Contos Gauchescos & Lendas do Sul

Contos Gauchescos & Lendas do Sul João Simões Lopes Neto




Resenhas - Contos Gauchescos & Lendas do Sul


35 encontrados | exibindo 31 a 35
1 | 2 | 3


Vagner46 03/06/2012

Contos Gauchescos
Uma excelente leitura para quem deseja aprender alguns costumes aqui do Rio Grande do Sul. Recomendo para todas as pessoas, vocês não irão se arrepender!
comentários(0)comente



Canafístula 08/04/2012

Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto
Contos Gauchescos é, sem dúvida, uma obra prima da literatura gaúcha. A leitura desse livro encanta qualquer pessoa de qualquer lugar do Brasil, mas em especial aos gaúchos, que fazem parte dessa cultura tão maravilhosa narrada ao longo do livro.

A leitura é bem agradável e prazerosa, acredite! Sei que há todo esse terror em torno dos livros do vestibular, mas até agora os livros da lista estão me agradando bastante. E esse é um deles.

Confesso que a leitura, apesar de ser bem agradável, não é das mais fáceis e tranquilas. É preciso prestar muito atenção ao que o Blau narra. De preferência, escolha uma edição do livro aonde há notas no rodapé explicando o que é narrado, já que este livro é cheio de termos regionalistas desconhecidos para o pessoal gaúcho do século XXI – imagina para o pessoal de fora do Rio Grande do Sul! Portanto, é aconselhável ter esse recurso de ajuda durante a leitura.

Mesmo tendo esse empecilho de não ser uma leitura muito fácil, o livro é encantador, mesmo! As aventuras narradas por Blau Nunes além de demonstrar o orgulho e a bravura do povo gaúcho, mostra também que todo gaúcho, por mais sisudo que for, tem sentimentos, e por que não teria de ter, patrício?

Caso você demore em concluir a leitura, não se preocupe. Esse livro exige um pouco mais de paciência do que os demais, até porque também é um livro de contos. Leia um conto por vez. Faça pausas entre a leitura de um conto e outro. Não leia o livro em lugares agitados ou com muito barulho, procure dedicar-se a ele em momentos calmos, como antes de dormir, por exemplo.

Minha conclusão final para esse livro é de que ele é uma leitura complicada, mas que vale a pena, com certeza. Não deixe de ler, mesmo que faça vestibular ou não!

Essas e muitas outras resenhas você encontra no blog A Última Canafístula. Visite http://aultimacanafistula.blogspot.com/
comentários(0)comente



M. Scheibler 07/06/2010

O livro não é ruim pelo seu conteúdo, mas mesmo pra quem é gaúcho é uma tortura os termos regionais utilizados no texto. Imagina, então, pra quem é de outro estado.

O vocabulário é carregado de regionalismos, o que torna praticamente incompreensível a sua leitura.

Natália Tomazeli 15/11/2017minha estante
Exatamente, acho que se não fosse por isso, o livro seria perfeito


Pattr_ 13/10/2022minha estante
Acho que essa é a graça do livro, pra quem gosta de cultura e folclore, aprender novos termos da nossa língua é algo muito bom. Está longe de ser um defeito, na real, não faria sentido algum se um livro de contos regionais não tivesse regionalismos.




Afonso 02/11/2009

O Gaúcho e sua Força
Esse título de resenha explica tudo. Apesar de o próprio escritor de um livro tão tradicionalista talvez nunca ter usado uma bombacha, esse livro descreve a força, a perseverança e a humildade do Gaúcho nos seus 18 contos.

Como disse, Simões Lopes Neto praticamente criou esse tradicionalismo, que apesar de suas bases fracas, foram muito reforçadas e consolidadas através dos anos, provando que nada do que esse livro diz, é mentira.

Contos Gauchescos mostra não só o orgulho Gaúcho, como a magia do nosso estado.
comentários(0)comente



Jesner 23/02/2009





Este livro reconta várias das lendas ancestrais do Rio Grande do Sul, passadas de boca a boca principalmente pelo interior. Apesar de várias lendas menores recontadas terem raízes também pelo resto do país, as três mais importantes são gaúchas: Boitatá, Salamanca do Jarau e Negrinho do Pastoreio. A Boitatá é a famosa cobra de fogo que assim ficou por comer os olhos dos animais. O Negrinho do Pastoreio é o escravo afilhado de Nossa Senhora que agora acha as coisas para aqueles que as perderam. A Salamanca do Jarau é sobre a princesa moura e a fortuna que guardava. Esta lenda, que inspirou Érico Veríssimo a escrever partes de O Tempo e O Vento - O Continente, tem a participação de Blau Nunes, o vaqueano criado por Simões Lopes Neto para Contos Gauchescos.

comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 31 a 35
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR