Login
Livros | Autores | Editoras | Grupos | Trocas | Cortesias

Foco

A atenção e seu papel fundamental para o sucesso

Daniel Goleman
Resenhas
Recentes

Simoni 25/09/2014

Bom, mas um tantinho cansativo.
Se a moral do livro é ensinar como ter foco, ela acertou em cheio. Para conseguir lê-lo, o foco se faz necessário. Ele é bom, mas tem uma leitura um pouco científica sobre o funcionamento cerebral, vale, mas concentre-se.

juh 21/09/2014

Bem ....eu li porque o marido ganhou não é o tipo de livro que eu costumo comprar mais pra quem gosta desse tipo de leitura tem uns toques interessantes..

CleitonOliveira 12/09/2014

Foco Daniel Goleman
O livro Foco do autor Daniel Goleman, um psicólogo, ex-jornalista e autor do Best-seller Inteligência emocional apresenta que nossa forma de concentração produtiva está sendo minada por conta de diversas distrações como email, mensagens de texto e que por isso para ter foco é exigido o máximo de nossa atenção. O autor explica porque o foco é o segredo do sucesso.

Daniel Goleman comenta que a nossa capacidade de impedir as distrações digitais é diminuído pela exaustão cognitiva, sendo a cognição o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção. Logo, sem encontrar maneiras de ser focado, não podemos deixar de ficar distraído. Quando seus pensamentos estão sempre andando é potencialmente o único grande fator de desperdício de atenção no local de trabalho, diz o autor. Desenvolvendo o seu oposto, o traço cada vez mais popular de consciência, treinando o cérebro a prestar atenção completa para o momento atual é crucial. permitindo-nos concentrar no que é importante, e não se distrair com qualquer barulho à nossa volta.

Nós tendemos ter a atenção como se fosse um interruptor que é ligado ou desligado estamos focados ou estamos distraídos. Quando não estamos com foco na atenção, nós perdemos o controle de nosso pensamento ou quando estamos muito atentos, podemos ser vítima de uma visão de túnel. A mente estreita. Sendo que todas as formas de atenção surgem a partir da interação entre as duas partes diferentes do cérebro. Para desenvolvermos o nosso maior controle cognitivo, podemos exercitar nossas mentes através de métodos como a meditação.

Goleman comenta que os maiores empreendedores domina três tipos de foco: interno, outros e exteriores, que ele chama de triplo foco. Foco interno, no outro e externo.

O foco interno: Lideres inspiradores demonstram um alto nível de coerência nessa área-chave para a consciência de si e do outro, e os lideres fracos, um nível muito baixo.

O foco no outro: Vamos pensar na empatia. Uma mal comum da liderança é não saber ouvir. Eis com um CEO avaliou sinceramente sua própria dificuldade com essa forma de empatia. Meu cérebro corre demais. Então mesmo que eu tenha escutado tudo o que alguém disse, a menos que você demonstre que compreendeu tudo, as pessoas não acham que estão sendo ouvidas adequadamente

O foco externo: Nas primeiras semanas depois do desastroso derramamento de petróleo da BP no Golfo do México, enquanto inúmeros animais morriam e moradores condenavam a catástrofe o CEO da BP fez a seguinte declaração vergonhosa: Ninguém quer que isso tudo termine mais do que eu. Quero minha vida de volta. Em vez de demonstrar o mínimo de preocupação com as vitimas do derramamento, pareceu incomodado pelo inconveniente.

O autor acredita que o treinamento do foco deve ser acompanhado da respectiva pausa. É preciso alternar entre os momentos de atenção ativa e atenção passiva. Momentos de pausas são necessários e muitas vezes são esses momentos que apresentamos nossos insight. As ótimas idéias surgem nos momentos mais inesperados, geralmente quando não estamos realizando nenhuma atividade que exija esforço cognitivo.

E conclui que é necessário possuir um objetivo verdadeiro para a finalidade de alcançar o foco real, que é algo que vai alem de nossos próprios interesses pessoais.

