Diário de um Zé Ninguém

Diário de um Zé Ninguém Rafael Castellar das Neves

Resenhas - Diário de um Zé Ninguém

Cristiane.Franca 14/04/2020

Tocante!
A forma de escrita do livro faz vc entrar na história rapidamente. Toca fundo no coração. É impossível não mudar o olhar ao morador de rua depois dessa leitura. Leiam! Vcs vão gostar ?

Thi_Rock 06/06/2014

execente livro !

"Nunca se esqueça, o dia em que o senhor cair, ninguém estará ao seu lado para lhe estender a mão. Então, não caia !"

Terminei de ler o diário de um Zé ninguém e puta que pariu, foda... Sempre tive a curiosidade de saber como funciona esse universo, moradores de rua, popularmente conhecidos como "mendigos" apesar de curto esse livro revela coisas que estão estampadas em nossa cara, e eu não sei dizer se não percebemos ou se fingimos não perceber, mas lendo essas 123 paginas eu senti dó, sabedoria, raiva, fiquei inconformado diversas vezes por saber que a auto punição pode foder com uma pessoa ao ponto dela estragar toda uma vida. E de como as pessoas são descartáveis e auto se julgam ao ponto de se conforma em uma situação dessas, e aceitam o fato de ter sido jogadas fora e descartadas por causa de um momento de fraqueza, só precisavam de um apoio.

Obs: To dando minha opinião no relato do livro e não generalizando, pois cada caso é um caso ;)

Esse livro merecia ser lido por todos, recomendo fortemente.

Helena Frenzel 21/07/2014

Diário de um Zé Ninguém, Rafael Castellar das Neves, Ebook, Edição do Autor, 125 páginas.

Uma fotografia sensível e realista da vida de moradores de rua numa grande cidade. Trata-se de um monólogo, o que é sempre um risco e ao mesmo tempo um grande desafio para qualquer escritora ou escritor. Há várias passagens interessantes e comoventes, vale a pena ler. Considerando-se as notórias dificuldades para se escrever um bom romance na atualidade, e sendo esta uma dos primeiras publicações deste jovem autor, o resultado pareceu-me bastante interessante. Se a forma da narrativa vier a decepcionar qualquer leitor muito mais exigente, estou certa de que o teor da mensagem garantirá o tempo investido na leitura e a recomendação. Leia e tire suas próprias conclusões.

Avaliação: Regular + (Entre Regular e Bom).

site: http://bluemaedelle.blogspot.de/2014/07/diario-de-um-ze-ninguem.html

Peterson.Silva 11/02/2016

Criativo
O livro não me prendeu porque se escora com força em exposição (exposition, ou narração disfaçada) e em "telling" (em oposição a showing), e esse tema é muito difícil de ser abordado sem cair em certos problemas, como uma romantização que não me fascina muito. Mas reconheço que abandonei cedo demais e digo que o fiz mais porque não é um livro que me interessou muito, não porque é um livro ruim. Não li o bastante para saber se contar a história como um diálogo de um lado só (não exatamente um monólogo, mas quase) é um "gimmick" que cansa depressa ou tem fôlego pra carregar o leitor até o final, mas a iniciativa é criativa e isso deve ser parabenizado :)

Ane Elyse Fernandes 24/04/2020

Nos faz refletir sobre a vida.
Hoje tirei a tarde para fazer essa leitura e a encarei, inicialmente, de forma bem despretenciosa. Mas a verdade é que ela mexeu muito comigo, pois, com a sua escrita fluida e fácil, me cativou e me fez refletir sobre vários pontos mencionados pelo autor relativos às pessoas em situação de rua. É preciso enxergá-los, deixar de transformá-los como seres invisíveis e reconhecê-los como nossos irmãos, que possuem suas histórias, vivências, medos, sonhos, alegrias e arrependimentos. As vezes, não pensamos muito quando, de repente, nos deparamos com eles durante o nosso dia a dia, mas a verdade é que o fazemos porque, além de focarmos só em nossos afazeres e quereres, já convertemos nossos olhares em um espectro de invisibilidade e negação perante a realidade deles. Fazer tal leitura hoje, no contexto que vivenciamos, toca ainda mais meu coração e me enche de questionamentos sobre como eles estão sendo cuidados, orientados e resguardados frente a essa pandemia. Ou então, como é importante trabalhos desenvolvidos junto à eles, que verdadeiramente se traduzem em um meio de reconhecimento e acolhimento, seja através da entrega de uma refeição numa noite fria, a doação de roupas e cobertores, bem como, a escuta ativa e interessada de seus causos e contos. Espero que essa leitura cative tantas outras pessoas e que assim, possamos de fato, desconstruir nossos pré-conceitos sobre suas vidas.