Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Wagner 08/05/2023

Análise do livro
Inserida no movimento do romantismo, a obra é narrada em terceira pessoa e retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX.

Considerado um romance urbano ou de costumes, foi publicada nos folhetins no Correio Mercantil do Rio de Janeiro. Ou seja, semanalmente era oferecido um capítulo ao público.

Assim, Manuel Antônio de Almeida prendeu a atenção de seus leitores com capítulos curtos e diretos e ainda, utilizando uma linguagem coloquial.

Foi a primeira vez durante o Romantismo que a figura do ?malandro? (pícaro) surge nas ações de Leonardo. Isso explica o estilo inovador do escritor segundo os moldes dos romances na época.

Muitos personagens da obra são movidos por interesses, como José Manuel e Leonardo-Pataca. Além disso, alguns deles não tem nome, como é o caso do padrinho e da madrinha de Leonardo.

Diante disso, a intenção do escritor era usar alegorias simbólicas com o objetivo de incluir pessoas comuns que viviam naquele período no Brasil.

Ainda que o espaço central fosse a parte urbana do Rio de janeiro, Manuel também descreve locais mais afastados como um acampamento de ciganos. Nisso, as diferentes classes sociais são abordadas no romance.

Vale notar que essa postura esteve avessa aos modelos do Romantismo, uma vez que os romances criados nessa época focavam somente nos aspectos aristocráticos.

Henricas14 02/05/2023

O jeitinho brasileiro de ser
Um clássico da literatura br, o livro é uma ótimo retrato da sociedade do século XIX , os quais são representandos totalmente humanos, com acertos, desejos e falhas. Leonardo, o protagonista, é um garoto encrequeiro que vai ganhando a vida e se acertando aos poucos. Temas como ócio, traição, casamentos arranjados, e esquemas do "jeitinho brasileiro " são apresentados por todo o livro. Por ser bem antigo, a escrita é bem rebuscada, oq pode dificultar a leitura, mas dar pra se divertir com os causos da história
QUEIJO460 02/05/2023minha estante
Uma vez vi esse livro em uma livraria por menos de 5 reais, era uma edição bem antiga. Infelizmente, não comprei.

Raphael Milão 30/04/2023

Com este livro já se consegue ter uma base de como funciona a grande parte dos cariocas, que é a vagabundagem.

claraarzd 17/04/2023

Raso
Novamente lendo livros ''diferentes'' do meu estilo por conta da escola. Não consideraria meu livro favorito mas também não achei ruim em si. Se desprende muito das histórias românticas da época que normalmente retratam o personagem principal como herói e isso foi uma coisa que me fez gostar mais do livro. O livro em si não é ruim mas o final deixa a desejar, senti falta de um final marcante de certa forma.

Paulinha 16/04/2023

Um clássico
Memórias de um Sargento de Milícias é um livro incrível. O autor conta a história como se nós, leitores, fôssemos seus velhos amigos, e nos faz sentir totalmente a vontade com a história.

E o modo como é contada, seus detalhes, sua desenvoltura, tem todo um jeito especial, encantador. O livro é um romance indescritível, mas tem seu lado cômico.

Para quem diz que esse é um livro ruim, recomendo a ler de novo, pois é um livro que nos mostra como era a vida das pessoas no Brasil no século XIX, durante o reinado de D. João IV.

Quem nunca leu um clássico da literatura brasileira, Memórias de um Sargento de Milícias é ótimo para começar. É uma leitura de apenas um dia, que não cansa e não deixa a desejar. Recomendo a todos que querem um bom livro para se distrair. Excelente.

carol_lp 15/04/2023

Memórias de um Sargento de Milícias
Gostei! A forma como o livro é narrado é muito boa!!! A leitura é fluida e fácil, foi muito interessante ver como os personagens estão ligados e a forma que convivem!

Sem estante 12/04/2023

Esperava mais
Por ser uma versão resumida sabia que faltariam partes, mas faltou parte demais, misericórdia. Gostei não, um dia pretendo ler o completo.

Alex 10/04/2023

Me senti lendo uma fofoca contada por algum conhecido! Apesar de ter perdido o ânimo em certos momentos, a história era interessante e cercada de plots twist. de repente uma pessoa se ligava a outra, um fato se ligava a outro e era incrivel.

M . Danilo 03/04/2023

Muito divertido!
Mais outro livro nacional lido. É interessante ver que alguns dos fatores que forma a essência da história está bem presente no nosso dia a dia, pois ela gira em torno de fuxicos, conflitos familiares e paixões dos personagens.

Leitura fluida, sobretudo o modo que o autor finaliza cada capítulo fazendo com que não deixemos de querer acompanhar a história.

Sem dúvida será um dos livros que irei passar a recomendar, tanto pelo enredo que, além de ser bem engraçado ? ri bastante lendo ?, contém vários personagens cativantes e uma retratação do cotidiano popular brasileiro, como pelo tamanho e simplicidade da obra.

Bea :) 01/04/2023

Li somente por conta da escola, já que se trata justamente da época do romantismo no Brasil. Mas assim como eu já esperava, foi uma leitura extremamente cansativa e só terminei por que eu realmente precisava...

ce 31/03/2023

Confuso e sem graça
É um livro tranquilo de ler e com uma história razoavelmente boa, mas nada cativante.
A escrita é confusa e em algumas partes eu me perdia e não entendia o que estava acontecendo. O vocabulário é bem diferente por conta da época, mas ao decorrer das páginas se torna mais fácil de se entender.

Guilherme.Maciel 30/03/2023

Um clássico popular
Tal como outros leitores apontaram, Memórias de um Sargento de Milícias e O Cortiço são os clássicos populares do século XIX. Um ambientado no início do século 19, enquanto o outro no final.

A narrativa te prende pela linguagem simples, sem os floreios comuns ao romantismo do século XIX. Além disso, esse livro retrata a vida da camada popular. Adoro como aborda a vida cotidiana ao invés de temas polêmicos para a época. Dessa forma, além de divertido, o livro serve como retrato da história.

A linguagem, os temas e a importância histórica tornam esse livro um tesouro da literatura nacional.

Antonio566 25/03/2023

MAIS UM CLÁSSICO QUE ENTROU PARA O MEU CORAÇÃO
Um clássico com elementos que me prenderam do início ao fim:
- narrador divertido
- personagens cômicos e bem característicos
- protagonista teimoso (do jeitinho que eu amo rs)
- personagens femininas que agora fazem do meu coração
- final muito bem encaixado

Amei conhecer do nascimento até as grandes conquistas de Leonardo, o sargento de milícias.

RECOMENDO DEMAIS!

Batata (-_-) 23/03/2023

Só li pois era necessário para fazer um trabalho ?
É uma leitura calma, boa para passa o dia, quando querer algo leve e divertido para ler. Contudo á palavras que dificulta o entendimento em algumas partes, mas dá para lá e de boa.