4.85082 2621

Resenhas - A Garota Que Você Deixou Para Trás

cah 23/07/2015

Sem fôlego
E sim, Jojo me deixou mais que impressionada novamente. "Como eu era antes de você" se tornou meu livro favorito então eu estava com a expectativa lá em cima para esse livro. E ela acabou comigo. Eu realmente não tenho palavras pra expressar como esse livro me prendeu. O devorei em cada momento livre que eu tinha. Admiro muito essa escrita leve da Jojo e como ela leva o enredo de uma forma extraordinária. Amei todos os personagens, todo contexto. Apaixonada por esse livro. Recomendo mil vezes.

Marcela 22/07/2015

Incrível
Esta sou eu: encantada por este livro! Comecei na relutância por ter q parar na metade da série da Júlia Quinn (os Bridgertons) e achei q esse livro jamais se igualaria à 'Como eu era antes de você' (primeiro e único q eu havia lido da autora). No fim da primeira parte eu já estava totalmente comovida e impressionada com a história, não vendo a hora de saber o desfecho da tão injustiçada e sofrida personagem principal: Sophie. A segunda parte se desenrola trazendo à tona os acontecimentos da primeira e você fica realmente envolvido pela riqueza de cada personagem! Eu amei todos, sem exceção, a particularidade de cada um. A Jojo Moyes se mostrou uma EXCELENTE escritora, em um nível que há tempos eu não via, com um romance como poucos que já li, se é que já li algum parecido. Maravilhoso.
Isaa 23/07/2015minha estante
Não falei amiga! Eu adorei esse tb!

Camila 16/07/2015

Maravilhoso!
Excelente!!! Duas histórias se misturam, uma do passador, outra do presente, e encantam o leitor! Incrível, surpreendente, maravilhoso! Adorei!! É o segundo livro que li da autora e considero esse ainda melhor que o primeiro!!!

Marina 15/07/2015

O que esperar da Jojo?

Depois de ler Como eu era antes de você coloquei na minha cabeça que iria amar qualquer coisa que a Jojo escrevesse. Infelizmente, essa premissa foi abalada depois de ler A última carta de amor, que não me agradou muito. Decidi não desistir da Jojo, e ao ler A garota que você deixou para trás ela conseguiu se redimir um pouco, mas não completamente.

Este livro se divide em duas partes, a primeira se passa durante Primeira Guerra Mundial, numa cidadezinha da França ocupada pelos Alemães. Confesso que não me sinto muito atraída por esses enredos de guerra, mas a Jojo conseguiu me tirar lágrimas dos olhos antes mesmo de chegar na página 50.

O grande problema que tenho tido com a Jojo é que ela trata de temas muito polêmicos, e isso faz com que eu não consiga me identificar muito com os personagens. Apesar disso, fiquei muito sensibilizada e comovida com a história de Sophie e tudo que ela passou.

Entre a falta que sentia do marido que estava na guerra, ter suas coisas tomadas pelo alemães, a falta de comida e todas as outras tristezas da sua vida, ela ainda conseguia ser uma pessoa forte, de fé inabalável e que estava disposta a fazer de tudo pela pessoa que ela amava.

Quando chegamos na segunda parte do livro, que se passa nos anos 2000, conhecemos Liv. Uma viúva triste que vive numa casa de vidro projetada pelo marido e que mal tem dinheiro para pagar os impostos. Apesar de carismática, a segunda parte da história se desenrolou muito devagar. Demorei seis dias para conseguir acabar de ler esse livro, e mal podia esperar para chegar ao fim.

Houveram vários momentos em que eu fiquei saturada com a história, parecia que tudo só dava errado e isso já estava me estressando. Mas quando consegui acabar, o sentimento foi bom, de realização. Isso diminuiu um pouco meu desgosto com o livro, assim como aconteceu em A última carta de amor. A escrita da Jojo é linda e agradável, mas tenho tido esse problema com ela. Os livros começam muito bem, e terminam muito bem, mas o meio, não tenho achado lá essas coisas.

Acho que a maior lição que tiro deste livro é a fé e esperança, presente tanto em Sophie quanto em Liv. Mesmo em todos os momentos em que duvidei que elas conseguiriam alcançar seus objetivos, e que elas estavam sendo tolas nas decisões que tomavam, elas continuaram seguindo e achei isso muito inspirador.

"Recordei como ele comia: avidamente, com um prazer visível. Ele acompanhava a música no gramofone, pintava quando queria, falava com quem desejava e dizia o que pensava. Eu queria viver como Édouard, com alegria, sugando o máximo de cada momento e cantando porque era muito bom."

Quanto a Jojo, ainda não desisti dela. Pretendo ler seus outros livros, mas não vou mais com tanta sede ao pote. Meu pensamento sobre suas histórias no momento é: não faço ideia do que esperar delas.

site: http://www.naestradadafantasia.com/2015/07/resenha-garota-que-voce-deixou-para.html

Helena Eher 03/07/2015

Adorei!
Esse livro é dividido em duas partes.

A primeira parte se passa em St. Péronne, na França, em 1916. A cidade foi tomada pelos alemães. Todos os maridos estão na guerra e ninguém tem notícia deles. A comida é escassa e os alemães podem saquear qualquer coisa que queiram.

Sophie é a protagonista dessa parte. Ela tem um restaurante onde os alemães passam a jantar diariamente. Por causa disso, os vizinhos passam a vê-la como traidora, mesmo que ela procure conseguir tudo que pode para ajudar a todos.

Numa das paredes do restaurante, há um retrato de Sophie, que ela gosta muito, pintado por seu marido Édouard Lefévre. O quadro se chama "A Garota que Você Deixou Para Trás".

O Kommandant alemão trata Sophie muito bem e sempre fala bem de seu quadro.

Depois que acontece mais alguma coisas (bem importantes), chega a segunda parte. Ela acontece em Londres, em 2006.

Nessa parte, a protagonista passa a ser Liv, a atual dona do quadro "A Garota que Você Deixou Para Trás", que seu falecido marido comprou durante a lua de mel. Faz 3 anos que seu marido morreu e, pela primeira vez, ela se aproximou de alguém: Paul.

Mas se tudo fosse perfeito, a história acabaria aí e não faria nenhum sentido né?! Bom, o que acontece é que Paul é advogado e trabalha numa empresa de restituição de obras de arte roubadas pelos alemães durante a guerra. A família Lefévre quer o quadro de volta e Liv não quer entregar. Então, eles terão que brigar na justiça e Liv e Paul ficarão em lados opostos.

Durante a segunda parte, também acabamos conhecendo mais sobre a história de Sophie, enquanto Liv pesquisa tudo o que pode sobre o quadro.

Achei a história muito interessante e bem escrita. Quando começa a segunda parte, há uma queda no ritmo, mas depois ela volta a nos prender. Um dos motivos de isso acontecer, acredito, é a troca da protagonista. Sophie é forte, batalhadora, determinada. Liv é fraca, desanimada, desistiu de tudo.

Recomendo a leitura desse livro! A temática diferente faz com que a história se torne muito interessante e enriquecedora. As personagens são tão bem construídas que, como eu disse, comandam o ritmo da história.

site: http://leitoranaholanda.com.br

Nanny 03/07/2015

Maravilhosamente gostoso de ler
Cara nem sei como descrever qual perfeito é esse livro ! Jojo Moyes é genial cara .. O livro te choca, toca seu coração e sua alma !
É a história de duas mulheres sobrevivente, corajosas e impetuosas que corre atrás de seus sonhos e amores ! Uma lição de vida sem igual !!
Super hiper recomendo leiam leiam !!!

Haline O. 22/06/2015

Indescritível
Terminei essa leitura com a sensação de ter estado em dois períodos da história. Foi bem instigante descobrir fatos não mostrados tão abertamente, gostei do modo como a autora desenrolou o enredo, mesmo em momentos da estória já está sendo contada no século XXI, à volta ao século XIX me fascinava e minha curiosidade por querer descobrir o que aconteceu não me permita tirar os olhos das linhas. Cada pedaço do restante da estória, que começou na primeira parte do livro, contada na segunda, não me decepcionou, ao contrário, o meu fascínio pelo continuar só aumentava.
Não sei descrever muito bem o que estou sentindo ao terminar essa leitura, não tenho habilidades para fazer uma resenha que mostre o quanto amei este livro, a única coisa que posso fazer e super recomendar a leitura e agradecer a autora por nos dá a honra de lê algo tão... Fascinante

day 02/06/2015

muito bom!!!
A garota que você deixou pra trás ,é aquele tipo de livro que não dá pra largar até chegar o último capítulo!!
Livro maravilhoso que entra em duas vidas: uma sofhie ,uma francesa no terror da primeira guerra mundial,e a outra a Liv,uma mulher que acabou de perder seu marido e tudo que tinha...
Onde elas se encontram? Acho que na dor,na busca ,na esperança e na força de acreditar no amor!
Um livro que me prendeu,me fez pensar e me emocionou.
Um livro onde o final é daquele modo que a gente sonha que seja.
Mais uma vez Jojo Moyes,emociona e surpreende!
super recomendo essa leitura.

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br/2015/06/a-garota-que-voce-deixou-pra-tras.html

Zilda Peixoto 01/06/2015

A Garota Que Você Deixou Para Trás
Toda vez que tenho que falar sobre Jojo Moyes pareço uma criança que acabou de ser alfabetizada. Sinto-me completamente insegura, minhas palavras se perdem em meio a tantas qualidades dessa talentosa autora. Jojo Moyes se tornou uma das minhas autoras favoritas desde que li Como eu era antes de você (já mencionei isso um milhão de vezes, leia a resenha aqui). Em A garota que você deixou para trás Jojo Moyes repete a receita de sucesso de seu livro anterior. Fiquei impressionada com tamanha delicadeza em descrever uma história de amor ambientada na Primeira Guerra Mundial.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte somos levados ao ano de 1916 na França durante a Primeira Guerra Mundial. Sophie Lefèvre é uma jovem mulher que vive com a irmã Hélène, o irmão caçula Aurélien e o sobrinho na cidade St Péronne, ocupada pelos alemães.

A vida de Sophie era muito difícil. E se tornara ainda mais angustiante desde que seu marido Édouard partira para lutar no front. Sophie não se conformava em ficar longe do marido já que ele não tinha o perfil para tal ocupação. Édouard era um artista e ambos se conheceram em Paris quando Sophie era apenas uma atendente numa boutique. Édouard se apaixonara por Sophie rapidamente e desde então passara a cortejá-la todos os dias. Sophie era uma jovem muito bonita com seu jeito delicado e altivo. Foi por essa mulher simples, porém com um olhar marcante que Édouard se apaixonara e foi a partir dessa paixão que surgira o quadro que dá nome ao livro.

O quadro A garota que você deixou para trás é o estopim de uma história de amor e redenção que deixará marcas permanentes na vida de todos que o cercam.
Longe do grande amor da sua vida, Sophie precisa superar todas as adversidades que a vida lhe impôs. A beleza e a jovialidade são deixadas junto com sua dignidade, pois em tempos de guerra a única coisa que resta a Sophie é submeter-se aos caprichos e humilhações dos alemães.

"Atacamos aquela ave infeliz. Eu gostaria de poder lhe dizer que eu e minha irmã fomos duas damas, tirando a carne dos ossos delicadamente, como os parisienses, e parando para conversar e limpar a boca entre um bocado e outro. Mas fomos umas selvagens. Arrancávamos nacos de carne, pegávamos punhados de arroz, comíamos de boca aberta, catando como loucas os pedaços que caíam na mesa."

Herr Kommandant, comandante responsável pela ocupação em St Pérrone exige que Sophie cozinhe para seus soldados durante o período em que eles estiverem na cidade. Sem escolha e, enxergando a oportunidade de comer as sobras da refeição, Sophie aceita a ocupação sem titubear ainda que a aproximação com os alemães lhe cause arrepios.

Numa das visitas ao hotel onde Sophie mora com os irmãos, o Kommandant vê o quadro pintado por Édouard. Completamente hipnotizado pelo quadro de Sophie, ele passa a venerar a imagem da jovem. Sabendo da admiração que Herr Kommandant tem pelo quadro, Sophie reunirá forças para se aproximar do alemão a fim de persuadi-lo com um único interesse: reencontrar o marido Édouard.

O único problema é que Sophie não contava com o repúdio do povo da cidade, que a considera uma traidora por cozinhar para os alemães em sua própria casa. Logo eles, que lhe deviam respeito e consideração por todas as vezes que os ajudou a se alimentar. Durante o decorrer da primeira parte do livro vamos acompanhando toda a dor e humilhação a qual os franceses de St Pérrone eram submetidos.

"Essa era a história de nossas vidas: insurreições menores, vitórias miúdas, uma breve chance de ridicularizar nossos opressores, barquinhos de esperança em um mar de incertezas, privação e medo."

Já na segunda parte do livro, quase um século depois, conhecemos Liv, uma jovem que perdera o marido a quatro anos e que ainda não conseguiu superar sua perda. Liv vive numa casa muito chique conhecida como “a casa de vidro”. A casa fora projetada pelo marido e nela Liv vive solitária. Os amigos de Liv tentam lhe arranjar um namorado, mas Liv não dá a mínima para seus esforços.

Numa tentativa desesperada para lhe arranjar um namorado, sua colega Kristen marca um jantar com todos os colegas. Como era de se esperar o encontro não decola, mas a noite lhe rende outras surpresas. No restaurante Liv reencontra Mo, uma colega da época da faculdade que ela não via há muitos anos. Mo é garçonete e não tem onde morar, por isso Liv a convida para passar uma noite em sua casa. O único problema é que Liv já se acostumou a viver sozinha e, Mo é muito diferente dela. Mo é espaçosa, fala o que pensa, totalmente o posto de Liv. Mas Liv não imagina o quanto a presença de Mo fará bem a sua vida.

Numa noite Liv vai a um bar gay para afogar suas mágoas. Já embriagada, Liv percebe que teve sua bolsa roubada e Paul, um advogado gato e irmão do dono bar oferece ajuda para levá-la para casa. Paul é sócio de uma empresa responsável por recuperar obras de arte roubadas. Recém-separado e pai de um menino de nove anos, Paul está se acostumando a ficar sozinho, assim como Liv, mas a atração que ambos sentem fala mais alto.

Paul e Liv passam a flertar dali por diante. Numa das visitas de Paul a casa de Liv, Paul vê o quadro “A garota que você deixou para trás” na parede do seu quarto. Atordoado, Paul foge sem dar explicações a Liv. O destino decidira pregar uma peça nos dois. Paul havia sido contratado para recuperar tal obra. Agora, Paul não sabe como contar a Liv que ela possui um quadro roubado. O relacionamento de ambos está em jogo. Caberá a Paul escolher entre recuperar o quadro de seus clientes ou se entregar a um novo amor.

Liv sente uma ligação muito forte com o quadro e por isso não aceitará devolvê-lo de forma alguma, mesmo que para isso ela tenha que perder o pouco que ainda lhe resta. Uma guerra judicial inicia-se para provar de quem é o direito de ficar com o quadro. Para provar que ela é a dona do quadro, Liv vai em busca de informações que a leve a história da verdadeira garota do quadro. Uma história cheia de reviravoltas e de muitos segredos poderá vir à tona para descobrir tudo sobre Sophie Lefrève.

Em suas histórias Jojo Moyes sempre aborda discussões que nos levam a refletir sobre valores morais e, em A garota que você deixou para trás isso é ainda mais evidente. Ela esmiúça detalhadamente uma época tão dolorosa e vergonhosa da nossa história: a Primeira Guerra Mundial. Durante a primeira parte do livro conseguimos identificar fragmentos reais dessa época. A humilhação sofrida por Sophie é chocante. É difícil conter a emoção durante algumas passagens que denotam o quanto o ser humano pode ser perverso.

A segunda parte do livro é bem mais branda. O relacionamento de Liv com Paul, a devoção que Liv tem pelo marido já falecido, a dedicação e a obstinação pelo qual Liv se propõe a lutar pelo quadro comprado pelo marido torna a narrativa mais fluida e dinâmica.
Jojo Moyes conseguiu contrabalancear duas histórias que se passam em épocas bem diferentes, mas que possuem um propósito em comum: o resgate de uma identidade.

Sophie e Liv são duas mulheres que lutam bravamente. Cada uma a sua maneira, elas demonstram lealdade, caráter e determinação em suas vidas. Ambas foram separadas de seus maridos por circunstâncias distintas, porém todas duas tiveram suas vidas alteradas pela existência do mesmo quadro.

Fiquei muito impressionada com a escolha da autora em escrever uma obra tão complexa. O enredo é grandioso, a temática e ambientação são impecáveis. Contar a história separadamente, descrevendo seus conflitos, fez com que o leitor pudesse captar a essência de cada uma.

A garota que você deixou para trás é um livro comovente sobre duas mulheres guerreiras que lutaram até o fim por seus ideais. É um livro intenso, repleto de fortes emoções e capaz de mexer com a consciência de cada um. Confesso que a primeira parte do livro foi a que mais me agradou. Adoro livros com a temática sobre guerras, mas acredito que caso a autora tivesse optado por escrever somente a história de Sophie, o livro teria se tornado denso, triste. Por isso, a existência de Liv para trazer leveza à narrativa.

Recomendo a leitura a todos que ainda não conhecem o trabalho brilhante que Jojo Moyes faz em seus livros. Só assim vocês serão capazes de entender o quanto essa mulher é magnífica. Ela não ocupa o lugar de uma das melhores escritoras do gênero da atualidade por acaso, acredite.

site: http://www.cacholaliteraria.com.br/2015/05/resenha-garota-que-voce-deixou-para.html
day 02/06/2015minha estante
sua resenha foi maravilhosa!! também amei esse livro^^
beijos^^

Nani 09/06/2015minha estante
Também gostei mais da primeira parte e quando entrei na segunda fiquei confusa com a apresentação de tantos personagens, esta parte demorou a me prender e confesso que quase abandonei o livro! Ainda bem que não o fiz, gostei muito e de uma hora para outra eu me vi devorando-o. Ainda agora me pego remoendo algumas cenas e pensando na pobre Liliane, que por medo e desespero, pensando no pior, fez o que fez. Tivesse ela sido mais otimista talvez até tivesse reencontrado Edith...?

Frann 31/05/2015

Amando os livros da Jojo
Só tenho a disser que você deve ler esse livro!
Boa história, envolve o leitor e não conseguia parar de ler para saber o final!
day 02/06/2015minha estante
simplesmente maravilhoso mesmo!!

kleris 27/05/2015

Liv é uma mulher que ficou recentemente viúva, mas ainda não superou muito bem a perda, vivendo solitariamente em uma bonita construção projetada pelo finado marido arquiteto. Além da vida fria dentro da casa minimalista e impessoal, Liv precisa lidar com os problemas financeiros e sua dificuldade em desapegar das coisas que lhe trazem lembranças.

Inesperadamente, entram em sua vida uma antiga colega de faculdade, Mo, e um investigador de obras de arte desaparecidas, Paul. Em meio a isso, um quadro de passado obscuro comprado durante sua lua de mel se vê no centro de uma disputa judicial, ao mesmo tempo em que Liv começa a descobrir – muito além do valor monetário da obra – a história por trás da pintura e de que modo “A Garota” viajou pela Europa durante a Primeira Guerra Mundial, reaparecendo décadas depois nas mãos de uma jornalista americana.

De início, já desejo mencionar a minha admiração pela capacidade da Jojo Moyes de se reinventar. Confesso que comprei esse livro já esperando algo que seguisse a mesma linha de Como Eu Era Antes de Você, mas me enganei redondamente. Até mesmo a estruturação da narrativa é distinta.

Aqui, Jojo divide a história em duas partes, a primeira sendo como um livro independente, no qual se conta a história de Sophie, em primeira pessoa; e, a segunda, escrita em terceira pessoa, nos dias atuais, introduzindo o leitor ao mundo de Liv e Paul, intercalados com capítulos continuadores da história de Sophie.

Achei estranha, no começo, essa divisão completa das partes e posso dizer que inclusive foi difícil me adaptar, mas isso aconteceu naturalmente. É meio chocante, porque, ao terminar a primeira parte, você encontra a vida de Liv e ocorre uma espécie de quebra. São duas histórias absolutamente distintas, a priori. Porém, no decorrer da obra, a autora faz sua mágica, entrelaçando as tramas de tal maneira, que nem mesmo a distância temporal é capaz de afastar as duas protagonistas.

É interessante como o universo brinca com os caminhos das duas. Pelas quase 400 páginas as histórias paralelas dão todo um ar de suspense, ansiedade e reservas. Moyes nos arrebata a ponto de não querermos deixar nenhum personagem para pular para outra “visão”, mesmo que muitas perguntas nos suguem para outros pontos da história.

Das diversas questões que nos chamam atenção, uma que se destaca é a significância que ganha o quadro A Garota Que Você Deixou Para Trás entre essas vidas. Como poderia uma simples obra mover céus e terras?

Não é apenas um quadro e não é apenas um conflito.

Há dois pontos importantes a serem discutidos sobre a primeira parte.
A primeira delas diz respeito à impressionante ambientação feita pela Jojo Moyes de uma cidade francesa ocupada pelas tropas alemãs durante a Primeira Guerra Mundial, em meados de 1916. A autora menciona nos agradecimentos o livro que utilizou para tanto, mas, caramba, a descrição dela nos faz sentir como se estivéssemos vivendo aquele momento, em que os moradores são subjugados ao poder dos soldados alemães e obrigados a aceitar uma intrusão à cidade. E, mais que isso, às suas vidas. Para quem aprecia História, sobretudo esse corte de estudo das Guerras Mundiais, imagino que ficará bem satisfeito com o resultado conferido pelo talento da Jojo.

O relógio do avô de René Grenier começara a soar. Isso, reconhecia-se, era um desastre. O relógio estava enterrado havia meses no canteiro lateral da casa, com o bule de chá de prata, quatro moedas de ouro e o relógio de bolso do avô, para evitar que sumissem nas mãos dos alemães.

E o segundo ponto que merece destaque nesta primeira parte da obra, julgo que seja a própria Sophie e sua fé inabalável. Ela é o tipo de pessoa que vê tudo dando errado, o mundo caindo na sua cabeça e tudo indica que a coisa só piora, mas ela está lá. Firme. Confiante. Todas as pessoas ao seu redor já desistiram, sucumbiram e acham que ela só pode ter enlouquecido por acreditar tanto no melhor do futuro – e das pessoas, consequentemente. A sociedade, como sempre, é insana.

"— Você acha mesmo que nós duas podemos ir para a nossa terra? Para St. Péronne? Depois do que fizemos?
O soldado começou a se endireitar, esfregando os olhos. Parecia irritado, como se nossa conversa o tivesse acordado.
— Bem... talvez não agora – gaguejei. – Mas podemos voltar à França. Um dia. As coisas serão..."

Foi por uma matéria de revista que a família de Sophie reencontrou o quadro pendurado na casa de Liv; eles vinham há tempos reunindo os trabalhos do pintor de A Garota. Por força de um processo legal de restituição de bens, crendo que o quadro fora mais um roubado pelos alemães na época da Primeira Guerra, eles querem a obra de volta. Liv entra nesse embate porque não aceita que a vida lhe tire mais um pedaço.

É estranho sair do início do século XX para o início do XXI na segunda parte da narrativa, mas aos poucos vemos como essa primeira ambientação se faz necessária para a história. Moyes poderia ter omitido toda essa visão e fico feliz que não tenha feito. Me senti na pele de Liv sempre pensando na Sophie e tendo expectativas sobre seu destino. É bem sobre os valores que agregamos às coisas e como faz que não só imaginemos uma história presenciada por estas, mas também sobre como nos importemos com aqueles que também já tomaram o mesmo objeto como parte de si.

Ao nos guiar para essa segunda trama, Jojo nos envolve numa mais que acirrada briga, que vai além desse processo judicial. Liv conheceu Paul, um cara gentil, maravilhoso e honesto, quem aflora sentimentos há muito esquecidos. Mas de novo o universo brinca com o destino, pois o trabalho de Paul revela-se um real conflito, já que ele está encarregado deste caso em específico, o retorno do quadro A Garota Que Você Deixou Para Trás às mãos da família.

Mas essas pessoas realmente se importam com o quadro? Quem deve ficar com a obra? Quem merece estar com ela? Melhor: com Sophie?

O que me surpreendeu nesse livro foi a força demonstrada pelas duas personagens, que, além de bem construídas, nos mostram o que é a verdadeira perseverança. Dotadas de tamanha fé, elas permanecem com seus ideais e lutam contra o mundo desolador, mesquinho e egoísta, mesmo quando nem tudo está ao seu favor. Jojo novamente nos coloca a prova quando o assunto é a confiança e, primordialmente, a escolha.

Apesar de todo esse clima de guerra, dominação alemã, processo e julgamentos, a história não pincela um drama por completo. Há momentos de tensão sim, mas há também momentos doces, engraçados e esperançosos. Para eles existem Hélene, Herr Kommandant, Mo, Greg, o pai de Liv, e, claro, Paul. Se você já teve seu coração arrancado pela autora em outro livro, aqui em A Garota ela trata de costurá-lo de volta.

Vale aqui uma nota sobre a edição. Semelhante à Como Eu Era Antes de Você, a capa é uma delicadeza só. Não pensem, por isso, que é alguma continuação (vide nota ao fim desta resenha). Assim como a editora preservou a capa original, conservaram o título, que é desses que tem uma força de presença tremenda na história. Percebemos isso cada vez mais após a leitura assentar.

Precisamos dizer que recomendamos muitíííííííííssimo?

(resenha com corte de trechos; leia-os integralmente no link)

site: http://www.dear-book.net/2015/05/resenha-dupla-garota-que-voce-deixou.html

Gi 22/05/2015minha estante
ufa... este demorou heim hahahahaha

Juh 25/05/2015minha estante
Nosssaaaaaa que trecho lindo *_*

Wedson 03/05/2015

"A beleza está nos olhos de quem ver"
O que falar de um livro tão comovente? Algo que faz você querer entrar dentro da história e esclarecer as coisas. O rumo que ele toma é diferente de qualquer outro que eu já li, pode-se dizer que é um final feliz, porém, a história toda faz a gente imaginar que sempre vem o pior nas situações. Gostei bastante do livro, dos personagens da história, da cultura que ele nos passa.

logo skoob
"O sucesso do Skoob tem explicação. Além de ser uma ferramenta inédita em português, chamativa para leitores inveterados, o funcionamento do sistema é fácil."

A Notícia