A Garota Que Você Deixou Para Trás

A Garota Que Você Deixou Para Trás
4.83218 2455

Resenhas - A Garota Que Você Deixou Para Trás

Ruth 20/03/2015

'' Ás vezes.... a gente demora um pouco a captar a verdadeira essência de uma pessoa. ''
Terminei de ler esse livro '' A garota que você deixou para trás '' há dias. Porém, somente hoje consegui fazer uma resenha.
Jojo Moyes é inteligentíssima. Também pudera quando escreveu o livro '' Como eu era antes de você'' que vendeu milhões de cópias teria que ser inteligente o suficiente para superá-lo. E em minha opinião superou. De forma diferente, mas superou. São duas obras distintas. (Tem quem diga que ás histórias são bem parecidas. Não sei onde e não sei como acham isso. Mas opinião é opinião né?!).

A garota que você deixou para trás é dividida em duas partes.
A primeira parte é narrada em primeira pessoa. Conta a história de sophie. Uma esposa desolada que teve que aprender a ser forte e corajosa para cuidar dos irmãos. Já que eles vivem em 1916 em meio a primeira guerra mundial. Sophie está longe do marido e tem que aturar ser maltrada por alemães que invadem St. Péronne. Sofhie se agarra as lembranças de seu amoroso marido. Lembra dos dias em que foi feliz com ele. E é esse amor que lhe dá forças para suportar a angustia e o medo e a fome que ela vem passando com a familia.
A segunda parte conta a história de Liv e de alguns outros personagens. É narrada em terceira pessoa e no ano de 2006.
Dois séculos diferentes. Que não tem nenhuma pretensão de se cruzarem. Porém, (Aqui vem a deixa para a inteligência e perspicácia de Jojo.) Ela faz com que as histórias se cruzem atráves de um quadro. E por trás desse quadro descobrimos muitas verdades com a qual apos terminar o livro ainda carregamos conosco.
Sophie é verdade rouba a cena. Embora minha paixão, minha verdadeira paixão é por Herr Kommandant.
Um livro que recomendo. Uma história envolvente, linda e mágica. Onde em meio a tantas dificuldades, a tantas crueldades o amor e a confiança em outro ser humano ainda é algo para se pensar.
#Lindissimo.

''_Não é você mademoiselle_ Insistia ele. __ Ás vezes... a gente demora um pouco a captar a verdadeira essência de uma pessoa.
Mas era isso que me pertubava mais. Eu tinha medo que ele já tivesse captado.''

Jéssica Lim 14/03/2015

Não vale ir até o fim :/
O livro foi separado em duas partes está é a primeira: Durante a Primeira Guerra Mundial, o pintor francês Édouard Lefèvre foi obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar. Sophie se apegou às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por ele. O quadro é uma linda obra e chamou a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo, a família, a reputação e a vida, na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra.
Foi muito lindo o modo como a escritora descreveu como Sophie e Édouard se conheceram, o modo como ele pintou o retrato, nessas partes eu não conseguia parar de ler.
"E a segunda parte Jéssica?". Eu me apeguei a Sophie uma mulher corajosa/bondosa, enquanto ela arriscou tudo para poder ver o marido o que a escritora fez? Simplesmente começou a segunda parte e o que houve com Sophie, Édouard e o comandante? -SUMIRAM do livro! Jojo começou um novo livro dentro de um, da primeira guerra mundial voou para 2006, falando sobre outra pessoa, enfim o livro fez a minha cabeça ficar bugada e a história que estava boa ficou sem sentido.
Se a autora não tivesse sido tão radical (lado negativo) eu poderia ter ido até o fim. Me senti muito mal por ter abandonado a leitura, eu juro que me esforcei! Falei com uma amiga e ela disse que fez o mesmo.
Eu sendo uma boa pessoa indico e não indico este livro a história da Sophie é linda me fez ir entre 1914/1918, pude imaginar o quanto foi difícil viver nesta época, tendo que ver parentes apanhando, comer pão preto e duro...

site: jeehsts.wordpress.com
jenny 15/03/2015minha estante
Oi Jessica eu tbm fiquei bem chateada com o fato da Sophie sumir! Mas insisti na leitura e adivinha? Ela reaparece sim! Claro que já sabemos que ela morreu com os tempos atuais que vira a história! Mas te digo uma coisa, é emocionante saber o que houve com Sophie!

Jéssica Lim 15/03/2015minha estante
Oi... sério???
Depois vou retomar a leitura =D

Carla 17/03/2015minha estante
Termine Jéssica. Eu depois que Sophie sumiu até perdi o brilho, mas terminei e acabei por fazer uma resenha imensa rsrsrsrsrs

Carla 11/03/2015

A garota que você deixou para trás
Acabo de finalizar o livro, e confesso que estou um pouco fora do ar, ainda.

O livro é feito em duas partes, e por mais que eu particularmente não goste de mudanças abruptas de tempo ao decorrer do livro, consegui gostar em total do volume.

