Prenda-Me, Por Favor!

Prenda-Me, Por Favor! Catharina Ingelman-Sundberg

Resenhas - Prenda-me, por favor!

11/08/2020

Para o que o livro se propõe, um livro de entretenimento e diversão é muito bom, ainda com questionamentos sobre como queremos viver mais, mas somos negligenciados ao chegar a essa idade.

Mas não espere uma grande reflexão e sim momentos de descontração.

Leonardo.Ribeiro 11/10/2021

Prenda-me por favor!
É um livro bem gostosinho de se ler, bom para passar o tempo, não muito mais do que isso, mas é bem engraçado em algumas partes. E claro tem o poder do protagonismo para dar tudo certo para os velhinhos, daria um ótimo filme com certeza. É legalzinho, os personagens não sao tão aprofundados mas é bom para distrair e tudo mais.

Tanane.Costa 01/04/2023

Eu entendi a proposta do livro, mas não consigo ver humor em idosos sendo maltratados. Acho que algo ser perfeito na tradução, tipo o sentido, os golpes ficaram confusos e o livro todo é bem raso, mesmo pra um livro de comédia. E toda a história do funciona dentro de um recorte extremamente específico, idosos brancos vivendo em um país de primeiro mundo.

Dreeh Leal | @dreehleal 07/01/2014

Prenda-me, por favor! - Catharina Ingelman-Sundberg
A gangue do coral, como era conhecida os amigos Martha, Krattan, Stina, Snillet e Anna-Greta, morava no Lar Diamante – uma casa de repouso em Estocolmo. Quando o local é vendido, as coisas ficam bem complicadas para seus moradores. A nova administração decide lucrar em cima dos idosos do lar e tudo piora, e muito, sua qualidade. A comida é racionada, o tratamento com eles é horrível e nem mais direito a exercícios ou passeios os idosos tem. Essa não é a vida que Martha deseja para os seus últimos dias! Ainda mais sabendo que em certo presidio da Suécia, os internos possuem uma vida melhor que eles, que estão ali – teoricamente - em liberdade. Martha é a grande líder, mas cada um possui seus pontos fortes e todos juntos formam uma gangue imbatível. Eles se preparam para executar um assalto perfeito! A fuga do asilo é apenas o inicio da às aventuras da gangue dos aposentados. Que se envolvem em muitas situações hilárias, na busca da tão sonhada vida na cadeia...

Eu recebi esse livro de parceria com a Editora Gutemberg, e não poderia ter começado melhor. Essa ficção sueca apresentou vários momentos de divertidos e poderia – facilmente – ser adaptado aos cinemas. Seria uma comédia daquelas... Pensem comigo: seis idosos – entre 77 e 84 anos – planejando um assalto perfeito! Tudo isso porque preferem viver na prisão ao continuar no lar de repouso onde vivem. A autora foi feliz com a proposta e o desenrolar do livro. Isso porque ele nos traz muito mais do que a sinopse – que está transcrita no primeiro paragrafo –, ela não apresenta nem metade do enredo!

Contado em terceira pessoa, o livro vem narrando os pensamentos e façanhas dos idosos. O texto acompanhando, a cada momento, um dos idoso e ao longo da história vem também contando sobre a vida de cada personagem. A escrita da autora flui facilmente e os minúsculos capítulos - são 75 ao todo – deixaram o texto bem direto, além de estimular o leitor prosseguir na história. Isso porque ele sempre te deixava curioso para saber o que vinha a seguir. Minha unica coisa que me incomodou fui a rapidez com o que as coisas aconteceram no inicio da trama. Não que ela tenha ficado corrida e atropelada, ao contrário, mas acontece tanta coisa que parece que já se passaram semanas quando na realidade apenas uma semana havia se passado...

Mas olha, eles são muito inteligentes! O fato de ninguém ter fé que um grupo de idosos possa ter cometido um crime, e mais, de que eles tenham sido cautelosos a ponto de pensar em diversos detalhes facilita – e muito – as coisas para eles. Por outro lado isso deixa tudo mais engraçado, tudo porque as pistas e provas estão bem debaixo do nariz da policia na maior parte do tempo! É muito mais fácil acreditar em uma gangue internacional especializada e que planejou durante anos o crime do que em um grupo de idosos simpáticos e de andador... Pura ingenuidade!

Além da aventura, existe um pouco de romance também e é a coisa mais fofa do mundo! Eu torci para que tudo desse certo no fim principalmente para que eles pudessem ficar juntinhos.

A diagramação do livro é simples. Folha pólen, boas margens.. apenas as letras são um pouco menores que o normal. Nada que atrapalhe na leitura. E essa capa é bem bonita. As cores são harmônicas e imagem dos seis idosos acompanhados de seus andadores/bengalas e usando plaquinhas como tivessem sido presos representou bem o ar do livro. O material da capa é meio molenga, isso exige um cuidado maior na hora de manusear o livro para que ela não fique arqueada.

