Azul é a Cor Mais Quente

Azul é a Cor Mais Quente Julie Maroh

Resenhas - Azul É A Cor Mais Quente

Enrico 10/12/2013

Muito mais do que um romance.
Quando ouvi falar sobre essa história, não estava entendendo o porquê de muito estarem elogiando ela. O máximo que eu tinha visto era uma sinopse do filme, e depois tinha pensado: "Por que é que estão falando tão bem disso?".
Pois bem. Li uma crítica sobre o filme (que tinha recebido nota 10/10 por sinal), e foi aí que eu me interessei. Na crítica falava que a história era muito profunda, e que os personagens eram muito bem construídos. E eu gosto de histórias assim.
E foi aí que eu tive o meu primeiro contato com a HQ. Não tenho nem palavras para descrever o quanto eu me encantei com essa simples história da garota de cabelos azuis.
Se você apenas ler a sinopse, que nem eu tinha feito anteriormente, talvez possa achar que é uma coisa simples. Apenas um amor homossexual.
Só que vai muito além disso. Não é apenas um romance entre duas meninas. É um romance entre duas meninas que é extremamente bem aprofundado, que resolve mostrar ao leitor como é a personalidade de cada uma delas.
Clementine (que no filme, se chama Adéle)é uma daquelas personagens femininas que te encantam. Ela representa o medo que o ser humano sente sobre si mesmo, sobre suas inseguranças e desejos. E isso é representado pelo homossexualismo, porque ela sente medo de estar afim de uma menina, e não sabe ao certo como lidar com isso.
Emma também é uma personagem totalmente incrível. Você se apaixona pelo jeito dela, e como ela é carinhosa com Clementine. As duas praticamente se completam.
Finalizando, "Azul É A Cor Mais Quente" é uma história que merece muito reconhecimento pelo seu conteúdo. Não é só um romance lésbico. É uma obra para ser apreciada.
nahara 11/12/2013minha estante
onde você comprou a HQ? não encontro em lugar nenhum!!

Enrico 11/12/2013minha estante
nahara, não comprei a HQ ainda, embora ela já esteja a venda. Eu li ela pela internet.

Nara 19/12/2013minha estante
Gostei da sua resenha, mas só uma dica linguística mesmo: tente não usar a palavra "homossexualismo", era a palavra usada quando essa condição era tratada como doença, inclusive pelos órgãos psiquiátricos. Quando finalmente ficou evidente de que não se tratava de um caso patológico, foi adotado o termo "homossexualidade" :)

Gleanne 09/01/2014minha estante
Enrico, onde você baixou o hq?

Raposo 20/01/2014minha estante
Li a versão em inglês baixada no 4shared. É só procurar lá Blue is the warmest color pdf. =-)

Jess 21/01/2014minha estante
Clementine, ou Adèle, é o tipo de personagem que dá pra se identificar, sentir, apaixonar. Ela demonstra suas inseguranças por meio de gestos, olhares. É magnífica.

Bianca 05/02/2014minha estante
Nahara, vende na livraria Cultura =]

Ju 01/08/2015minha estante
vende na saraiva também

Marília 18/12/2016minha estante
Nossa eu concordo plenamente com tudo o que você expôs, principalmente a parte em que você diz "Ela representa o medo que o ser humano sente sobre si mesmo, sobre suas inseguranças e desejos.", é exatamente essa a minha visão sobre o livro e sobre as duas. Eu assisti o filme e passei meses á procura do livro até que a Saraiva disponibilizou o HQ, confesso que fiquei um pouco triste com o final dos dois (filme e livro), mas, ficou aquele sentimento de que a vida é assim mesmo, não do jeito que a gente quer, mas do jeito que tem que ser... Enfim, eu amo essa historia

Amanda 22/07/2017minha estante
Homossexualidade*, porque ser gay não é doença.

marcosjosebr 16/09/2020minha estante
Sim esse é uma ótima HQ, superou minhas expectativas, muitas reflexões sobre preconceito, resiliência e liberdade de escolhas.

Dija 18/10/2021minha estante
Concordo muito com vc!
Fico chateada por esse livro não ser tão reconhecido ou ser mais conhecido pelo filme, que sinceramente não chega perto de fazer jus a HQ, fiquei triste pelo final, mas acho que o deixou ainda mais genial.

Vamlirynna 26/07/2023minha estante
Homossexualismo ????

DAN LIMA 23/11/2020

A vida é um instante...
Uma temática que aborda diversos assuntos: preconceito, sexo, amor entre duas mulheres, perdão, adolescência, descobertas, despedidas, morte...um universo que faz parar um instante pra: pensar, analisar, refletir e enxergar que é uma história que acontece na vida real também.
Impossível parar de ler. Li numa tacada só. ;-)
História que vale a pena ser lida com a mente aberta. Aprende-se muito com esta HQ fantástica.
Recomendo. :-)

Tati 14/05/2022

Azul s2
Nossa me surpreendi demais com essa HQ! Era uma leitura que a muito tempo estava querendo conhecer! Que tocante! Uma história repleta de medos e inseguranças, porém muito linda,sensível, e triste também!E a arte,as cores usadas nas páginas são perfeitas ,nos faz sentir realmente o que as personagens estão sentindo ! Muito lindo *_*

Aelita Lear 02/02/2021

Azul é a minha cor favorita agora...
Adorei a forma delicada deste livro (embora eu imagine que o filme não seja assim) e a forma com que aborda o assunto. Me senti tocada e amei a história da Emma e da Clem. E estou a cada dia mais embrenhada nesse tipo de livro heheh
Recomendo muito a leitura!

