Doctor Who: Shada

Resenhas - Doctor Who: Shada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Talita Rodrigues 30/08/2021

À Espera da TARDIS
Shada é o segundo livro de DW que leio. Essa história é o resultado da adaptação de um episódio perdido, de mesmo nome, escrito por Douglas Adams em 1979. Sim, o mesmo autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, que eu conheci através de DW. Gareth Roberts recontou esse episódio e o transformou em uma aventura literária memorável.

Em resumo, acompanhamos o 4° Doctor e sua companion Romana II desembarcando da TARDIS na Universidade de Cambridge, à convite do professor Chronotis, um senhor do tempo aposentado. Um livro importante sobre as leis de Gallifrey havia sumido do escritório dele e precisa ser encontrado, antes que caia em mãos erradas.

O vilão da história é Skagra, criador de um plano grandioso, que só pode ser alcançado com o conhecimento que está no livro. O nome Shada tem muito a ver com esse plano, mas revelar seu significado, traria spoilers, e já aprendemos com River Song a importância de aguardar o momento certo para saber das coisas.

Outros personagens merecem destaque aqui são: Chris e Claire, dois estudantes que descobrem o livro e se envolvem na aventura; K-9, o doguinho do Doctor, que é uma coisa fofa; e a nave de Skagra, que me rendeu boas risadas.

Li esse livro devagarzinho e chegou um momento em que eu não queria que acabasse. Adoraria ver essa história em forma de episódio! O 4° Doctor é um dos meus preferidos, adoro a forma como a mente dele funciona! Shada me deixou com vontade de assistir DW de novo, de tão bom que é!

Recomendo esse livro para quem e fã de Doctor Who, mas também para quem está começando a ler Ficção Científica e quer uma leitura leve e divertida. Aposta em DW, que é sucesso!

Silas 27/04/2021

Uma mente à frente de seu tempo
Shada tem uma força muito grande como aventura, tem uma potente energia de tudo o que é tão clássico a Doctor Who. E a criatividade impecável de Douglas Adams torna a historia ainda mais instigante enquanto se constrói divertidíssima.
Todos os personagens são curiosos, úteis, conectados; suas escolhas e suas atitudes são essenciais para mover a história adiante, em toda sua loucura crescente, deliciosa de acompanhar.
É o Doutor, insano, em seu melhor. São os companions cumprindo com excelência todos os papéis possíveis de serem exercidos, se desafiando, se reinventando, sendo as melhores versões de si. E é um vilão icônico, com um plano absurdo e uma mente, literalmente, bem avançada.
O universo é um lugar melhor por ter o privilégio de coexistir com Shada.

Giovanna.Soraggi 05/12/2020

Indo ao desconhecido
A leva de aventuras que o livro proporciona ao leitor é rica e agradável.
Não dá vontade de que nada tenha sido diferente, ou quase nada, como quando você se pega censurando algum personagem, mas o importante é que o papel de cada alma dessa história é relevante para seu desfecho.
A vontade tanto de ler o guia do mochileiro, quanto de assistir à temporada clássica do doutor desse livro, permanecem mesmo passado algum tempo, porque depois de lê-lo, é totalmente possível imaginar que a realidade em que o doutor existe cortará o seu caminho durante uma bela tarde.

Nathiipassos 01/11/2020

Perfeito
Todas as obras de Douglas Adams foram muito bem feitas, Shada mostra um Doutor diferente, enigmático e ao mesmo tempo com humor. Muito bem escrito, com as críticas sociais pertinentes à época e mesmo assim tão atual.

Rubens 29/08/2020

Isso é tão douglas adams
Foi o primeiro livro que li de douglas adams, mesmo não sendo de douglas adams, acho que pegou bem seu espírito que eu quero ver em Guia do Mochileiro das Galáxias, no qual vi apenas o filme, que dizem ser inferior ao livro, o que me deixa mais ansioso para ler o livro pois achei o filme engraçado. Enfim, minhas anotações do livro, espero que não contenha spoilers:

Aos 5 anos, Skagra concluiu sem sombra de dúvidas que Deus não existia. A maioria das pessoas que chegam a tal constatação reage de uma das seguintes formas ? com alívio ou com desespero. Somente Skagra reagiu pensando: ?Peraí. Isso significa que existe uma vaga disponível.?

Chris Parsons sentiu que o tempo o estava deixando para trás, e também que estava ficando sem tempo. Como era possível que o tempo fizesse ambas as coisas ao mesmo tempo, não tinha tempo para imaginar.

A ?missão? do Doutor, se é que se podia chamá-la assim, e ele jamais a teria chamado desse jeito, era simplesmente explorar, viver uma vida longa e recheada de maravilhas e emoções.

Fundado no ano sei lá o quê, por... fulano de tal, em honra de... beltrano de qualquer coisa cujo nome me foge completamente.

Jamais tinha gritado com um livro antes. (Além, é claro, de Fernão Capelo Gaivota. )

Não reconheceu o outro macho, mas lhe pareceu meio primitivo por fora e meio burro por dentro.

Jovem senhor

? É falta de conhecimento suficiente para ganhar uma eleição

? Você tem muito que desaprender, Bristol.

? Você é um homem bom, Doutor.
O Doutor sorriu de volta.
? Não, não sou. Na verdade, sou arrogante, convencido e terrivelmente desorganizado.

? Qual é o plano? ? perguntou Chris.
O Doutor abriu um largo sorriso.
? Não sei, mas vai ser divertido descobrir. Ande logo, Bristol.

o universo é cheio de coisas maravilhosas e oportunidades fantásticas. E você tem que agarrá-las com ambas as mãos. E torcer para que nunca acabem.

