Sarah 04/07/2021
Dungeon World
Vou começar essa resenha falando do sistema. Clara e intuitiva, a proposta do jogo é de que a sessão seja uma conversa entre as jogadoras e a mestre, criando o mundo e o povoando conforme a história vai avançando. O jogo trabalha muito bem com isso, trazendo uma leveza que eu mesma nunca tinha visto em outros rpgs, todas as cenas integrando o todo sem criar diversos sistemas para cada situação ou quebrar a narrativa. O ponto que me pegou mesmo é a proposta que sistema traz de temática e maneira de lidar com o cenário, que comete o mesmo erro que sinto em outros rpgs que buscam trazer de volta essa ideia do old school: focar demais no aspecto "Derrubar A Porta, Matar O Monstro, Saquear O Tesouro" ao invés de "o mundo é um lugar difícil que não perdoa erros, tome cuidado e use a cabeça".
Enfim, eu com certeza jogaria uma campanha usando o sistema, me parece super promissor e fluído. Com um pouco de trabalho na temática, recomendo muito para quem gosta de sistemas narrativos e que focam na interação mestre/jogadoras.