Foco

Foco Daniel Goleman

Resenhas - Foco

Luis 22/06/2014

Nosso mundo desfocado e desatento.
Daniel Goleman entrou para as listas de best sellers em 1996, ao publicar Inteligência Emocional. Desde então, com variações sobre o mesmo tema, o psicólogo e jornalista vem emplacando títulos em sequência que , via de regra, viraram leitura da moda nos círculos corporativos de RH.
Confesso que o tipo de literatura promovido por Daniel, perigosamente próximo da autoajuda, nunca me entusiasmou muito, até que li uma citação favorável de um intelectual que eu respeito e admiro : O bravo Zuenir Ventura. Em sua coluna no Globo, Mestre Zu, discorrendo a respeito das distrações do mundo moderno, mencionava a mais recente obra do americano. Foi o suficiente para aguçar a minha curiosidade.
Foco- A atenção e seu papel fundamental para o sucesso (Objetiva, 2014) cai como uma luva nesses tempos de agitação digital, em que nossa atenção se fragmenta entre smartphones, tablets, laptops, smart TV´s, vídeos games e toda a parafernália que configura a contemporaneidade. É cada vez mais desafiador, sobretudo para as novas gerações, desde cedo imersas nessa lógica, ter momentos verdadeiros de atenção e foco total na atividade em que se está envolvido, seja ela de labor ou diversão. Discutir essa tendência e apontar as fragilidades decorrentes é o propósito de Goleman nesse volume e o autor não decepciona.
Com 21 pequenos capítulos divididos em 7 partes, Foco muitas vezes não foge dos manjados clichês do vocabulário empresarial. Apesar desse senão e de eventuais conselhos que teimam em dar uma aura de manual a boa parte das obras do gênero ( o que, a meu ver, só enfraquece o texto), o debate proposto pelo psicólogo é válido, sobretudo quando se debruça sobre as questões que envolvem o impacto da falta de foco na produtividade e na liderança. Nesse último quesito, o autor não se furta a criticar a avalanche de dados, muitas vezes inúteis, que prejudicam a análise aprofundada de um determinado cenário e levam muitas vezes a erros na tomada de decisão. Para Goleman, o líder, além de todas as suas responsabilidades para com a equipe, clientes, acionistas e sociedade em geral, deve, antes de qualquer coisa, ter a sensibilidade de identificar na selva caótica de informações, aquelas que efetivamente são relevantes para o seu negócio e devotar a atenção devida. Em outras palavras, ter foco. Quem tem um mínimo de experiência no atual ambiente corporativo, há de concordar com a tese.
O livro traz também uma importante desmitificação a respeito do conceito de multitarefa. Segundo Goleman, o fato é que a atenção é monogâmica. Não tem outros parceiros. O que acontece muitas vezes, é que ao alternarmos de uma ação à outra, desviamos o nosso foco de maneira extremamente rápida, mas no momento de cada atividade, a atenção reside unicamente sobre ela. Logo, aquele motorista que dirige enquanto falar ao celular, se realmente estiver falando ao celular, não está pois dirigindo.
A vida social também sofre com as distrações. Não é incomum que, por exemplo, um grande número de pessoas , mesmo na presença de inúmeras outras à mesa, insistam em almoçar dialogando com seus telefones celulares num frenesi de mensagens e atualizações intermitentes, ignorando a presença física de quem quer que seja. O foco no outro, o ouvir na acepção do verbo ( e não simplesmente escutar) são fatores primordiais na construção das relações pessoais em todos os níveis. Suscitar essa reflexão é o grande gol do livro.
22/06/2014minha estante
Parabéns Luis! vc é muito habilidoso coma as palavras. Resenha brilhante!

Luis 22/06/2014minha estante
Obrigado Sú.

Marta Skoober 22/10/2014minha estante
Sú está certa!

Cesar Marcondes 24/04/2015minha estante
Obrigado pela resenha.

