Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Suely Cristina 15/11/2023

Um anti-herói romântico
Um romance romântico muito diferente daqueles de José de Alencar, que nos dão a sensação de que naquela época era tudo um conto de fadas, com mocinhas virginais e mocinhos sempre dispostos a defender sia honra e salvar sua amada, como verdadeiros cavaleiros medievais.
Aqui a história é outra. Um retrato de como o chamado "jeitinho brasileiro" já reinava naquela época, ora por pura malandragem, ora por questão de sobrevivência mesmo.
Leonardo, fruto de "beliscão e uma pisadela" é o retrato de tanto a filhos que vieram ao mundo sem planejamento, que acabam sendo criados de qualquer jeito, muitas vezes sem amor. Apesar de sempre estar aprontando, cai nas graças das pessoas e acaba se dando bem.
Uma leitura muito leve, divertida, mas muito necessária, que nos faz refletir sobre muitos costumes da sociedade brasileira que perduram até hoje.

Cartola de Bigode 14/11/2023

Livrinho bom de ler.
O personagem principal é um completo vagabundo arruaceiro e ainda assim é interessante ver onde que as cagadas dele e eventos vão levar. A forma que o narrador interage com o leitor é muito boa e também engraçada em certos momentos.
Não tenho certeza porque não pesquisei sobre, mas fiquei com a impressão de que o autor tava querendo sacanear um poucos os romancista da época criando uma história divertida com personagens fora dos padrões de exemplar daquele tempo, mas que são bem mais próximos da nossa realidade do que alguns personagens idealizados da época.

Isa 12/11/2023

Memórias de um leitor de memórias de um sargento de miloc8as
Sempre fui aberta a novas temáticas literárias, sinto a vontade constante de provar do novo. Com essa leitura descobri o quão inovadora, provocativa e viciante são as obras da literatura brasileira.

É um bom início, porque depois de terminar a obra, entrei em uma pequena solidão por não poder compartilhar mais com Leonardo. Estamos estudando essa parte do romantismo brasileiro, e pude ler as características dessa geração deste livro.

Uma narrativa romântica e engraçada, com personagens bem característicos e desenvolvidos.

Meu sim para essa espetacular obra!

Jesraylanne 01/11/2023

Ô menino atentado
?Memórias de um Sargento de Milícias? é uma obra-prima da literatura brasileira escrita por Manuel Antônio de Almeida. Publicado originalmente em 1854, o livro é uma crônica da vida urbana no Rio de Janeiro do século XIX, retratando a sociedade e os costumes da época de forma satírica e irônica.

A narrativa é centrada na vida do anti-herói Leonardo, um jovem travesso que cresce em meio a trapalhadas e travessuras, tornando-se um sargento de milícias. O enredo se desenvolve com uma série de personagens cativantes e suas peripécias, pintando um quadro vívido da sociedade carioca da época, com seus vícios e virtudes.

O estilo narrativo de Manuel Antônio de Almeida é marcado por sua habilidade em criar diálogos espirituosos e uma caracterização rica dos personagens. A obra também aborda temas sociais, como a mobilidade social, a hipocrisia da elite e as dificuldades enfrentadas pela classe trabalhadora.

?Memórias de um Sargento de Milícias? é uma leitura envolvente e divertida que oferece um olhar perspicaz sobre a sociedade brasileira do século XIX e continua sendo uma peça importante da literatura nacional, apreciada por gerações de leitores.

EduardaMarquess 01/11/2023

A leitura não foi como esperava, acho que meu erro foi exatamente esse: esperar muito do livro.

A história se passa durante o Brasil imperial, vemos, narrado por alguém que está um pouco a frente, a partir das suas memórias.

Acho o desenvolvimento bem feito, contudo, o final achei meio vaga, foi deixado para resolver tudo nos dois últimos capítulos. Ok, teve uma construção por trás, mas não amarrada o suficiente ao meu ver.

Não consegui me prender a nenhum personagem, mesmo achando a construção deles bem feita.

Caroline Vital 29/10/2023

Lido em 2018
Mais um do Romantismo, que de romântico não tem nada... Achei muito divertido.

