Eneida

Eneida Virgílio

Resenhas - Eneida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Joy 27/02/2016

Uma versão mais simplificada de uma das bases de toda a literatura ocidental.
É uma ótima opção para jovens, mas precisa ter um pouquinho de vocabulário, pois ainda é um pouco rebuscado para alguém que está começando a ler do zero.

Winner 16/05/2017

Projeto clássicos em andamento
Sugiro a leitura prévia das obras de Homero, Ilíada e Odisséia. Apesar de ser possível uma leitura independente da obra de Virgílio, a narrativa se assemelha muito a do poeta grego, embora haja uma tentativa de destacar que a cultura latina não sofreu influência da helênica e teve origem no próprio território. Sugiro o uso de recurso para consulta com nomes de guerreiros e suas relações com os principais personagens e geografia da época. Não é uma leitura de fácil digestão, mas os apreciadores de mitologia vão gostar bastante.

Mr. Jonas 09/02/2018

Eneida
A Eneida narra a viagem que o herói troiano Eneias leva a cabo desde sua cidade, destruída pelos gregos, até a Itália e a posterior luta e vitória sobre os povos itálicos, o que supõe o estabelecimento na Itália de Eneias e de seus descendentes, que serão os fundadores de Roma.

Negres 11/09/2018

Descrevendo o Campo através da Mitologia Grega / Eneida- Um dos Maiores Poemas Épicos
Saudade, visão admirada e poética do campo e um profundo conhecimento de como funciona a natureza, assim foi escrita esta obra curiosa e única de Virgílio.
Virgílio demorou 70 anos para escrever Geórgicas, percebe-se que ele tomou um cuidado muito grande ao passar cada detalhe do campo e dos animais, se utilizando de uma grande criatividade para juntar a sua visão da Mitologia Grega com a realidade da Natureza.
Geórgicas é para ser saboreada aos poucos e se possível com consultas aos nomes da Mitologia Grega presentes nas páginas do livro. Uma obra diferente, que pode até parecer complicada no primeiro momento, mas que puxa suavemente sua compreensão conforme se vai lendo as páginas.
Boa Leitura!
Sinopse por Ricardo Maia - 11/09/2018

ENEIDA
Virgílio
Um dos Maiores Poemas Épicos
Escrita no século I a.C. Eneida é um poema de difícil dimensão de sua importância para a História da Literatura em Geral, inspirou por exemplo Os Lusíadas de Camões. É um poema que narra a saga de Eneias pelo mediterrâneo após ser salvo em Tróia dos Gregos. Esta obra foi encomendada pelo Imperador Augusto para ressaltar o Império Romano, e trazer a pompa de Roma por meio da escrita, ou seja uma obra que tem um caráter de propaganda política também.
É recomendável ter algumas informações da obra antes de iniciar a leitura, pela possível dificuldade de compreensão, porém é uma Literatura Fundamental para quem tem interesse de compreender a Literatura Romana, muitos consideram esta a obra épica Romana, como a mais importante.

Boa Leitura!
Sinopse por Ricardo Maia - 26/11/2018

Gabriella440 07/07/2023

Virgílio conta a história de Enéias, filho de Afrodite e sobrevivente da guerra de Tróia, destinado a formar Roma.
Considerei a linguagem mais difícil que em Iliada e Odisseia, porém estou muito mais acostumada aos nomes gregos que os romanos, o que dificultou um pouco a minha leitura.

Beatriz 29/06/2023

A Eneida de Virgílio, publicada em 19 a.C. não poderia faltar entre os clássicos já lidos por mim, porém senti muita dificuldade de ler esse, dificuldades essas que não senti nem com Ilíada ou a Odisseia. Não sei se foi questões da edição, tradução ou o personagem Eneias que não me cativou.

NicholasJade 17/01/2023

Homero fez melhor.
Francamente, eu estava certo em tanto relutar de ler a Eneida. Virgilio estava certo quando, ao concluir o livro, ter desejado atear fogo nele. É simplesmente horrendo.
A tentativa de recontar às avessas a história de Homero, Virgilio nos entrega o pior protagonista possível, Eneias, que é tão poderoso, tão astuto, tão? forçado e em que NADA dessas qualidades tão latidas ao longo da narrativa se provam.
Eneias nunca será poderoso como Aquiles, ou astuto como Odisseu, ele é só atirado de um lado pro outro, cumprindo seu ?fado? sem em momento nenhum ter uma iniciativa própria, tudo fica na conta de Juno e Vênus.
Não bastasse a tortura para o leitor que é aturar o Eneias, os fatos da Odisseia recontada estão completamente desordenados, não condizem em tempo, espaço ou geografia. Moral da história: romano é burro.
Então chegamos ao sexto canto, o mais absurdo, aquele que prova que artista não serve pra escrever o que querem que ele escreva, porque nada poderia ser mais tosco que aquela forçação de barra para incluir Júlio César e Augusto na época como uma revelação do velho pai do Eneias.
Não sei nem o que comentar daquela escaramuça que em nada se assemelha a uma guerra digna como a Ilíada, completamente confusa, sem origem plausível, simplesmente forçada para dar a Eneias um pretexto para ser o Cara?? que ele nunca foi.
Estou pouco me importando para o fato de ser um livro de milhares de anos, é péssimo. Augusto estava muito louco para achar isso algo plausível. Não superou a Ilíada, tampouco a Odisseia.
Eneias não tem e nunca terá os impactos dos nossos clássicos heróis gregos, ele não passa de um grotesco fracasso.

DIÓGENES ARAÚJO 11/04/2019

Ótima história, por vezes cansativa
A história é digna da grandiocidade das epopéias greco romanas, mas aconselho a buscarem uma tradução mais contemporânea.

Natália Ranhel 26/11/2022

Muito importante ter a oportunidade de ler essa obra, mas reconheço que foi um dos livros mais difíceis que já li e com o qual tive mais dificuldade em me conectar.
Não consegui decorar os personagens, com isso foi muito difícil acompanhar a história. Terminei sem saber ao certo se compreendi a obra.

VicBanger 07/02/2021

Leitura obrigatória!
Vocês viram o título de minha "resenha". Eneida é leitura obrigatória! "Mas para quem?", vocês devem me perguntar. E eu respondo: "Para qualquer pessoa que tenha o mínimo de interesse intelectual sobre a história da humanidade." Não é uma leitura fácil, mas o desafio é delicioso e verdadeiramente transformador - a pessoa se sente outra ao concluir este texto clássico de Virgílio.

Dificuldades à parte, creio que boa parte do prazer de ainda ler a Eneida reside no fato de que muita coisa ainda faz bastante sentido nos dias de hoje, mesmo que seja um texto muito antigo. A generosidade do herói, o companheirismo que envolve os personagens, o perfil autoritário dos deuses, os perigos das paixões... Enfim, temos muitos elementos temáticos que ultrapassam a barreira do tempo e dos ideais do finado Império Romano.

Para os dias atuais, um texto como este pede por uma edição caprichada. A edição da Editora 34 possui uma longa apresentação (do autor, da obra, do gênero, da tradução...), é cheia de notas de rodapé, possui uma representação visual da genealogia de Eneias etc. Uma edição bilíngue bem didática; certamente a melhor no mercado brasileiro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6