Existiu ou não?!
Uma obra milenar baseado em estratégias e sem violência, já que se propaga como um grande general e sobre a guerra.
Embora a gente fique desejando muito ler o livro apenas por ouvir falar de pequenos fragmentos utilizados em diversos textos e situações por vários autores, lendo essas mesmas partes dentro de seu contexto completo, entendemos melhor sobre o que um general pensa e articula. Seus efeitos são todos antes da guerra e durante. Seu exército está sempre preparado a ganhar ou perder . Diante de um problema tente ficar no alto e a favor da luz, é melhor para manter o foco, ter visão global e longe de ideias que possam interferir em seus planos. "Um bom general deve ser silencioso, sereno, inescrutável e imparcial"

Grucci 05/01/2023

Bom, mas cansativo e superestimado
O livro inicia com uma longa introdução, que embora necessária é extremamente cansativa de ler. O conteúdo do livro em si varia entre partes interessantes que podem realmente ser aplicadas no dia a dia e um monte de trechos técnicos que vão ser inúteis, caso você (assim como eu) não tenha interesse no exército.
Um livro em que os trechos realmente úteis para o público geral, poderia ser resumido em um artigo no Medium.
Apesar da leitura cansativa, não me arrependo, pois a repetição de questões importantes me ajudou na memorização.

Thiago 29/07/2022

A arte da guerra - Sun tzu e Sun Pin.
Assim como A arte da Guerra, esse livro carrega imensos ensinamentos e estratégias aplicáveis em nossas vidas. Apesar de ser uma leitura gostosa, também carrega sua carga cansativa por conta do debate "mais do mesmo" porrogado em 300 páginas.

Rodrigojean 19/06/2015

sun tzu a arte da guerra
leitura interessante eu recomendo

ValkiSantos 31/08/2016

Como resolver muita coisa na vida
Apesar de se tratar de uma manual para lideres militares muitas da citações podem, e devem, ser aplicadas na vida pratica, pois, a simplicidade na forma de observar muitas situações demonstradas pelo autor podem ser comparadas as que vivemos odos os dias

Giovani.Santana 02/11/2018

Livro ótimo para lideranças
Um livro muito recomendado nas faculdades de administração e com ótimo conteúdo, aborda a analises de estratégias de guerra que na forma de raciocínio pode ser traçado um pensamento para resolução de problemas da vida cotidiana, e questões de mercado. O livro base a arte da guerra é dificil de interpretar e aproveitar, esta edição tem comentários de seu neto, tornando a leitura mais proxima. Recomendo a leitura para quem gosta história e pra quem gosta de empreendedorismo.

Bryan Damon 09/03/2021

Muito para se refletir
É uma leitura rápida mas que podemos tirar muita coisa. É necessário ler mais que uma vez pra conseguir tirar o máximo desse livro.
O conteúdo é voltado para a guerra, mas, através de reflexão, podemos adaptar várias estratégias e sabedorias de guerra para a nossa vida.

Hideki Ueno 16/12/2021

Muito mais que obrigatório
Já vou falando logo de cara que eu considero esse livro a minha "biblia" particular. Na minha opinião ele é o livro que todo mundo deveria ler, pois os ensinamentos desse livro serve de base para muitos outos conhecimentos (ex: já li livros como "Persuasão", "O Príncipe" e em todos eles percebi que os conhecimentos contidos em "A arte da guerra" sevia de base para eles).