Devemos perguntar a nós mesmos: a serviço do que exatamente estamos usando quaisquer que sejam nossos talentos? Se nosso foco serve somente para nossos objetivos pessoais interesse próprio, recompensa imediata e o nosso pequeno grupo -, no longo prazo, todos nós, como espécie, estamos condenados.

site: http://www.resenhavirtual.com.br/blog/foco/

Luis 22/06/2014

Nosso mundo desfocado e desatento.
Daniel Goleman entrou para as listas de best sellers em 1996, ao publicar Inteligência Emocional. Desde então, com variações sobre o mesmo tema, o psicólogo e jornalista vem emplacando títulos em sequência que , via de regra, viraram leitura da moda nos círculos corporativos de RH.
Confesso que o tipo de literatura promovido por Daniel, perigosamente próximo da autoajuda, nunca me entusiasmou muito, até que li uma citação favorável de um intelectual que eu respeito e admiro : O bravo Zuenir Ventura. Em sua coluna no Globo, Mestre Zu, discorrendo a respeito das distrações do mundo moderno, mencionava a mais recente obra do americano. Foi o suficiente para aguçar a minha curiosidade.
Foco- A atenção e seu papel fundamental para o sucesso (Objetiva, 2014) cai como uma luva nesses tempos de agitação digital, em que nossa atenção se fragmenta entre smartphones, tablets, laptops, smart TV´s, vídeos games e toda a parafernália que configura a contemporaneidade. É cada vez mais desafiador, sobretudo para as novas gerações, desde cedo imersas nessa lógica, ter momentos verdadeiros de atenção e foco total na atividade em que se está envolvido, seja ela de labor ou diversão. Discutir essa tendência e apontar as fragilidades decorrentes é o propósito de Goleman nesse volume e o autor não decepciona.
Com 21 pequenos capítulos divididos em 7 partes, Foco muitas vezes não foge dos manjados clichês do vocabulário empresarial. Apesar desse senão e de eventuais conselhos que teimam em dar uma aura de manual a boa parte das obras do gênero ( o que, a meu ver, só enfraquece o texto), o debate proposto pelo psicólogo é válido, sobretudo quando se debruça sobre as questões que envolvem o impacto da falta de foco na produtividade e na liderança. Nesse último quesito, o autor não se furta a criticar a avalanche de dados, muitas vezes inúteis, que prejudicam a análise aprofundada de um determinado cenário e levam muitas vezes a erros na tomada de decisão. Para Goleman, o líder, além de todas as suas responsabilidades para com a equipe, clientes, acionistas e sociedade em geral, deve, antes de qualquer coisa, ter a sensibilidade de identificar na selva caótica de informações, aquelas que efetivamente são relevantes para o seu negócio e devotar a atenção devida. Em outras palavras, ter foco. Quem tem um mínimo de experiência no atual ambiente corporativo, há de concordar com a tese.
O livro traz também uma importante desmitificação a respeito do conceito de multitarefa. Segundo Goleman, o fato é que a atenção é monogâmica. Não tem outros parceiros. O que acontece muitas vezes, é que ao alternarmos de uma ação à outra, desviamos o nosso foco de maneira extremamente rápida, mas no momento de cada atividade, a atenção reside unicamente sobre ela. Logo, aquele motorista que dirige enquanto falar ao celular, se realmente estiver falando ao celular, não está pois dirigindo.
A vida social também sofre com as distrações. Não é incomum que, por exemplo, um grande número de pessoas , mesmo na presença de inúmeras outras à mesa, insistam em almoçar dialogando com seus telefones celulares num frenesi de mensagens e atualizações intermitentes, ignorando a presença física de quem quer que seja. O foco no outro, o ouvir na acepção do verbo ( e não simplesmente escutar) são fatores primordiais na construção das relações pessoais em todos os níveis. Suscitar essa reflexão é o grande gol do livro.
Marta 22/10/2014minha estante
Sú está certa!

Luis 22/06/2014minha estante
Obrigado Sú.

22/06/2014minha estante
Parabéns Luis! vc é muito habilidoso coma as palavras. Resenha brilhante!

Publicidade

logo skoob beta
"O contato direto com outros leitores incentiva a ler e adquirir livros que nem imaginávamos existir."

Revista Época