Autobiografia de uma mulher comunista sexualmente emancipada

Autobiografia de uma mulher comunista sexualmente emancipada Alexandra Kollontai

Resenhas - Autobiografia de uma mulher comunista sexualmente emancipada

Carol 02/05/2023

Uma autobiografia importante para entender como o fim das desigualdades e explorações está intrinsicamente ligada a libertação das mulheres.
Dois pontos importantes citados por Kollontai no livro e que ainda servem de reflexões ainda hoje são:
1. A forma que as mulheres são educadas para colocarem o amor acima de qualquer outro dos seus desejos, como se uma vida só fosse completa se tiver alguém ao seu lado.
2. Como as mulheres na política sempre são atacadas principalmente pela sua moralidade (principalmente sexual) e a sua aparência (seja quanto ao "desleixo" ou a vaidade). Dificilmente vemos homens sendo atacados pela imprensa por quantas mulheres ele dormiu ou quanto a sua infidelidade e muito menos quanto a sua questão estética, mas as mulheres no espaço político sempre são atacadas por isso.

Ana Lara 18/03/2021

Um livro bastante impactante e importante, principalmente por Alexandra ter ocupado espaços e posições tão importantes no cenário político da época. Antes de ser uma autobiografia é também um registro histórico. "Mas não (de) uma história que hoje se contenta em dormir nas páginas dos livros, mas que está em permanente estado de latência em todas nós e nos serve de prova viva do que a mulher é capaz."

Livia 05/04/2020

Não é para leigos
Para quem deseja ler a sua autobiografia, sugiro que faça uma rápida pesquisa no Google sobre quem foi Alexandra Kollontai. Pode parecer redundante, já que o propósito do livro é justamente descrever a sua história. No entanto, acredito que a leitura requeira essa pesquisa prévia uma vez que o livro não é muito didático e parece correr em sua cronologia. Como eu li sendo totalmente leiga no assunto, eu o achei um pouco confuso com uma leitura arrastada.

Sem dúvidas, percebe-se a importância de Alexandra para o movimento feminista, sobretudo para a libertação das mulheres trabalhadoras. Nesse sentido, recomendo a leitura para aqueles que queiram se aprofundar em sua trajetória, mas que já tenham um conhecimento prévio.

Mainnã 10/06/2020

Muito bom livro. Alexandra conta sua trajetória com a revolução e o Partido Comunista. Como chegou ao cargo de embaixadora e lutou pela equidade entre homens e mulheres