Mitsuo 01/01/2016minha estante
Muito bom, Luis!
Um ótimo livro ainda sobre essa temática é "A Geração Superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros" de Nicholas Carr

Ivan 03/10/2021

Entendendo o Foco
Estamos vivendo numa era sem precedentes na história da humanidade, uma vez que o excesso de informação acaba levando muitas pessoas a perder a concentração e o foco nas atividades que realmente importam. Afinal, foco é uma habilidade estratégica para quem busca se destacar nos projetos pessoais e no mercado de trabalho. Apesar de importante, é algo difícil de se obter atualmente. Porém, numa era de distrações intermináveis, precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos.

Esse livro de Daniel Goleman, conhecido autor do best-seller “Inteligência emocional”, é um guia para nos ajudar a manter a atenção no que de fato interessa. Segundo ele, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo: se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece.

Na primeira parte do livro, o autor aborda a anatomia da atenção, iniciando por apresentar os dois principais tipos de distração: a sensorial e a emocional. Para interpretar a origem destas distrações e posteriormente “treinar” o cérebro para contorna-las, Goleman aborda a mente ascendente (ou “de baixo para cima”) e mente descendente (ou “de cima para baixo”), em referência às diferentes regiões cerebrais que controlam o funcionamento, respectivamente, de nossa capacidade de atenção involuntária (mente a deriva) e atenção voluntária (foco intencional).

Estes dois sistemas mentais semi-independentes possuem características próprias. Entender a diferença entre eles é essencial para se desenvolver o foco. A mente ascendente (bottom-up) possui alta capacidade de processamento, resolvendo problemas de forma involuntária e automática. Não somos capazes de perceber seu funcionamento. Já na mente descendente (top-down) reside a nossa consciência, onde temos controle e a gerenciamos através de nossas intenções.

Na segunda parte, Goleman aborda a autoconsciência, que segundo ele, se baseia na “diferença entre como nós vemos a nós mesmos e como os outros nos consideram”. Daí a importância destacada pelo autor de também saber “ler os outros” como a base para desenvolvermos a empatia.

O livro traz também uma importante desmistificação a respeito do conceito de multitarefa. Segundo o autor, o fato é que a atenção é monogâmica. Não tem outros parceiros. O que acontece muitas vezes, é que ao alternarmos de uma ação à outra, desviamos o nosso foco de maneira extremamente rápida, mas no momento de cada atividade, a atenção reside unicamente sobre ela.

“Foco” é ótimo em vários pontos, tais como na parte em que explica os mecanismos do cérebro nos controles dos diversos tipos de atenção, os resultados práticos obtidos com os testes do Marshmallow e de Dunedin, e a importância dos líderes desenvolverem qualidades como empatia, conhecimento dos sistemas e uso adequado dos recursos ambientais. Obra interessante para quem quer entender mais sobre o funcionamento cerebral na área da atenção, em suas múltiplas formas, bem como os resultados das mais recentes pesquisas científicas nesse domínio da psicologia.

Tem uma linguagem bem acadêmica, faltando um pouco de ideias praticas de como poder adaptar todo o conceito ao nosso dia-a-dia. O livro tem uma abordagem mais direcionada ao funcionamento do cérebro. Não é um livro de auto-ajuda, cheio de técnicas e truques para aplicação no dia-a-dia, fato que não diminui seu valor. A teoria é muito importante para que o indivíduo possa ter uma visão geral sobre o assunto!

David 01/08/2023

Apesar de se basear em diversas pesquisas científicas, a abordagem do livro é bastante acessível e interessante para diversos públicos. Aqui navegamos em busca de entender como a capacidade de concentração e o gerenciamento de emoções podem afetar diretamente nossa produtividade, criatividade e bem-estar.

Ao longo do livro, somos apresentados a estudos científicos e situações reais que revelam como a mente humana responde de maneiras diferentes em relação ao seu nível de foco. Acaba sendo mais uma inspiração da inclusão da atenção plena em nossas vidas, para aprimorar nossa capacidade de concentração, nos tornando mais presentes e equilibrados em nossas atividades diárias.

