O Fim da Infância

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Otávio - @vendavaldelivros 22/12/2023

“Nenhuma Utopia jamais poderá dar satisfação a todo mundo, o tempo todo.”

Pensar no tamanho do Universo é um exercício de humildade. Acredito que todas as vezes que pensamos sobre nosso tamanho em relação ao tempo do Universo, podemos nos tornar um pouco mais empáticos e menos preocupados com detalhes e fatos fúteis. Compreender nossa posição no balé cósmico pode ajudar na valorização das particularidades da vida humana.

Publicado em 1953 (dezesseis anos antes da ida do homem à Lua), “O Fim da Infância” do norte-americano Arthur C. Clarke vai contar a história de uma Terra no começo da Guerra Fria que se vê “invadida” por naves de um povo desconhecido. Diferente do que se poderia imaginar, esse povo (que inicialmente não se mostra fisicamente) implanta na Terra um tempo de paz mundial, prosperidade irrestrita e fim de todos problemas que assolam a humanidade.

Nesse novo mundo não existe fome, guerra, violência, desigualdade e nem mesmo a necessidade de trabalhar para sobreviver. Não existem mais fronteiras entre os países e todo ser humano é livre e tem recursos para ir para onde quiser, quando quiser. Não existem mais religiões, já que os seres humanos passam a ter contato com uma tecnologia que permite assistir o passado, o que coloca por terra dogmas e crenças antes fortemente estabelecidas.

Após 50 anos, os seres das naves, agora chamados pelos humanos de Senhores Supremos, finalmente aparecem publicamente e temos o primeiro plot twist da história. Obviamente não vou entrar em mais detalhes, mas posso dizer que é quase impossível não ficar preso nesse livro. Com um humor levemente ácido, recheado de indiretas, o autor nos conta uma história que bebe muito mais dos campos da filosofia, sociologia e psicologia do que apenas da ficção científica.

Com trechos e passagens marcantes, “O Fim da Infância” é um livro com muitas camadas, que gera debates incríveis, mas que acima de tudo toca em feridas da nossa própria humanidade. Facilmente uma das minhas melhores leituras do ano e uma indicação certa para quem quer experimentar uma obra de sci-fi pela primeira vez.

site: https://www.instagram.com/p/CxbftIbrIO4/?img_index=1

Monalisa.Ribeiro 21/12/2023

Leitura muito boa!
O livro prende sua atenção do início ao fim. Em especial, a variação temporal, com uma perfeita imersão em contextos diferentes, dá a impressão de estarmos lendo uma sequência livros diferentes, o que afasta qualquer sentimento de tédio durante a leitura, em especial pela abordagem científica baseada em fatos, que da uma atmosfera realística a leitura.

Vicky 17/12/2023

Gostei, mas...
Gostei da história, foi meu primeiro contato com o autor. Mas as vezes me perdia na história, nos saltos temporais.
Fabio 17/12/2023minha estante
Vicky, esse também me deixou a sensação de estar a deriva na historia

Vicky 17/12/2023minha estante
Olha só!

Julia Manjko 14/12/2023

Amei !!!
Um livro típico do Arthur C Clark, bem criativo, escrito de uma forma cativante com um jeito bem diferente de contar a história.

Este foi o segundo livro do autor q eu li e como na leitura anterior foi bem cativante. Gostei muito dos rumos que a história tomou e, por mais q eu demorei um pouco para me conectar devido a natureza episódica da história, valeu muito a pena.

Recomendo a todos q gostam de entrar em contato com histórias diferente.

A_Sarah_Soares 13/12/2023

Senhores supremos
Em plena guerra fria enquanto humanos se preparam para conhecer o espaço, naves alienígenas estacionam sobre a terra revelando que não estamos sozinhos no espaço.

É bem intrigante pois ao mesmo tempo em que os Alienígenas chegam e resolvem todos os problemas da terra tornando um mundo mais pacífico e ordeiro, os mesmo não se mostravam para a humanidade, criando este mistério de "o que são e qual é o verdadeiro objetivo deles aqui na terra?"

O motivo para eles não se mostrarem para nós é bem interessante, mas o final achei um pouco fraco, independente disto foi uma leitura legal.

Raiane.Priscila 11/12/2023

Final
Que final foi esse? Revelação bombástica dos senhores supremos. O autor foi simplesmente espetacular ao criar esse livro. Plot Twist incrível.

