O fim da infância

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

ED73LH 25/10/2023

Um livro instigante do começo ao fim.
Esse livro não é nada que se espera em nenhum momento, com um enredo surpreendente consegue instigar o leitor a sempre virar a próxima página.

Fabiene.Barbosa 23/10/2023

O livro narra a história de uma raça tecnologicamente superior à nossa que chega à Terra com um objetivo oculto. No entanto, os invasores sem mostram benevolentes e conduzem o planeta de forma magnífica, resolvendo todos os problemas sociais. Em contrapartida, duas regras são impostas: é proibido a qualquer um conhecer os senhores supremos e a exploração do espaço pelo homem é terminantemente proibida. Tudo isso, até que a missão deles seja cumprida.

Livro extremamente envolvente e provocador, capaz de gerar inúmeros questionamentos relacionados ao sentido da vida, às questões tecnológicas, político e sociais e, principalmente, sobre qual é o destino da raça humana no futuro.

Bete.Nogueira 18/10/2023

Uma invasão alienígena que com o tempo surpreende muito mais do que quando o céu ficou cheio de naves. "Este era o momento que a história prendia a respiração, e o presente se destacava do passado da mesma forma que um iceberg se rompe dos despenhadeiro gelados (...) A raça humana não estava mais só."

Rodrigo (Loki) 18/10/2023

Um livro à frente do seu tempo
É incrível o quão esse livro se parece tão atual, seja na escrita, quanto na história, parece que o autor viajou no tempo e relatou as coisas que viramos perceber hoje.

an_ne 16/10/2023

O início foi BEM lento beeeeeem lento mesmo, mas do meio pro final vai melhorando demais, a história fica bem mais cativante

sandroquina 16/10/2023

Do que se queixa o homem? Dos seus próprios pecados.
Essa versículo aqui é um bom resumo desse livro. O homem miserável, pobre, cego e nu que se acha superior em tantos quesitos e questões nunca se põe como o que realmente é: um pontinho insignificante de vida no universo.

Esse livro não me trouxe essa reflexão, pelo contrário, a pequenez do ser humano em meio a imensidão do que nós desconhecemos é o meu "império romano" penso nisso SEMPRE.

O fim da infância é uma leitura rápida e dinâmica, e como toda distopia tem essas reflexões de como nós nos portamos, como somos e reagimos, e eu adoro esse tipo de livro.

Gostei DEMAIS da proposta desse livro e as reviravoltas do plot foram muito bacanas.

Dei 4,5 pois achei o final um tanto arrastado. Mas nada que tire o brilhantismo desse livro. Leitura super recomendada com certeza.

Bruno 10/10/2023

Premissa interessante
Uma ideia interessante, mas um texto enfadonho. Tive dificuldade de me empolgar com o livro e ler várias páginas seguidas. O final achei bem mais ou menos também, na verdade, todo o livro achei mais ou menos, as vezes meio bobão.

Não é um livro de ficção cientifica que eu recomendaria. Mesmo com a premissa boa. Ah, também não me apaguei a nenhum personagem, achei todos chatos. Talvez com excessão do supervisor geral do mundo.

milenavifer 10/10/2023

"As estrelas não são para o homem"
Essa é uma ficção científica bem diferente das outras que já li. Não foi a melhor mas com certeza valeu muito a pena. E a edição da Aleph é impecável.

Guilherme 09/10/2023

Final surpreendente
Li esse livro com muita expectativa, mas confesso que acabei me decepcionando um pouco. Não que a escrita seja ruim, mas achei uns 60% da história um tanto quanto bobinha.. se sustenta com mistérios, mas senti falta de personagens mais carismáticos e situações mais interessantes, mais ricas. O final, no entanto, é excelente, muito bem construído e totalmente satisfatório.

No geral, gostei! Um livro divertido e que dá asas a imaginação.

Halanda.Debossan 08/10/2023

Vi indicações desse livro já a um bom tempo e sempre enrolava pra ler. Mas é uma leitura que vale a pena.
O livro inicia falando sobre uma invasão extraterrestre, só que o mais interessante sobre isso é todos os questionamentos que a história trás, isso torna tudo mais interessante e o fato de querermos saber como será o final.
O que me incomodou um pouco foi que alguns trechos eu fiquei confusa e outros foram um pouco mais chatos. De tudo acho que vale a pena, principalmente para quem já gosta do tema.

Pamela.Pugliano 05/10/2023

"As estrelas não são para o homem."
É difícil comentar sobre um grande clássico se esse não serviu muito bem pra você. Foi meu caso. O começo realmente consegue prender e atiçar a curiosidade, mas conforme a história se desenvolve, fica muito arrastada e não tem nada que te prenda ali, mesmo que as discussões sobre a humanidade e o espaço fossem bem interessantes.

Bom, temos a chegada de outros seres no nosso planeta, quando a união soviética e os EUA estão competindo para explorar o espaço. Com a chegada desses Senhores Supremos, as coisas começam a mudar na terra, com melhorias significativas na economia, bem estar, política e começamos a viver uma utopia. Mas como nem tudo são flores, alguns humanos contestam essas ações e se questionam do porque. De alguma maneira tudo está predestinado e tem um porque, mas só saberemos disso ao longo de muitas décadas.

"Nenhuma utopia jamais poderá dar satisfação a todo mundo, o tempo todo."

Eu gostei de como somos introduzidos na história e em como queremos entender quem são essas criaturas e o que elas querem. Afinal, a raça humana não é afoita ao altruísmo. Mas depois, é ladeira abaixo - a escrita fica arrastada, as discussões mesmo que interessantes não salvam o desenvolvimento e os personagens acabam não te conquistando.

"Vocês tem que encarar este fato: a sua é a última geração de Homo Sapiens."

Enfim, acho que vale a leitura. Não deu certo pra mim, mas muitas pessoas adoram a história. Decidam por sua conta e risco. Leitura recomendada apesar de tudo. Aproveitem.

Emilly 03/10/2023

O fim da nossa infância
Primeira experiência com o autor, aprovada! Apesar do ano em que o livro foi escrito, ele trás uma linguagem bem tranquila e fluida, além de levantar vários questionamentos atuais.
Mateus Pinheiro 03/10/2023minha estante
Acabei de terminar esse também há poucos segundos kkkk postei resenha até. Achei legal

Mateus Pinheiro 03/10/2023

Inicialmente, o livro apresenta uma proposta interessante: invasão alienígena à Terra, controlando a nossa sociedade, impondo supremacia porém melhorando o mundo em todos os setores.

Durante a leitura, senti a empolgação como num eletrocardiograma, com picos e depressões: momentos bons, depois uma período maçante, bom novamente etc.

Não tem sequência com alguns personagens porque se passa muitos anos, até séculos, durante os acontecimentos, então novos personagens vão surgindo com novos problemas e tal.

Mas no geral é bom, deixa uma reflexão, um ligeiro receio de um possível domínio de alguma sociedade vinda de outra galáxia. Possivelmente não estamos mesmo sozinhos aqui no vasto infinito do Universo. E provavelmente não somos tão evoluídos assim. Talvez nunca saibamos de nada. Ou talvez alguma geração futura seja surpreendida.