Lets 26/08/2020

Excelente
Ótimo livro! Vista a importância do foco na nossa vida. Além de deixar mensagens inspiradoras referente ao foco de damos para nossos talentos. E como o cérebro atua e funciona. Por que alguns tem mais dificuldade para focar atividades do dia a dia.

Denilson Diniz 26/11/2021

Gostei, mas...
Preciso nesse momento ter foco no que irei dizer até porque o "foco" que "aprendi" conforme o passar da leitura me deixou mais vago ou mais perdido que sei lá o que rsrsrs.
O livro é bom até certo ponto, tem boas frases que dá gosto de ler e até mesmo praticar (essa tem que ser a intenção em qualquer leitura de produtividade, levar a prática o que se aprendeu etc, etc...).
Fiquei com a sensação de "[*****], esse livro não acaba?" o cara saí do foco pra cacete com assuntos nada haver, usando apenas a palavra "foco" pra enganar o leitor...
Enfim, foi uma leitura frustante, espero não pegar outro livro ruim desse autor.
°Patt~Siilva° 26/11/2021minha estante
Bom saber que não é tuuuuudo isso, né?! ?

Denilson Diniz 26/11/2021minha estante
uma pena né, tinha tudo pra ser um livraço mas é só ladeiras abaixo rsrs

Paula 16/01/2021

Neurociência
Sim o livro e bem interessante. Principalmente na primeira metade onde o autor fala sobre vários experimentos comportamentais sobre atenção, estudo e empatia. A parte final se perde bastante, entrando numa pegada ?coach? que eu confesso ter pulado alguns trechos ??

kayllanee 24/03/2024

Específico
Começou muito bem, abordando a parte anatômica da atenção e trazendo muitos estudos científicos e situações interessantes. Mas pelo menos 70% do livro é direcionado aos negócios, ou seja, público alvo empreendedor e líder. Não consegui encaixar bem essas situações corporativas à vida comum. Se a abordagem do livro no todo fosse mais geral, teria gostado mais, algumas coisas foram bem repetitivas e aleatórias. ??

PaulaC 19/04/2023

Livro completo e bem abrangente
Quando eu pensava sobre foco eu somente relacionava a minha capacidade de realizar uma tarefa sem me interromper.

Esse livro nos permite ter uma visão mais ampla sobre o foco e aplicabilidade em várias áreas baseando em fatos e dados científicos

Ótimo livro para se abrir a mente.

Sofi 03/02/2021

O livro possui bastante embasamento teórico e através disso o autor traz situações que demonstram a importância do foco, bem como dicas implícitas de como melhorá-lo em diversos âmbitos: pessoal, profissional e até em grandes sistemas.

No geral, eu aconselho a leitura para quem tiver um bom tempo a disposição, pois ele tem que ser bem "degustado". Suas passagens precisam ser lidas diversas vezes para que realmente se possa entender o que o autor quer passar.

cicireadss 22/03/2023

Foco
Até a metade achei bem interessante, depois começou a (risos) desfocar (risos) sobre o tema foco (na minha opinião), a parte inicial eu achei bem mais interessante, depois eu achei que o autor queria conectar vários temas em um livro só

Retribunal 22/06/2015

Decepcionante
Se você está com este livro em mãos, é sinal que não tem foco, que tem dificuldade de se concentrar, que precisa de uma leitura simples e objetiva. Só que por ironia este é um livro extremamente cansativo, com muita enrolação. Eu não quero saber como minhas conexões neurais funcionam, quero algo prático, direto, rápido. Técnicas, truques, dicas... É um livro para pesquisadores, mas o vendem como autoajuda. Joguei dinheiro fora.
Guto 29/06/2015minha estante
Qual para foco você recomenda então, Randley?