Pom 19/10/2023

Chatão
A escrita desse livro é realmente muito difícil o que prejudicou bastante a leitura e a história num geral não me prendeu até passar da metade do livro e olhe lá. Não me importei nem um pouco com nenhum personagem, mas admito que o Leonardo é inteligente, o cara é bom. Tem umas passagens bem engraçadas, me tiraram risadas genuínas, mas fora isso é muito chato.

brookbaby0 18/10/2023

Memórias de um sargento de milícias
Leitura obrigatória para a faculdade. Eu adorei o livro e a escrita do Manoel Antônio de Almeida, a quem eu não tinha conhecimento de nenhuma obra. Foi uma leitura relativamente longa, mas eu gostei do tom satírico da história. O que eu mais gostei foram as descrições de costumes, lugares, festas e trajes da época em que se passa o livro, os detalhes são muito ricos. Recomendo muito a leitura.

Peter.Molina 17/10/2023

Um clássico nacional
Este livro conta várias histórias que se passam no Rio de Janeiro em meados do século XIX, com personagens muito divertidos, cenas impagáveis, humor e até romance.Muita ação em torno do jovem Leonardo, que desde pequeno só se mete em confusão. Está edição da Panda Books tornou a leitura bem agradável porque esclarece o significado das palavras mais complicadas, as do Português mais arcaico. Uma leitura leve ,divertida com bons momentos.

Cristiane 09/10/2023

Bom!
Uma leitura boa, bem ok!
Não me surpreendeu muito,mas por se tratar de uma história muito original para a época em que foi lançado, todo o crédito e sucesso que a obra possui é de muito merecimento.
Os personagens são bem envolventes e a escrita do autor é de fácil compreensão e em alguns pontos até engraçada.
As vivências dos personagens tem muito valor para retratar a época e acredito que é um livro que vale a pena ser lido, apesar de não ser de grande impacto para a época em que vivemos.
Recomendo!

.aninha.007. 09/10/2023

Um dos melhores clássicos que já li, é muito engraçado e rápido de ler, não tem uma linguagem difícil de entender. Parece uma novela das 15

Mariana.Orlando 30/09/2023

Muito bom!
A edição que eu li não foi essa, mas não achei a que tinha no Kindle unlimited aqui no Skoob. Enfim, mais um livrinho que leio por causa da faculdade, e mais um livro que eu AMEI ler!
A distribuição dos capítulos, por ser originalmente em folhetim, é muito interessante. Na verdade, tudo nesse livro é muito interessante. A narrativa é fantástica, o contato com o leitor é magnífico, e tal qual pede um folhetim, as chamadas para o próximo capítulo são geniais.

É um clássico que infelizmente não é tratado como clássico. Lógico que existem problemáticas nessa obra, afinal é de 1800 e tantas, mas ainda assim é divertida, leve de ler, cativante e até mesmo engraçada em algumas tiradas.

As personagens são boas, e a ambientação num antigo Rio de Janeiro, pra mim que sou carioca, é bonita de se ler. Um mergulho em outro tempo! Talvez por isso eu tenha gostado de ler esse livro no Kindle - quando geralmente prefiro os livros físicos -, pois há muitas palavras que caíram em desuso, então um dicionário rápido, no meio da leitura, fez muita diferença. Nada que deixe o livro impossível de compreender, claro, mas evidentemente ainda é um português antigo.

De qualquer forma, gostei muito da obra! Muito bom livro!

Ester 29/09/2023

Achei a leitura um pouco difícil de se ler, mas eu real gostei da história, adorei acompanhar ela, parece muito uma fofoca do casos de família

Ellen 27/09/2023

O Leo é incrivel
Simplesmente amei esse livro.No começo não dei muita moral,porém conforme a leitura foi avancando dei muitas risadas com a má sorte do Leonardo,o menino realmente nasceu no dia errado.Todos os personagens são aprofundados a certa maneira de forma que a história fique completa sem buracos na narrativa.Gostei muito que o livro representa um Brasil classe média e baixa,não é um conto sobre a alta aristocrácia brasileira como a maioria da época.Muito bom.