Sangue Fresco

Sangue Fresco João Carlos Marinho

Resenhas - Sangue Fresco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Elfa 01/12/2020

Um bandido roubar crianças bem nutridas de várias escola
Alex64 15/03/2023minha estante
Que avaliação...sem nada, não entendi porque tem tantas curtidas mas ok kk

Dubieux 11/06/2021

Sangue Fresco
A temática é boa, mas não gostei tanto do desenvolvimento.
No meio do livro já estava lendo super rápido pra acabar logo
O final também poderia ser melhor...

Jefferson 05/12/2023

Excelente! Quero ler de novo... e de novo!
Olá, para você que me segue!?
Resenha #19?
Livro: Sangue Fresco?
Autor: João Carlos Marinho?
Já vou logo adiantando que esse livro, apesar do título, é uma história infanto-juvenil, porém não é por se tratar de uma história boba, muuuuuuuito pelo contrário! É uma história divertidíssima!?
Ele está nesse gênero principalmente por ter uma linguagem bem simples e de fácil compreensão, mesmo tendo sido escrita nos anos 80, e por conter alguns absurdos aos olhos adultos e racionais. Aos olhos infantis o inimaginável é muito mais fácil de se conceber.?
Eu já falei aqui sobre o primeiro livro das aventuras da turma do gordo, que se chama O Gênio do Crime, um livro incrível. ?
Sangue Fresco segue a mesma receita e nos apresenta uma aventura com sequestros, perseguições no meio da mata amazônica, uma sucuri apetitosa, um frade que usa uma cruz gigante como arma e um médico americano e pouco que descobre no sangue das crianças a cura para muitas doenças, por isso o nome "Sangue Fresco". ?
Obviamente que criança não pode doar sangue, então para isso esse médico vai sequestrar as crianças e extrair o sangue delas para vender de forma ilegal!?
Para azar dele, e sorte das centenas de crianças alojadas em um acampamento no meio da mata, entre esses pequenos está o incrível gordo e seus amigos que vão fazer de tudo para fugir dali!?
Se eu ainda não te convenci a ler esse livro, saibam que ele ganhou o Prêmio Jabuti e o Grande Prêmio da Crítica de 1982. ?
Também foi um dos primeiros livros que li na adolescência e uma das minhas grandes inspirações a me tornar um escritor!!!?
Recomendo demais!!!?
... diferente do último livro que reli e não gostei (12 horas de terror), esse livro é pra reler pelo menos uma vez por ano!?
E você? Já leu esse livro ou algum outro só autor?

Bella 27/10/2020

Livro infanto-juvenil instigante também para adultos

apenas.sarah 05/12/2022

Muito chato sair toda animada da leitura do primeiro livro (que é incrível) e cair nesse contexto totalmente nada a ver desse segundo livro.
Não gostei, não me diverti. Li porque me obriguei a ler, só pela meta.
Foi um enredo bem fantasioso e absurdo. Talvez tenha sido demais para mim.
Sei apenas que não gostei e não leria novamente.

Matheus Valei 23/07/2015minha estante
Não concordo com você, acho que não conseguiu entrar no clima de aventura, fantasia e mistério da obra. Tenta ler de novo, você irá gostar e entender melhor.

Emerson 30/06/2021

O nível de violência desse livro me surpreendeu. Tipo tem até um padre ninja assassino. Mas eu gostei bastante