Cami 08/01/2022

1 estrela pela coragem da autora de ter publicado
Não sei se eu rio ou se choro, que bomba kkkkkry.
Não querendo julgar, mas já julgando, achei os desenhos bem feinhos.
As personagens não tinham personalidade além de gostar de trair suas namoradas, elas simplesmente existiam, não foi apresentada absolutamente nada sobre quem elas eram fora daquele "relacionamento".
O final foi tão nada haver, a autora queria emocionar, mas eu fiquei foi mais decepcionada ainda com a trama.
Assim nem de tudo foi ruim, aquela uma estrela tem motivo, acho que a maneira como o preconceito foi mostrado e a autodescoberta da protagonista foi legal, a única parte que eu achei que prestou da história.
O relacionamento delas foi tão triste cara, a romantização da traição, na real eu não entendi aquele romance, faltaram páginas na minha edição não é possível, porque literalmente tudo aconteceu do NADA.
No mais achei essa leitura um grande desperdício de tempo.
Carolina.Gomes 08/01/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkk

Pedróviz 08/01/2022minha estante
AHAHAHAHAHAH

Pedróviz 08/01/2022minha estante
Nunca pensei na possibilidade de dar uma estrelinha pela coragem do autor em publicar uma bomba kkkkk

Thamires Zambrano 08/01/2022minha estante
Rindo com respeito kkk

Let 29/05/2021

Um romance bem pesado
O fato de ser uma HQ só deixa tudo muito mais explícito. Algumas partes são bem angustiantes, apesar de serem muito reais! A dificuldade de ser expulsa de casa e ter país homofobicos é a realidade de muitos, assim como a dificuldade de se aceitar. O livro trata várias temáticas difíceis como morte, traição, rejeição dos amigos e família, etc. Esta longe de ser um romance fofo pra se distrair, mas eu amo como ele conta uma história real!

Jasmyn 20/01/2023

Conseguir passar os sentimentos dos personagens é bem difícil, mas aqui tive que me segurar para não desmoronar.
A realidade, simples e pura. Um amor lindo e eterno??

Gilliancsantos 14/02/2022

Curti bastante, nunca vi o filme e só sabia superficialmente sobre a história. Minha segunda hq desse ano e tô gostando

Mah 19/08/2020

Obra bonita
Gostei de ler Azul é a cor mais quente, mas não fixou em minha memória, acho que por conta do final trágico clássico, principalmente do cinema lgbt+. Me decepcionou por conta deste detalhe, fora isso é um romance de altos e baixos, real.

bloodinthewine 12/05/2022

"Só o amor pode salvar o mundo, por que eu teria vergonha de amar?"
quem ainda não leu, faça um favor a si mesme e leia isso daqui agora! não é lá um história de amor perfeita entre duas garotas, tem suas problemáticas mas achei bem condizente com a realidade de muitos casais ou pessoas que saíram do armário recentemente ou estão saindo!

só dou quatro estrelas porque realmente as coisas acontecem rápido demais mas fora isso é muito bom!!

Ingrid Lúcia 22/04/2023

Descobertas e dúvidas
Essa hq é rápida, simples e tocante. Talvez quem seja lésbica ou gay se identifique mais com a leitura, mas posso estar enganada. Senti com a personagem e fiquei triste por vê-la sofrer com algo que me fez feliz e e deu um norte. É incrível como para alguns descobrir a sexualidade pode ser um achado e pra outros uma perda. A personagem perdeu muitas coisas e hoje entendo pq muitas pessoas decidem não revelar a sua verdadeira sexualidade. Enfim, é uma hq simples mas muito bonita. Fica a indicação da leitura.

Thiagookling 30/09/2022minha estante
acho que há um diálogo da Clen com um amigo que é central pra isso, quando ele fala sobre o fato de ela ter ficado com a amiga, ou melhor, a amiga ter ficado com ela. Ele fala sobre a forma estreita dela de ver o amor, e talvez o fato de o relacionamento ter sido antes do fim do outro, já seja uma provocação ao modelo padrão monogâmico, não?
Sei lá, apenas brisei nisso.

Bellesbooks 21/01/2023

É ok
Me interessei em ler por conta do filme o qual eu achei muito ruim.

não gostei de algumas coisas do livro tbm mas foi uma leitura rápida então "valeu a pena" e não é tão podre quanto o filme.

Paloma 08/04/2021

Azul, fonte de vida.
"Só o amor pode salvar o mundo.
Por que eu teria vergonha de amar?"

Como esse não é um título desconhecido (graças ao filme ele se tornou bastante popular), vou pular o resumo da história.

Mas diferente do longa metragem, aqui encontramos uma forma de narrativa muito mais sensível, poética e melancólica, que nos deixa de coração apertado sempre esperando a próxima rasteira que aguarda as personagens.

A Julie soube bem nos envolver com todos os conflitos internos e externos das protagonistas, nos fazendo embarcar em suas jornadas de autoconhecimento, aceitação e combate ao preconceito.

As ilustrações são muito bonitas e nos ajuda a emergir nos acontecimentos. E um detalhe que preciso ressaltar, é a escolha da paleta de cores utilizadas, que são de tons sombrios, mais puxadas para o cinza, mas quando há alguma emoção significativa na vida delas, o toque de azul sempre se fazia presente.
Achei isso realmente muito belo.

Simplificando, me surpreendi positivamente com toda a graphic novel. :)

"O amor se inflama, morre, se quebra, nos destroça, se reanima... nos reanima.
O amor talvez não seja eterno, mas a nós ele torna eternos..."

Márcia 14/12/2021

"Só o amor pode salvar o mundo"
A maioria dos relacionamentos que começam errado terminam errado, aqui começou com traição e terminou com traição. Não me conquistou, não me convenceu, não gostei.