Contos Gauchescos & Lendas do Sul

Contos Gauchescos & Lendas do Sul João Simões Lopes Neto

Resenhas - Contos Gauchescos & Lendas do Sul

Vagner46 03/06/2012

Contos Gauchescos
Uma excelente leitura para quem deseja aprender alguns costumes aqui do Rio Grande do Sul. Recomendo para todas as pessoas, vocês não irão se arrepender!

Canafístula 08/04/2012

Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto
Contos Gauchescos é, sem dúvida, uma obra prima da literatura gaúcha. A leitura desse livro encanta qualquer pessoa de qualquer lugar do Brasil, mas em especial aos gaúchos, que fazem parte dessa cultura tão maravilhosa narrada ao longo do livro.

A leitura é bem agradável e prazerosa, acredite! Sei que há todo esse terror em torno dos livros do vestibular, mas até agora os livros da lista estão me agradando bastante. E esse é um deles.

Confesso que a leitura, apesar de ser bem agradável, não é das mais fáceis e tranquilas. É preciso prestar muito atenção ao que o Blau narra. De preferência, escolha uma edição do livro aonde há notas no rodapé explicando o que é narrado, já que este livro é cheio de termos regionalistas desconhecidos para o pessoal gaúcho do século XXI – imagina para o pessoal de fora do Rio Grande do Sul! Portanto, é aconselhável ter esse recurso de ajuda durante a leitura.

Mesmo tendo esse empecilho de não ser uma leitura muito fácil, o livro é encantador, mesmo! As aventuras narradas por Blau Nunes além de demonstrar o orgulho e a bravura do povo gaúcho, mostra também que todo gaúcho, por mais sisudo que for, tem sentimentos, e por que não teria de ter, patrício?

Caso você demore em concluir a leitura, não se preocupe. Esse livro exige um pouco mais de paciência do que os demais, até porque também é um livro de contos. Leia um conto por vez. Faça pausas entre a leitura de um conto e outro. Não leia o livro em lugares agitados ou com muito barulho, procure dedicar-se a ele em momentos calmos, como antes de dormir, por exemplo.

Minha conclusão final para esse livro é de que ele é uma leitura complicada, mas que vale a pena, com certeza. Não deixe de ler, mesmo que faça vestibular ou não!

Essas e muitas outras resenhas você encontra no blog A Última Canafístula. Visite http://aultimacanafistula.blogspot.com/

M. Scheibler 07/06/2010

O livro não é ruim pelo seu conteúdo, mas mesmo pra quem é gaúcho é uma tortura os termos regionais utilizados no texto. Imagina, então, pra quem é de outro estado.

O vocabulário é carregado de regionalismos, o que torna praticamente incompreensível a sua leitura.

Natália Tomazeli 15/11/2017minha estante
Exatamente, acho que se não fosse por isso, o livro seria perfeito

Pattr_ 13/10/2022minha estante
Acho que essa é a graça do livro, pra quem gosta de cultura e folclore, aprender novos termos da nossa língua é algo muito bom. Está longe de ser um defeito, na real, não faria sentido algum se um livro de contos regionais não tivesse regionalismos.

Afonso 02/11/2009

O Gaúcho e sua Força
Esse título de resenha explica tudo. Apesar de o próprio escritor de um livro tão tradicionalista talvez nunca ter usado uma bombacha, esse livro descreve a força, a perseverança e a humildade do Gaúcho nos seus 18 contos.

Como disse, Simões Lopes Neto praticamente criou esse tradicionalismo, que apesar de suas bases fracas, foram muito reforçadas e consolidadas através dos anos, provando que nada do que esse livro diz, é mentira.

Contos Gauchescos mostra não só o orgulho Gaúcho, como a magia do nosso estado.

Jesner 23/02/2009

Este livro reconta várias das lendas ancestrais do Rio Grande do Sul, passadas de boca a boca principalmente pelo interior. Apesar de várias lendas menores recontadas terem raízes também pelo resto do país, as três mais importantes são gaúchas: Boitatá, Salamanca do Jarau e Negrinho do Pastoreio. A Boitatá é a famosa cobra de fogo que assim ficou por comer os olhos dos animais. O Negrinho do Pastoreio é o escravo afilhado de Nossa Senhora que agora acha as coisas para aqueles que as perderam. A Salamanca do Jarau é sobre a princesa moura e a fortuna que guardava. Esta lenda, que inspirou Érico Veríssimo a escrever partes de O Tempo e O Vento - O Continente, tem a participação de Blau Nunes, o vaqueano criado por Simões Lopes Neto para Contos Gauchescos.