Como eu disse o livro trás muito mais do que o prometido e isso me surpreendeu positivamente. Eu não sei o que esperava do final, mas não era nada daquilo que foi apresentado, risos. Eu ri muito com o epílogo, e só pelo desfecho o livro já merecia ser recomendado a todos! É um tipo de livro que irá agradar a todas as idades, gêneros e gostos.

site: http://www.maisquelivros.com/2014/01/resenha-prenda-me-por-favor-catharina.html
César 01/03/2014minha estante
Esplêndido.

Lucas 27/01/2014

Qual o futuro que você deseja para sua velhice? Um lugar suficiente tranquilo para se morar ou uma terceira idade agitada e radical? Para Martha, uma senhora de 79 anos, a segunda opção é seu sonho. E para isso ela vai influenciar outros moradores do Lar Diamante a se juntarem a ela e formar a gangue dos aposentados.

A vida no lar já não é mais a mesma desde que foi assumida por uma nova administração. Agora eles racionam comida, recebem maus tratos e tiveram os exercícios e passeios diários cancelados. Quando Martha assiste uma reportagem sobre a vida na prisão na Suécia, ela tem uma brilhante ideia – praticar um assalto capaz de leva-la para trás das grades e dessa forma ter uma vida melhor do que aquela que ela vive no lar. Para tanto, ela irá precisar da ajuda de seus amigos Anna-Greta, Snillet, Stina e Krattan. Juntos formarão a gangue dos aposentados e nos trarão aventuras empolgantes.

A autora nos trouxe uma história leve e divertida, daquelas que poderiam virar filme. Os personagens são convincentes e cada um tem suas peculiaridades: Martha é amante de romances policiais e é a cabeça do grupo, sempre com sugestões inteligentes; Snillet é responsável por pensar na parte técnica dos planos e nutre uma paixão por coisas mecânicas e elétricas; Krattan é um ex-marinheiro, fã de licor de amoras, sempre pronto para ajudar; Stina tem aptidão por mandar e fica enfurecida quando é contrariada, mas tem uma mente inteligente, porém um pouco tardia e por fim Anna-Greta, uma senhora com habilidades para o financeiro, ajuda o grupo com tudo que sabe sobre transações bancárias e derivados, graças ao seu emprego no passado de bancária.

O livro é narrado em terceira pessoa e conta com 75 capítulos bem curtos que vai animando o leitor conforme a leitura vai fluindo. A genialidade da história está no fato de que velhinhos cometeram um assalto muito bem arquitetado e a policia e mesmos vitimas do roubo não suspeitarem de nada. Aqui vemos a ingenuidade das pessoas e ao mesmo tempo a sabedoria que a idade traz.

Outro importante que merece ser destacado é o amor na terceira idade. Não aquele carnal, mas afetivo mesmo. Que não é impossível se apaixonar novamente, mesmo quando estamos idosos.

O livro de Catharina Ingelman-Sundberg é um convite para nunca esquecermos que mesmo com o avançar da idade, nunca deixemos de sermos felizes. Devemos procurar estressar-se menos e usufruir da vida em todos os momentos. Sem dúvidas, deve ser lidos por todos.

site: http://livrosecontos.blogspot.com.br/

Diogo Matos 06/04/2021

5 velhinhos e vários segredos
O livro é um bom entretenimento, bem simples e sem maior profundidade.

Confesso que achei monótono em algumas partes, além de coincidências absurdas que ocorrem no decorrer da trama.

Os personagens não são muito desenvolvidos e faltou uma maior descrição nos roubos aplicados pela gangue de idosos.

O livro é uma boa pedida pra quem acabou de sair de uma leitura pesada e deseja ler algo leve, o tipo de leitura que não exige uma concentração tão grande.

Sandra452 25/06/2022

Uma história divertida!
Este livro, publicado em português em 2013, estava em exposição na Biblioteca da escola onde trabalho e, tanto o título quanto a sinopse me chamaram a atenção.
Trata-se da história de 5 velhinhos que viviam num Lar para idosos que, com uma nova administração se tornou uma verdadeira prisão.
Eles descobriram, então, que a vida nas prisões suecas era mais atraente do que a rotina do asilo. Dessa forma, eles decidem planejar um roubo a fim de serem presos...
A escrita da autora é excelente! O enredo prende a atenção do início ao fim e a vontade que dá é de não parar de ler. Gostei muito da leitura e recomendo!

dtesrefuge 31/08/2023

"É mais bonito ouvir o som de uma corda que se rompe do que nunca esticar um arco."

É um livro muito fluído e divertido de se ler.

Taly.Rodrigues 12/07/2018

Uma leitura incrível, é leve e te faz dar risinhos bobos ao decorrer da leitura. Ao mesmo tempo te faz pensar sobre a situação dos idosos em lares. A narrativa é fluída, é para todo aquele que quiserem uma leitura agradável.

Fernanda 17/01/2014

Resenha - Prenda-me, Por Favor! - Catharina Ingelman-Sundberg
A resenha de hoje é do livro Prenda-me, Por Favor, publicado pela Editora Gutemberg. Este livro conta a estória de cinco velhinhos, que estão em um asilo na Suécia. O asilo acaba de ser passado aos novos donos e eles começaram a sofrer privações não somente na alimentação, mas também em seus passeios diários, além do mais, estão sendo medicados para que se alimentem pouco e durmam mais tempo que o necessário.

Vendo que está situação somente piora a cada dia Martha - 79 anos, tem uma ideia maluca ao ver um documentário sobre as prisões suecas e acredita que eles terão uma vida mais agradável se passarem a habitar uma delas. Para isso Martha precisa convencer Anna-Greta - 81 anos, Snillet - 78 anos, Stina - 77 anos e Krattan - 84 anos a planejarem um assalto para serem presos e passarem uma temporada na cadeia e depois que cumprirem pena, saírem para viverem em melhores condições com o dinheiro dos assaltos.

E não pense que por causa da idade eles são velhinhos debilitados porque não são. Ao convencê-los de suas maluquices Martha e todos os outros começam a treinar na academia para ficarem fortes e dispostos para cometerem seus delitos. Após o primeiro e simples assalto eles "sequestram" dois quadros de grande valor do museu de arte, e assim conseguem ir parar na prisão. Mas nem tudo sai como planejado.

Após cumprirem a pena eles saem e voltam ao mesmo asilo "LarDiamante" onde viviam antes de começarem a assaltar, mas não pensem que eles param, porque ficam cada dia mais experiente e determinado a enganar a polícia e roubarem cada vez mais.

Além de tudo, como bons velhinhos em plenas faculdades mentais para cometerem seus crimes eles tem o tempo para olhares apaixonados e rostos ruborizados. Ai é tão bonitinho. (Risos!).

Recomendo!

Compre o seu.
Livraria da Folha
Grupo Autêntica
Cata Preço

Beiokas da Fê :*

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Nana 29/03/2014

Já estou com saudades da gangue dos aposentados!
Um livro divertido e cheio de aventuras. A leitura flui facilmente com capítulos curtos e prazerosos. Achei o enredo muito original, criativo e totalmente diferente do que estou acostumada.

Dá para imaginar um grupo de velhinhos (todos na faixa dos 80 anos) que tem o sonho de ir para a cadeia? Pois é o que acontece com estes idosos que vivem numa casa de repouso. Devido as más condições do local, a baixa qualidade na alimentação, a quantidade de medicamentos e a falta de lazer, eles chegam a conclusão que na prisão terão um melhor atendimento e com isso se reunem para praticar assaltos na esperança de serem presos e assim viverem num local com mais conforto. As situações são engraçadas e os velhinhos apesar de serem super ativos tem uma ingenuidade que encanta.

O livro nos faz pensar que independente da idade temos que tentar ser felizes sempre, levar a vida com mais leveza e humor assim como estes adoráveis velhinhos. Mas nem por isso precisamos virar assaltantes daqui pra frente ok? hahaha

Leila 26/04/2014

Leitura fácil de bom entendimento...
Fala sobre 5 velhinhos insatisfeitos com suas vidas em um asilo que começam a viver momentos de muita excitação com uma nova vida envolvida em crimes...estes nem sempre dão certo...são crimes elaborados de maneiras tão simples que geralmente dão certo. Vivem momentos de muita alegria, união e pensamentos positivos, adaptando-se em situações diversas...Monstra também o abandono por parte dos filhos, os velhos são deixados em asilos, e os filhos nem pra visitas vem. Aborda também a força que certas pessoas passam umas para as outras, o poder da amizade verdadeira que apoia nas horas difíceis. Boa leitura, fácil e fluente...

Leafar 09/07/2014

Nem tão aposentados assim.
Livro muito bom que te prende a uma estória muito divertida de se ler! Acho que esse livro é o único com esse gênero nos últimos tempos! Onde mais teríamos uma gangue de aposentados ladrões!? Rs. Muito bom o livro recomendo e muito! Muito divertido e cômico em algumas partes.

Juh 09/09/2015

Aventura pra qualquer idade!
Com uma leitura fácil e divertida, Catharina Ingleman nos leva a uma aventura ao lado da Gangue dos Aposentados que nos faz rir e sentir a adrenalina desses personagens maravilhosos. Impossível não amar e sentir-se apegada a história.
"Prenda-me por favor!" é um livro surpreendente e bem detalhado. A maneirados dos velhinhos de encarar a vida e a as situações por ela proporcionada é amável, inovadora e inspiradora.
Vale a pena entrar nessa aventura e se deleitar com a leitura.