Mutante X 01/06/2022

Aventura divertidíssima
Nos anos 1970/1980, era bastante comum um autor criar uma série de livros com os mesmos personagens, fazendo com que os leitores acompanhassem as aventuras como uma novela ou série de TV. Isso era interessante porque estabelecia uma ligação entre o autor e o leitor, além de tornar a leitura mais intimista, uma vez que os personagens já eram conhecidos. João Carlos Marinho fez isso com a "turma do Gordo", personagem que teve sua primeira aventura no livro O Gênio do Crime (1969), ao desvendar o mistério do tráfico de figurinhas de futebol. O tema inusitado criou outras aventuras das quais este livro é sua terceira obra, escrita 13 anos após "O Gênio" e ganhou vários prêmios literários, sendo altamente recomendado para jovens. Na história, Gordo e seus amigos são sequestrados por um traficante de sangue, que descobriu que o líquido extraído de crianças até 10 anos possui propriedades curativas. Como a doação de sangue infantil é proibida, o empresário mau caráter cria um esquema para sequestrar crianças e fazer a extração do sangue num depósito escondido nas florestas da Amazônia. O livro tem um texto frenético, com frases que se sucedem emboladas uma às outras, como numa linguagem bem coloquial. Isso não é um defeito, é o estilo do autor para estabelecer a conexão com os leitores juvenis, e torna a leitura muito ágil e divertida. Diversão, aliás, não falta, com as confusões aprontadas pela turma, uma mais maluca que a outra e sem a preocupação de ser politicamente correto. Neste livro, o Gordo, que tem 10 anos, bebe, namora, atira na cabeça de bandidos, mata animais, tudo com grande naturalidade, como é a vida de qualquer pessoa, mas que a gente insiste em tapar o sol com a peneira e se horrorizar e dizer que não faz nada disso ou condenar quem faz. O livro arrancou muitas risadas da simplicidade das ações e da narrativa e, considerando que ganhou prêmios e foi "altamente recomendável para jovens" por associações literárias, fica a reflexão de, em que ponto da vida, a sociedade se tornou tão moralista e chata a ponto de perder o senso crítico e não separar a ficção da realidade. Este livro, se descoberto pelos moralistas, certamente será "cancelado". O que é uma pena, porque as pessoas estão perdendo a chance de se divertir pra caramba!

site: http://mutantexis.wordpress.com

Lock 28/07/2023

Que desfecho
A turma do gordo arrasa, essa história é incrível, é uma leitura dinâmica e muito rápida . Eu adoro João Carlos Marinho .

Juh Bunny 16/01/2021

Livro gostoso de ler!!!
Gente, que livro bom! Eu devorei em poucos dias, foi uma pena ter acabado ra?pido...espero que o autor do livro faça va?rios volumes, foi muiti?ssimo bom ler esse livro....cada detalhe foi ta?o gostoso, no começo na?o dei muita bola, mas ja? no meio comecei a me apaixonar. Recomendo totalmente, esse livro é do meu gênero/tipo. ??

Biblioteca Álvaro Guerra 21/02/2024

Sangue Fresco é um livro de João Carlos Marinho, publicado em 1982, que conta a história de um médico americano que sequestra crianças brasileiras para vender o sangue delas para o exterior. Ele leva as crianças para um acampamento na Amazônia, onde elas são exploradas e submetidas a transfusões periódicas. A turma do gordo, um grupo de amigos que protagoniza outras obras do autor, é uma das vítimas desse plano maligno e precisa encontrar uma forma de escapar. O livro é considerado uma obra de literatura infanto-juvenil, mas também pode ser apreciado por adultos, pois aborda temas como ética, violência, corrupção e ecologia. O livro é divertido, emocionante e cheio de aventuras e surpresas. Ele ganhou os prêmios Jabuti e APCA de 1982

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788526003071
Bruno236 21/02/2024minha estante
Podia ter ativado o botão de spoiler né kkkk. Muito bom esse livro, li na infância.

Editora QQ 22/01/2021

Sangue Fresco - 2019
Um história muito genial, com personagens divertidos e interessantes. No final fica meio WTF, mas mesmo assim é um livro que eu gosto bastante de ler.

Dica: escute a música que é tocada na cerimônia.
Yasmin 03/07/2021minha estante
Qual é o nome da música que é tocada????

Editora QQ 04/07/2021minha estante
Tannhauser

Quel.Perina 30/12/2023

É bem infanto juvenil, escrita leve e "apressada" prá não entediar.
Gostei da estória, da narração e do desenrolar.
Fazia anos (+/- uns 20 sem exagero) que queria terminar esse livro e como minha percepção sobre ele mudou.
É cheio de detalhes e ao mesmo tempo consegue ser breve.
A única coisa que senti falta é da transição de um fato para outro.
É um livro muito bom e prá quem gosta, aventura é o que não falta.

namaria 04/06/2021

Sei que não é bom mas gosto mesmo assim
Li esse livro em 2016 e esqueci completamente o nome, semana passada lembrei e comprei pelo kindle.Sabe aquele livro que tu tem um afeto? é esse, amo a turma do gordo e esse livro é muito engraçado.
Apesar da escrita simples e de um final meio ?? recomendo muito a leitura desse e dos outros livros dessa coleção.

1 | 2 | 3 | 4 | 5