Flashforward

Flashforward Robert J. Sawyer

Resenhas - Flashforward

andressilva 25/12/2010

Genial e muito melhor que a série. O suspense é eficaz do início ao fim, e o autor trabalha extraordinariamente bem os muitos paradoxos envolvendo a possibilidade de enxergar o futuro.

Anna 04/01/2021

Ideia boa.. execução, nem tanto!
O livro tem uma premissa interessante: devido a um experimento científico a humanidade tem um vislumbre de 02 minutos das suas próprias vidas...daqui a 30 anos.
Uau, que legal! Daí começam as explicações físicas. Uma, ok, duas..eh, mas tem muitas, sem nenhum sentido real para a história, fica cansativo.
E eu achei que centrar o andamento em meia dúzia de personagens não funcionou. O mundo rugindo lá fora e o cara quer saber com que casou lá em 2030... Afff.. Não gostei, não recomendo.

Michele Alberton 01/05/2023

Li rapidinho porque a história é muito bem contada e a curiosidade pra saber o final foi grande!

É um bom livro. Às vezes os termos técnicos de física me deixaram meio perdida, mas valeu a pena!

Matheus Alves Carmo 08/09/2019

Amei, mas esperava mais
Bom, preciso iniciar dizendo que amo ficção científica, especialmente quando envolve viagem no tempo.
Então só a premissa do livro já tinha me prendido desde o começo. O livro é muito bem escrito, os termos científicos são bem trabalhados e coesos (não parece que o autor quis apenas mostrar conhecimento) e o desenvolvimento dos personagens é muito bom, uns melhores do que outros, mas no geral aceitável.
O que me decepcionou um pouco foi como foi trabalhada a trama. Pareceu uma questão de erro de timing, digamos. Especialmente ao entrar na parte 3, que fica no meio termo entre um epílogo grande e um clímax pequeno. A quebra de ritmo é visível.
As melhores coisas no livro: A construção de mundo (antes da parte 3), com as notícias mostrando como o mundo estava; o desenvolvimento de personagens e subtramas; e a premissa em si, apesar de não tão bem trabalhada.
Mas esse é um daqueles casos, pra mim, em que mesmo vendo os erros de uma obra, ainda assim gostamos dela pelo sentimento que nos trouxe. E apesar do que citei, o livro tem muita coisa boa, e realmente gostei.

Luna 19/09/2019

Uma Desconfortável Quebra de Ritmo
Viagem no tempo é um dos meus temas favoritos!

O livro me levou muito bem durante as duas primeiras partes, mesclando ficção científica, física e investigação, quando de repente... Um grande lapso de tempo, sem maiores informações. E então passamos às divagações de dois personagens.

Fora isso não tenho mais reclamações, o livro, em sua maioria, tem uma constância muito boa,e dosa os assuntos de forma que os mais leigos conseguem acompanhar. Fiquei envolvida com as histórias pessoais dos personagens, embora não tenha achado nenhum especialmente carismático.

O tema é muito bem trabalhado e gera uma tensão quase palpável sobre a concretização, ou não, do tal "flashforward". Embora o final não tenha me agradado muito, por uma questão estilística (a história não me desapontou), é um livro que eu recomendaria sem medo.

Josh 18/12/2019

Maravilhoso!
O livro é muito bom para quem se interessa por viagem no tempo, nesse livro feito a partir de de deslocamento temporal. Personagens com diferentes histórias sempre mt bem desenvolvidos e únicos! Aspectos técnicos de física notáveis. Muito suspense a cerca das visões que cada personagem teve e do que todo o evento representa e o que ele mostra. Recomendo a todos