Rejane.Viegas 11/12/2023

É um bom livro, porém não é o melhor livro dele. Trás boas reflexões sobre ?ser humano?, religião, etc, e a escrita do Clarke como sempre excelente e instigante.

Eu estava gostando muito do livro, mas da metade pro final deu uma virada e começou literalmente umas ?viagens? que me desanimaram.

Lora_Bee 08/12/2023

Livro que menos gostei do Clarke
Eu confesso que fiquei com sentimentos mistos em relação a essa obra. Digo isso porque Clarke é, disparado, um dos meus autores preferidos. Eu sou APAIXONADA por 2001 e amei muito encontro com Rama. Porém, eu larguei o livro por dias, peguei outras leituras, não tava muito afim de acompanhar a obra. Acho que, no geral, fiquei com a impressão de que o livro é meio ?brega? kkkk acho que o que me deixou para baixo também foi o fato de o próprio Clarke admitir que a história dele já não fazia muito sentido para ele. Apesar de tudo isso, terminei de ler o livro e não foi a pior obra de ficção que já li na vida.

Franklin Moreno 08/12/2023

O fim da infância
Achei que esse seria um livro 5 estrelas e que me faria amar demais e olhar com outros olhos para ficção científica e tudo mais... cheguei no final com um sentimento de que "era melhor ter ido ver o filme do Pelé".
A premissa e o começo foram de tirar o fôlego sim. E eu amei demais o jeito que o autor explica tudo com a mais alta ciência, isso é muito bom. Só que faltaram muitas outras coisas que fazem uma história ser boa, na minha opinião. Os personagens são descartáveis e desinteressantes, o desenvolvimento da premissa é muito chato (ainda mais pro final do livro), o final é muito meme e eu sinceramente não tenho paciência para isso.
Algumas coisas salvam o livro, é claro. O embasamento científico, a escrita que é fluida, o mistério por trás dos Senhores Supremos. Mas acho que o Gran Finale estragou o livro demais. Enfim...

Pietra 04/12/2023

é inteligente
Esse livros tem ótimas reflexões sobre o que faz do ser humano o ser humano.
a individualidade é criticada, o que eu nunca vi antes em um livro.
eu demorei pra ler mas não acho que seja culpa do livro e sim do meu próprio ritmo.
mas o caráter episódico dos capítulos pode ter relação.
dei 3,5 porque o que o autor resolveu seguir como apocalipse é demais pra mim, e ao mesmo tempo, underwhelming.
mas é bom e o arthur c clarke tem sim mente de titânio.
vou ler mais ficção científica com certeza.

MWeirich 04/12/2023

Concluído
Gostei do início e desenvolvimento da história, entretanto a conclusão me frustrou muito. Não esperava que o fim da história, fosse tão... Impactante.

Aliane.Felix 01/12/2023

Que role foi esse??
É incrível como existe gente inventiva o suficiente pra criar umas histórias que deixa a gente pensando "meu Deus, tem que ser muito doido pra pensar nisso".
Eu fiquei mt feliz de ter lido O Fim da Infância e percebo claramente como essa obra teve influência em várias outras mais atuais, achei interessantíssimo as reflexões trazidas pelo autor e amei os plot twists.

Nicolas 27/11/2023

Voltando as origens
Finalmente um livro de sci-fi, e que livro pqp.

Antes desse, só tinha lido odisseia no espaço do Arthur C Clarke, tinha achado muuuito bom, mas esse superou, quando o primeiro plot acontece eu fiquei maluco ksksksks, não tava entendendo e nem acreditando. O cara (autor) tinha a mente muito a frente do seu tempo.

Uma parada que reparei, lendo um segundo livro desse mesmo autor é em como ele gosta de usar a forma das crianças pra demonstrar o próximo estado da evolução humana.

Descobri que tinha uma série sobre esse livro, não assisti, só vi um vídeo no YouTube de 1h sobre e pqp, que coisa horrível, como conseguem estragar algo tão bom???

Murilo Gomes 26/11/2023

Um fim mais otimista
O livro é ótimo. Bem intrigante em seu início. No decorrer da narrativa, me vi refletindo sobre a solidão, finitude e o nosso papel no mundo.

Jhonathan Boff 21/11/2023

O livro é intrigante do início ao fim, cada capítulo me deixava mais preso e curioso sobre o que estava acontecendo, e sobre o que aconteceria.