Como quitar suas dívidas

Como quitar suas dívidas Reinaldo Domingos

Resenhas - Como quitar suas dívidas

nataliardasilva 14/02/2019

Objetivo
Livro bem rápido de ler por ser objetivo.
Acredito que todos deveríamos compreender o que é Educação Financeira, mas nunca é tarde!
Precisamos aprender e nos reeducar, para que assim possamos aproveitar todos os momentos com tranquilidade e não apenas trabalhar para sobreviver, mas também lembrar que VIVER é muito importante e satisfatório.

Davi.Paiva 20/12/2021

Um ótimo livro para se reeducar ou se aprimorar em termos de educação financeira
Tenho este livro em minha coleção há muito tempo, mas só resolvi fazer a leitura do mesmo agora porque havia lido "O Homem Mais Rico da Babilônia" e ver se conseguia incrementar os meus conhecimentos sobre educação financeira.

Não sou e nunca fui uma pessoa endividada. Acho que o mais próximo que cheguei disso foi quando comprei o meu álbum de fotos da minha formatura no SENAI e me me meti em uma dívida longa de parcelas. Mas de lá para cá, sempre fui bom em lidar com valores. Paguei toda a minha faculdade sozinho (bem como gastos com passagens, alimentação e livros), não precisei parcelar o meu computador (ele foi montado por um amigo, que comprou as peças com o dinheiro que consegui nas férias de um antigo emprego. E funciona até hoje) e também fiz todo o meu tratamento dentário sem me preocupar com valores (novamente só precisei esperar as férias do trabalho). Hoje ajudo financeiramente em casa, gasto/invisto em projetos particulares e ainda consigo guardar um bom dinheirinho.

No entanto, esta estabilidade não é desculpa para não aprender a lidar com o pior caso o mesmo ocorra um dia. E para isso, a leitura deste livro veio muito bem a calhar.

Nele eu aprendi coisas como:
- em caso de estiver endividado, reduza o seu padrão de vida e passe a viver como se tivesse um salário menor, dedicando o que sobra para uma negociação que realizou. Exemplo: se seu salário for de R$ 1.200,00 e você tem uma dívida de R$ 250,00 com um banco a ser paga em 12 vezes, viva por um ano como se ganhassse R$ 950,00;
- caso consiga dentro do exemplo anterior guardar algo (nem que seja R$ 50,00), guarde. Isso ajuda você a ter dinheiro caso se meta em outra dívida;
- há dois tipos de produtos que você pode adquirir: os de valor e os sem valor. Os primeiros são os que geram lucros (imóveis, formações profissionalizantes, equipamentos que serão usados como ferramentas de trabalho, etc.) e os do segundo tipo são os que geram despesas sem lhe fazer ganhar nada (roupas, acessórios, equipamentos que serão usados apenas no lazer, viagens de férias, etc.).Pense bem antes de comprar algo;
- qual é a taxa de juros do seu cartão de crédito e a do cheque especial? Dependendo, compensa mais ter dívida em um a ter com o outro, caso precise. Ou na dúvida, peça a seu banco para tirar o Cheque Especial da sua conta e reduza o seu limite de crédito até um valor que possa pagar. Não adianta ter um cartão de R$ 3 mil de limite se você só ganha um salário mínimo;
- é preciso sempre refletir sobre as suas compras. Você quer ou precisa de um determinado produto? Está adquirindo por conta de uma bela propaganda ou iniciativa própria? Está comprando de forma consciente ou está em uma má fase e acha que a compra vai lhe deixar com uma autoestima melhor? Como vai pagar: à vista, com um dinheiro poupado por meses ou a crédito, devendo para alguma empresa depois?
- sua família está ao seu lado na busca pela limpeza do seu nome? Como eles gastam? Eles podem lhe ajudar a gastarem menos?

Em suma, "Como Quitar suas Dívidas" é um pequeno e um ótimo livro para se reeducar ou se aprimorar em termos de educação financeira.

Recomendo!