Mandela

Mandela Elleke Boehmer

Resenhas - Mandela

Amanda 21/04/2018

Herói, líder e inspiração
Nelson Mandela é um homem inspirador. Posso falar que antes de ler o livro ele era meu ídolo e depois de ler livro, conhecendo melhor os seus feitos e sua personalidade, consigo dizer que ele é um estímulo para eu seguir meu sonho de ajudar as pessoas. Sobre o livro, ele é um pouco confuso, mas isso não fez a história de Mandela ser apagada.
O livro possui basicamente duas partes, a primeira conta a história de Mandela e a segunda retrata o homem que ele é. Conhecer a história dele foi um pouco surpreendente, não esperava que Mandela fosse alguém que pertencesse a elite do país de certo modo. Ele formou-se em direito e era da classe alta, mas mesmo assim, utou pelos direitos dos negros, pois ele sabia o preconceito que essas pessoas sofriam. O líder é reconhecido em todo mundo e possui ideais como a maioria das pessoas. Gandhi representa muito para Mandela, assim como Frantz Fanon.
Porém o livro é desalinhado, não segue uma ordem cronológica, o que me atrapalhou na leitura. Na minha opinião, uma biografia deve sempre seguir a ordem cronológica dos fatos para que seja possível compreender a narrativa e como a história se segue. Por isso, levei muito tempo para ler o livro, se fosse um livro corrido teria sido mais fácil a leitura. Contudo, não pensei em desistir de ler. Tirando o fato que eu não gosto de abandonar um livro, pois acho impossível julgar algo sem terminar de conhecer, também tem o fato de eu querer conhecer Mandela e seus feitos, pois, como já disse, ele é uma pessoa que me chama atenção.
Portanto, por mais que o livro tenha sido cansativo e que eu demorei um século para ler, ganhei em conhecimento do que foi esse líder e herói para muitas pessoas. Acredito que o mundo precisa de mais pessoas lutando, não por aquilo que acreditam, mas pelos outros, por aqueles que são mais fracos e possuem menos voz a sociedade. Quero ser uma dessas pessoas, e a minha principal motivação é Nelson Mandela.

Daniel432 26/04/2014

Ícone Auto-Construído
Nelson Mandela assim como outros ícones, foram construídos, em parte, pela ação de seus opositores, senão vejamos o que aconteceu a ele e a Guevara e Jesus Cristo, por exemplo:

Jesus Cristo: foi perseguido, preso, torturado e morto pelos romanos, os opressores dos judeus e de todos os outros povos da Europa e parte da Ásia e África.

Che Guevara: depois de vencer o imperialismo estadunidenses em Cuba ao lado de Fidel Castro, tentou espalhar revolução comunista na América do Sul (quintal dos EUA), foi perseguido, preso e assassinadopor forças policiais bolivianas ansiosas em atender os desejos dos EUA, os ainda atuais opressores mundiais, em substituição aos romanos.

Nelson Mandela: apesar de pertencer a uma clã tribal de elite era negro e isto bastava para colocá-lo à margem de uma sociedade branca, racista, uma pequena minoria diante da multidão negra sul-africana e, por isso, foi perseguido e preso, sendo considerado um dos presos políticos que mais tempo ficou encarcerado e todo este tempo de encarceramento foi o que fez com que permitisse o surgimento do mito em torno de Nelson Mandela.

A autora retrata Nelson Mandela como um homem que soube aproveitar da opressão sofrida, do isolamento forçado, para moldar seu caráter predominantemente negociador e performático. Ela também faz algumas poucas, é verdade, críticas ao biografado, porém justas.

Não achei a leitura difícil, só não sei se a forma que a autora escolheu para escrever os capítulos tenha sido a melhor, pois fugiu à cronologia normal de uma biografia.

Se você gosta de ler biografias, esta certamente será uma boa opção!!