A historia na primeira fase ou parte, como queiram chamar, conta a historia de uma jovem francesa, cujo marido partiu para a guerra, a deixando à mercê das tropas alemãs e da própria sorte. Sophie de pais ausentes, vive com os irmãos e com seus sobrinhos. Sua irmã e ela se dão bem, embora não possa dizer a mesma coisa sobre seu irmão mais novo. Eles tem uma convivência difícil ao decorrer do livro. Todos residem em um Hotel na França, que há um longo tempo atrás, foi considerado de luxo, mas após a chegada dos alemães, tudo se transformou em cinzas. Muito bem detalhada embora objetiva, a história me tocou de uma forma peculiar, demonstrando em detalhes explícitos a vida das pessoas durante a guerra. Chega a ser chocante em alguns pontos.

Sophie lefevre, basicamente tem uma vida de viúva desde que o marido a deixou. Após um mal entendido a beira de uma loja de pães, ela se vê com uma última lembrança dele, o quadro: A garota que você deixou para trás.

Em meio ao tormento adimensional que se tornou sua vida, sophie conhece o herr kommandant das tropas alemãs, um homem alto com postura rígida e expressivos olhos azuis. Aos poucos, e mesmo que ela não queira reconhecer de imediato, ele é sua luz no fim do túnel. Da forma que é cabível aos dois, eles se tornam amigos de certa forma, mas graças aos pés pelas mãos que em minha opinião sophie mete, eles se afastam. O caso é que mesmo lendo com paciência, não consegui entender como as coisas acabaram saindo tanto do controle, e em tão pouco tempo. Sophie como com um último tiro de misericórdia, faz uma proposta ao qual ela tem que arcar com árduas consequências.

Minha opinião embora tenha sido citada acima, vale ser ressaltada: a personagem meteu os pés pelas mãos literalmente. Até ai okay. Final da primeira parte. Me vejo desanimada para continuar a historia que agora é em 2006 e a personagem principal, tem algo que pertenceu a sophie, e acabou mudando com a vida de todo mundo.

O que eu simpatizei com sophie, deixando bem claro que até ela tomar certas decisões, não simpatizei com liv halston, que parece se repetir na história de sophie, mas muito mais cabeça dura, sem sal. Sei que muitos irão criticar meu ponto de vista, mas realmente não entendi a grande bagunça que ela faz, quando literalmente tem problemas maiores e que sem contar, "ligam" para ela com certa frequência. Também não entendi seu relacionamento com a vida em geral. A achei superficial de tudo, embora não esteja certa se esse termo é o exato. Tem um ponto da história que sua amiga Mô também entra na vida dela e Liv, é tão sem atitude. Acaba deixando as coisas acontecerem com ela, por que parece não ter forças para lutar, ou simplesmente não quer.

Por fim, dei cinco estrelas ao romance, pois me surpreendi com o final e meu querido personagem herr kommandant, acabou por ser destacando, embora não da forma como esperei totalmente. Sem dúvidas a jojo surpreendeu na história, e principalmente nos detalhes. Me peguei mais de uma vez conseguindo sentir os sentimentos de sophie. Suas angustias e medos, sem dúvida eram passados para os leitores de jojo, mas também seus momentos de descoberta e felicidade, mesmo sendo poucos. O que infelizmente não senti muito com liv.

Por mais que a história seja até certo ponto triste, em virtude da guerra e dos problemas que rodeavam as pobres pessoas daquela época, é um romance muito bom. Ele faz com que você comece a pensar, até que ponto vale arriscar certas coisas e o que é válido ou não, deixar para trás.

Se eu indico o livro? Óbvio.

Me perdoem pelos errinhos, mas não aguentei esperar e escrevi pelo celular
Marques 12/03/2015minha estante
Maravilhoso, afinal todos são!!hehe

joseaneopassos 10/03/2015

Surpreendente
As primeiras páginas não atiçaram meu interesse, mas em pouco tempo a história de Sophie me envolveu. E na melhor parte caio de paraquedas na história de Liv. Confesso que fiquei um pouco perdida na transição da primeira para a segunda parte. Parecia que estava lendo outro livro diferente. Só me perguntava sobre Sophie, o que tinha acontecido com ela. Mas a medida que a leitura avança e as histórias de Liv e Sophie se entrelaçam comecei a devorar cada página em busca de mais informações sobre Sophie e pensando como Liv iria sair de tamanha confusão. Até quando chega a um ponto que parece que não há mais saída para nenhuma das duas. E só nos capítulos finais vem a revelação que faz tudo ter sentido. E é emocionante.
uma história de amor, de coragem, que mostra que na vida podem aparecer obstáculos, mas é preciso ter forças para seguir em frente.

Dani 08/03/2015

A Garota que você deixou para trás - Emocionante, lindo, impactante
Quero deixar claro que está é uma das resenhas mais difíceis que já fiz. É muito complicado expressar em palavras todos os sentimentos que temos durante uma leitura como esta. Tentarei, então, fazer meu melhor.
A Garota que deixou para trás. Duas estórias, duas mulheres que não se conheciam, separadas por quase um século, mas que acabam se conectando.
Durante a primeira guerra mundial, Sophie Lefèvre, uma jovem e forte mulher, é separada de seu marido, Édouard, que fora para a guerra. Vive então com seus irmãos e sobrinhos, lutando a cada dia para sobreviver e se manter firme, apesar de ter tanta saudade do marido. Seu único conforto é o quadro que Édouard pintara de Sophie, que mostra uma mulher forte e determinada. Quando pensa que as coisas não poderiam ficar piores, sua pequena cidade é invadida pelos alemães e, ainda por cima, o comandante lhe obriga a cozinhar para todos. Muitos da cidade começam a lhe dar as costas por estar cozinhando para o inimigo, mas Sophie sabe que não havia mais nada que pudesse fazer, além de ter esperança de um dia voltar a ver seu amado. A dama vê uma oportunidade perfeita de arriscar tudo para reencontrar Édouard quando o comandante começa a aproximar-se mais, em uma amizade baseada em diálogos sobre obras de arte, e mostra interesse pelo quadro de Édouard.
Quase um século depois, conhecemos Liv Halston, em Londres. Devastada pela morte precoce de seu marido, Liv vive dia após outro sem viver realmente. Endividada e sem esperanças, seu único conforto na imensa casa vazia é o quadro chamado A garota que você deixou para trás, que fora presente de seu marido, um pouco antes de sua morte. Em uma noite meio maluca, acaba conhecendo um homem que parece trazer de volta o brilho ao seus olhos. Quando tudo estava indo quase bem, Liv tem seu mundo virado totalmente de cabeça para baixo quando recebe uma intimação: os herdeiros da família Lefèvre querem o quadro que era, por direito, deles. Como abrir mão daquilo que a mantém ligada ao marido? Mas não é só por ser o último presente de seu falecido marido...algo diz a Liv que ela simplesmente não deve entregar o quadro.
Este livro é o livro. É simplesmente aquela estória que faz você sorrir e chorar. Torcer e esperar, roendo as unhas, por um final feliz. Quando comecei a ler, logo simpatizei (é impossível não simpatizar!) com Sophie. Ela é simplesmente forte, determinada e, apesar de ter muitos motivos, não se deixa desabar. Gostei tanto dela que achei ruim quando sua parte acabou (Na verdade, é assim: O livro é dividido em partes, alternando entre o passado e o presente, mas nada que seja confuso, é tudo bem determinado), pois eu queria muito saber como a estória acabaria (e se ela iria reencontrar seu amado Édouard). Mas aí, me surpreendi ao desenvolver a mesma ligação com a segunda protagonista, Liv. Liv também é uma mulher forte, apesar de já se encontrar sem forças, e todos os seus problemas me fizeram torcer por ela também. As duas personagens me conquistaram de tal forma que eu não conseguia largar o livro e sentia a mesma angustia que ambas. Eu juro que, se eu fosse um pouco mais sensível, teria me acabado em lágrimas - não por ser triste, mas por ser tão emocionante. É emocionante. É uma linda estória de amor, de esperança e luta.
Voltando ao enredo, nas páginas seguintes, acompanhamos a luta de Liv para ficar com o quadro, enquanto, desesperadamente, aguardamos a revelação sobre o quê realmente aconteceu com Sophie. São duas estórias lindas que se conectam.
A Garota que você deixou para trás é um livro lindo que me levou aos inúmeros sentimentos - desde ao riso, á indignação, ao choro. Favoritei e pretendo reler um milhão de vezes. Gostei tanto que coloquei imediatamente todos os outros livros da autora na minha lista de desejados.
É, sem dúvidas, um dos melhores (se não o melhor) livros que já li. Me tocou profundamente e me deixou impactada durante dias. Nem preciso falar que recomendo, não é?

site: http://nuclear--story.blogspot.com.br/2015/03/resenha-garota-que-voce-deixou-para.html

Ianna 02/03/2015

Bom
Quando li a sinopse pensei que ia achar chata a parte da 1 guerra mundial, mas me enganei. Na verdade a história da Sophie me prendeu bem mais que a da Liv. Achei um bom livro, com vários momentos em que você não consegue parar de ler, revelações e surpresas, porém, não consegui me afeiçoar tanto aos personagens de Londres na atualidade, realmente o romance e a vida de Liv e Paul não me comoveram, por isso dou 3 estrelas ao livro.
Carla 11/03/2015minha estante
Exatamente como eu defini na minha resenha. Meio sem sal a vida da liv

JulianaDiggory 01/03/2015

Perfeito!
O livro começa bem normal e vai ficando cada vez mais emocionante e tem tantos mistérios e histórias de amor , que nos fazem ficar emocionado e as vezes até chorar, chega uma parte em que a gente teme um certo final e dai a leitura começa a ficar cansativa mas logo fica incrível de novo e o final me emocionou muito!! Recomendo a todos , realmente os livros da Jojo Moyes emocionam pra caramba!
Dani Xavier 04/03/2015minha estante
vdd acabei d ler as veses quando começa a ficar cansativo ele te levanta e faz vc devora lo e realmente o final e emocionante amei tmbm juliana!!!

LuanaBorges 27/02/2015

Minha opinião ??
Poderia ter terminado de ler esse livro ontem (ou nessa madrugada, se preferir), mas a leitura estava muito gostosa e queria postergar ao máximo o suspense do ultimo capitulo. Me apaixonei por Jojo Moyes - a autora deste livro - quando lí "Como eu era antes de você", minha ultima leitura de 2014 (e diga-se de passagem, fechei o ano com chave de ouro). Sobre "A garota que você deixou pra trás" eu só consigo pensar em coisas boas pra dizer pra vocês, muito embora eu tenha me emocionado bem menos do que no outro livro. Entretanto isso não significa que tenha gostado menos. Não mesmo!
Essa história é muito bem contada e começa em 1916, em meio à primeira guerra. No meio do livro começa a ser contada outra história, que é interligada com a anterior, mas que se passa um século depois. Em seguida tudo vira um quebra cabeça no qual você se prende e passa a tentar montar e descobrir o que acontece em ambos os momentos citados.
A narrativa é incrível, sendo possível identificar o quanto a autora pesquisou e foi detalhista em alguns aspectos. Acho que vocês já devem ter percebido que sou fascinada por histórias de guerra, então achei esse livro muito interessante, enriquecedor e que realmente prende a atenção.
Tentei não nutrir muitas expectativas de uma história feliz, e apesar de conter uma gama de sentimentos intensos e controversos no decorrer da história, como privação, medo, incertezas, ódio - e inúmeras tragédias comuns em tempos de guerra - fiquei especialmente surpresa e feliz por conseguir visualizar uma mensagem positiva de esperança!
Em meio a toda essa trama dramática, o livro tem muito romance, amizade e família; lindas histórias de amor!
Claro que não posso deixar de recomendar esse livro maravilhoso. Estou muito ansiosa pra ler outros livros dessa autora, que está liderando o ranking dos meus escritores favoritos.
Dani Xavier 04/03/2015minha estante
Caraca que resenha incrivel e exatamente assim q acho ela pesquisou muito msm... muito bem escrita e detalhista incrivelmente emocionante!! e olha q nunca tinha lido um sobre q falasse sobre a primeira guerra mundial ameei tmbm

Ana Valentina 24/02/2015

Intenso. Essa palavra resume perfeitamente este livro; A garota que você deixou para trás não tem uma das melhores capas, sua capa não combina com o enredo, sem falar que é praticamente uma cópia da versão do livro Como eu era antes de você, da mesma autora, mas a história é tão profunda e bem contada que merece sua atenção.

Essa era a história de nossas vidas: insurreições menores, vitórias miúdas, uma breve chance de ridicularizar nossos opressores, barquinhos de esperança em um mar de incertezas, privação e medo.

Além de escrever super bem (uma linguagem bem fluída que te manterá preso desde as primeiras páginas) Jojo conseguiu desenvolver uma trama super complexa, entrelaçando duas vidas de épocas distintas (Sophie e Liv) e fazendo isso perfeitamente, como? O livro é dividido em duas partes, na primeira temos a narração em 1º pessoa da Sophie Lèfreve e na segunda temos a narração em 3º pessoa pelo ponto de vista de Liv (principalmente) e de outros personagens da trama.

O livro começa com Sophie Lèfreve no ano de 1916 (em plena Primeira Guerra Mundial) em St Péronne, uma cidadezinha interiorana da França que foi ocupada pelos alemães; ela mora no hotel Le Coq Rouge com seus irmãos (Hélène e o caçula Aurélien) e os sobrinhos, vivendo uma vida miserável e cheia de medo dos alemães; logo no início Jojo nos mostra como Sophie é corajosa e destemida, ao enfrentar o comandante alemão para proteger um leitãozinho e futuro banquete da população. Nessa ocasião o comandante vê o retrato de Sophie e se encanta, retrato este pintado pelo seu marido Édouard Lefèvre e exposto carinhosamente como uma forma de lembrar da boa vida, uma vida em que ela ainda tinha o marido ao lado, já que estão há 2 anos separados; ele teve que virar soldado e ajudar a França na guerra.

Fiquei ali olhando para a garota e, por alguns segundos, me lembrei de como era ser ela, sem sentir fome nem medo, interessada apenas nos momentos que eu poderia ficar a sós com Édouard. Ela me fazia lembrar de que o mundo era capaz de beleza e que já havia existido coisas — arte, alegria, amor — que enchiam o meu mundo, em vez de medo, sopa de urtiga e toque de recolher.

Acontece muita coisa com ela e com os moradores da cidadezinha e quando Sophie descobre que seu marido pode estar preso ela fará qualquer coisa para tentar libertá-lo, para evitar que ele tenha a morte como destino, mesmo que isso custe sua vida.

Na parte dois estamos no ano de 2006 e acompanhamos Liv, uma viúva que mora sozinha numa casa de vidros e seu único consolo para seguir em frente é o quadro de uma garota, intitulada A garota que você deixou para trás. Temos também Paul, um divorciado que trabalha numa empresa que recupera obras de arte perdidas ou roubadas e entrega aos familiares das vítimas de guerra.

Por acaso o destino de ambos se cruzam e Paul talvez seja aquele que fará Liv seguir sua vida, mas o destino é cruel e “A garota” é justamente o quadro que Paul foi contratado para recuperar e devolver à família Lèfreve. É ai que começa uma guerra, uma guerra para decidir o destino desse quadro, uma guerra que Liv está disposta a lutar até o último momento, não importando suas perdas.

Faço isso pela França, mas, de um modo mais egoísta, faço isso por nós, para eu poder voltar percorrendo uma França Livre até minha mulher.

Durante a primeira parte a narração é voltada no tempo para apresentar o leitor à vida que Sophie levava antes e como o amor dela por Èdouard nasceu e cresceu; a primeira parte acaba num momento muito importante para Sophie, mas na segunda somos presenteados com algumas cenas dela e do que aconteceu depois, e percebe-se como Jojo foi cuidadosa ao elaborar essa trama, não deixando nenhuma ponta solta; durante as pesquisas feitas para montar o caso de restituição do quadro temos várias cartas e depoimentos de algumas pessoas que montarão ainda mais o quebra-cabeça da Sophie, deixando a história detalhada, mas não entediante, enfim o final foi maravilhoso.

Admito que me senti perdida logo no início da parte 2, achei bem entediante, mas logo estava eu presa novamente à história, tanto que mal conseguia largar o kindle (é, li no kindle).

Um livro forte, cheio de fé, amor em meio ao horror e no final só as pessoas que amamos importa. Uma história emocionante e envolvente que fará você ficar acordado por muitas horas… Recomendo.

Às vezes a vida é uma série de obstáculos, uma questão de colocar um pé na frente do outro. Às vezes, de repente ela se dá conta, é simplesmente uma questão de fé cega.

beijos e até breve!!

Edna 22/02/2015

Fé inabalável
Emocionante e envolvente são as palavras corretas para empregar ao que estou sentindo ao terminar de ler esse livro maravilhoso. Sophie vivendo na frança em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, dona de um hotel, é obrigada a cozinhar para o comandante e soldados alemães. Mesmo contrariando a maioria das pessoas de sua cidade, St.Péronne, cidade francesa ocupada pelos alemães; onde os moradores se revoltam contra ela como se tivesse opção ; até agradece pensando nas míseras sobras que poderá conseguir para sua família; dois irmãos e três crianças ; que já não tem mais com o que sobreviver depois dos inúmeros confiscos de pertences, roupas, joias e todos os objetos valiosos, além dos utensílios domésticos que eram tomados para servir os soldados alemães. Exposto na parede do Bar do Le Coq Hotel, um quadro pintado pelo esposo Pintor Frances Edouard Lefévre, chama a atenção do comandante e aí se inicia uma trama que vai envolver mais de um século quando o mesmo quadro é o objeto de uma grande ação envolvendo a nossa personagem Liv., tudo isso com muito realismo, muita emoção e envolvendo duas hist´rias lindas de amor, fé, e determinação que a Jojo Moyes sabe transmitir.
Dani Xavier 04/03/2015minha estante
e isso ai fe inabalavel!!

Três Leitoras 22/02/2015

Resenha: A garota que você deixou para trás
A garota que você deixou para trás é o lançamento da autora Jojo Moyes, que se consagrou com o livro Como eu era antes de você. Diante do sucesso do primeiro, acho que todo mundo quer saber agora se A garota que você deixou para trás é tão bom quanto. Vamos conhecer mais dessa história e descobrir?

Tenho que confessar a vocês que quando comecei a ler A garota que você deixou para trás eu estava com muito medo de ser uma história tão dramática quanto a do livro Como eu era antes de você, então fui lendo com aquele pezinho atrás, com medo de sofrer tanto novamente, rsrsrs.

O livro tem sim sua carga dramática, mas de uma forma diferente. Não vou falar mais para não estragar a surpresa.

Achei a forma de construir o texto muito interessante, porque, na verdade, é um livro 2 em 1. No começo conhecemos a história de Sophie, que se passa na França ocupada pelos alemães, durante a Primeira Guerra Mundial. Essa primeira parte do livro é maravilhosa, daquelas histórias bem escritas, cativantes, que a gente não quer largar. Sophie é uma mulher determinada, que faz o que for preciso para defender sua família nos tempos da guerra. Além disso, seu amor pelo marido também a leva a atos extremos na esperança de reencontrá-lo. Toda a descrição do ambiente, o perfil dos personagens, a pesquisa extremamente bem feita sobre a época, tudo torna o texto muito rico e cativante.

Sophie por ela mesma:

"Acho que ele gostava de conversar comigo porque eu não ficava constrangida com ele. Era uma característica minha, acho, não me mostrar intimidada, ainda que, no íntimo, eu me sentisse assim." (p. 57)

Continue lendo no link

site: http://tresleitoras.blogspot.com.br/2015/02/resenha-garota-que-voce-deixou-para-tras.html

Bia 18/02/2015

[RESENHA] A Garota que Você Deixou para Trás - Jojo Moyes
A Garota Que Você Deixou Para Trás é um romance delicioso! A história começa em 1916, em meio à Primeira Guerra Mundial em uma cidadezinha da França chamada St Péronne que está sofrendo muito com a invasão alemã: quase não há comida e as casas foram saqueadas pelos invasores, que levaram tudo o que lhes servisse para alguma coisa, até mesmo cobertores.

Sophie Lefèvre é uma moça determinada, autêntica e que outrora fora muito bela, mas que aos poucos perdeu muito do seu encanto, com todo o sofrimento trazido pela Guerra e a ausência de seu marido Édouard Lefèvre que está no front de batalha. Sophie vive agora com seus dois irmãos, Hélène e Aurélien, e os dois sobrinhos, Mimi e Jean. Juntos, eles cuidam do antigo e renomado hotel da família, o Le Coq Rouge, e que é agora uma espécie de bar e ponto de encontro dos moradores da pequena St Péronne, mas que mal pode vender uma xícara de café. Ao mesmo tempo, aguardam infelizes e esperançosas o fim da Guerra, a volta de seus maridos e o momento em que poderão saborear novamente um bom prato de comida.

O novo Kommandant alemão que está no comando da ocupação demonstra desde o início muito respeito e admiração por Madame Lefèvre, tratando-a cordialmente, mas não esconde também os indícios de sua afeição por ela. Além disso, requer o Le Coq Rouge como o restaurante oficial dos soldados alemães, o que obriga Sophie e Hélene a cozinharem para eles todas as noites. Esse fato, muito embora tenha algumas vantagens às duas irmãs, como o acesso a boa comida, também lhes causou muitos falatórios entre os habitantes e frequentadores do hotel que as viam como traidoras.

Sophie e Herr Kommandant se tornam quase amigos, se é que posso chamar assim. Ele fica fascinado pelo retrato da moça, pintado por Edóuard, que é um pintor muito peculiar, e sempre comenta detalhes técnicos da obra, revelando-se um entendedor das artes. Mas em meio a tantas atribulações e sofrimentos, desesperada para reencontrar o marido e vendo-se encurralada pelo Kommandant, Sophie toma uma decisão que irá mudar seu destino e o de sua família para sempre, tendo seus efeitos repercutidos muitas e muitas décadas mais tarde.

Estamos agora em Londres, no ano de 2006. Liv Halston é uma mulher tímida e reservada e que há quatro anos vive em profundo luto pela morte de seu marido David, um renomado arquiteto. Ela vive sozinha na Casa de Vidro, uma casa ultramoderna idealizada por David, imersa na própria solidão e sem perspectivas; o único prazer que se permite é caminhar todas as manhãs. A única coisa que lhe restou foi o belíssimo quadro A Garota que Você Deixou Para Trás, um presente que ganhou do marido durante a lua de mel. Liv adora passar seus dias em companhia d´A Garota - como ela gosta de se referir à pintura - e admirando seus longos cabelos ruivos e sua expressão ousada e sensual.

Completamente ao acaso, ela conhece Paul McCafferty, um ex-policial encantador e cheio de charme que muito mexeu com os sentimentos dela. Logo, eles começam a se conhecer melhor e a se ver com frequência. Mas, por ironia do destino, Paul trabalha em uma agência que se dedica a recuperar obras de arte que foram saqueadas durante a Primeira Guerra Mundial, e entre elas está A Garota, valendo uma fortuna e sendo reivindicada pela família Lefèvre.

Liv se sente perdendo o chão mais uma vez. Agora ela terá de tomar a mais importante decisão de sua vida: escolher entre Paul e A Garota, sua mais linda e preciosa lembrança de David.

Separados por quase um século, os destinos de Sophie e Liv se chocam de maneira surpreendente e avassaladora.

Jojo Moyes construiu um universo maravilhoso com personagens muito bem articulados. A primeira parte é narrada toda em primeira pessoa e com uma riqueza de detalhes impressionante. Já a segunda parte é narrada em terceira pessoa, mas igualmente deslumbrante. A escrita da autora nos faz querer devorar o livro, tentando montar o quebra-cabeça criado por ela e entender o que houve não somente com o quadro, mas com as pessoas que estão envolvidas nessa história. E é aos poucos, com muita maestria, que Jojo nos conduz à resolução desse quebra-cabeça, amarrando todas as pontas da trama de modo a nos tirar o fôlego!

site: http://euliteraria.blogspot.com.br/2014/06/a-garota-que-voce-deixou-para-tras-jojo.html

Dolorosam/Lindo 18/02/2015

Resenha: A Garota que Você Deixou para Trás
Resenha: A Garota que Você Deixou para Trás – Jojo Moyes

Eu sei que às vezes nós não devemos ser tão exigentes com algumas histórias que tem sido publicadas nos últimos anos, mas como é incrível ler um livro de qualidade, que te faz refletir, que te emociona, te faz liberar a inspiração e te toca o coração.

A Garota que Você Deixou para Trás se trata de um quadro. Isso mesmo é o nome atribuído a um quadro que foi pintado em 1912 pelo francês Edouard Lefevre. O livro é dividido em duas partes: a primeira se passa na França por volta de 1916 durante a Primeira Guerra Mundial e conta a história de Sophie Lefevre. E a segunda parte se passa em Londres na Inglaterra em 2006 e conta a história de Liv Halston.

Sophie Lefevre é casada com o pintor Edouard Lefevre que após ele ser mandado para a guerra decide voltar a viver com seus irmãos e sobrinhos em sua terra natal St. Perrone (cidade tomada pelo exército alemão). Sophie ajuda sua irmã Helene a cuidar do hotel da família e relata com detalhes como é viver em uma cidade tomada pelos alemães, fala sobre o caos, sobre o medo, sobre a falta de informação e saudade de seus familiares que estão em combate, fala das doenças e da fome no tempo de guerra.

Já Liv Halston é uma mulher de 30 anos que vive em Londres, viúva a quatro anos de um arquiteto famoso, que não consegue se recuperar da perda do marido e atual proprietária do quadro A Garota que Você Deixou para Trás.

Acho que devo parar por aqui senão vou dar spoiller mais você deve estar se perguntando o que essas duas mulheres tem em comum? Como após quase 100 anos esse quadro foi parar nas mãos de Liv? Porque após tanto tempo a história de Sophie teve que ser vasculhada e aberta ao mundo? Que segredos essa história guarda? Estas questões você descobrirá lendo esse fantástico livro.

Jojo Moyes como eu já disse em outra resenha é uma grata surpresa. A primeira fase do livro que se passa durante a Primeira Guerra Mundial é “Esplendidamente Linda”. Ela soube conduzir com maestria essa trama entre duas épocas e nos aprisiona até o último parágrafo. É muito fácil se apaixonar por Sophie por ser uma mulher forte, destemida, que pensa na família e nos amigos e que apesar de tudo estar um caos consegue ter esperança e fé naquilo que acredita. Apresenta-nos ao Kommandant Friedrich Hencken alemão que trava batalhas internas consigo mesmo sobre o que é certo ou errado em uma guerra, que mesmo sendo um alemão e estando em lados opostos soube enxergar que pessoas são só pessoas, soube se piedoso e nutriu um amor por mais de 30 anos por uma mulher que deveria ser considerada sua inimiga.

Com certeza virou um dos meus livros preferidos e super recomendo para quem gosta de histórias que se passam em tempos de guerra e o que eu posso acrescentar que você será envolvido do começo ao fim por essas mulheres que mesmo separadas por um século tem algo em comum: não desistem de lutar por aquilo que amam!

Segue meu trecho favorito:

“Fiquei ali olhando para a garota (quadro) e, por alguns segundos, me lembrei de como era ser ela, sem sentir fome nem medo, interessada apenas nos momentos que eu poderia ficar a sós com Edouard. Ela me fazia lembrar de que o mundo era capaz de beleza e que já havia existido coisas – arte, alegria, amor - que enchiam o meu mundo, em vez de medo, sopa de urtiga e toque de recolher. (By Sophie Lefevre)

Trecho do livro: A Garota que Você Deixou para Trás/The Girl You Left Behind – Autora: Jojo Moyes.

By Talita Devecchi – Dolorosamente Lindo

Espero que tenham gostado, te espero lá na minha página...e venham viver momentos “Dolorosamente Lindos” junto comigo.

site: https://www.facebook.com/dolorosamentelindo

cheireiumlivro 08/02/2015

''Quando você voltar, Édouard, juro que serei de novo a garota que você pintou.''
Na França, em 1916, a pequena cidade de St. Péronne enfrentava a 1ª Guerra Mundial e sofria nas mãos dos Alemães. Após seu marido, Édouard Lefèvre, ter sido convocado para a guerra, Sophie Lefèvre decidiu deixar a segurança de Paris para trás e voltar para St. Péronne, onde havia nascido e crescido, para ficar perto de seus irmãos e sobrinhos. Era complicado ser obrigada a aguentar os soldados entrando no hotel em que sempre moraram - e que já tinha sido o melhor da cidade - e permitir que eles roubassem tudo de valioso que eles tinham, mas Sophie apenas abaixava a cabeça e ansiava cada vez mais pelo dia em que a guerra acabaria e seu Édouard e o marido de Hélène, sua irmã, finalmente voltariam para casa.