artur.assis.3 06/10/2015minha estante
Livro muito bom e muito interessante! É verdade que este não é um livro cheio de técnicas e truques para aplicação no dia-a-dia, fato que não diminui seu valor. A teoria é muito importante para que o indivíduo possa ter uma visão geral sobre o assunto! Acredite: enquanto o indivíduo não entender a importância do foco, ele não vai ter motivação suficiente para ficar aplicando técnicas e mais técnicas. Além disso, dizer que o livro não possui aplicação prática é exagero e muita falta de vontade de se esforçar um pouco para extrair do livro tais aplicações práticas. Outro ponto importante: o livro não é de ficção, mas também não é tão complexo quanto pareceu em seu comentário! É um livro que, apesar do conteúdo, consegue manter certa simplicidade. Não é cansativo para quem realmente se interessa pelo assunto.

Leonardo.Garcia 21/03/2018minha estante
Realmente, livro muito chato! Muito, mas muuuuuuuuuuuuito chato!

Nicole Chaves 20/02/2022

A maior habilidade do séculos XXI
Em um mundo que cada vez mais a concentração é escassa, o livro mostra por meio de estudos psicológicos como o foco e atenção plena são fundamentais para a sociedade e a felicidade individual. É um excelente livro para entender melhor a mente e a importância de continuar domando as distrações para focar no que realmente importa ?
Rafael Kerr 20/02/2022minha estante

Pamela.Baena 03/12/2021

Faltou foco
O livro começa de maneira interessante trazendo dados obtidos por estudos da área da neurociência sobre como funciona a nossa mente no momento de gerenciar a atenção. Com isso, o autor começa a inferir algumas técnicas possíveis de serem utilizadas para manter o foco. Mas ele fica apenas na superfície da sugestão. Quando se espera que o autor irá aprofundar a discussão sobre o que realmente é o foco e como mantê-lo, o livro muda de assunto do nada. Dessa maneira, fica parecendo que o próprio autor perdeu o foco depois de alguns dos curtos capítulos e começou a divagar em pensamentos até o final. Inclusive, os capítulos possuem pouca relação entre si, deixando muito a desejar na continuidade do raciocínio. Quer dizer, o livro não dá a impressão de que estamos construindo algum conhecimento com o conteúdo que nos traz. São apenas montes de informações apresentadas em cada capítulo que não necessariamente estão conectadas entre si.
Lá pelas tantas, o livro abandona o assunto principal e começa a falar sobre como deveria ser o líder ideal. Obviamente, a pegada "coach" de autoajuda já estava presente no subtítulo do livro: "a atenção e seu papel fundamental para o sucesso", então não foi uma surpresa.
Entretanto, quando ele começa a discutir o bom uso que os líderes poderiam fazer do foco, o livro desanda. Primeiro porque ele está discutindo exemplos de pessoas que já chegaram em cargos de liderança por qualquer outro motivo que não seja o foco (afinal o autor fala várias vezes da falta de atenção dos líderes, então certamente não foi a atenção uma característica positiva que os levou a altas posições). Em segundo lugar, porque ele não traz nenhuma contribuição que esteja de fato relacionada ao foco; o argumento que traz é que os líderes deveriam ter um mínimo de empatia e menos arrogância para ouvir o que as pessoas têm a dizer (não exatamente com essas palavras, mas isso resume toda a parte 6).
Além de tudo, os exemplos citados são os mesmos grandes exemplos de sucesso de sempre, Bill Gates e companhia. Ao fim, uma ou outra coisinha dá para levar do livro, mas como curiosidade e não como conhecimento adquirido pela leitura.
Fui surpreendida pelo final inesperado da leitura, pois o último capítulo sequer tem ares de conclusão e nada conclui, parece ter sido mais uma tentativa de lição de moral (também falha, pois apela ao peso em nossa consciência ao estilo "pensem no futuro!"). Ao terminar de ler fiquei me perguntando: qual era o foco deste livro?