? Só substituí por outro livro, mais ou menos do mesmo tamanho. Tentei encontrar uma lombada que combinasse perfeitamente, o conteúdo não importava...
? Que livro, Professor? ? exigiu o Doutor.
? Ah, um clássico terrestre, de um dos maiores escritores da história do planeta ? disse o Professor. ? Muito engraçado, muito profundo, queria tanto lembrar o nome, algo sobre pegar carona, e tinha alguma coisa com toalhas, ah, eu me lembro, sim, deixe-me pensar... sim, claro, era O guia do mochileiro das...

Gui 17/08/2020

Um lar Whovian fora da tela
Me senti em casa. Não que eu seja um Prisioneiro de Shada, mas a história tem gosto de lar. É uma alegria ter um roteiro do meu seriado favorito em minhas mãos e tão bem construído e com um ritmo tão gostoso que te faz sentir como dentro do episódio.

PERFEITO

Henrique 24/07/2020

Divertido
O leitor já envolvido no universo de "Doctor Who" irá se deliciar com a leitura desse livro. Está explícito ao longo do texto o trabalho pesado de pesquisa e revisão do autor sobre a obra de Douglas Adams. Atenção para os easter eggs.

Guilherme 12/05/2020

A princípio achei estranho ler sobre DW, por estar acostumado com a série televisiva. Mas logo me acostumei com o formato e deslanchou. História muito interessante, uma pena não terem conseguido finalizar o episódio na época.

Sara Muniz 20/04/2020

RESENHA - DOCTOR WHO: SHADA
Publicado no Brasil em 2014, Shada é um roteiro iniciado por Douglas Adams e concluído por Gareth Roberts. Considerado como a aventura perdida de Douglas Adams, Shada é um episódio de Doctor Who muito divertido, cheio de ação e tudo o que uma boa história tem direito.

Ganhei "Doctor Who: Shada" em um sorteio de livros há alguns anos e, só não o passei para a frente, porque o nome "Douglas Adams" não permitiu. Embora eu nunca tenha assistido Doctor Who, eu sou apaixonada por Douglas Adams e eu fiquei na expectativa de dar uma chance à SHADA. Claro que eu sabia que o Doutor troca de corpo várias vezes, tem sempre a acompanhante, tem a TARDIS e a chave de fenda sônica, mas isso era tudo o que eu sabia sobre Doctor Who. Ah, e também que a série é gigante.

Entretanto, se você nunca assistiu Doctor Who e gostaria de ler SHADA, não tenha medo, pois você não precisa ter todas as referências para entender o que se passa. Na verdade, o autor (Gareth Roberts) explica tudo brevemente, mas de modo conciso.

Pelo o que pude entender, esse livro é um roteiro que começou a ser escrito por Douglas Adams, mas que acabou não sendo terminado a tempo (ele morreu antes, saaad), mas Roberts viu ali uma oportunidade e deu continuidade à aventura de Shada. Apesar de ser um livro um pouco grande (352 páginas), essa aventura flui maravilhosamente, os capítulos são curtos, os personagens são divertidos (principalmente o Doutor) e os diálogos tiram 5 páginas em 3 minutos.

Em Shada, temos o Doutor, sua acompanhante Romana, K-9 (um cachorro robô), Chris e Clare (o casalzinho humano mais problemático possível, o professor Chronotis e, é claro, Skagra, o vilão que quer ser Deus e administrar o Universo. A aventura se passa em torno de um livro indecifrável, que Skagra quer muito decifrar, afinal, ele precisa de respostas. Até metade da obra, você não faz ideia do que é SHADA e nem de como eles farão para ler o livro, mas conforme o enredo se derenrola, tudo vai sendo explicado.

Achei o livro bastante divertido e engraçado, a aventura foi muito bem construída e é bem organizada, pois ao final da história, todo o quebra-cabeça se encaixa perfeitamente e você sente como se tivesse acabado de assistir um filme cheio de ação, com um romance "zoado" e com personagens que não vão sair da sua cabeça tão cedo. Recomendo muito a leitura para quem está em busca de fazer viagens intergaláticas sem ter que sair de casa.

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS, LINKS E IMAGENS DO LIVRO, VISITE O MEU BLOG:

site: https://interesses-sutis.blogspot.com/2019/02/resenha-doctor-who-shada.html

Cristine 03/04/2020

"Você é maravilhoso"
Para falar deste livro maravilhoso, vou tentar apontar os pontos positivos que me fizeram amá-lo

A história é muito bem construída, com um início lento, mas com um desenvolvimento exponencialmente bom, levando à um ápice estonteante, os mistérios sendo resolvidos e segredos descobertos pouco a pouco, os personagens consistentes e cada qual com uma profundidade e histórias próprias (não tão profundas, e nem tão superficiais, apenas contendo o peso necessário para o decorrer da história) e as pitadas certas de humor e romance, e muita aventura com o clássico da ficção científica nosso amado e maravilhoso Doutor Quem.

Giovanni 26/02/2020

O sentimento misto de ler algo do Douglas Adams com o de assistir um episódio de Doctor Who clássico foi muito gostoso.

raskova 20/11/2019

a capacidade de doctor who de me fazer simpatizar absurdamente por todos os personagens ainda me surpreende. vindo de douglas adams tambem nao poderia se esperar qualquer outra coisa. me sinto em minha pre adolescencia me maravilhando e esperando uma caixa azul aparecer pra me carregar por ai.

Gus | @escritavo 27/02/2019

Shada
Um livro muito bom, mas tive dificuldade pra acompanhar pois muitas vezes era um pouco denso, muita informação ao mesmo tempo. Tirando isso é incrível, um plot sensacional e pra quem gosta de Doctor Who acho que é um livro obrigatório.

Santi 16/01/2019

Amei