Uma das únicas coisas que a consolava e dava forças para Sophie continuar acreditando, era um quando que seu marido havia feito dela mesma quando os dois se conheceram. Lembrando daquela época, anos antes, ela lembrava de toda a felicidade e via uma garota que ela já não reconhecia mais, mas que desejava voltar a encontrar. Quando o Herr Kommandant visita o hotel Le Coq Rouge em busca de um local para seus homens jantarem, ele vê o quadro de Sophie e fica encantado.. pelo quadro e pela garota. Desde então, o Kommandant tenta se aproximar cada vez mais de Sophie, o que a faz com que os vizinhos comecem a comentar, pois esses consideram uma traição o fato de uma francesa ter qualquer tipo de relação com os alemães.

Liliane Béthune é uma dessas pessoas que os habitantes de St . Péronne consideram traidores, e Sophie é a única que sabe o que Liliane é de verdade. No dia em que Liliane é descoberta pelos alemães, eles a violentam e andam com ela pela cidade inteira, na frente de todas pessoas e de sua pequena filha, Édith, que é acolhida por Sophie durante o trágico episódio. Com o tempo as coisas pioram para Sophie e sua família, então ela decide pedir ajuda ao Kommandant, oferecendo a ele a pintura dela que ele tanto ama em troca da liberdade de seu marido, que está em um campo de concentração liderado por alemães. A troca não acontece como Sophie imaginou, e dias depois alguns soldados alemães aparecem para buscá-la, e então ela é jogada em um trem lotado de outros prisioneiros, todos a caminho de diversos campos de concentração.

Em Londres, no ano de 2006, Liv Halston continua tentando desesperadamente superar a morte de seu marido e pagar suas dívidas enormes. Ela ainda mora na Casa de Vidro que seu marido, David, construiu para os dois morarem, e, quando a saudade fica insuportável demais, ela é capaz de ficar horas olhando para o quadro da garota inteligente e apaixonada que David deu a ela de presente de casamento. No aniversário de morte de seu marido, Liv decide ir à uma boate, lá sua bolsa é roubada, e Paul McCafferty, um ex policial que atualmente trabalha com casos de recuperação de obras roubadas durante as guerras mundiais, se oferece para ajudá-la. Os dois passam a noite conversando no apartamento de Paul, e então surge algo entre os dois. Liv e Paul se encontram quase todos os dias, e Liv pensa que finalmente voltará a ter uma vida feliz, mas as coisas acabam virando de cabeça para baixo...

Na primeira vez em que Paul vai dormir na casa de Liv, ele vê uma pintura no quarto dela, e reconhece na mesma hora a tela que é seu atual caso, o quadro que os descendentes de Édouard Lefèvre desejam recuperar. Então a guerra na justiça começa, e Liv e Paul se tornam inimigos. Para Liv, o quadro é importante por ser uma lembrança de David, e ela sabe que os Lefèvre a querem apenas para vendê-la em algum leilão pelos milhões que A Garota vale. Ela gasta suas últimas economias, faz empréstimos que nem imagina como irá pagar e até coloca a Casa de Vidro à venda para que consiga permanecer com o quadro. Através de pesquisas, Liv descobre um pouco mais sobre Sophie Lefèvre, a garota linda que está pintada no quadro, então viaja até a França para conversar com os filhos de seus irmãos e sobrinhos. Liv consegue reunir várias cartas sobre o tempo em que Sophie estava em St. Péronne e Édouard na guerra, mas aquilo não é o suficiente para que ela conquiste o quadro, mas, quando a família Lefèvre está quase saindo vencedora, surge uma testemunha que pode mudar toda a história: Édith Béthune.

Édith sabe tudo o que aconteceu com Sophie após o término da guerra, e sabe também que o quadro não foi roubado. Mas, o que será que realmente aconteceu com a garota que você deixou para trás?

Gente, eu queria contar mais sobre o livro, mas se eu fizer isso, o spoiler vai rolar solto e, por mais que eu seja a favor de spoiler, eu não quero estragar toda a surpresa e emoção desse livro! rs

A história é maravilhosa e te prende até o último minuto, você pensa que aconteceu uma coisa e algumas páginas depois descobre que aconteceu outra, completamente diferente! O que eu mais gostei no livro é a parte referente à 1ª Guerra Mundial, pois eu sempre me emociono com essas histórias de pessoas que sofreram com as guerras, e gosto imaginar que algumas alcançaram a felicidade depois de tanto sofrimento.

Os personagens são incrivelmente apaixonantes, e o final é espetacular! E eu faço da crítica do Los Angeles Times as minhas palavras: Nesta tocante história de ousadia, determinação e perspectiva, Jojo Moyes mantém o leitor em suspense até o último lenço.''

E é isso, galera, super indico esse livro e espero que vocês tenham gostado da resenha.

''Penso em você noite e dia. Você é a minha estrela guia nesse mundo de loucura.''

site: http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/2015/02/resenha-garota-que-voce-deixou-para-tras.html

logo skoob
"É sem dúvida um sinal de liberdade, uma mostra de que é a própria leitura que está pedindo seu espaço, independentemente de campanhas de incentivo."

JB Online